quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Começou batalha eleitoral venezuelana

Caracas, 19 ago (Prensa Latina) A batalha eleitoral começou na Venezuela, em um panorama que tende hoje a se complicar à medida que se aproxima a data das eleições, e a oposição dividida e sem programa perde opções de triunfo.

Diante da impossibilidade de concretizar uma unidade estipulada em janeiro passado, setores opositores começaram a convocar abertamente a “incendiar as ruas” em uma ação conjugada com a tentativa de deslegitimar o governo do presidente Hugo Chávez.

Ao abordar o tema num ato eleitoral ontem no estado de Guárico, 200 quilômetros ao sul de Caracas, o presidente Hugo Chávez opinou que alguns porta-vozes da oposição parecem se desesperar convocando golpes de Estado e ao seu assassinato.

Na capital, a suposta unidade opositora derivou num confronto entre os diferentes partidos que aspiram apresentar candidatos, com acusações mútuas de quebrar o pacto assinado em 23 de janeiro passado.

A situação da oposição fica ainda mais difícil com o avanço da campanha dos partidários de Chávez que, organizados em estruturas quase-militares, empreendem uma ofensiva proselitista casa por casa.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) está organizando seus seis milhões de membros em patrulhas de 50 membros, cada um responsabilizado por visitar e atuar sobre 12 pessoas.


Texto completo na Prensa Latina.

Nenhum comentário: