domingo, 31 de agosto de 2008

Estados Unidos: A brecha salarial entre executivos e trabalhadores

Nos Estados Unidos, o salário dos empregados era, em 1990, 85 vezes inferior ao dos gerentes gerais, 209 vezes menor em 1996 e 419 vezes em 1999. Em 2001, esta disparidade chegou a 525 vezes.
Os contribuintes norte-americanos sustentam com o pagamento de 20 mil milhões de dólares anuais em impostos o salário dos gerentes gerais de grandes companhias, afirma a última edição do informe "Executive Excess".
Artigo de Abid Aslam para a IPS .

As organizações não-governamentais que elaboraram o estudo anual pretendem incluir o assunto na presente campanha eleitoral. Várias lacunas nas normas tributárias e da contabilidade incentivam o pagamento de salários excessivos a executivos, que são acertadas para pagar taxas de impostos menores do que os de seus subalternos, diz o informe preparado pelo Instituto para Estudos Políticos e Unidos por uma Economia Justa.

"É escandaloso que as nossas contribuições aumentem o salário dos executivos", disse Sarah Anderson, uma das co-autoras do informe. "Nestes atribulados tempos económicos poderíamos encontrar, seguramente, mecanismos melhores para gastar a riqueza da nossa nação". O Tesouro perde 100 mil milhões de dólares por ano na receita estimada, porque as actuais leis permitem aos executivos que recebem parte dos seus salários em opções de compra de acções uma dedução superior ao que deveria ser, afirma o estudo.


Vejam o texto completo no Esquerda.Net.

Nenhum comentário: