segunda-feira, 25 de agosto de 2008

EUA: Tribunal reavalia detenção e transferência ilegal de cidadão canadiano

Um tribunal norte-americano vai reconsiderar em Dezembro um caso que rejeitou em Junho, emblemático da política de transferências ilegais de suspeitos de terrorismo para o exterior aplicada pelo governo de George W. Bush. Trata-se da queixa apresentada por Maher Arar, cidadão canadiano nascido na Síria. Arar foi preso em 2002 no aeroporto de Nova York, e logo enviado para a Jordânia e finalmente para a Síria, onde ficou numa prisão durante 10 meses e submetido a torturas.
Por William Fisher, de Nova York, para a IPS

Os 13 juízes de um tribunal federal de apelo com sede em Nova York vão reexaminar em Dezembro o caso de Arar, que acusa de violação da lei e dos seus direitos humanos vários funcionários do governo Bush no momento da sua detenção. Entre eles o ex-promotor-geral e secretário de Justiça John Ashcroft; ex-director do Escritório Federal de Investigações (FBI) Robert Mueller III e o ex-secretário de Segurança Interna Tom Ridge.


Vejam mais na Esquerda.Net

Um comentário:

weiss disse...

O pior efeito do ataque de 11/9 é a mudança no comportamento das autoridades americanas. O terrorismo causou uma atitude prejudicial à sociedade americana que vai acabar fazendo justamente o que os terroristas sempre quiseram:
Que os americanos sejam odiados no mundo!