sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Geórgia ataca república separatista da Ossétia do Sul

Tropas da Geórgia atacaram a república separatista da Ossétia do Sul nesta quinta-feira (7) poucas horas depois de os dois lados terem concordado em começar negociações no dia seguinte. A cidade de Tskhinvali foi cercada, segundo o governo da Geórgia.

"Separatistas abriram fogo nas vilas georgianas de Prisi e Tamarashei, e tivemos que retornar o fogo", disse o secretário do Conselho de Segurança Nacional da Geórgia Kakha Lomaia à Reuters.

Mais no G1.


Um comentário:

Sónia Pereira disse...

Em relação a este assunto existem vários pontos de vista. Uns acham que a origem deste conflito está na arrogância russa, outros acham que a culpa foi do ataque do exército georgiano às minorias étnicas no seu território. Indubitavelmente a Rússia é um estado arrogante e dominador. Mas também se tem que ter em atenção que os georgianos são pessoas extremamente intolerantes em relação a tudo o que seja diferente da sua forma de estar.
Conheci várias pessoas da geórgia e pessoalmente acho-os extremamente preconceituosos, chauvinistas, mente fechada, com um sentimento de pertença nacional exacerbado e preconceito contra tudo o que seja diferente da sua cultura e modus vivendi. Julgo que agora já se se começa a assistir a uma mudança de mentalidade, mas não se esqueçam que foram educados na ditadura de pensamento único vigente na ex- união soviética de então. A juntar a isto são extremamente temperamentais e agressivos, portanto não me admira nada que tenham agido de má fé contra as minorias étnicas da abecásia sob a crença de que estavam a defender o seu próprio território. Por aqueles lados ainda existe muito pouco respeito pelo valor da vida humana.