segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Entrevista desmascara o Lacerda que BH desconhece


Em entrevista ao jornal mineiro ''Hoje em Dia'', o candidato do PSB à prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, revela uma faceta de seu perfil conservador que até então vinha sendo mantida sob um manto de obscuridade em sua campanha. Na entrevista, publicada na edição deste domingo (21), Lacerda defende idéias típicas da ideologia eugenista ao afirmar que o crime tem explicações genéticas e também revela-se pouco equilibrado ao dizer que gostaria de ''pisar no pescoço'' daqueles que o criticam.

A candidatura do empresário Marcio Lacerda surgiu após um acerto entre o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Segundo informações que circulam nos bastidores da política mineira, Aécio teria prometido a Pimentel apoio político para a eleição ao governo mineiro em 2010 em troca de uma aliança conjunta entre PT e PSDB para a disputa da prefeitura de BH. Para viabilizar a aliança, precisavam de um candidato “neutro’, que não fosse tucano nem petista. Assim, chegou-se ao nome de Lacerda, do PSB, então secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio.

Mesmo com a suposta “neutralidade”, a candidatura foi rechaçada por setores importantes do PT. Lideranças nacionais como os ministros Luiz Dulci e Patrus Ananias reprovaram a aliança e um grupo de petistas lançou um manifesto no qual afirmam que o acordo pessoal de Aécio e Pimentel, “joga com a história do PT, e favorece a curto, médio e longo prazo apenas os interesses da Direita''. (Leia mais aqui)

Perfil desconhecido

O empresário era, até então, um desconhecido da população de Belo Horizonte. A maioria dos eleitores de BH só tomou conhecimento da existência da candidatura de Lacerda quando começou o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, onde Lacerda ocupa um verdadeiro latifúndio de tempo (11 minutos e 48 segundos). Mesmo assim, nos programas eleitorais, Lacerda é figura secundária, quem aparece mesmo são seus padrinhos políticos: Aécio Neves e Fernando Pimentel. E foi graças a esse compadrio que o nome de Lacerda foi alçado ao primeiro lugar das pesquisas de intenção de voto.


Vejam o texto completo no Vermelho.

Nenhum comentário: