domingo, 28 de setembro de 2008

O impensável aconteceu: o Estado voltou a ser a solução

O novo nesta intervenção é o fato de ela ocorrer ao fim de 30 anos de evangelização neoliberal conduzida a nível global pelos EUAO novo nesta intervenção é o fato de ela ocorrer ao fim de 30 anos de evangelização neoliberal conduzida a nível global pelos EUA

Boaventura de Sousa Santos

A palavra não aparece na mídia norte-americana, mas é disso que se trata: nacionalização. Perante as falências ocorridas, anunciadas ou iminentes de importantes bancos de investimento, das duas maiores sociedades hipotecárias do país e da maior seguradora do mundo, o governo dos EUA decidiu assumir o controle direto de uma parte importante do sistema financeiro.

A medida não é inédita pois o governo interveio em outros momentos de crise profunda: em 1792 (no mandato do primeiro presidente do país), em 1907 (neste caso, o papel central na resolução da crise coube ao grande banco de então, J.P. Morgan, hoje, Morgan Stanley, também em risco), em 1929 (a grande depressão que durou até à Segunda Guerra Mundial: em 1933, mil norte-americanos por dia perdiam as suas casas a favor dos bancos) e 1985 (a crise das sociedades de poupança).


Vejam o texto completo no Brasil de Fato

Nenhum comentário: