segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Por que o protagonismo feminino é esquecido pela História?

A chegada ao poder de mulheres na América Latina, somada a uma maior participação nos espaços do debate político, significou um avanço na presencia e ingerência de gênero no continente. Não obstante, ainda se percebem diferenças nesse âmbito, que tiram as mulheres de seu lugar, cuja raiz está numa herança histórica que minimizou seu papel até silenciá-las.

Por Maria Victoria Romero, da APM

A história da civilização está escrita sob essa ótica. Deus criou primeiro o homem e de sua costela saiu a mulher; o pecado original saiu de uma mulher e não de um homem; e até o paraíso foi perdido pela humanidade por causa de uma mulher. Até Deus é homem! Paradoxos da humanidade, já que a história tem sido contada pelo gênero que a manteve (e mantém) a hegemonia dos relatos.

A história universal conta um relato desde a ótica dos vencedores e deixa de lado a visão dos oprimidos, em sua maioria negros e indígenas – e, sobretudo, mulheres. Silêncios e ausências que se repetem e constituem um relato masculino. Poucos se lembram ou sabem da participação e o protagonismo de mulheres na construção da história latino-americana.


Vejam o texto completo no Vermelho

Nenhum comentário: