quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Urnas eletrônicas terão Linux e biometria em 2008

REUTERS

SÃO PAULO - As urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de 2008, que escolhe os novos prefeitos e vereadores de todo o Brasil, inauguram o uso de sistema operacional Linux e, em três municípios escolhidos para teste, também o recurso da biometria para identificação do eleitor.

As iniciativas fazem parte da estratégia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de - melhorar a segurança e a transparência do processo, segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE.

Segundo Janino, em entrevista à Reuters, - há várias campanhas no sentido de macular esse processo, - mas, nos 12 anos em que o Brasil se utiliza de urnas eletrônicas, - nenhuma fraude foi comprovada, afirmou.

A decisão de substituir os sistemas operacionais VirtuOS e Windows CE pelo Linux em 100 por cento das 480 mil urnas do país terá três vantagens, de acordo com o secretário.


Vejam mais no JB Online.

Um comentário:

José Elesbán disse...

Certo, mas a urna eletrônica ainda deveria emitir uma cópia do voto em papel, para ser colocada em uma urna das antigas, para uma eventual recontagem, ou para evitar fraudes como é feito na Venezuela.