terça-feira, 23 de setembro de 2008

Usaid, arma-chave da guerra suja contra a América Latina

POR JEAN-GUY ALLARD

• NUMA declaração escrita em termos escrupulosamente escolhidos, difundida com extraordinária discrição, a chamada Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA (Usaid) confessa publicamente ter dilapidado o dinheiro do contribuinte na sua guerra suja contra Cuba.

Tal confissão foi feita face às críticas de alguns congressistas escandalizados e as embaraçosas revelações das auditorias aos grupos contra-revolucionários, aos quais presenteia dezenas de milhões de seu enorme orçamento.

A Usaid é essa mesma agência federal norte-americana encarregada de "financiar" com dezenas de milhões a subversão e a espionagem em Cuba, que o governo Bush acaba de propor à Ilha como interlocutor em uma hipócrita e reduzida oferta de ajuda humanitária depois dos furacões Gustav e Ike.

Com uma candura inusual, cuidadosamente maquinada por seus advogados, a Usaid reconhece que sucessivas auditorias de seu Programa Cuba por parte do Government Accountability Office (OIG) em 2006 e de seu próprio Bureau do Inspetor-Geral (OIG) em 2007 "assinalaram problemas com as diligências dos subsídios".

O documento da Usaid, datado em 18 de julho e assinado pelo ajudante do adjunto administrativo Stephen Driesler, confirma todo o cinismo deste aparelho privilegiado da guerra suja travada pela administração norte-americana não só contra Cuba, mas também contra toda a América Latina.

Enquanto reconhece sua irresponsabilidade no manejo de fundos públicos supostamente consagrados à ajuda humanitária internacional, tenta encobrir os delitos de numerosos agentes da CIA.


Vejam o texto completo no GRANMA (Digital Granma Internacional)

Nenhum comentário: