quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Presidente prega "revolta de bagrinhos"

NOVA DÉLHI - No trecho de improviso do discurso que fez na reunião principal do encontro entre governantes do Brasil, Índia e África do sul, nesta capital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou uma metáfora para defender a necessidade de união dos países menores.

Ao reafirmar sua convicção de que os países desenvolvidos foram incompetentes para resolver a crise financeira, ele disse que é necessária uma "revolta dos bagrinhos", na qual os países menos desenvolvidos se unam para fortalecer suas posições e conseguir mudanças no sistema financeiro internacional.

"É como se fosse a revolta dos bagrinhos", brincou Lula, citando uma expressão usada no PT em referência a um episódio de 1994, quando os grupos minoritários do partido se uniram e passaram a comandá-lo, substituindo a moderada corrente Articulação, à qual pertencia o próprio Lula. O presidente chegou a contar ao colega sul-africano, Kgalema Motlanthe, e ao primeiro-ministro da índia, Manmohan Singh, que bagre é um peixe brasileiro pequeno que freqüentemente é devorado por um grande, o jaú. Só que, de vez em quando, os bagrinhos se revoltam e se juntam para comer o jaú.


Vejam o texto completo na Tribuna da imprensa online

Nenhum comentário: