quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Torturas de Guantanamo praticadas dentro dos EUA

Os EUA criaram prisões militares com os mesmos métodos de Guanánamo, aplicados a cidadãos americanosA Associated Press teve acesso a um documento arrepiante que mostra que há prisões militares dos EUA com americanos detidos sem acusação formada e sujeitos a métodos de tortura equivalentes ou piores do que os praticados na prisão de Guantanamo, que foi criada fora dos EUA para fugir à obrigação constitucional de conferir direitos mínimos aos presos. Há registos de um oficial chocado com o facto de um dos detidos estar a ficar louco depois de meses de castigos e privação sensorial.
A Associação para as Liberdades Civis na América (ACLU), recebeu os documentos de denúncia de torturas em prisões militares dos EUA, e a Associated Press noticiou de imediato. Segundo aquela Associação, há provas de que a Administração Bush violou a 5º emenda constitucional que garante protecção contra tratamentos cruéis. Os militares dos EUA receberam ordens para tratar prisioneiros americanos da mesma forma que eram tratados os detidos de Guantánamo. Na verdade, a prisão de Guantánamo foi criada especificamente para evitar conferir aos detidos qualquer direito constitucional, dado que a Administração Bush sempre entendeu que a Constituição não se aplicava fora do país.

Vejam mais no Esquerda.Net

Um comentário:

José Elesbán disse...

Putz! Isto é sério! Me parece que o Congresso deveria conduzir uma investigação para "impeachment" do presidente Bush.
A notícia do Esquerda.Net remete para texto do Yahoo News(infelizmente só em inglês), aonde são descritos os três homens detidos nos Estados Unidos.
Um deles continua detido até este momento. Ele foi preso fraude com cartão de crédito, e em seguida declarado "combatente ilegal inimigo", e detido, sem acusação, indefinidamente. De fato, o presidente Bush revogou a Constituição americana em seu próprio território.