sábado, 15 de novembro de 2008

Deflagrada greve dos professores estaduais no RS















Categoria entrou em greve geral por tempo indeterminado

Reunidos em assembléia geral na tarde desta sexta-feira 14, no Gigantinho, em Porto Alegre, os trabalhadores em educação decidiram entrar em greve. A assembléia reuniu aproximadamente dez mil educadores, que, por ampla maioria, votaram pelo início imediato da paralisação para barrar os ataques do governo à educação e aos educadores.

A categoria exige a retirada imediata da Assembléia Legislativa do projeto que cria um piso regional que descaracteriza a lei federal que criou o Piso Salarial Nacional e ainda ameaça os planos de carreira dos professores e funcionários.

A presidente do CPERS/Sindicato, Rejane Rodrigues, criticou duramente o governo Yeda Crusius (PSDB): "É um governo covarde que se esconde atrás de decretos e violências porque não tem competência nem coragem".

Fontes: sítio do Cpers/Sindicato, Blog do Júlio Garcia e RS Urgente
Foto: João Manoel de Oliveira

26 comentários:

Anônimo disse...

reinvidicaçao justa e atitude tomada com ousadia,coragem e acima de tudo com merecimento,pois o governo brinca com os professores da mesma forma que brinca com o restante do funcionalismo,deixando-os a merce das nescessidades.

Anônimo disse...

Por mais que os professores não estão ganhando o que deveriam ganhar, com essa greve eles acabam prejudicando os alunos. Estamos praticamente no final do ano, quase fazendo as provas finais e eles decidem fazer a greve logo agora! Sei que o governo não está cumprindo com suas obrigaçoes, mas tanto nós, alunos, quanto os professores temos direito, e o nosso direito é de ter as aulas até que o ano letivo se encerre. Pedimos que repensem nessa hipótese, essa greve vai prejudicar muito os alunos.

Anônimo disse...

Esqueceram dos concursos vestibulares que se apresentam no fim do ano, quando deflagraram esta greve.
No fim, os professores exigindo medidas sólidas para eles, jogam alunos que necessitam da educação para prestar seus conhecimentos perante as universidades.
Após o término da greve, o período letivo deverá ser recuperando, atirando os alunos em um calendário nada agradável e, provavelmente, sem chances de apresentarem a documentação devida dentro do prazo das universidades. Poderiam ter esperado um pouco mais.

Anônimo disse...

Sou mãe de aluno e professora.Ao ler o comentário acima, não posso deixar de dizer que as pressões deveriam ser para o governo e não para os professores.Se alunos,pais e comunidades se mobilizarem e protestarem contra as atitudes da governadora,certamente ela atenderá os pedidos dos professores e a greve terminará rapidamente.E todos ganharão com isso.Esta classe só esta fazendo greve neste momento, porque não há tempo para esperar mais.Muitos professores são pais de alunos e precisam também de férias.

Anônimo disse...

Muito engraçado para o Executivo(trabalhadores em educação) não tem como dar aumento; Judiciário e Legislativo há como dar um bom aumento em seus vencimentos...

Anônimo disse...

Concordo com quem afirmou que é preciso criticar a atitude da governadora e não dos professores,muitos alunos só lembram da importancia dos professores numa situação como esta...
O que esperam que os profesores façam caso o projeto que foi enviado para a assembléia em regime de urgencia seja aprovado????
A secretária tem coragem de afirmar na ZH que merece a 'gratificação extra" enquanto que os professores não merecem receber como piso salarial nem um décimo do valor que recebe.....

José Elesbán disse...

Esta última da secretária ninguém merece.

Anônimo disse...

Estive pela primeira vez em uma Assembleia Geral do CPERS... E se todos sairam de lá como eu... motivados a dizer BASTA... com toda certeza a nossa luta será reconhecida e vitoriosa...
CHEGA DE PENSAR QUE EDUCADORES SÃO ALMAS HUMILDES E IMPRÓSPERA E QUE ALÉM DE TODAS AS ADVERSIDADES QUE UMA SALA DE AULA LHES APRESENTA, AINDA CONTENTAM-SE COM AS MIGALHAS QUE LHES OFERECEM COMO AGRADECIMENTO...

Anônimo disse...

Vendo a situação atual da educação pública estadual, só temos a lamentar enquanto futuros educadores, eu compreendo a indignação dos alunos perante ua greve, até porque já fui aluna e em pleno 3º ano fiquei sem professor de matemática e química. Porém, concordo com os colegas que afirmam que as pressões deveriam ser para o GOVERNO e não para os PROFESSORES, visto que estamos muito alienados a todo o processo politico que envolve a educação. Desde cedo deveríamos ser alfabetizados em Politica.. Assim, assumiríamos uma postura mais crítica perante a ducação, e se professores, alunos e comunidade em geral se reunir, certamente conseguiemos exigir e conquistar direitos educacionais mais amplos e mais "decentes" para ambos. A greve é uma forma de protesto, de resistencia, de sobrvivencia em nossa democracia falida (ou prestes a falir).

Anônimo disse...

Acho que algumas coisas devem ser analisadas, por exemplo os professores não ganham mal como dizem, apenas 1% serão beneficiados com o piso nacional, isso significa que quase todos eles ganham mais de R$1.000,00.
Particularmente não acho pouco.
E pelo que escutei na mídia, esse decreto que está na Assembléia não vai prejudicar ninguém, somente vai aumentar o piso para alguns. Na empresa onde trabalho lido muito com normas trabalhistas e sei que é IMPOSSÌVEL baixar salários ou benefícios.
Creio que deveríamos ver o lado do estado, se não tem DINHEIRO para pagar todos esses benefícios. A Yeda é a primeira governadora nos últimos tempos a se empenhar realmente para reduzir gastos e amenizar os problemas do estado em relação as dívidas, mas ao que parece ninguém quer que o nosso RS vá para frente!!

Geni Oliveira disse...

Infelizmente, estamos mais uma vez en greve, pois nenhum governo foi capaz de nos valorizar com um salário digno. O nosso plano de carreira foi resultado de muita luta. Parece que precisa ser penalizado o professor que se qualifica, pois dá despesa para o Estado.A comunidade permanece apática, apesar das bibliotecas escolares e laboratórios de informática(os poucos que havia)terem sido desativados.A culpa é de quem?
Geni

Anônimo disse...

A governadora tem dinheiro para aumentar o próprio salário em mais de 100%, dos secretários, do judiciário... e algumas pessoas ainda se revoltam com a greve dos professores que estão reivindicando para não perder o que já conquistaram???? É por isso que a educação não é prioridade no nosso país, a população deveria se unir com a categoria ( professores ) e ( polícia militar ) até por se tratar dos setores mais importantes que são: EDUCAÇÃO e SEGURANÇA. Os pais, alunos, comunidade escolar deveria aderir a mobilização, pois nossas escolas estão sucateadas e as verbas para as escolas não estão chegando integralmente. Chega de criticar sem ter conhecimento total da realidade. A governadora quer tirar o RS do vermelho, ótimo, mas não às custas da educação. Queremos uma educação pública de qualidade, professores satisfeitos e escolas equipadas com o mínimo de recurso para se trabalhar e motivar as crianças a estudar e crescer. A população tem que entender que, somente com a união de todos é que poderemos fazer uma pressão no governo e assim acabar logo com a greve.

Anônimo disse...

Se o povo não ajudar os professores, nossas crianças vão ficar sem o término do ano letivo, pois os professores estão com tudo, sem medo de se expor e não estão nem se importando em não ter férias e entrar janeiro a dentro. Tudo isso não é culpa dos professores, mas sim da governadora que insiste em continuar desvalorizando os professores.

Anônimo disse...

Afinal onde estão os 35% de verbas que deveriam ser destinados a educação?
onde estão governadora?
porque só é destinado 29% atualmente?
os 35% são estabelecidos por lei!
será que o restante esta indo "pro bolso", ou pra aumentar o salário de um dos piores governos que o estado já teve?
no próximo ano serão 23% é isso?
a governadora está descumprindo com a lei! segundo meu entendimento isto é crime.
sou aluno e não desejo ficar estudando até Janeiro!
Yeda não esta se preocupando com a educação é uma governadora corrupta e não tem escrúpulos para assumir o posto que ocupa.
o governo deve ter dinheiro pelo menos os impostos que eu pago eles tem!
Yeda realmente não se preocupa com educação pois esta é vidente que ela não recebeu! ao menos não está demostrando em relação aos professores.

Anônimo disse...

Esses comentários poderiam ser veiculados na mídia de massa, quem sabe os professores ganhariam mais força, pois sou aluna de escola pública e entendo perfeitamente as reclamações dos professores, pois na nossa escola não tem sequer biblioteca e ficamos OITO MESES sem professor de educação física, pois a coordenadoria de educação não mandou professor...e de quem é a culpa????? dos professores que trabalham em situações precárias??? Ou da governadora que no seu gabinete confortável e sua recheada conta bancária???? Com seu salário que pulou de 7 mil para 17 mil???? E tem gente que critica os coitados dos professores que ganham uma miséria,falo porque vi o contracheque de um dos meus professores. Meu pai que não tem ensino médio completo ganha mais que eles, não desmerecendo a escolaridade do meu pai, mas comparando com os meus professores que todos tem faculdade completa... Por isso ninguém mais quer ser professor, vamos ajudá-los e terminar com a greve e a pose da governadora.

Anônimo disse...

Ora, o que é ficar sem aula durante alguns dias, para quem ficou sem professor durante SEIS MESES???? E a culpa foi de quem? Da governadora que não autorizou a coordenadoria enviar professor. E outra situação inusitada que muitos nem sonham que está acontecendo. Tem escola que os pais estão PAGANDO PROFESSORA PARTICULAR para dar aula, pois a coordenadoria não vai mandar professor. E os coitados dos professores é que levam a culpa? Trabalham em situação de risco, ganham mal, são desvalorizados pela comunidade e principalmente pelos governantes e ainda querem criticá-los, somente quem conhece a situação real é capaz de entender o movimento grevista.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem a governadora vai contratar para substituir os professores grevistas? Por que já não o fez durante o ano quando deixou muitos alunos sem aulas de determinadas disciplinas? Como agora surgem professores? Quando é do seu interesse aí tem professor, senhora governadora???

Anônimo disse...

Ei você aí que está colocadno "pelo que escutei na mídia" ou tua mídia tá muito mal informada ou meu contracheque está saindo totalmente errado. Trabalho há 25 anos para o estado, tenho a gartificação pelo tempo de serviço, faculdade, sou letra "C" no plano de carreira (graças ao governador Olívio Dutra - que colocou em ordem essas pendências,e depois nunca mais lemraram desse detalhe np governo do estado, gratificação de difícil acesso inforporada ao salário e não recebo isso. Gostaria de saber onde entá está andando o retante do meu salario???? Você pode me responder.

Unknown disse...

Sem dúvida, está na hora de o professor ser valorizado! Chega de faz de conta e de hipocrisia. MAS nada de 33% de planejamento de aula. E se puderem, tirem o direito de 10 dias de faltas por ano... nem salário miserável nem direitos sem cabimento (particularmente em relação ao direito de 10 faltas). Sou professor e os 33% de preparação de aula não seriam usados adequadamente, sem falar que o estado não é um saco de dinheiro sem fundo para bancar algo assim. Salário justo e direitos justos.

Anônimo disse...

Só pode ser piada a governadora dizer que substituirá os professores que aderirem a greve!!!! Há escolas que não tem professor até agora, onde ela encontrará tantos professores assim???? Além disso, qual é o professor que assumirá uma turma nesta altura do campeonato???? A governadora achou que os professores não fariam greve nesta altura do ano para não perderem as férias, caiu do cavalo...claro que algumas escolas estão funcionando normalmente, mas ela não esperava uma quantidade tão grande de grevistas apostando e dando a cara a tapa, e mais, não estão se importando em trabalhar em janeiro. O que acho errado, enquanto alguns estão lutando pelos direitos, outros trabalham e quebram a greve, assim enfraquece o movimento, depois estes mesmos ficam reclamando do salário, das condições, mas não estão fazendo nada para a situação melhorar. Ora, se TODOS parassem, com certeza a governadora voltaria atrás, mas assim perde-se força, esta classe não é unida. Queria ver se a greve atingisse 100%, certamente a greve terminaria mais cedo. Uni-vos!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olha acho o seguinte: Querem ter seus direitos, batalhem por eles , mas de forma inteligente não prejudicando pessoas que dependem de vcs,. Vocês creticam o governo que não está respeitando vcs e o que mesmo vcs estão fazendo com as crianças? Elas não tem nada a ver com isto, vcs só não fizeram a greve em outra data começo de ano temendo um concurso e que vcs ficasem sem vaga, isto é uma tremenda covardia usar as crianças. não são mestres. achem uma maneira mais inteligente de alcançar o objetivo de vcs. Apesar que muitos nem merecem o que ganham . pois baseado em leis esquecem o profissionalismo e vivem faltando aulas , por que acham que ganham pouco, meu tem gente que trabalha muito mais e ganha menos que vcs, mas não fazem grevem, pq não tem emprego garantido por concursos. Fica uma pergunta para pensarem: Se tivesem uma empresa e o empregado de vcs fizesem greve ou fossem trabalhar qdo queriam e levassem sempre atestado o que vcs fariam? e Se fossem os filhos de vcs prejudicados, ( o que não deveria acontecer pq toda a criança e adolescente tem direito de ir a escola e ter aula) o que fariam, iriam apoiar os professores e deixar seus filhos se ferrarem? Não se escondam através dos alunos para conseguirem algo, entrem de greve no periodo que estão fazendo planejamento e não dando aulas.

Anônimo disse...

Sinceramente, eu acho que não tem cabimento fazer uma greve agora no final do ano, ninguém parou pra pensar na situação dos alunos, nem a nossa governadora Yeda e nem os professores. Eu não acho que os professores ganhem mal, se parassem pra pensar, eles não tem uma carga horária "pesada", seus serviços também não são pesados, se parassem pra pensar em tanta gente que trabalha bem mais do que eles e ganham bem menos, sinceramente não teriam motivos para se mobolizarem em pleno final d ano, deveriam pensar um pouco mais na situação dos alunos, eu acho que os professores deveriam parar, pensar, agradecer à DEUS e levantar as duas mãos pro céu, por terem um trabalho onde quase não se encomodam, não teem que fazer trabalho pesado e braçal, e a Governadora também deveria se concientizar do que está fazendo com todo o povo que deu seu voto de confiança à ela!

Anônimo disse...

Sinceramente, eu acho que não tem cabimento fazer uma greve agora no final do ano, ninguém parou pra pensar na situação dos alunos, nem a nossa governadora Yeda e nem os professores. Eu não acho que os professores ganhem mal, se parassem pra pensar, eles não tem uma carga horária "pesada", seus serviços também não são pesados, se parassem pra pensar em tanta gente que trabalha bem mais do que eles e ganham bem menos, sinceramente não teriam motivos para se mobolizarem em pleno final d ano, deveriam pensar um pouco mais na situação dos alunos, eu acho que os professores deveriam parar, pensar, agradecer à DEUS e levantar as duas mãos pro céu, por terem um trabalho onde quase não se encomodam, não teem que fazer trabalho pesado e braçal, e a Governadora também deveria se concientizar do que está fazendo com todo o povo que deu seu voto de confiança à ela!

Anônimo disse...

Sinceramente, eu acho que não tem cabimento fazer uma greve agora no final do ano, ninguém parou pra pensar na situação dos alunos, nem a nossa governadora Yeda e nem os professores. Eu não acho que os professores ganhem mal, se parassem pra pensar, eles não tem uma carga horária "pesada", seus serviços também não são pesados, se parassem pra pensar em tanta gente que trabalha bem mais do que eles e ganham bem menos, sinceramente não teriam motivos para se mobolizarem em pleno final d ano, deveriam pensar um pouco mais na situação dos alunos, eu acho que os professores deveriam parar, pensar, agradecer à DEUS e levantar as duas mãos pro céu, por terem um trabalho onde quase não se encomodam, não teem que fazer trabalho pesado e braçal, e a Governadora também deveria se concientizar do que está fazendo com todo o povo que deu seu voto de confiança à ela!

Anônimo disse...

Gostaria de saber em que planeta vivem estas pessoas que fizeram os comentários acima. Não conhecem a realidade das escolas? É por isso que a educação não é prioridade neste país, é por causa de gente como vcs que não entendem nada da real situação das escolas. É muito fácil criticar quando não se está inserido do sistema, do funcionamento e desvio de verbas que deveriam ir para as escolas. E outra, dizer que os professores ganham muito pelo que fazem...hahaha... deve ser piada!!!!!E também dizer que é fácil, trabalho leve, em que planeta vcs vivem????? Os professores estão sempre correndo atrás da máquina, ganhando um salário injusto pelo tempo e investimento que gastam estudando, uma faculdade, pós e muitos fazem mestrado, para que? Para melhor o nível do ensino, mas como continuar estudando se o que ganham não é suficiente para mantêr casa, família, e ainda estudar??? Talvez os que fizeram os infelizes comentários, devem ser pessoas que não lutaram para fazer uma faculdade, trabalhando de dia e estudando à noite. E que também nunca se esforçaram para PASSAR EM CONCURSO!!!!!!Devem ser empregados de empresas privadas que dizem amém para tudo para não perder o emprego. E no caso de alguns professores, tem o direito de reivindicar e muitas vezes, pode até ser pelos meios nem tão corretos, mas somente indignando a população, não contra os professores, mas sim com a governadora, pois se não fosse a incompetência dela, não havria greve. E se as pessoas apoiassem a ação dos professores, ganhariam força e fariam pressão no governo, que este sim é o culpado pela situação de greve. Analisem melhoe e tentem se inteirar da realidade para depois criticar. E outra os pais estão mais preocupados com o que vão fazer com os filhos em casa, pois muitas vezes ficam felizes por se livrarem quando vão para a escola, do que com a aprendizagem. Está certo que a preocupação não é com a qualidade do ensino, mas sim quem vai aguentar os filhos durante o dia.

Anônimo disse...

Por favor gente se voce entende oque é ser professor não estaria faalndo tantas besteiras . Minha sugestão seria que vc estudasse e fosse para uma sala de aula só durante um mes aí podia falar em trabalho leve. Que povo mal informado, esses que falam mal dos professores , eles não são coitadinho s, são verdadeiros herois que nunca até hoje foram valorizados muito menos pelos nossos ilustres governantes que a cada gestão vem achatando o miserável salário dos nossos queridos professores e estão cansando com toda a razão. Vamos professores não desistam nunca pois voces não são covardes , gostaria de ver o que seria do Brasil sem esses grandes heróis