terça-feira, 4 de novembro de 2008

Maquiavel e as eleições em São Paulo

Se Maquiavel estivesse vivo, certamente ficaria estarrecido com os resultados colhidos pelo PT em São Paulo. A vasta dianteira de Kassab sobre Marta naquela que é maior cidade brasileira sugere uma questão ainda sem resposta: o PT tem ou não tem condições de se manter no poder?

Texto completo no Terra Magazine.

9 comentários:

Anônimo disse...

O PT já chegou ao poder?
Achei que o PT somente tinha conseguido algumas vitórias sociais e eleitorais e que os meios de produção ainda continuavam sob controle dos mesmos de sempre...
A diferença entre ironia e sarcasmo é a mesma de um suspiro para um arroto.

José Elesbán disse...

HUummm...

Quetal desenvolver mais o seu argumento?

Anônimo disse...

De forma simplista, o argumento básico é: somente têm poder efetivo aqueles que controlam os meios de produção de uma sociedade. A política ainda é, sob várias formas, a expressão concentrada da economia.

zejustino disse...

Concordo com o Francisco. Aliás, aquele pessoal que se dizia de esquerda, e que ficara muito decepcionado com o Presidente Lula e o PT, acredita piamente que ganhar a eleição significa se apossar do poder e fazer a transformação (não revolução, é lógico) para o socialismo com uma penada ou canetada.

Infelizmente, o PT realmente não esteve no poder nestes anos de governo Lula. Não fizemos uma revolução na infraestrutura da sociedade para criar condições para uma nova sociedade solidária, socialista e, dentre outras virtudes, avessa a jogatinas financeiras.

Mesmo assim, o govêrno, que não é só do PT, fêz grandes conquistas na área social e econômica sem precisar de se submeter ao império ianque e, de troco, ainda tenta com muito esforço unir a America Latina apesar da torcida contra.

José Elesbán disse...

É. Pode ser.
O que o texto original comenta é que, em São Paulo, Marta virou tanto à direita, que acabou ficando sem discurso.

zejustino disse...

Não acredito na tese do autor do texto. Se repararmos bem quase todas as companheiras do PT e do PCdoB perderam nas disputas (excessão para a companheira de Fortaleza). Muito estranha a coincidência se repararmos que todas estavam bem a frente de seus adversários há poucas semanas.

Prefiro pensar que a Marta perdeu em São Paulo por causa da contra-propaganda cerrada que a mídia esgôto fêz no intuito de derrotar o Presidente Lula (e seu governo) e, ao mesmo tempo, "sinalizar" uma possível vitória do tal do Serra em 2010 (eles ainda acreditam que São Paulo é a locomotiva brasileira até nas eleições) do que numa regressão cultural machista provocada pelo mêdo da crise capitalista, pela fraude nas urnas eletrônicas ou por esse suposto discurso à direita.

Mas, aqui entre nós, o terrorismo midiático em torno da crise capitalista pode chocar ovos de serpente. O mêdo induz fracos de espírito a recorrer a figuras masculinas autoritárias para "pôr ordem" nas coisas. Será que a orquestração midiática marrom afinada com o terrorismo que torce para que tudo dê errado até 2010 é uma mera coincidência também?

José Elesbán disse...

Não sei não.
Aqui em Porto Alegre, ganhou o prefeito. Um camarada que tinha fama de "progressista", "popular", "compositor", mas que conseguiu surfar num difuso sentimento anti-PT.
Ajudou também o PDT ter formado com o prefeito (do PMDB), e o PCdoB e o PSB comporem com o PPS.
Desde o fim do regime militar, São Paulo só elegeu candidatos de esquerda com a Erundina, em 1988, sem segundo turno, e com a Marta depois dos catastróficos governos Maluf/Pitta.

Roberson Marcomini disse...

Realmente Maquiavel teria ficado bravo com o PT, mas quando não se faz o deve de casa, tem que colher coisas ruins.
ABS

Roberson Marcomini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.