domingo, 16 de novembro de 2008

Rede de intrigas de Dantas mira Lula

Vasconcelo Quadros, JB Online

BRASÍLIA - Em guerra desde que foi deflagrada a Operação Satiagraha, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estão de acordo em pelo menos um ponto: o banqueiro Daniel Dantas, controlador do Grupo Opportunity, construiu uma grande rede de intrigas para dividir e constranger o governo e continua conspirando para tornar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alvo de desgaste. Segundo informações e análises que chegam a Lula, a estratégia de Dantas é salvar os negócios afetados pela ação da Polícia Federal e criar ambiente para tentar livrar-se das condenações judiciais que serão anunciadas ainda em novembro.

Dantas espalhou dossiês entre parlamentares do DEM e do PSDB, segundo fontes do congresso, para forçar uma investigação política que leve a familiares do presidente. Seu alvo principal é o filho de Lula, Fábio Inácio Lula da Silva, o Lulinha, sobre o qual, nos bastidores, diz ter coisas que até agora não mostrou. Em janeiro deste ano, diante dos rumores sobre uma suposta parceria informal entre Lulinha e os negócios agropecuários do dono do Opportunity no Sul do Pará, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Felix, levou o assunto a Lula. Cauteloso, o general informou o presidente sobre comentários de viagens de Lulinha à região de Marabá. Tranqüilo, Lula teria rechaçado a hipótese com um desafio.

– Quero que investiguem e, se ele tiver culpa, que responda. Ele me garantiu que não deve nada e não tem negócios na região. Se foi ao Pará, deve ter sido por outros motivos – teria dito o presidente, segundo fonte ligada ao GSI.

Lula não gostou das insinuações, mas ficou profundamente irritado com a ousadia do banqueiro em assediar correligionário do PT e Lulinha com a clara finalidade de constranger o governo. A guerra foi motivada pelo controle das teles, iniciada assim que Lula assumiu o governo, em janeiro de 2003. Agora ela está sendo intensificada porque o banqueiro teme perder uma fortuna vinculada ao Opportunity.


Vejam o texto completo no JB Online

2 comentários:

Anônimo disse...

E em Papai Noel tu acreditas também, Zé Justino?

zejustino disse...

Em Papai Noel, na Cegonha, no Saci Pererê, na Mula-sem-cabeça, em OVNIS, no Inca Venusiano e na abdução do Elvis.

Por quê deveria acreditar no ponto de vista da mídia esgôto e dos provocadores que ficam de forma abestalhada repetindo que o Presidente tem mêdo?

Prefiro Papai Noel.