sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ocupação de fábrica nos EUA termina com vitória

11-Dez-2008
Manifestação dos trabalhadores da Republic Windows frente ao Bank of America. Foto de Jobs with Justice, FlickR Os trabalhadores da Republic Windows and Doors, que ocupavam a fábrica há seis dias numa luta inédita nos Estados Unidos desde os anos 30, decidiram na quarta-feira pôr fim ao movimento, depois de obterem garantias de que lhes serão integralmente pagas as indemnizações, as férias e os seguros de saúde. "Isto mostra que se pode lutar - e que é preciso lutar", disse Melvin Maclin, vice-presidente do sindicato local.

Depois de se ter recusado a renovar o crédito à empresa, o Bank of America retrocedeu e decidiu emprestar à Republic Windows and Doors 1,35 milhão de dólares, a que se juntaram 400 mil dólares do JPMorgann Chase, que é proprietário de 40% da empresa, para que sejam integralmente pagas aos trabalhadores todas as dívidas e indemnizações pendentes.

"Yes we did!" (sim, conseguimos!), gritaram os trabalhadores, em assembleia, ao decidirem terminar a ocupação, inspirando-se no lema de Barack Obama "Yes we can".


Vejam mais no Esquerda.Net

Nenhum comentário: