sábado, 16 de fevereiro de 2008

O circo vem aí



Artigo de Gilson Caroni, publicado no site Carta Maior.

Incapaz de implementar um projeto de país, a oposição ao governo Lula não se faz de rogada. Descarta qualquer possibilidade institucional de diálogo partidário e abraça, com apoio da grande imprensa, a política miúda. Despe-se de qualquer veleidade republicana, troca o debate público pelos cochichos nos corredores do Congresso e faz da chantagem e dos conchavos golpistas os elementos centrais de ação política.
Para as principais lideranças do PFL (DEM) e do PSDB, o que deve ser preservado é a exclusividade de suas demandas. Ao contrário do que argumenta Arthur Virgílio,em mandado de segurança ajuizado no STF,o que interessa no acesso aos dados sigilosos dos cartões corporativos da Presidência da República não é "a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e entidades da administração direta e indireta" Esse é o pretexto usado pelo senador amazonense, lugar-tenente de FHC. O que se tenta atingir tem profundidade maior.
O que move a CPI dos Cartões é a necessidade de impor uma agenda que tire o foco do aspecto central do momento político: a possibilidade, cada vez mais concreta, de o país, quebrando estruturas antiquadas, entrar completamente na modernidade, aprofundando as transformações sociais que se impõem. O que preocupa, e muito, é uma estratégia governamental que desenvolve cidadania ativa, produz alocação eqüitativa de recursos e promove o controle social do Estado.
Nunca é demais lembrar o que escreveu Marco Aurélio Nogueira, em seu livro " Defesa da Política", publicado em 2001 pela Editora Senac:"a política dos politiqueiros dedica-se a viabilizar aquilo que Gramsci chamava de "pequenas ambições". Trata-se de um tema decisivo. A política não se separa da ambição: quem não aspira ao poder, à possibilidade de influenciar ou à pretensão de assistir ao triunfo de uma causa, não se coloca no terreno da política(...) Como Gramsci observou numa luminosa nota dos Cadernos do Cárcere, a ambição assumiu um significado negativo e desprezível por duas razões principais: porque se confundiu inteiramente a grande ambição com as pequenas ambições e porque a ambição muitas vezes "conduziu ao oportunismo mais baixo, à traição dos velhos princípios e das velhas formações sociais que haviam dado ao ambicioso as condições para passar a um serviço mais lucrativo e de rendimento mais imediato". Subindo ao primeiro plano, as pequenas ambições arrastam consigo as ambições nobres e generosas"
O parágrafo acima enquadra com precisão o comportamento recorrente da direita nativa. Heráclito Fortes, Agripino Maia e Álvaro Dias, entre outros, encenam a opereta do atraso sem qualquer interpretação original. Não são motivados por princípios éticos ou desejo sincero de investigar irregularidades no uso dos cartões. Querem apenas encurralar o governo com uma agenda derrotada. Não praticam a Política Cidadã que visa à ampliação da esfera pública, pelo contrário, se empenham em mantê-la no regaço estreito de uma "democracia de classe média".
Ignoram preceitos regimentais para a a formação do comando de uma CPI e ameaçam obstruir votações no Congresso caso seus pleitos não sejam atendidos. Pretendem, se possível com apoio do STF, impor a ditadura da minoria e, sem qualquer pejo, apresentam-se como " paladinos" do Estado Democrático de Direito.

Quem melhor explicita os objetivos de pequena estatura política é o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia( demo do PFL carioca). Em seu boletim eletrônico de 11 de fevereiro, não tergiversa. Mostra qual é a visão de mundo dos que se opõem ao governo: "Os cartões dão um sabor especial em questões de intimidade e privacidade, que sempre tem audiência à vontade. Uma espécie de BBB de pequenas despesas. Mesas de sinuca, churrascarias, bonecos de pelúcia, free-shops, vaidades femininas... já fazem a festa do noticiário. Mas agora ao vivo e a cores. E com mais detalhes, inebriantes."
Textualmente, esse é objetivo da CPI: antecipar o início do reality show global. Conhecem o "anjo" e sabem que serão imunizados. E fazem qualquer coisa para reconquistar a "liderança". O prêmio? Um país sem problemas no balanço de pagamentos e produção industrial crescente. Algo a ser destruído o mais rápido possível.

Quinta coluna



O mensalão existiu
José Eduardo Cardoso, novo secretário-geral do PT, reconhece em entrevista à revista Veja a existência de esquema de cooptação de políticos e diz que o partido precisa retomar a bandeira da ética.
"Vou ser claro: teve pagamento ilegal de recursos para políticos aliados? Teve. Ponto final. É ilegal? É. É indiscutível? É. Nós não podemos esconder esse fato da sociedade".
Saiu na Veja (só para assinantes).
***
Nota do editor: Tudo bem, vamos lavar a roupa suja à luz do sol, mas dar este tipo de entrevista para a Veja? Logo para a Veja?!!!!
Porra, é muita sabujice. Vai ser sincero assim na PQP (perdão, leitores).
(PS: não, não sou assinante do panfletão dos Civita. Não me perguntem como consigo acessar a edição da semana. É melhor não saber).

Popstar



O pré-candidato às eleições norte-americanas Barack Obama nunca esteve nesta cidade portuária na costa oeste do Japão, mas seus habitantes são loucos por ele. Afinal, Obama é também o nome de onde moram. E, por isso, o nome do candidato democrata está espalhado pelas ruas, em placas, hotéis, e até em camisetas, que estão prestes a serem comercializadas.
Mas os cidadãos não parecem muito interessados em política. "Obama fala direito e tem uma voz bonita, então eu quero que ele vá bem. E, claro, nós temos o mesmo nome", diz Seiji Fujiwara, executivo de um hotel e líder de um grupo montado no começo deste mês para apoiar a candidatura de Obama.
Por mais estranho que possa parecer, os líderes de Obama - que significa "praia pequena", em japonês - estão convictos sobre manter contato com o candidato.
O prefeito, Toshio Murakami, mandou ao norte-americano há um ano uma carta com um DVD mostrando a cidade e um guia. Mas ninguém sabe se o pacote chegou, já que até hoje eles não receberam resposta.
As pessoas dessa cidade de 32 mil habitantes dizem que uma possível presidência de Obama poderia aumentar sua fama.
"Nosso reconhecimento vai melhorar e isso pode levar a um aumento do turismo", disse o prefeito.
Saiu no G1.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Bush justifica uso de técnica de interrogatório com suspeitos terroristas

Sex, 15 Fev, 09h30

Londres, 15 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se referiu aos atentados de Londres de 7 de julho de 2005 para justificar uma técnica de interrogatório de suspeitos terroristas, conhecida como "waterboarding" (afogamento simulado),em entrevista concedida à "BBC".
PUBLICIDADE

Bush disse que a informação obtida de supostos terroristas ajudou a salvar vidas e considerou que os familiares das vítimas daqueles ataques o entenderão.

O método, que causou grande polêmica já que é visto como uma forma de tortura, consiste em pendurar o prisioneiro de cabeça para baixo e descê-lo até o pescoço em um recipiente com água, causando a sensação de sufocamento.

No entanto, o presidente americano disse na entrevista exibida na madrugada de hoje na "BBC World News America", que o "waterboarding" não é tortura e ameaçou vetar o projeto do Congresso que o proibiria.

Acrescentou que seu país atua em virtude da lei para interrogar e obter informação que permita proteger os EUA e outros países.

"Os EUA atuarão dentro da lei. Asseguraremo-nos de que os profissionais têm os instrumentos necessários para fazer seu trabalho dentro da lei", afirmou Bush.

"Alguns dirão que estes terroristas já não são um ameaça real contra os EUA. Eu não estou absolutamente de acordo", disse Bush.

Nos atentados de 7 de julho de 2005 contra três trens do metrô de Londres e um ônibus urbano, 56 pessoas morreram - quatro delas terroristas suicidas - e cerca de 700 ficaram feridas.

Por outro lado, Bush disse que pretende assistir aos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, e admitiu que mantém contatos regulares com o presidente da China, Hu Jintao, para pedi-lo que faça um esforço maior em relação à tragédia humanitária de Darfur, no Sudão.

"Vejo os Jogos Olímpicos como um evento esportivo", esclareceu o presidente.

Nos últimos dias, o cineasta Steven Spielberg, vários ganhadores do prêmio Nobel da Paz, atores, esportistas e parlamentares criticaram a China por sua política de apoio ao Governo do Sudão.

EFE

Como se manipula uma notícia

Deu no blog Entrelinhas, do Luiz Antonio Magalhães

A primeira página do Estadão desta quarta-feira, reproduzida ao lado, é um excelente exemplo do uso de imagens com objetivo de manipular o noticiário. A foto dos presidentes Lula e Sarkozy, em cinco colunas, é o elemento mais forte da capa. A intenção, obviamente, é mostrar Lula como um jeca deselegante, que decidiu se encontrar com o francês em mangas de camisa. Já Sarkozy aparece impecável, de terno e gravata. Se o jornal quisesse, poderia ter revelado aos seus leitores exatamente o que aconteceu, a saber: o cerimonial dos dois países acordaram que, em função da altíssima temperatura na Guiana Francesa, os dois presidentes vestiriam trajes informais. Lula agiu de acordo com o combinado, mas Sarkozy decidiu encarar o calor de terno, quebrando o protocolo. Quando Lula puxou o francês para os cumprimentos da população local, sob o sol escaldante, (está registrado na foto interna do jornal), Sarkozy percebeu a bobagem. Voltou para a sombra ensopado e o cerimonial pediu aos fotógrafos que não registrassem a cena. Depois do almoço, seco e refeito, o presidente da França voltou a posar para as câmeras. Sem as devidas explicações, a imagem passa a idéia de que foi Lula quem quebrou o protocolo. E como uma imagem vale mais do que mil palavras, o mal está feito, como provavelmente era a intenção editorial do Estadão.

Crime perfeito



Coluna de Juremir Machado da Silva, publicada no Correio do Povo de 15.02.2008.

Continuo a minha luta napoleônica para desvendar os paradoxos do sistema universitário público brasileiro. Trata-se do crime perfeito. Os mais ricos ficam com a maioria das vagas dos cursos mais valorizados. Eles têm o álibi ideal: o mérito. Mas por que eles são os melhores e não outros? A resposta é uma auto-absolvição automática das elites majoritariamente brancas: nenhum indivíduo isolado pode ser penalizado por acontecimentos históricos. A culpa coletiva e estrutural do passado é rechaçada em nome dos direitos individuais do presente. Os benefícios são mantidos. No paradoxo do crime perfeito a sociedade, incluindo as vítimas, seria beneficiada pela meritocracia, de valor universal e indiscutível.
Nesse crime perfeito, os corpos desaparecem por proliferação. É o efeito denunciado por Jean Baudrillard. São tantos os alijados que eles não têm rosto nem representam um problema particular a exemplo de um indivíduo específico que tenha perdido a sua vaga numa universidade em função de uma política de cotas. Quando os corpos permanecem vivos e se multiplicam, não há cadáver. Por extensão, não há crime. A esquerda é cúmplice desse crime perfeito. Por princípio, ela não pode defender que os ricos sejam obrigados a pagar pelos seus estudos, pois teme com isso favorecer a privatização das universidades públicas. Limita-se a pregar a universalização do ensino público, algo que a elite dominante aceita e empurra para o futuro. É o cobertor curto: se os ricos tiverem de pagar, saem da universidade pública, que corre o risco de se tornar uma favela. Se ficam, não pagam. O paradoxo da esquerda é esperar que a elite altere uma situação que não a incomoda e que lhe traria prejuízos: arcar com a conta inteira.
A perfeição desse crime é tamanha que a esquerda acaba por ajudar a sustentar cursos de universidade pública para ricos, enquanto a universalização não vem, com base num critério, o mérito, pelo qual o privilégio se transforma em direito adquirido. A conivência da esquerda vem de uma chantagem. Sigamos novamente esta pista de um sistema em que os ricos paguem e os pobres não. O contra-argumento imediato é de que se instalaria uma universidade para ricos e outra para pobres, como acontece em boa parte do ensino básico. Por que não se poderá manter um ensino público para pobres do mesmo nível do ensino privado ou público para ricos? Porque sem o interesse dos ricos, cujo poder de pressão e sedução é maior, os governos não teriam como bancar as instituições dos pobres. Sem charme nem recursos, elas seriam desvalorizadas no mercado de trabalho. Golpe fatal. Se os impostos não eliminam pedágios, não seria o caso de impor taxas gradativas nas universidades públicas?
Os ricos adoram dizer que não existe almoço gratuito. Salvo nas universidades públicas, onde estudam sem pagar nos cursos mais procurados. No crime perfeito, não há culpado, a vítima teria vantagens, o cadáver sai andando, o acusador sente-se na obrigação estratégica de não reclamar certas penalidades e a reprodução infinita do ato é considerada uma maneira de evitar um mal maior. Tudo se justifica. Qualquer tentativa das vítimas de virar o jogo resulta num crime imperfeito, passível de condenação imediata. No crime perfeito, o combate à desigualdade concreta é um atentado à igualdade formal. O refém é incitado a contrair a síndrome de Estocolmo.

O roubo do mapa do tesouro da Petrobras

As oportunidades históricas não se repetem. Elas são, como na metáfora política mineira, cavalos encilhados que param diante da porteira. Neles montamos, ou os vizinhos deles se apropriam para o galope. Nesses momentos, nos quais o possível se torna provável, temos que ser particularmente vigilantes. Sem cair na perversão xenófoba do nacionalismo, cabe-nos zelar intransigentemente pelos nossos bens - e nossos segredos. O roubo de documentos da Petrobras, relativos a pesquisas sísmicas realizadas pela empresa, não é mera operação de espionagem industrial. Trata-se da carta do subsolo marinho em grande parte do litoral, com seus recursos minerais, que não se limitam apenas aos hidrocarbonetos. Ao irem além da densa camada de sal, os nossos pesquisadores abriram nova fronteira ao conhecimento do planeta.

O governo deve empenhar-se a fundo, não só a fim de descobrir quem, e como, se apropriou desses papéis, mas também para orientar a Petrobras no sentido de guardar apropriadamente os seus segredos - que são nossos. Cabe a embaraçosa pergunta: se é verdade que o correio entre as plataformas submarinas da Petrobras e os seus escritórios centrais é confiado a uma empresa estrangeira, por que isso ocorre?
Mauro Santayana, no Jornal do Brasil de hoje. Leia todo o artigo aqui.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Enfrentamentos no Panamá deixam pelo menos 473 detidos e nove feridos

Mais de 470 pessoas foram detidas e outras nove ficaram feridas, após dois dias de enfrentamentos em diversas regiões do Panamá entre operários do setor de construção e a Polícia, informaram hoje fontes oficiais.

Um comunicado da Polícia informou a detenção de 473 cidadãos, a maioria do Sindicato Único de Trabalhadores da Construção (Suntracs), que na quarta-feira protagonizou um protesto contra a morte de um companheiro de trabalho, atingido pelas costas por um agente policial na cidade caribenha de Colón.

Os números oficiais, no entanto, não batem com os do Suntracs, que destaca a detenção de pelo menos 550 pessoas, dentre as quais arquitetos e engenheiros.

A nota de imprensa da Polícia indica que os nove feridos nos incidentes ocorridos na Cidade do Panamá e nas províncias de Colón e Chiriquí (oito deles nesta quarta-feira, e um na terça), eram todos membros da Polícia.

Por outro lado, o subsecretário de organização do Suntracs, Luis González, disse à agência Efe que o número de detidos é muito maior, embora ainda se esteja fazendo o levantamento exato.

"Nós não temos números exatos ainda, mas até agora contabilizamos cerca de 550 detidos nestes dois dias, incluindo pessoas que foram tiradas de seus projetos de construção à força, como arquitetos e engenheiros", indicou.

EFE

RELATÓRIO CRITICA MONSANTO E DIZ QUE EMPRESAS PRODUZEM TRANSGÊNICOS PARA VENDER MAIS HERBICIDA

VI O MUNDO:

Segundo os gigantes da agroindústria, tá tudo dominado. Os transgênicos - produzidos a partir de sementes geneticamente modificadas (GM) - aumentam a produção, reduzem o uso de pesticidas e vão acabar com a fome no mundo. Essa é a versão sustentada pelas grandes empresas do setor: Monsanto, Dupont, Syngenta, Groupe Limagrain, Land O'Lakes, KWS AG, Bayer Crop, Takii, Sakata, DLF-Trifolium. Elas venderam mais de 22 bilhões de dólares em sementes em 2006. Você acredita que elas colocam a sua saúde acima do próprio lucro? Você acredita que elas colocam o combate à fome acima do próprio lucro? E o meio ambiente?

Este é um assunto altamente complexo. Eu não entendo nada de agricultura. Sou curioso. Então fui ler o relatório completo do grupo Amigos da Terra, baseado aqui em Washington. A versão deles sobre o uso de transgênicos é influenciada pela oposição dos ambientalistas ao uso das sementes geneticamente modificadas.

De acordo com o relatório, o Brasil é o terceiro colocado no mundo em plantio de transgênicos. O país plantou 11,5 milhões de hectares de soja e algodão transgênicos em 2007, de um total de 64,2 milhões de hectares cultivados. Fica atrás dos Estados Unidos (54,6 de 118,6) e Argentina (18 de 32,3).

A lógica do negócio: as sementes produzem plantas resistentes à aplicação de herbicidas. O agricultor gasta menos tempo e combustível no combate às pragas e pode fazer mais com menos, compensando plenamente o custo maior das sementes.

O relatório afirma que, apesar das promessas milagrosas, as empresas de biotecnologia tiveram sucesso com dois produtos, que aumentaram a tolerância a herbicidas e resistência a insetos.

Isso resultou em um aumento de 20 vezes no uso de herbicidas nos Estados Unidos desde que o primeiro transgênico foi introdudizo no país, em 1995 - a soja que leva o nome de Roundup Ready, da Monsanto.

"Assim como bactéria desenvolve resistência ao uso de antibióticos, as ervas daninhas desenvolvem resistência aos produtos químicos criados para combatê-los", diz o relatório. Em outras palavras, em vez de eliminar as pragas o plantio de transgênicos tem resultando no surgimento e na disseminação de ervas daninhas resistentes. O que faz o agricultor em resposta? Aumenta cada vez mais o uso de herbicidas.

Segundo o relatório, a Monsanto, a DuPont-Pioneer, a Syngenta e a Bayer faturaram 9,4 bilhões de dólares em 2006 vendendo sementes, 41% do total do mercado. "Faz todo o sentido para as companhias produtoras de transgênicos que também produzem herbicidas criar sementes que promovam o uso de seus químicos", diz o relatório.

"A crescente concentração no fornecimento de sementes nas mãos de empresas gigantes de agroquímica e biotecnologia pode resultar numa agricultura químico-dependente, que promove os pesticidas, com todo o impacto negativo que isso pode ter para a saúde humana e o meio ambiente", afirma o relatório. O estudo diz que a concentração também provoca aumento no preço das sementes.

Nos anos 80, os Estados Unidos concederam a primeira patente para uma semente geneticamente modificada. Uma ação contra o patenteamento foi parar na Suprema Corte, que decidiu por 5 a 4 em favor da Monsanto. Quem escreveu a sentença? O juiz Clarence Thomas, ex-advogado da Monsanto. Com isso, a empresa pode processar os agricultores que usam parte da produção para estocar sementes e plantar no ano seguinte por "quebra de patente".

"É claro que os maiores beneficiários das plantas GM nos Estados Unidos foram as corporações que as produzem e vendem, em particular a Monsanto Corporation. O crescente controle da Monsanto sobre o suprimento de sementes, a agressiva investigação e litígio judicial contra agricultores e a impressionante capacidade da empresa de influenciar políticas do governo são os principais resultados da revolução dos transgênicos na agricultura americana. Essa revolução não resultou na melhoria da qualidade da comida, nem no aumento da sustentabilidade, mas na transformação da agricultura em uma indústria concentrada - em que cada vez menos empresas controlam fazendas e fazendeiros", diz o texto.

SOBRE O BRASIL

-- A soja tolerante a herbicidas representa 90% de todo o comércio de produtos geneticamente modificados na América do Sul - mais de 40% no Brasil, cerca de 90% no Paraguai e 100% na Argentina.

-- "Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que a soja convencional plantada no Brasil teve uma performance melhor que a Roundup Ready [da Monsanto] nos Estados Unidos e 13% melhor que a Roundup Ready plantada na Argentina".

-- Desde a adoção da soja GM no Brasil, em 2004, a colheita para a maioria dos agricultores nos próximos três anos foi "ruim" e a produtividade baixa, especialmente durante secas.

-- Os principais fatores de sucesso dos agricultores têm relação com clima e preço, não com o uso da soja GM.

-- A Embrapa identificou o surgimento de ervas daninhas mais resistentes especialmente no Rio Grande do Sul, onde quase 100% da soja é GM. Pela primeira vez, pesquisadores da empresa submeteram um artigo ao Journal of Environmental Sciences and Health dizendo que quatro espécies de ervas daninhas desenvolveram resistência a herbicidas e concluindo que "isso tem grande potencial de se tornar um problema".

-- De acordo com fontes oficiais do governo do Paraná, o alto custo de plantio e dos herbicidas e a baixa performance da soja GM estão revertendo a tendência em favor dos transgênicos. O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, disse que a safra 2006/2007 foi de 53% de soja convencional e 43% transgênica, mas para 2007/2008 deve ser de 60% convencional e 40% transgênica.

O pitbull de Fernando Henrique


Nas imagens acima o criador (FHC) e a criatura (José Anibal).
***
Em disputa tensa, o deputado José Aníbal foi eleito ontem líder do PSDB na Câmara, num resultado que fortalece a candidatura de Geraldo Alckmin à prefeitura de São Paulo. Aníbal derrotou, por 36 votos a 22, o deputado Arnaldo Madeira (SP), que concorria com apoio de aliados do governador José Serra. Reportagem de O Estado demonstra que um fator decisivo para a vitória de Aníbal foi a interferência do governador Aécio Neves. Esquecendo 2010 por um momento, a vitória de Aníbal implica um endurecimento das relações dos tucanos com o governo Lula já em 2008. A senha para a sua candidatura foi uma entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no mês passado a O Estado, em que ele lamentava não ter “alguém como o Arthur Virgílio” na Câmara. Agora tem.
Saiu n'O Filtro da revista Época, sob a responsabilidade de Thomas Traumann.

Reage, porra!!!


Saiu no Conversa Afiada, blog do Paulo Henrique Amorim

PIG: SE LULA NÃO REAGIR, CAI

O golpe do PIG não é contra o Presidente Lula – o golpe do PIG é aquela bala no peito do Presidente Vargas.

Paulo Henrique Amorim

. Se o Presidente Lula não reagir ao PIG, o PIG derruba ele.

. Tem que ser o Presidente Lula, pessoalmente, a reagir.

. Apoiado por uma ação eficaz, destemida para enfrentar, dia-a-dia, cada jornal, cada revista e as Organizações (?) Globo.

. O Governo Lula e o PT estão no poder há cinco anos e dois meses.

. Estava na hora de aprender a enfrentar o PIG.

. Não aprenderam.

. Ao contrário.

. Morrem de medo do PIG.

. Correm atrás dos holofotes da Globo.

. Sonham com uma entrevista à Miriam Leitão na Globo News...

. Quando estão no poder, chamam as avenidas de Jornalista (???) Roberto Marinho, como fez Martha Suplicy em São Paulo.

. O PIG provocará – como fez até agora – uma crise por dia.

. O PIG e seus porta-vozes na Oposição derrubaram a CPMF e vão encontrar uma despesa fatal, insanável na tapioca do Governo Federal.

. E vão derrubá-lo.

. O senador Inácio Arruda, do PCdoB, do Ceará, foi a única voz do grupo político de apoio ao Governo que pôs a mão na ferida: o PIG quer derrubar o Presidente Lula e só o Presidente Lula pode se salvar.

. (Por acaso, o senador tucano filiado ao PT, Eduardo Suplicy, teria coragem de denunciar o papel golpista do PIG ?)

. A “crise, qualquer crise” de cada dia tem a função de minar, todo dia, a capacidade de o Presidente Lula governar.

. Sem a CPMF, como lembra Arruda, o Governo perdeu dinheiro para investir em saúde, no Bolsa Família, em saneamento.

. O que está em jogo não é a sobrevivência política pessoal do Presidente Lula, que um dia vai embora para casa.

. O que está em jogo é um programa de Governo que, finalmente, desde Getúlio Vargas e João Goulart, tomou a decisão de servir aos pobres e, não, aos ricos.

. E por isso, duas vezes, por 61% a 30% Lula derrotou os candidatos do PIG.

. Porque a maioria do eleitorado brasileiro quis que ele governasse para os pobres.

. Ele não foi eleito rei.

. Ele recebeu um mandato do povo brasileiro e tem a obrigação de cumpri-lo – para defender os pobres.

. Como diz Arruda: a CPMF era o único imposto que, de fato, os ricos da Fiesp pagavam.

. Pagavam...

. Se o Presidente Lula e o seu Governo estão preocupados em preservar a sua relação com o PIG – isso é um erro histórico.

. O problema do PIG não é o Presidente Lula.

. O problema do PIG é a renda do pobre crescer mais que a renda do rico.

. O verdadeiro escândalo para o PIG é pobre comprar casa própria, comprar carro, motocicleta, botar o filho na faculdade, andar de avião para ver a família no Nordeste.

. Veja na entrevista o discurso sobre “o escândalo” que o senador Arruda preferiu não fazer...

. O Presidente Lula defende a tese de que o PIG vai se desgastar por si mesmo.

. Não é verdade.

. O PIG tem uma função política – dar o golpe – que, no Governo Lula, só ganhou musculatura.

. Não adianta o Presidente Lula achar que passou a dar mais entrevistas.

. O problema não é estatístico – as entrevistas são como as da Folha: um exercício no pau-de-arara, à espera de que o Presidente da República cometa um erro fatal

. Ou que basta mandar a ministra Dilma Rousseff falar com a imprensa e defender os cartões e o sigilo de algumas despesas.

. Não adianta.

. O sigilo das despesas pessoais e da família do Presidente Lula já foi quebrado e será quebrado repetidamente.

. Será que o candidato a Presidente da República, Arthur Virgilio, em nome do pudor, vai deixar de vazar para o PIG uma informação pessoal, íntima, da família do Presidente Lula ?

. Quanto mais pessoal, mais íntima, melhor.

. Ou deixará de vazar para a imprensa uma informação que de fato comprometa a segurança nacional ?

. Se o Senador Virgilio tiver algum problema de consciência, ele passa para o Rodrigo Maia ...

. A Justiça acaba de punir o deputado Rodrigo Maia, do DEM, e as Organizações (?) Globo por divulgarem uma lista falsa de beneficiários do mensalão. (Clique aqui para ler no portal Vermelho, do PCdoB).

. E daí ? O PIG e a Globo se atemorizam ?

. O papel demolidor do PIG se faz por acúmulo, um dia após o outro – água mole em pedra dura ...

. Até que apareça um vestido azul com a mancha de esperma.

. O presidente Clinton, trabalhista à sua maneira, ou até onde se pode ser trabalhista, nos Estados Unidos, sofreu o mesmo tipo de demolição diária, implacável, desde o primeiro dia de Governo.

. Até que a oposição moveu o processo de impeachment – no segundo mandato – por causa de uma relação amorosa consensual, entre dois adultos.

. Como é que Clinton entrou para a História ?

. Como o Presidente da República que produziu o mais longo período de prosperidade da história americana – crescimento da economia, inflação baixa, juros baixos, geração record de empregos – ou por causa da Mona “Chumpinsky”, como diz o José Simão ?

. O que queria a Oposição ?

. Restaurar a “moralidade pública”, como diz Fernando Henrique Cardoso, esse Tartufo hors-concours ?

(Clique aqui para participar do Festival do Tartufo Nativo)

. A tapioca do presidente eleito José Serra gastou mais do que a do Governo Federal.

. A tapioca do José Serra sacou mais dinheiro na boca do caixa do que a do Governo Federal.

. Clique aqui para ler uma antologia sobre a tapioca do Serra.

. A tapioca do José Serra “comprava” refresco para a Casa Civil numa loja comercial cujas portas jamais se abriram (clique aqui para ver a reportagem de Daniela Paixão).

. O José Serra censura a TV Cultura.

. Clique aqui para ler.

. Vai ter CPI contra o Serra ?

. A TV Cultura vai virar a BBC ?

. Há várias maneiras de reagir ao golpismo do PIG.

. Clique aqui para ler o que disse Marilena Chauí sobre os erros do Governo Lula no “causaéreo”.

. Clique aqui para ler o verbete “causaéreo”, uma singela homenagem do Conversa Afiada à colonista Eliane Cantanhêde.

. A pior maneira de reagir ao PIG é a do Presidente Lula: trancar-se no Palácio, sentar em cima das mãos, e esperar o Auro de Moura Andrade declarar a “vacância” do cargo.

. O PIG não é um problema do Presidente Lula.

. O PIG é uma ameaça à estabilidade institucional e à defesa dos pobres.

. O golpe do PIG não é contra o Presidente Lula – o golpe do PIG é aquela bala no peito do Presidente Vargas.

Fetiche de taura

A polícia do condado de Cumberland, no estado americano de Maine, está procurando um homem de bigode que obriga mulheres sozinhas a parar seus carros em rodovias da região. Quando elas param, ele se exibe vestindo roupas íntimas femininas, cinta-liga e uma bota preta de cano alto.
Desde o começo do ano passado, já houve seis relatos de ataques do bigodudo. O incidente mais recente foi no último domingo (10). Os episódios ocorreram na área de Standish a Buxton.
O xerife Mark Dion afirmou que, embora o comportamento do sujeito não configure crime no que diz respeito à vestimenta, o fato de ele parar carros em rodovias e ter como alvo mulheres sozinhas é preocupante.
Segundo o policial, as mulheres têm de desviar dele para evitar o susto.
Deu no G1.

Não estranha se te tranformares numa abóbora, ou numa barata.

O Conselho Nacional de Biossegurança, composto por 11 ministros, aprovou ontem, por 7 votos a 4, a comercialização de milho transgênico (produzido pela Monsanto e pela Bayer). O milho é o terceiro produto agrícola transgênico liberado no Brasil, juntando-se à soja e ao algodão. Os quatro votos contrários à liberação foram do ministro da Saúde, do secretário da Pesca, do ministro do Desenvolvimento Agrário e do secretário-executivo do Meio Ambiente. Votaram a favor os representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, das Relações Exteriores, Ciência e Tecnologia, Defesa, Justiça e Casa Civil.

Mesmo com a oposição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Conselho decidiu liberar as variedades Liberty Link e MON 810, solicitadas pela Bayer e pela Monsanto, respectivamente. As duas foram recentemente proibidas em países da Europa, como França (2008), Austria (2007) e Hungria (2006). A Anvisa e o IBAMA argumentaram que os estudos apresentados pelas empresas quanto à toxicidade e alergenicidade foram completamente inadequados e insuficientes para garantir a segurança destes produtos para a saúde humana. Além disso, advertiram que não estão garantidas as condições para impedir a contaminação das variedades tradicionais ou crioulas de milho e que não foram realizados estudos de impacto ambiental no Brasil. Fonte: RS Urgente.

Som, fúria e desídia

A disputa entre governo e oposição sobre o comando da CPI dos Cartões parece mais um capítulo da novela das briguinhas intermináveis entre petistas e tucanos, mas, infelizmente, afeta a vida da Dona Maria. Como explica o editorial de ontem do jornal Valor “Pode-se esperar muito som e fúria no Congresso este ano, mas não o bastante daquilo para o qual ele foi criado: trabalho legislativo. 2008 tem mais dias úteis que qualquer outro ano em muito tempo e nem por isso os parlamentares labutarão mais. Há eleições municipais, o que praticamente encerra o expediente no Congresso em junho e, depois, a corrida dos dois últimos meses do calendário para votar às pressas algumas dezenas de projetos. A expectativa com a possibilidade de votação de reformas importantes nunca foi tão baixa. (...) A pasmaceira legislativa ameaça o futuro. Se 2008 for um ano perdido, 2009 marcará o início da campanha eleitoral pela sucessão presidencial. Todo o segundo mandato de Lula, neste sentido, terá sido um desperdício de tempo precioso”. Saiu n'O filtro, da revista Época, sob a responsabilidade de Thomas Trautmann.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

MINISTROS DO STF, EXCLUSIVO: SIGILO PARA FHC, NÃO

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 942

. O Conversa Afiada perguntou aos Ministros do Supremo Celso de Mello e Marco Aurélio de Mello: “O senhor é a favor de quebrar o sigilo do cartão corporativo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ?”

. Leia a resposta do Ministro Celso de Mello:

" Tenho salientado, em decisões proferidas no STF, que um dos vetores básicos que regem a gestão republicana do poder traduz-se no princípio constitucional da publicidade, que impõe transparência às atividades governamentais e aos atos de qualquer agente público, inclusive daqueles que exercem ou exerceram a Presidência da República. No Estado Democrático de Direito, não se pode privilegiar o mistério, porque a supressão do regime visível de governo compromete a própria legitimidade material do exercício do poder. A Constituição republicana de 1988 dessacralizou o segredo e expôs todos os agentes públicos a processos de fiscalização social, qualquer que seja o âmbito institucional (Legislativo, Executivo e Judiciário) em que eles atuem ou tenham atuado. Ninguém está acima da Constituição e das leis da República. Todos, sem exceção, são responsáveis perante a coletividade, notadamente quando se tratar da efetivação de gastos que envolvam e afetem a despesa pública. Esta é uma exigência de caráter ético-jurídico imposta pelo postulado da moralidade administrativa."

. Leia a resposta do Ministro Marco Aurélio de Mello:

“Sim, a regra é a mesma.”

. Celso de Mello e Marco Aurélio de Mello deram uma entrevista à Folha (clique aqui para ler) e o tratamento que o jornal deu à entrevista dava a entender que os dois eram a favor da quebra de sigilo apenas para o Governo do Presidente Lula.

. Vê-se que essa não é a opinião dos Ministros Celso de Mello e Marco Aur.

EXTREMAMENTE RELEVANTE

Mulher liga 700 vezes para bombeiros em busca de sexo

Uma mulher polonesa, que reclama de longa abstinência sexual, pode ser condenada à prisão após fazer 700 ligações para serviços de emergência, quartel do exército e conselho da cidade solicitando um homem para que pudesse ter finalmente relações sexuais.

Segundo o jornal The Sun, Hanna Wozniak, 42 anos, da cidade de Koszalin, pode ficar presa até um ano. Quando a polícia rastreou suas inúmeras ligações feitas a partir de sua casa, ela explicou: "Eu estava desesperada por sexo. Faz muito tempo desde que tive alguém em minha cama".

A polícia da cidade informou que ela está sendo indiciada por desperdiçar o tempo dos serviços de emergência e fazer ameaças pelo telefone dizendo a telefonistas que ela começaria um incêndio se isso significasse que teria um bombeiro "forte" por perto para ter sexo depois.

"Este tipo de comportamento é estremamente irresponsável", disse um porta-voz da polícia.

Redação Terra

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Demarcação de território

Artigo de Juremir Machado da Silva, publicado no Correio do Povo de 10 de fevereiro de 2008.

”Há quem jure que estou implicando com os pobres dos brancos. Na verdade, eu só estou numa fase infantil. Tenho mil perguntas para fazer. Exemplos: por que os desfiles de 7 de setembro e de 20 de setembro acontecem no Centro de Porto Alegre e o Carnaval foi escondido no Porto Seco? Por que o acampamento dos gauchinhos, com seus cavalos, gaitas e outros ruídos, mesmo durando umas três semanas, é no Harmonia, enquanto as escolas de samba se apresentam lá longe? Por que não unificar todos os nossos desfiles no Porto Seco? Por que Porto Alegre é uma das poucas capitais brasileiras que afastou completamente o Carnaval do Centro da cidade? Respostas, por favor.
A ditadura militar brasileira escondeu as universidades públicas na periferia. Os estudantes faziam muito barulho no centro das metrópoles. A maioria das grandes cidades brasileiras orgulha-se do Carnaval, um dos nossos melhores produtos de exportação. Será que Porto Alegre se envergonha do seu Carnaval? Unificar os nossos desfiles no Porto Seco seria muito vantajoso: gaúchos do Interior e estudantes de bairros chiques aproveitariam para conhecer a vida na periferia da capital gaúcha. Funcionaria como uma expedição antropológica. No Centro de Porto Alegre pode-se marchar a pé ou a cavalo. Mas não se pode sambar. Será que é por causa da nossa histórica falta de jogo de cintura?
A turma do 20 de Setembro comemora uma guerra que perdemos em cujas batalhas os negros iam na frente como bucha de canhão. Um bom enredo para uma escola de samba, em parceria com algum piquete gauchesco, seria a Batalha de Porongos. Lembram-se da Batalha de Porongos? É uma história edificante e dramática do final da Revolução Farroupilha. Cerca de cem homens do corpo de lanceiros negros, integrantes das tropas de David Canabarro, foram massacrados, de mãos livres, pelas forças de Francisco Pedro de Abreu. Uma carta do Barão de Caxias avisava Francisco Pedro de que tudo havia sido combinado com Canabarro para que os negros estivessem devidamente desarmados no momento do ataque. Não é carnavalesco?
Ensina muito sobre o Brasil. A guerra estava no fim. O acordo já estava costurado. A questão essencial era: o que fazer com os negros? Eles queriam liberdade. Isso provocaria um movimento abolicionista no Império inteiro. Não seria um bom negócio. Os brancos temiam que os negros formassem bandos de malfeitores. Por que será que os brancos sempre temem que os negros se tornem bandidos? Resultado genuinamente nacional: a autenticidade da carta foi contestada. O Império, feita a paz, arquivou o processo contra David Canabarro. Todas as nossas práticas de hoje já estavam perfeitamente desenvolvidas nesse episódio. Não dá samba? Por que não existem dezenas de filmes e centenas de livros sobre Porongos? São temas conhecidos, mas explorados com estranho comedimento.
A Batalha de Porongos e as degolas recíprocas da Revolução Federalista (1893-1895) são os acontecimentos mais extraordinários da história do Rio Grande do Sul. Hollywood já teria feito uns 15 épicos com esse material nebuloso e instigante. As degolas poderiam ser tratadas como um método ecológico, limpo, revolucionário e barato de eliminar adversários. Será que continuamos querendo esconder Porongos e as degolas como estamos fazendo com o Carnaval do Porto Seco? Ou estou ficando louco?”

Em vez de jantar com o "DONO" da Vale Lula devia ter reestatizado a empresa

Depois de absurdamente vir ao Rio jantar com o presidente da monopolizada e privatizada Vale (que era monopolizada mas pertencia ao povo), Lula afirmou: "Ficarei neutro no caso da venda da Xstrata à Vale".

Um presidente da República não pode ficar "neutro" em coisa alguma, principalmente quando a Vale, privatizada-doada com dinheiro do BNDES, se volta para investimentos no exterior, onde está sua "inspiração". Leia mais na Tribuna da Imprensa.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Prévias do PT/POA

Flávio Koutzii não será candidato à vice-prefeito

A coluna de Rosane de Oliveira (jornal ZH) de ontem especulou sobre uma possível candidatura de Flávio Koutzii (na foto durante a inscrição da candidatura de Miguel Rossetto às prévias do PT da capital) ao cargo de vice-prefeito de Porto Alegre - caso a deputada Maria do Rosário saia vencedora da prévia petista a realizar-se em março. O ex-deputado petista indignou-se com a 'cogitação' e assim manifestou-se:

- Foi uma falta de respeito e de escrúpulos de quem fez essa especulação no partido, porque ninguém falou comigo sobre essa hipótese e, se falasse, eu não aceitaria porque estou comprometido com a candidatura de Miguel Rossetto.

Flávio Koutzii, como é sabido, não concorreu concorreu à reeleição para deputado estadual 'porque estava desencantado com o rumo que o PT tomou no país a partir de 2005 e não está em busca de cargos'. Nestas prévias, Koutzii é um dos principais coordenadores da campanha de Miguel Rossetto, representando a tendência petista 'Esquerda Democrática'.

Do Blog do Júlio Garcia

Semanais em queda, Carta Capital foi a unica a subir, diz Marplan

BLUE BUS:

Uma pesquisa do instituto Marplan tornada publica na semana passada indica queda no numero de leitores na maioria das semanais. Na Veja, o recuo foi de 9%, na Exame, de 7%. As baixas foram mais expressivas na Época (-15%), Istoé (-18%) e Istoé Dinheiro (-34%). Segundo a pesquisa, apenas a Carta Capital subiu, a alta foi de 15%. O levantamento refere o periodo de outubro de 2006 a setembro de 2007.

FHC, agente da CIA

Os americanos não estavam jogando dinheiro pela janela. Fernando Henrique já tinha serviços prestados. Eles sabiam em quem estavam aplicando sua grana. Com o economista chileno Faletto, Fernando Henrique havia acabado de lançar o livro "Dependência e desenvolvimento na América Latina", em que os dois defendiam a tese de que países em desenvolvimento ou mais atrasados poderiam desenvolver-se mantendo-se dependentes de outros países mais ricos. Como os Estados Unidos.

Montado na cobertura e no dinheiro dos gringos, Fernando Henrique logo se tornou uma "personalidade internacional" e passou a dar "aulas" e fazer "conferências" em universidades norte-americanas e européias.

Era "um homem da Fundação Ford". E o que era a Fundação Ford? Uma agente da CIA, um dos braços da CIA, o serviço secreto dos EUA.Leia mais na Tribuna da Imprensa.