sábado, 12 de abril de 2008

Aécio (PSDB) privatiza a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

``Como vem fazendo com outras políticas públicas, o governo do estado resolveu promover a privatização da cultura, através da transferência da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) para uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).'' (LEIA NO VERMELHO.org.br)

Leia no G1 de Dez/2007: ``Briga de orquestras acaba na Justiça em Belo Horizonte''

Acompanhe o caso aqui (Hudson Lacerda)

E seguimos matando índios... Olha ali, mais um! Pôu!!!

80% das áreas regularizadas para índios estão invadidas por fazendeiros, diz o vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Roberto Liegbott: “Pelo menos 80% das áreas regularizadas estão invadidas por posseiros, grileiros, ou algum tipo de empresa que desenvolve projetos econômicos dentro daquelas áreas." Mais na Agência Brasil.

Dalmo Dalari também acha: "Os que cobiçam as terras indígenas, com tudo o que nelas existe e que pode ser transformado em dinheiro, estão matando crianças índias e fazendo pressão pela redução dos direitos dos índios e de suas comunidades, para se apossarem mais facilmente das terras indígenas e de todas as riquezas nelas existentes." Leia no JB.

Quanto vale o novo emprego na Vale?$?$?

A contratação de um funcionário do alto escalão do BNDES pela empresa Vale, uma semana após a mineradora ter recebido o maior empréstimo concedido pelo banco em sua história, de R$ 7,3 bilhões, foi criticada pelo ex-presidente da instituição, o economista Carlos Lessa. Leia mais na Agência Brasil.

Soberania alimentar X fome anunciada

[...] os transgênicos reforçam um modelo antigo de agricultura baseado na expansão da monocultura, na concentração das terras e dos meios de produção e, conseqüentemente, no aumento do preço dos produtos agrícolas. “Apesar desse modelo ser propagado como um modelo que quer combater a fome, o que a gente observa é que a fome tem aumentado no mundo, mesmo tendo aumentado a produção desse tipo de alimento. Os transgênicos foram um revigoramento desse modelo, que vai levar mais fome e mais exclusão à população do campo."

Segundo Julian Pérez, a comercialização do terminator é proibida no Brasil pela Lei de Biossegurança, mas um projeto de lei apresentado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO) prevê a liberação da tecnologia. Dados da campanha Acabar com o Terminator apontam que quatro empresas em todo o mundo concentram 57% do mercado de sementes e que, entre 1994 e 2006, o preço da semente subiu 250%. Leia mais na Agência Brasil.

Acabou a moleza de mamar deitado

O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal comunicou ontem (11), a suspensão da greve dos advogados públicos, iniciada no dia 17 de janeiro.

O fim da greve foi anunciado dois dias depois de o ministro Gilmar Mendes, do STF, suspender os efeitos de decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região - RS, que mandava pagar os dias parados dos advogados públicos em greve. "Com a deflagração da greve, ocorre, como regra geral, a suspensão do contrato de trabalho, não havendo de se cogitar de prestação de serviço e, portanto, de pagamento de salários. É patente a transgressão dos parâmetros legais pelo movimento grevista, com percepção de remuneração integral, em prejuízo da Fazenda Pública e de toda a sociedade." Agência Brasil.

Brasil e República Tcheca firmam acordo

Luiz Inácio Lula da Silva e Václav Klaus, presidente da República Tcheca, discutiram hoje (12) a oportunidade de investimentos de empresários brasileiros e tchecos nos dois países, resultando daí um acordo de cooperação na área de indústria e comércio. Agência Brasil.

O monopólio comido pela internet

Quinta-feira fui à Bahia fazer uma palestra, a convite do Sindicato dos Jornalistas local. Como sempre acontece, fico surpreso quando descubro a fome que as pessoas têm de debater questões relevantes. O tema era a Lei de Imprensa, mas eu falei sobre internet. Acho que as transformações que a internet está causando na mídia, no Jornalismo e na própria sociedade tornarão irrelevante a legislação atual - desde a que trata da obrigatoriedade do diploma até a legislação trabalhista.

Eu usei o meu laptop para dar exemplo. Nunca, na história, uma pessoa comum pôde andar de um lado para o outro com uma biblioteca portátil. No Brasil, isso já foi coisa dos barões do café, que tinham dinheiro e espaço para colecionar livros. [...] A diferença é que a rede coloca em xeque o monopólio da palavra e da opinião por uma fração do custo que o dono de uma emissora de televisão precisa dispender para exercer esse monopólio. Leia mais no Vi o mundo.

Blogueiros estressados

O New York Times avisa que já tem gente por aí morrendo de tanto blogar. A reportagem relata as histórias de Russell Shaw, que blogava sobre tecnologia, morto aos 60 anos de idade de ataque cardíaco; de Marc Orchant, morto aos 50, da artéria coronária; e de Ohn Malik, que sobreviveu a um ataque cardíaco em dezembro, aos 41 anos de idade. Os outros sintomas de blogagem excessiva listados pelo NYT incluem alteração do peso, dificuldades para dormir e fadiga. Blog do Idelber Avelar.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Na AL

Homenagem aos Defensores Públicos

Um mês depois de ter assistido à base governista romper acordo que permitia a criação da política de subsídios para a Defensoria Pública, os defensores voltaram à Assembléia Legislativa na tarde desta quarta-feira (9). Desta vez não foi para pressionar os deputados a derrubar o veto da governadora Yeda Crusius ao projeto que aumentava os vencimentos da categoria, mas para receber uma homenagem do deputado Dionilso Marcon (PT). O parlamentar aproveitou o espaço do grande expediente para enfatizar a importância do trabalho da instituição e defender a imediata apresentação de projeto de lei pelo governo instituindo os subsídios para os defensores da mesma forma como foi feito para juízes e promotores em março. “É a Constituição que garante que, como agentes públicos, os defensores devem ser remunerados com subsídio no mesmo patamar dos membros do Judiciário e Ministério Público”, justificou.

Em greve há 35 dias, em função do descumprimento do acordo, os defensores aguardam uma manifestação do Executivo, que tem silenciado sobre o tema. “Não podemos admitir que o governo continue ignorando os defensores. Queremos um novo projeto para corrigir a enorme injustiça contra aqueles que trabalham no atendimento da parcela da população que mais precisa”, frisou o petista, conclamando a Assembléia Legislativa a assumir papel de protagonista na abertura de negociações e no restabelecimento do diálogo com o Executivo.

*Leia mais no site http://jc-garcia.zip.net/

O soldado de inverno marcha novamente


Veteranos do Iraque e do Afeganistão relatam horrores praticados pelas tropas norte-americanas. "No dia 18 de abril de 2006 tive minha primeira 'morte confirmada'. O homem era inocente. Não sei seu nome. Eu o chamava 'o gordo'. Estava caminhando de volta para sua casa e eu atirei contra ele na frente do seu amigo e do seu pai", contou Jon Michael Turner.

Amy Goodman - Democracy Now

Na metade de março, às vésperas do quinto aniversario da invasão do Iraque, foi realizado um excepcional encontro em Washington D.C. chamado Winter Soldier (Soldado de Inverno): Iraque e Afeganistão, relatos em primeira mão das ocupações. Centenas de veteranos das duas guerras e soldados na ativa, reuniram-se para dar testemunho sobre os horrores da guerra, incluindo as atrocidades que presenciaram ou que eles mesmos cometeram. Leia na Agência Carta Maior.

Google, google, google (tomando Orkut)

Uma jornalista de Cuiabá deverá receber indenização por danos morais de R$ 10 mil da Google Brasil por conta da criação de uma comunidade no site de relacionamento Orkut que a chamava de “caloteira”. A multinacional recorreu da decisão. Mais detalhes n'O jornalista.

A grade - Superinternet

O Centro Físico Cern, o mesmo que em 1989 lançou a primeira versão da World Wide Web, anuncia uma Internet 10 mil vezes mais rápida. A novidade, batizada de The Grid (a grade), deve estar disponível em no máximo dois anos. Conforme o Cern, o desenvolvimento da nova rede mundial, baseada em fibra ótica, vem sendo realizado de forma independente da web atual. Isso porque, devido ao grande volume de dados carregados e transmitidos pela nova Internet, esta poderia provocar uma pane geral no universo online, informa o AdNews.

Até agora, a nova web tem 55 mil servidores. A previsão é que, até o lançamento, este número suba para 200 mil. Do Baguete diário.

Polícia Federal parece ser a única que existe

A Polícia Federal cumpre hoje (11) 37 mandados de prisão e 29 ordens de busca e apreensão em seis estados brasileiros. O objetivo da Operação Muralha, como foi denominada a ação policial, é desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico internacional de entorpecentes. A organização criminosa era liderada de dentro de um presídio em Itaí (SP), por um colombiano, preso pela PF em 2002. O grupo possui membros de várias nacionalidades, como brasileiros, chilenos, bolivianos, colombianos, peruanos, paraguaios e africanos. Agência Brasil.

Novas regras para comercial de cerveja

Entraram em vigor ONTEM as novas regras que o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária definiu para a propaganda de bebidas alcoólicas./ As empresas terão que levar em conta a proteção à criança e ao adolescente, fazendo com que todas as pessoas que aparecerem nos comerciais tenham ou aparentem mais de 25 anos./ A publicidade também deve considerar o princípio da responsabilidade social, para não estimular o consumo exagerado ou irresponsável, e não deve conter apelo sexual./ O Conar determinou ainda que os comerciais não poderão associar a ingestão de bebida alcoólica a coragem, maturidade ou êxito profissional./ No rádio e na televisão, os comerciais estão restritos ao horário entre as NOVE E MEIA da noite e SEIS horas da manhã, sempre contendo frase de advertência sobre os riscos da ingestão desse tipo de bebida./ As novas regras podem ser acessadas na página de internet do Conar, pelo endereço www.conar.org.br//
informação da Agência Chasque.

Blogoleone contrata editores

Precisamos de editores para este blog jornal. A idéia é chegarmos aos 100 editores que o provedor do blog (Blogger) nos permite e que esses 100 editores publiquem em média 1 notícia a cada dois dias - assim teremos 50 notícias em média por dia (uns publicarão 4 ou 5 por dia, enquanto outros publicarão uma por semana. Isto nos garantirá a diversidade das notícias divulgadas). Partimos hoje de uma audiência média de mais de 100 acessos por dia. Não é preciso já publicar em blogue para vir a publicar no Blogoleone. Caso tenha interesse envie emeio para jean.sc@ig.com.br. Obviamente não há dinheiro envolvido nesse trabalho, que é e será sempre feito de forma totalmente voluntária e graciosa.

O município e a democracia

"No projeto de desmoralização deliberada da atividade política, os reitores do regime de exceção trataram de solapar a base da incipiente democracia brasileira. Instituiu-se, como primeiro passo, a remuneração dos vereadores. Antes, em quase todos os municípios, a vereança era relevante serviço público, e não remunerado. Em outros, os membros das câmaras municipais recebiam jetons, quase simbólicos, por sessão a que compareciam. A remuneração dos prefeitos tampouco era expressiva. Só nas grandes cidades e nas capitais, que exigiam do chefe do governo municipal atenção de tempo integral, os vencimentos eram razoáveis."
Leia o artigo de Mauro Santayana no JB.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

PF já prendeu 16 prefeitos em Pasárgada, a operação

Subiu para 16 o número de prefeitos presos nesta quarta-feira pela Polícia Federal na operação Pasárgada, suspeitos de envolvimento com o esquema de liberação irregular de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Com a alteração, são 48 pessoas presas suspeitas de envolvimento com o esquema.

Também foram presos um juiz federal, nove advogados, quatro procuradores municipais, quatro funcionários do Judiciário, um gerente da Caixa Econômica Federal e um lobista. A PF informou que o nome dos presos não será divulgado por determinação da Justiça, mas a Folha online apurou.

Quebrado sigilo de 3.261 álbuns privados do Orkut

A CPI do Senado que investiga crimes de pedofilia aprovou, ontem, por unanimidade, requerimento que pede a quebra de sigilo de 3.261 álbuns privados do site de relacionamentos Orkut. O provedor Google Brasil, deverá fornecer essas informações até o próximo dia 23.

A ONG Safernet Brasil mostra aumento de 120% do número de denúncias envolvendo pornografia infantil na rede entre 2006 e 2007. O total de casos subiu de 121.358 para 267.740.

- Pornografia infantil no Brasil tem nome e chama-se Orkut – afirma o procurador da República em São Paulo Sérgio Suiama. Segundo ele, 90% da pornografia infantil que circulam no Brasil estão no Orkut. Mais no JB.

olavo de carvalho, num canto escuro da tela, olhos injetados, espumando babando e rosnando

[...] Só uma coisa pode libertar-nos da hipnose, da escravidão mental abjeta que esses bandidos impuseram ao país: recusar-lhes toda manifestação de respeito, mesmo casual e discreta, mesmo puramente formal e hipócrita. Conceder-lhes, no máximo, a obediência externa que as leis impõem e a força garante. Respeitá-los, nunca. [...]

Olavo de carvalho é a melhor caricatura da direita oligarca que temos em exibição pública. E o mais interesante é que é uma caricatura que desenhou a si mesma - extremamente engraçada nos seus traços bizarros, na sua convicção esdrúxula - os seus pomposos faniquitos são insuperáveis, num deles parece que pregou sua mão esquerda na cruz, por não suportar sua presença, ainda que a mantivesse forçosamente imóvel. Veja a caritura hoje no JB.

A crise da universidade

[...] Ao reitor está faltando a grandeza de afastar-se voluntariamente do cargo. Ele, tenha cometido atos contra o Código Penal ou não, já perdeu a condição básica para continuar dirigindo a UnB: a da credibilidade política. Pelo que se sabe, conta com a solidariedade corporativa de grande parte dos professores. [...] Leia o artigo de Mauro Santayana no JB.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Acesso a blogs do WordPress no Brasil pode ser bloqueado

Associação de provedores diz que Justiça mandou impedir acesso a um blog. Segundo a associação, para cumprir a ordem, outras páginas serão bloqueadas.

Texto completo no G1. Como aconteceu quando da censura ao YouTube no Brasil, inacreditável.

Istoé adultera foto e esconde um 'Fora Serra' você viu essa?


BLUE BUS:

A semanal Istoé nas bancas apagou a inscriçao 'Fora Serra' de uma foto feita durante um protesto do MST contra a privatizaçao da Cesp veja abaixo, compare as imagens.

Tal como se ensina nas faculdades, a adulteraçao de uma foto contraria a boa ética do jornalismo - e pode desaguar num processo pelo detentor dos direitos autorais, no caso a Folha. A foto adulterada, de autoria do fotógrafo Cristiano Machado, ilustra a matéria 'O MST contra o desenvolvimento' e mostra integrantes de movimentos sociais bloqueando a rodovia Arlindo Bétio, que liga Sao Paulo a Mato Grosso do Sul e Paraná.

Noticia do vermelho.org.br. 09/04 Blue Bus

Camisinha ecológica e politicamente correta

Nesta segunda-feira (7), foi inaugurada a primeira fábrica estatal de preservativos do Brasil, localizada em Xapuri, no Acre. A unidade inova ao ser a primeira fábrica do mundo a produzir preservativo com látex natural de seringueira nativa. A estatal tem capacidade para produzir 100 milhões de camisinhas por ano.

A produção dos preservativos gerará 150 empregos diretos e indiretos e beneficirá 550 famílias da Reserva Extrativista Chico Mendes, responsáveis pela extração do látex. A produção nacional diminuirá a dependência da importação do produto.
Mais informações JC online , Agência de notícias do Acre e blog do Altino Machado.

Contas de energia vão diminuir 18% para 11 milhões de clientes brasileiros

Mais de 11 milhões de clientes dos serviços de energia elétrica sentirão a partir desta quarta-feira (9) um alívio no bolso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução das tarifas em quatro Estados, incluindo o interior de São Paulo, na área atendida por Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) e Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat). As quatro distribuidoras passaram pelo processo de revisão tarifária, feito em média a cada quatro anos para equilibrar tarifas e custos das empresas. As contas das residências e do comércio terão queda de 18,18%. Agência Estado via sítio PT.

Governo federal instala banda larga nas escolas

Ontem (8) foi lançado o programa Banda Larga nas Escolas.

O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, informou que em 45 dias a internet banda larga - conexão rápida - começa ser instalada em escolas públicas do ensino básico e que até junho deve estar instalada em 2.100 escolas, e a meta é atingir 56.700 escolas públicas das áreas urbanas até 2010. A instalação acontecerá de forma gradual, sendo 40% este ano, outros 40% em 2009 e 20% restantes em 2010. A velocidade, que inicialmente será de 1 Mb/s, será ampliada para 2 Mb/s a partir de janeiro de 2011, e periodicamente revista.

O programa é uma parceria (acordo) do governo federal com quatro operadoras de telefonia: Telefônica, Brasil Telecom, Cercontel e Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC), restrito a escolas urbanas. 15 mil escolas rurais deverão ser atendidas com banda larga em 2008 e 2009 por outra iniciativa do Ministério das Comunicações. Agência Brasil.

A nova e gentil invasão dos holandeses

O presidente Lula inicia hoje (9) sua primeira visita à Holanda. Junto com o presidente viajarão 85 empresários.

A Holanda é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Em 2007, o país foi o quarto maior destino das exportações brasileiras e o primeiro na Europa.

A Holanda é um dos países que mais investem no Brasil, tendo liderado o ranking em 2002, 2004 e 2007. Apenas no ano passado, os investimentos diretos holandeses chegaram a US$ 8,1 bilhões, quase um quarto de todo o dinheiro estrangeiro aplicado aqui.

Lula fica na Holanda até a sexta-feira (11), quando viaja para a República Tcheca, no Leste Europeu. Agência Brasil.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Indonésia bloqueia acesso ao YouTube e MySpace

Provedores de internet obedeceram à ordem do governo e impediram acesso aos sites. Motivo é o curta-metragem de um político holandês, que faz críticas ao islã.

Texto completo no G1. Fácil censurar, não?

Governo americano se opõe a projeto de lei

SIGILO DE FONTES
Governo americano se opõe

O procurador-geral americano Michael Mukasey e três outros funcionários do alto escalão do governo Bush manifestaram-se contra um projeto de lei que permite que repórteres protejam a identidade de suas fontes confidenciais em assuntos governamentais considerados "delicados". O projeto de lei "Free Flow of Information Act" (Lei da Livre Circulação de Informações, tradução livre), proposto pelo senador republicano Arlen Specter, prevê proteção federal a jornalistas quando solicitados por advogados e promotores federais a identificar fontes confidenciais.

Segundo Mukasey, a proteção de fontes pode prejudicar a segurança nacional e encorajar vazamentos de informações confidenciais. Ele e Mike McConnell, diretor de Inteligência Nacional dos EUA, escreveram cartas a senadores com argumentos contrários à proposta de lei. As cartas foram divulgadas ao público na semana passada. "A definição de jornalista é muito ampla, podendo incluir pessoas que tenham ligação com terroristas e criminosos", alegaram. Leia a íntegra no Observatório da Imprensa.

Roteiro do Golpe

ROTEIRO DO GOLPE: OS CARTÕES CORPORATIVOS

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 1052

. O senador Álvaro Dias (PSDB-Paraná) entrega os dados do cartão corporativo de Dna. Ruth Cardoso à Veja, a última flor do Fascio.

. Clique aqui para ler sobre os gastos no cartão de Dna. Ruth e o dossiê sobre as ambulâncias do presidente eleito José Serra (*).

. O senador Álvaro Dias, todos devem se lembrar, era o Catão da CPI dos Correios, que ficava lá nas primeiras filas, com aquela oratória de comover estátuas de bronze ...

. A Veja não identificou o nobre senador, e disse que o Governo tentava chantagear a Oposição na CPI dos Cartões, com o vazamento dos dados de Dna. Ruth.

. O PiG cai em cima.

. A Oposição no Congresso bufa e berra.

. O PiG dá cobertura aos berros da Oposição.

. É a senha para o golpe: tal dia é o batizado.

. O amigo leitor pode ler abaixo uma antologia das manchetes do PiG sobre o golpe para derrubar o presidente Lula, com o vazamento da Veja.

. A Ministra Dilma Rousseff é colocada no pelourinho.

. Os “historiadores” e “especialistas” do PiG dizem que a candidatura de Dilma à Presidência está morta.

. Exige-se a cabeça de uma funcionária de Dilma.

. E o senador Álvaro Dias lá, quieto no seu canto – fingia que não era com ele.

. E o golpe em marcha.

Texto completo no Conversa Afiada.


SÓ NÃO VALE NOS AEROPORTOS

EFE:

Brasil é desafio estratégico para economia espanhola, diz relatório

O Brasil, junto com a Rússia, são os principais desafios estratégicos para a economia espanhola, segundo o 3º Índice Elcano de oportunidades e riscos estratégicos para a economia espanhola, apresentado hoje em Madri.

A atual edição do estudo elaborado pelo Real Instituto Elcano mostra que nenhum país está na zona de riscos estratégicos para a Espanha, embora Argentina, Venezuela, Irã, Iraque, Líbia e Nigéria tenham aparecido como perigos potenciais para a economia espanhola em finais de 2006.

Junto com os resultados espanhóis, o estudo reúne os dados de Estados Unidos, Alemanha e, como principal novidade, os do Brasil. Leia a íntegra no portal Terra.

Aprovar acordo com Colômbia é 'urgente', diz Bush


BBC:

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta segunda-feira que a aprovação de um acordo de livre comércio com a Colômbia pelo Congresso americano é "urgente".

Bush fez os comentários em Washington, pouco antes de assinar um documento que dá ao Congresso um prazo de até 90 dias para votar o acordo.

De acordo com o presidente americano, a ratificação do tratado vai propiciar "avanços para os interesses de segurança nacional nos Estados Unidos em uma região crucial" e "fortalecer um aliado corajoso, em nosso hemisfério". Para ler a íntegra clique no título da postagem.

Fogaça deixa portoalegrenses sem água por 2 dias

Administração Fogaça deixa 15 bairros e todo o Centro de Porto Alegre sem água por dois dias. O Departamento Municipal de Águas e Esgotos da supereficiência dos choques de gestão e outras besteiras neoliberais leva dois dias (até agora) para trocar um cano e restabelecer fornecimento de água à população. Essa "é a cara da cidade" depois da "mudança".
Notem a gentileza com que o panfleto Zero Hora dá essa notícia.

Aula sobre o Tibete

Certo estava o nono Panchen Erdeni, o segundo lama na hierarquia do budismo tibetano, quando escreveu em 1929: ''Por suas relações históricas e geográficas, nem o Tibete pode ser independente da China, nem a China do Tibete. Assim, ambos serão beneficiados se permanecerem unidos, enquanto a separação prejudicará a ambos.''
Do "À ilharga de uma geógrafa".

segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Brasil da mídia e o Brasil real

CMI BRASIL:

De um lado, uma agenda de crise interminável e, de outro, o Brasil retratado pela ascendente relevância do país no cenário mundial

É forçoso reconhecer que somente a liberdade de imprensa nos salva da treva da desinformação.

Por Tarso Genro

Em artigo publicado recentemente, o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, apresentou suas impressões sobre a atual situação brasileira. Soares esteve no Brasil em fevereiro e percorreu três das mais importantes cidades brasileiras (São Paulo, Belo Horizonte e Brasília). Na ocasião, encontrou-se com o presidente Lula e com algumas de nossas mais expressivas lideranças oposicionistas ? FHC, Aécio Neves e José Serra. O líder português constatou a existência de duas ?realidades? bem distintas: uma encontrada nas páginas de nossos principais jornais e nas imagens da TV (que parece retratar um país ?à beira de um colapso?); e outra verificada no cotidiano dos brasileiros (que percebem que seu país ?está a dar certo?). Para ler o artigo clique no título da postagem.

domingo, 6 de abril de 2008

ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO, EXECUTADO ATÉ 31/12/2007:

Os dados abaixo são do Sistema Acess da Câmara dos Deputados, com informações do Banco Central.

53,21%: JUROS E AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA.

18,54%: PREVIDÊNCIA SOCIAL.

8,63%: PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS.

3,49%: SAÚDE.

2,37%: JUDICIÁRIO.

2,03%: ASSISTÊNCIA SOCIAL.

1,74%: EDUCAÇÃO.

1,70%: TRABALHO.

0,67%: FINANCIAMENTO BNDES.

1,52%: DEFESA NACIONAL.

1,51%: AGRIC., IND., COM., TRANSP., SERVIÇOS

0,40%: SEGURANÇA PÚBLICA.

1,O6%: ADMINISTRAÇÃO.

0,39%: LEGISLATIVO.

0,31%: ORGANIZAÇÃO AGRÁRIA.

0,31%: CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

0,13%: RELAÇÕES EXTERIORES.

0,12%: GESTÃO AMBIENTAL.

0,07%: DESPORTO E LAZER.

0,07%: URBANISMO.

0,09%: ENERGIA E COMUNICAÇÕES.

0,08%: DIREITOS DA CIDADANIA.

0,00%: SANEAMENTO E HABITAÇÃO.

2,39%: OUTRAS DESPESAS.

A Constituição Federal DE 88 MANDA INVESTIR 18% em educação (Artigo 212). O GOVERNO FEDERAL DECLARA QUE APLICOU SÓ 1,74%...

Faça a captura do estudo sobre a "dívida" brasileira aqui.

Ibest: Dos dez primeiros, nove criticam a mídia corporativa

A categoria Blog/Política está mostrando que a internet é altamente crítica em relação ao que Kamel chama de grande imprensa independente:

1. Nassif – 15%
2. Mino – 9%
3. Dirceu – 9%
4. Reinaldo – 8%
5. Azenha – 8%
6. Cidadania – 8%
7. Amigos do Presidente Lula – 8%
8. Mello – 7%
9. Desabafo País – 5%
10. Rovai – 4%

Do blog do Mello

RECOMENDAÇÃO DE AGENDA PARA A GOVERNADORA


Benzedores terão encontro nacional em São Miguel das Missões

Depois de realizar duas experiências locais com benzedores, rezadores e mateiros, São Miguel das Missões quer tornar o encontro de dimensão nacional. A expectativa é reunir esses profissionais para dois dias de espiritualidade, tendo como cenário o histórico Sítio Arqueológico, um pedacinho do que restou do povoado guarani que habitou essa região há mais de 300 anos. O Sítio é reconhecido pela Unesco, desde 1983, como Patrimônio da Humanidade. Está localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul.
O encontro traz à tona toda a herança cultural dos pajés que habitavam as tribos guarani no período das Missões Jesuíticas da Companhia de Jesus em território nacional, argentino e paraguaio. E promove uma viagem espiritual através dos ensinamentos, rezas, benzimentos e receitas que podem auxiliar na busca pela harmonia do corpo e da alma. Reúne mais de 50 rezadores de São Miguel, pessoas com idade entre 50 e 80 anos, herdeiras dessa sabedoria e que fazem parte de um projeto local de valorização da terceira idade. Além de resgatar uma cultura religiosa e mística que atravessa gerações.

Jornalistas indenizados por perseguição política

Vinte jornalistas que sofreram perseguição política entre 1964 e 1988 serão indenizados pelo Estado e vão receber pensões mensais, quase todas acima de R$ 4 mil, e retroativas num total de R$ 12,28 milhões. Os nomes foram divulgados na sexta-feira (4/4), durante cerimônia comemorativa dos 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro.

Entre os beneficiados estão Ziraldo, Jaguar e Reynaldo Jardim, responsáveis pelos O Pasquim, Bundas e O Pasquim 21, entre outros jornais e revistas. Leia aqui.

TV Brasil & jornalismo produzido pelo cidadão

O quadro Outro Olhar no telejornal Repórter Brasil ( às 21 horas na TV Brasil) é um espaço inédito para quem produz conteúdo informativo, como reportagens, entrevistas ou imagens.

No mês passado, foi exibida uma série de reportagens sobre a indústria cultural produzidas pelo Coletivo Catarse, do Rio Grande do Sul (do qual participa um dos editores deste blog, o Guga Türck). Semana passada, foram mostrados depoimentos sobre Transporte Cidadão, uma saída em tempos de caos e tráfego. A realização foi do Museu da Pessoa, de São Paulo.

No Outro Olhar, o cidadão pode mostrar as histórias da sua redondeza, os assuntos que mexem com a vida dele. A idéia é que o produtor independente (profissional ou amador) participe da TV Brasil com a sua visão dos fatos sobre os mais variados temas.

Como participar:

Com vídeos de até 5 minutos (a duração máxima de exibição no telejornal é de 3 minutos);

Informações necessárias: título, sinopse básica, formato suporte, duração, ano da produção, nome dos realizadores;

Endereço para envio: Janaina Rocha/Outro Olhar/TV Brasil EBC - Empresa Brasil de Comunicação - SCRN 702/03 - Bloco B - nºs 16 e 18 - Ed. Radiobrás - Brasília - DF - CEP 70.720-620

Por correio, envie: Fitas Mini DV, DVCAM, BetaCAM ou DVD (gravado em dados);

Produções em formato digital (inclusive de Celulares e Máquinas Fotográficas Digitais) também podem ser enviadas diretamente via FTP (internet banda larga) - neste caso, entrar em contato para receber as instruções;

É necessário que sejam enviadas também duas cópias de um Termo de Cessão de Direitos Autorais assinado pelo realizador ou por um representante da instituição produtora. O termo está em www.tvbrasil.org.br/reporterbrasil;

Uma equipe fará a análise e seleção do material recebido, que poderá ser utilizado, ou não, nos telejornais. Será avaliado se a reportagem dá voz a todos os lados envolvidos, se precisa de auxílio da redação da TV Brasil para ouvir alguma parte, se o texto é de fácil compreensão para todos os telespectadores.
Contato: outroolhar@tvbrasil.org.br

Fonte da notícia : www.pt.org.br