sábado, 10 de maio de 2008

Machão dos Pampas

- Pois ontem, o legitimado “machão dos pampas” e a governadora e exterminadora Yeda “Cruzes” deslocaram um pequeno exército de policiais militares (de 700 a 1200 homens), fortemente armados para revistar o acampamento do MST que fica na Fazenda São Paulo II, área desapropriada em abril pelo Incra. Como não encontraram o objeto de sua busca, "materiais supostamente furtados da fazenda Southal”, o comando da BM, de forma suja, preconceituosa e de total violação dos direitos humanos, humilhou centenas de pessoas em uma histórica e vergonhosa ação. Inicialmente os policiais proibiram a entrada de pessoas num raio de 4 km da área e se prepararam para revistar as famílias. O argumento era revistar para encontrar supostos objetos tirados da Fazenda Southall durante a última ocupação realizada em 14 de abril. No entanto, como não acharam nada, logo se viu que o objetivo da ação ali era outro: “humilhar e violar”.

- Começaram lentamente, rasgaram barraco a barraco de cada agricultor. Após, de forma sórdida, colocaram pás de terra nas panelas com a comida cozida, inutilizando dezenas de quilos de arroz e de feijão. O restante da alimentação foi levado pela BM, tornando esse sim, ato criminoso. Este é o relato dos deputados Dionilso Marcon e Adão Pretto.

Confira o texto completo sobre o fato já referido pelo Guga Turck, no blog do Gilmar da Rosa.

ZH não vai cobrir as gauchadas em Roraima?

Tarda a cobertura de Zero Hora sobre os sul-rio-grandenses que colonizam o norte de Roraima, plantando arroz em território indígena e cometendo barbarismos de toda a ordem e tamanho.

Eu cobro a matéria da RBS porque esta se notabiliza no esforço chauvinista de dar destaque a tudo que diga respeito a “gaúchos e gauchadas”, seja o que fôr, as maiores idiotices cometidas por alguém nascido no Rio Grande, tem destaque garantido nos seus veículos, tudo de forma absolutamente acriteriosa e patrioteira.

É hora, pois, de ZH mandar aqueles seus repórteres investigativos de hotel averiguar o que passa com os seis guascas que estão brutalizando o extremo Norte do Brasil.

Segundo denunciou o reconhecido antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, ainda no domingo (20/4) ao jornal Estadão, “as notícias que temos são as de que, desde a homologação [das terras indígenas], produtores rurais que estão fora da lei já atacaram quatro comunidades indígenas, incendiaram 34 casas, arrebentaram postos de saúde, espancaram e balearam índios.”


O texto prossegue no blog do Gilmar da Rosa. Foi originalmente publicado no Diário Gauche.


O dossiê e o exercício da lógica

Deixe-me explicar a lógica que me leva a acreditar em armação, no caso do suposto “dossiê”. Sei que, hoje em dia, é trabalho quase impossível tentar conduzir uma discussão pelos caminhos da lógica, mas vamos lá.

A lógica pressupõe uma certa hierarquia de argumentos, a identificação dos aspectos mais relevantes para se entender uma situação, a análise da consistência das evidências. No vale-tudo atual, para embolar a discussão basta priorizar temas secundários ou avançar em suposições sobre intenções de pessoas, sem a preocupação de se basear em evidências. Vira sessão espírita.

Mesmo assim, vamos tentar, desdobrando o assunto por etapas, separando informações objetivas de hipóteses. E, no caso das hipóteses, submetê-las às evidências apresentadas até agora.

Analise as hipóteses junto com o Luis Nassif.


As peças se encaixam

Ontem, FHC veio com a história de que o “dossiê” sobre seus gastos era factóide. Por que isso, se permitiu que essa bobagem alimentasse a imprensa durante semanas e semanas da mais pura catarse, com ameaças de CPI, uma orquestração infernal da mídia, um patrulhamento virulento em cima de quem apontava para a armação?

Porque justo ontem? Ontem poderia ser um dia qualquer, não fosse o fato de que foi na véspera da divulgação da informação de que os dados saíram de um funcionário da Casa Civil direto para um assessor do senador Álvaro Dias. E, segundo a matéria do Jornal Nacional, há dois dias ele, JN, havia recebido a informação.

Não foi chantagem, foi armação.

Texto completo no blog do Luis Nassif.


A Farm Bill e os estoques de alimentos

De repente o mundo se deu conta de que não dispunha mais de estoques reguladores. Esse foi o ponto central, ao qual se somaram o aumento da produção de etanol em detrimento de alimentos (nos EUA e Europa) e o movimento especulativo dos fundos hedge em direção ao mercado de commodities agrícolas.

Seguiu-se uma espécie de pânico, que levou a essa onda protecionista inédita, atingindo inclusive países que nunca haviam colocado entraves à exportação de alimentos. A China chegou a bloquear a venda de fertilizantes.

Texto completo numa coluna de Economia do Luis Nassif.


O perfil de um DEMOcrata

. O senador Agripino Maia, do DEM-RN, vai entrar para a história como o homem que lançou a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República – e, quem sabe, será o responsável pela eleição dela ?

. O senador Maia tem uma biografia política polêmica.

. Por exemplo: recomenda-se não usar as seguintes expressões quando se participar de um encontro social com o senador: “rabo de palha”, “Ganhe Já”, “Dumbo Publicidade”, “A Voz do Seridó” e “Rádio Curimatau de Nova Cruz”.

. Com a autorização da “Caros Amigos”, reproduzimos aqui trechos da reportagem de Léo Arcoverde e Raquel de Souza, publicada na edição de abril da revista.

Confira os textos da revista Caros Amigos sobre o perfil do ilustre senador José Agripino Maia, no Conversa Afiada.


Milícia do Hezbollah já controla vários bairros de Beirute

A milícia xiita Hezbollah (e seu aliado Amal) já controla vários bairros da Beirute oeste no terceiro dia de confrontos nas ruas da capital libanesa, segundo informações da imprensa local.

A oferta de trégua do líder sunita governista Saad Hariri foi rejeitada pelo Hezbollah e a residência oficial dele foi atingida por fogo de lança-granadas, em meio aos confrontos entre militantes pró e contra o governo.

Texto completo na BBC Brasil. Pobre Líbano!...


sexta-feira, 9 de maio de 2008

Deputados denunciam comportamento da tropa do coronel Mendes, herói ruralista

Do RS Urgente:

Por volta das 13h, vários policiais começaram a se retirar da São Paulo 2. Mesmo assim, a identificação dos sem-terra continuou. No retorno, ruralistas que estavam na RS-630 saudaram o coronel Mendes, que desceu do carro para cumprimentá-los.

- Gostaríamos de ter assistido. - afirmou a vice-presidenta do Sindicato Rural de São Gabriel, Roselba Mozzaquatro.


(...)Segundo os sem-terra relataram aos parlamentares, em um determinado momento, o helicóptero da Brigada ficou a poucos metros do solo e, num gesto teatral bem ao gosto do coronel Mendes, do seu interior saiu uma bandeira do Rio Grande do Sul. Dionilso Marcon anunciou que denunciará o governo Yeda aos organismos internacionais de Direitos Humanos e detalhará todos os casos de violação do direito à vida praticada pelo governo gaúcho.


Link para o texto em sua íntegra: http://www.rsurgente.net/2008/05/heri-ruralista.html

60 Anos de Israel: Atual Primeiro-Ministro está sob investigação

Israel comemora nesta quinta-feira (8) o 60º aniversário da sua independência em meio à festa e a um escândalo que pode derrubar o atual premiê do país.

As festividades acontecem em meio ao mistério que cerca o inquérito realizado contra o primeiro-ministro Ehud Olmert, interrogado na sexta-feira (2) pela polícia.

De acordo com a imprensa local, o verdadeiro 'blecaute' informativo imposto pela justiça poderá ser encerrado no fim das comemorações, ainda na noite desta quinta-feira.

Texto completo no G1.

60 Anos de Israel: Grupo de judeus ultra-ortodoxos protesta contra criação do Estado de israel



Homens do protesto fazem parte do Neturei Karta.

Um pouco mais no G1. Judeus que não reconhecem Israel...

60 Anos de Israel: O presidente do Irã afirma que Israel é um "cadáver putrefato"

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, chamou Israel de "regime impostor e usurpador" e de "cadáver putrefato" ao comentar o aniversário de 60 anos da criação do estado judaico.

"Aqueles que pensam que, organizando uma festa de aniversário, poderão fazer reviver o cadáver putrefato de um regime impostor e usurpador de Israel se equivocam", disse Ahmadinejad. Os sobrenomes dos participantes nestas cerimônias serão inscritos entre os criminosos sionistas", completou o chefe de Estado iraniano.

A notícia completa no G1.

60 Anos de Israel: E especialista diz que Israel não tem como vencer novos inimigos

A avaliação é do professor de Estudos Estratégicos da Universidade de Tel Aviv Reuven Pedatzur, para quem a principal ameaça a Israel vem dos milhares de foguetes que podem ser lançados pela milícia xiita libanesa Hezbollah e por grupos militantes palestinos.

“Israel não tem uma resposta para os foguetes, nem do ponto de vista militar, nem com poder de dissuasão”, diz o analista. “Isso ficou claro na segunda Guerra do Líbano e também na nossa experiência com os foguetes lançados da Faixa de Gaza contra o sul do país.”

Texto completo na BBC Brasil.


60 Anos de Israel: O escritor israelense que diz que Israel não é "normal"

“O que aconteceu aqui é uma verdadeira tragédia. A maioria dos imigrantes que vieram para cá, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, queria viver em um país tranqüilo, normal e secular”, disse Rachlevsky, em entrevista à BBC Brasil.

Mas, para o escritor, Israel, que completa 60 anos de existência nesta quinta-feira, está em conflito permanente com seus vizinhos e não é tranqüilo, normal ou secular. Rachlevsky diz que Israel é um país "sem limites".

“Uma das questões básicas que demonstram a falta de limites é a interferência da religião nas questões do Estado, em muitos aspectos Israel é uma teocracia."

Texto completo na BBC Brasil.


60 Anos de Israel: O árabe-israelense que vota no Likud

Alam Alam é um caso raro: árabe cristão em Israel, onde 76% da população é judia, ele afirma ter orgulho de ser cidadão israelense.

Ainda mais surpreendente, Alam é eleitor do partido nacionalista de direita Likud, liderado pelo ex-primeiro-ministro Benyamin Netanyahu.

Mais na BBC Brasil.

Justiça manda RS indenizar donos de fazenda invadida pelo MST

O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), em decisão unânime da 9ª Câmara Cível, determinou que o Estado do Rio Grande do Sul terá de indenizar por danos materiais e morais os proprietários da fazenda Bom Retiro, localizada no município gaúcho de Júlio de Castilhos.

A propriedade foi invadida por cerca de mil integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) há sete anos (entre 27 de abril e 4 de maio de 2001, durante o governo do petista Olívio Dutra).

De acordo com o TJ-RS, houve, por parte do Estado, omissão no fornecimento de segurança adequada à propriedade durante a invasão.

Mais nas Últimas Notícias do UOL. Nosso Tribunal de Justiça é isso aí...

Auxílio-Funeral

Olha que me deprime ler sobre a política no Brasil! Vejam agora que a Câmara dos Deputados, vai estudar a possibilidade de um AUXÍLIO - FUNERAL para os Deputados Federais!
O gasto nos funerais pode ser de R$ 16,5 mil e pode se estender aos ex Deputados Federais!

Mais no weblog da Letícia Coelho, que eu tendo a ver como de direita...

Câmara aprova ‘piso’ de R$ 950 para professores

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (7), um projeto que vinha sendo aguardado com enorme expectativa. Fixa em R$ 950 o piso salarial dos professores da rede pública –pré-escola, ensino fundamental e nível médio. Vale para todo país. Alcança as escolas federais, estaduais e municipais.

A aprovação foi unânime. Ocorreu em caráter “terminativo”. Significa dizer que, a menos que haja um recurso, não terá de passar pelo plenário da Câmara. Segue direto para o Senado. Se aprovado ali, vai à sanção de Lula.


O texto continua no blog do Josias de Souza.


Windows está falido, diz Gartner

Após afirmarem que o Windows estava sofrendo um colapso, os analistas do Gartner Neil MacDonald e Michael Silver identificaram as razões que explicam a falência iminente do sistema operacional da Microsoft.

Os argumentos usados por eles incluem a limitada capacidade de inovar, a inconsistência entre plataformas, a falta de modularidade e o crescente movimento de Web-based e virtualização que deixam o legado de Bill Gates cada vez mais para trás.

“Acredito que a Microsoft adotará um passo lento de mudanças incrementais porque essa é a forma mais segura para os acionistas”, prevê Michael Silver à Computerworld.

Texto do Baguete.

EUA reativam frota para patrulhar mares latino-americanos

Alejandro Sánchez, analista associado ao Conselho para Assuntos Hemisféricos, um organismo de investigação americano, afirma que a reativação da Quarta Frota é uma decisão mais política do que militar.

"Nos últimos anos os Estados Unidos se concentraram no Iraque e Afeganistão. Agora estão tentando voltar para a América Latina", disse à BBC.

Para Sanchez, "ainda que a Venezuela adquira submarinos russos ou que o Brasil queira desenvolver um submarino nuclear, nenhum destes países pode representar uma ameaça militar aos Estados Unidos".

Comentário sobre a reativação da Quarta Frota dos Estados Unidos. Texto completo na BBC Brasil.


quinta-feira, 8 de maio de 2008

Indios armados com AS15 (Arco e Seta) assustam STF

1. "Líder arrozeiro diz que tiros contra índios foram revide a flechadas "
Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil
(05.05.2008)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/05/05/materia.2008-05-05.0187352601/view

2. "PF encontrou "explosivos de fabricação caseira" em fazenda de Quartiero,
diz delegado
"
Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
(07.05.2008)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/05/07/materia.2008-05-07.6474882046/view

3. (08.05.2008) "Ministro do STF proíbe busca e apreensão de armas em Raposa Serra
do Sol"

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil
"Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto negou hoje (8) pedido da União e da Fundação Nacional do Índio (Funai) para a expedição de mandado de busca e apreensão de armas, munições e explosivos na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.(...)
(...) O pedido foi apresentado após após dez indios terem sido baleados na última segunda-feira (5) por funcionários da Fazenda Depósito, do líder dos arrozeiros, Paulo César Quartiero.(...)
(...) Ayres Britto ressaltou, entretanto, que o pedido deveria abranger também armas eventualmente utilizadas pelos próprios índios.(...)"
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/05/08/materia.2008-05-08.3585831156/view

Polícia ideológica do RS arregaça as mangas

Da Agência Chasque:

Brigada Militar oprime famílias sem terra no RS
Reportagem: Paula Cassandra

Nesta quinta-feira (08), cerca de 750 policiais da Brigada Militar entraram no acampamento do Movimento Sem Terra (MST) na Fazenda São Paulo II, no município de São Gabriel. Os policiais cumpriam um mandado de busca e apreensão pedido pela própria Brigada Militar e concedido pelo Juizado do município.

De acordo com o subcomandante, Coronel Paulo Mendes, o mandado foi solicitado à polícia pela comunidade, que se sentia insegura com a presença do MST na região. Emissoras de rádio de São Gabriel noticiavam durante o dia que os fazendeiros haviam pedido a revista dos sem terra.

“Eu to preocupado com a população ordeira aqui, que se sente ameaçada pelo MST. Foi através da população aqui, que nós pedimos o mandado e estamos executando, essa é a maior preocupação da Brigada”, diz.

A ação dos policiais iniciou por volta das 9 horas da manhã. No entanto, a Brigada Militar estava cercando o local desde às 6 horas. Na revista policial, foram apreendidas foices, facões, facas de cozinha e artefatos caseiros.

A integrante do MST, Luciana da Rosa, conta que as famílias foram humilhadas pelos brigadianos.

“Foram cercando até renderem todas as famílias, onde fizeram processo de revista, de identificação, de humilhação de todos, separaram homens, mulheres e adolescentes, e fizeram a revista em todo o acampamento, cortaram todos os barracos, jogaram nossa comida fora, botaram terra dentro das nossas coisas, misturaram tudo”, diz.(...)

A explicação do demônio


O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), afirmou nesta quinta-feira (8) ter sido mal interpretado em sua intervenção no depoimento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), em que citou a ditadura militar.
"Fui mal interpretado", ele disse. Para Agripino, a ministra foi “esperta e astuta” e “usou a emoção” para não responder a pergunta, que tinha como pano de fundo o suposto dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso. A víbora se justifica aqui, no G1. Leia, se tiver estômago forte.

A dignidade de Dilma


Depoimento da ministra Dilma Rousseff na Comissão de Infra-Estrutura do Senado em 07.05.2008. Para ficar na História:
“Não é possível supor que se dialogue com pau-de-arara ou choque elétrico. Qualquer comparação entre a ditadura militar e a democracia brasileira só pode partir de quem não dá valor à democracia brasileira .Eu tinha 19 anos. Fiquei três anos na cadeia. E fui barbaramente torturada, senador. Qualquer pessoa que ousar dizer a verdade para interrogador compromete a vida dos seus iguais. Entrega pessoas para serem mortas. Eu me orgulho muito de ter mentido, senador. Porque mentir na tortura não é fácil. Na democracia se fala a verdade. Na tortura, quem tem coragem e dignidade fala mentira. E isso, senador, faz parte e integra a minha biografia, de que tenho imenso orgulho. E completou: — Agüentar tortura é dificílimo. Todos nós somos muito frágeis, somos humanos, temos dor, a sedução, a tentação de falar o que ocorreu. A dor é insuportável, o senhor não imagina o quanto.”

O relho de Dilma


O que se viu dá para acrescentar mais desalento ao desalento geral da cidadania, com a atuação atual do Parlamento. Ele só se redime em raros lampejos de lucidez. No passado eram também comuns episódios grotescos, tanto no Brasil como no exterior, mas nunca desceram tanto, lá como aqui. Os oposicionistas poderão oferecer a versão que desejarem sobre a inquirição de ontem, mas não há dúvida de que Dilma convenceu a opinião pública pela serenidade e firmeza das respostas.
Mauro Santayana analisa aqui, no JB, a jornada da ministra Dilma Rousseff na Comissão de Infra-Estrutura do Senado.

Pagando para fazer rapapés e salamaleques

O ex-presidente Bill Clinton tirou um dia de folga da campanha para visitar Nova York e embolsar por volta de US$ 200 mil por um discurso feito para brasileiros. O discurso e o gordo cachê foram cortesia do perene especialista brasileiro em autopromoção Mario Garnero. Do artigo do historiador britânico KENNETH MAXWELL, publicado hoje na Folha.
.............

O evento caça-níqueis, referido pelo professor Maxwell, e promovido pelo "empresário" Garnero, contou com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius (PSDB), que até o momento não relatou à população sobre os resultados de sua viagem custeada pelo insolvente Tesouro estadual.

Por outro lado, até onde se sabe, também os deputados da Oposição na Assembléia não solicitaram formalmente nenhum pedido de informação ao Executivo sobre o comparecimento da governadora a uma solenidade puramente promocional, sem nenhuma relevância para os interesses do Estado. No Diári0 Gauche.

Cega, surda e louca

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, acredita que a absolvição num segundo julgamento, pelo Tribunal do Júri de Belém, do fazendeiro Vitalmiro Moura, o Bida, condenado anteriormente a 30 anos de reclusão como mandante do assassinato da missionária Dorothy Stang, "pode transmitir à comunidade internacional, e não apenas ao país, uma sensação de que os direitos básicos da pessoa não teriam sido respeitados".

Mello atribuiu a "surpresa" generalizada com o resultado do segundo julgamento do réu ao próprio processo penal brasileiro, que permite uma série de recursos, em situações diferentes, como foi o caso.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, criticou a disparidade dos dois júris.
– O aceno que o Judiciário dá é muito ruim. Um júri condena na pena máxima e o outro absolve completamente. Jornal do Brasil .

Porto Alegre na longa cauda

Cesar Paz, novo presidente da Agadi, confirmou ao Baguete a vinda de Chris Anderson a Porto Alegre como parte do 4º Fórum de Internet Corporativa, que acontece no dia 08 de outubro, no Hotel Sheraton.

Durante 1h30, Anderson atuará como key speaker. Na hora seguinte, os participantes poderão intervir e fazer perguntas ao editor-chefe da revista Wired.

Mais no Baguete. Chris Anderson, teórico da "longa cauda", a respeito do impacto da Internet sobre as outras mídias.

Iraque se prepara para êxodo de milhares em Bagdá

As autoridades de Bagdá, no Iraque, afirmaram nesta quarta-feira que estão se preparando para o êxodo de milhares de pessoas da região leste da capital iraquiana.

Os combates entre tropas do governo iraquiano e soldados americanos contra milícias xiitas se intensificaram na região predominantemente xiita de Cidade Sadr.


Mais na BBC Brasil.


Na lista dos 66 mortos, o brasileiro Edimar

O Congresso americano exigiu e as autoridades da Imigração compilaram uma lista. Ela tem os nomes dos imigrantes que morreram
sob custódia dos Estados Unidos entre janeiro de 2004 e novembro de 2007.

O jornal New York Times entrou com uma ação na Justiça para obter a lista.

Foram 66 mortes. A de número 64 é a do brasileiro Edimar de Araújo, que de acordo com a lista morreu de "complicações de diabetes" num hospital de Providence, Rhode Island, em 7 de agosto de 2007.

O texto completo, do Luiz Carlos Azenha, desta vez está no Terra Magazine. Quem souber ler inglês, pode conferir a reportagem do The New York Times, com ênfase na cobertura da morte de Boubakar Bah, natural da Guiné, e preso por ter permanecido nos Estados Unidos após a expiração de seu visto de turista. Boubakar Bah morreu após sofrer ferimento grave na cabeça enquanto estava preso pelas autoridades de imigração, que ainda foram negligentes na prestação de socorro.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Israel deve buscar paz enquanto pode, diz ativista israelense

“Israel deve fazer a paz o quanto antes, enquanto há parceiros para a negociação", afirmou Avnery, em entrevista à BBC Brasil.

Ele alerta para a possibilidade de um “desdobramento catastrófico” no Oriente Médio que possa tornar impossível a solução do conflito entre Israel e o mundo árabe.

“Imagine uma revolução islâmica no Egito e depois na Arábia Saudita e na Síria. Imagine um Oriente Médio tomado pelo islamismo radical.”

Uri Avnery lutou pela consolidação do Estado de Israel na guerra de 1948, quando ficou gravemente ferido.

Sessenta anos depois, embora seja um dos críticos mais incisivos à politica conduzida por sucessivos governos do país, ele não se arrepende de ter arriscado a vida pela criação de Israel.

O texto completo na BBC Brasil.


Sem permissão, blogueira cubana perde homenagem na Espanha

A cubana Yoani Sánchez, autora de um blog crítico sobre a vida na ilha, disse que não poderá viajar à Espanha para receber na quarta-feira o prêmio Ortega y Gasset porque as autoridades cubanas não lhe deram permissão.

Sánchez pretendia voar a Madri na noite de terça-feira para participar da entrega dos prêmios, dados pelo jornal El País. Mas, segundo ela, seus documentos não ficaram prontos a tempo.

"Não me deram permissão e repetiram o mesmo que me disseram há duas semanas: não há resposta, seu caso está parado", disse ela na terça-feira, em uma entrevista por telefone.

O texto continua na Reuters.

O Zoneamento da Silvicultura já nasce morto

Por Marcelo Machado Madeira

Como membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente, (onde represento o Ibama), não posso me omitir a fazer alguns comentários sobre o teor da proposta de Zoneamento Ambiental da Silvicultura (ZAS) aprovada na noite (!) do último dia 09 de abril pelo referido Conselho. A forma como foi votada e aprovada são um capítulo à parte e, que por si só, merecem uma análise mais profunda em outraoportunidade.

O Ibama, desde o início das discussões, posicionou-se institucionalmente a favor do ZAS (original) por meio de um parecer do Grupo de Trabalho do Bioma Pampa, criado no âmbito da Superintendência do RS. Neste documento, o GT do IBAMA defende o ZAS originalmente proposto pela Fepam em seus critérios e diretrizes gerais, admitindo a possibilidade de aperfeiçoamentos.

Mas a esperada discussão técnica-científica sobre aspectos do documento não se deu na forma adequada, tendo sido substituída por uma discussão muitas vezes política e principalmente econômica, em que determinados setores buscavam desqualificar por completo o trabalho da equipes técnicas da Fepam e da Fundação Zoobotânica (FZB) sob o argumento de riscos aos vultosos investimentos já em implantação no Estado.

Continue a leitura aqui.

Cinema em âmbito global para unir povos

clipped from www.novae.inf.br
Um evento de proporções globais, que tem como enredo principal produções cinematográficas vem inspirando milhares de produtores de mídia em todo o mundo. O Pangea Day acontece no dia 10 de maio e vai apresentar 24 curtas-metragens selecionados entre mais de 2.500 produções.
O objetivo do projeto é unir um Planeta em que as pessoas estão divididas por fronteiras, conflitos e por diferenças ideológicas e religiosas. O projeto vai permitir vivenciarmos o que temos em comum como outros seres viventes e existentes.
O evento planetário do dia 10 de maio de 2008 acontecerá simultaneamente no Cairo, Kigali, Londres, Los Angeles, Bombaim, Rio de Janeiro e em dezenas de locais. Durante quatro horas ele será transmitido em sete idiomas e conectará milhões de pessoas por meio da Internet, redes de TV e celulares.
Saiba mais:

Site:
blog it

PF prende líder dos arrozeiros na reserva Raposa Serra do Sol

20h39 Prisão acontece um dia após funcionários do arrozeiro terem baleado índios em sua fazenda. Quartiero lidera o movimento de resistência à retirada de não-indígenas da reserva.

Para ler mais: http://www.agenciabrasil.gov.br/

Maio de 68: heréticos e rebeldes





05-Mai-2008
Cartaz do Maio de 68: fábricas ocupadasUns dirão que a revolução desertou. E que tomar o poder
é mais fácil do que se pensava. Outros dirão que não:
tudo é possível. Mas difícil: é preciso um terramoto na história,
nas fibras mais profundas da sociedade, para que se abra
uma escolha.
Por Francisco Louçã
Artigo publicado originalmente na revista Vida Mundial de Maio de 1998

Para ler mais:
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=6719&Itemid=1
Para ver mais (a arte nas ruas de Paris no maio de 68): http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=6686&Itemid=26

terça-feira, 6 de maio de 2008

Uma ONG bacana, uma idéia simples e genial

O número de bibliotecas comunitárias distribuídas em algumas paradas de ônibus da Asa Norte, em Brasília, aumentou. Até a semana passada, o brasiliense que esperava a chegada de ônibus nos pontos que vão da 712 à 716 Norte contava com 10 prateleiras de livros para pegar emprestado, sem pagar nada. Na última semana foram inauguradas mais seis completando 16 em pontos de ônibus.

A Organização Não Governamental (ONG) T-Bone, responsável pela iniciativa, diz que a média de empréstimos de livros chega a 600 por dia e com as novas bibliotecas, o número vai aumentar. Na opinião do fundador da ONG, Luiz Amorim, o projeto tem dado certo e a expectativa é de que até maio deste ano todas as 32 paradas de ônibus da Asa Norte tenham uma prateleira com livros para que a população possa pegar emprestado. Na Radiobras. Dica do Heitor Reis.

A Amazônia é nossa ?

Entidades e representações da sociedade civil lançaram dia 28 de abril, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Movimento Nacional em Defesa da Amazônia. O objetivo é promover a integração, a preservação da biodiversidade, a defesa e o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira, disse a médica Maria Augusta Tibiriçá, presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon), uma das 20 instituições responsáveis pela iniciativa. Mais na Radiobras.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

VOCÊ PUBLICARIA ESTA FOTO NA CAPA DE UM JORNAL?


Na quarta-feira da semana passada o Washington Post publicou a foto de uma criança de dois anos nas mãos do pai, que a resgatara dos escombros de uma casa em Bagdá, depois de um bombardeio americano. O menino, de dois anos, morreu ao chegar ao hospital.

A foto causou polêmica entre os leitores do jornal:

Confira a opinião dos leitores do The Washington Post, no Vi o Mundo. Aproveite também para ler os comentários no Vi o Mundo.


Patroes da midia discordam, nova Lei de Imprensa nao é consenso

BLUE BUS:

Os jornais repercutiram pouco na vespera do feriadao. Uma proposta de Lei de Imprensa - que substituiria a elaborada no período do regime militar - nao é consenso entre patroes dos meios de comunicaçao. Durante a 3ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, realizada na semana passada na Câmara dos Deputados, em Brasilia, divergiram sobre diversos pontos. 05/05 Blue Bus

O jornalista Júlio César Ferreira de Mesquita, do Conselho de Administraçao do Grupo Estado, declarou-se contrário a uma nova Lei de Imprensa - "Quanto menos legislaçao houver, melhor para a naçao e para o povo" - alegou - "Um povo educado sabe quando está sendo manipulado", supoe. Luís Frias, da Folha, por seu lado, declarou-se a favor de uma nova legislaçao. Para ele, a nova lei serviria "para evitar o vazio jurídico de hoje". Na opiniao de Frias, essa legislaçao deveria contemplar dois valores principais - o direito à informaçao e o direito da personalidade. 05/05 Blue Bus

O ciclone, o Fogaça e a Yeda

BIRUTA DO SUL:

A desestruturação dos serviços públicos ficou super evidente neste final de semana diante do ciclone [não o colorado, mas o climático] que atingiu o Rio Grande do Sul e sua bela e doce capital Porto Alegre.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.