sábado, 24 de maio de 2008

Brasil impulsa un organismo común de defensa suramericano

EL PAÍS:

...

Lejos de la retórica, Lula no ha dudado en marcar los objetivos de la Unasur: "Suramérica tiene capacidad para mover el tablero político de todo el mundo en beneficio de nuestras naciones". Es decir, que en un momento en que Oriente Medio y Asia copan la atención mundial, Suramérica quiere ejercer de actor principal, aprovechando, como señaló el mandatario brasileño, que "más de 300 millones de personas que se benefician de una excepcional fase de crecimiento y de exitosos programas de inclusión social convierten a la región en un gran mercado de consumo".

...

Álvaro Dias quebrou o decoro ao vazar e inventar “dossiê”


Pressa da oposição em encerrar CPI evidencia que agora há o que investigar. O governo não usou nenhum dado contra quem quer que seja

Em 1953, Carlos Lacerda, sem nada, em mesmo pretexto, para caluniar o governo Getúlio, falsificou uma carta – a famosa “Carta Brandi” - em que um suposto deputado argentino combinava com o então ministro do Trabalho, João Goulart, a instalação de uma “república sindicalista” no Brasil. Certamente, não seria por respeito à verdade que esse golpista deixaria o governo em paz. Na falta de alguma franja a que se agarrar, o patife inventou uma, falsificando uma carta para atingir o herdeiro político de Getúlio e futuro presidente do país.

PLANILHAS

Depois de mais de meio século, Lacerda tem, enfim, no meio político, um seguidor no ramo da falsificação e da fraude mais abjeta. Um seguidor muito mais medíocre, apagado, parvo, ainda que com algumas propensões bem assemelhadas ao seu ídolo. Sabe-se que a história se repete sempre em forma de comédia. Assim, em vez de Lacerda, a reação hoje em dia só tem um certo Álvaro Dias para falsificar documentos e atribuir “dossiês” ao governo.



Veja aqui continuação do texto da Hora do Povo.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Ataques xenófobos levam 13 mil imigrantes a fugir

JORNAL DE ANGOLA:

Os ataques xenófobos que nos últimos dias fizeram 23 mortos nos arredores de Joanesburgo têm uma coisa em comum: são acompanhados pela música de Mshni Wam Bring Me My Machinegun (“traz-me a minha arma”, em português). O Presidente Thabo Mbeki apelou ao fim destes actos “vergonhosos” de xenofobia e decidiu o envio de unidades especiais da Polícia para as zonas mais problemáticas. A vaga de violência contra imigrantes africanos - sobretudo do Zimbabwe e Moçambique, mas também Somália ou Tanzânia - já levou mais de 13 mil pessoas a deixarem os bairros pobres em torno da capital económica da África do Sul. Jean-Philippe Chauzy, o porta-voz do Gabinete da ONU para as Migrações Internacionais, disse à AFP que a maior parte “procurou refúgio em igrejas e centros paroquiais” depois de ter saído de casa “sem nada”.

Presidente ameaça decapitar gays

CORREIO DO POVO:

Banjul — O excêntrico presidente de Gâmbia, Yahya Jammeh, voltou-se contra os homossexuais, assegurando que os matará, se não deixarem o país. 'Gâmbia é um país de crentes e práticas pecaminosas e imorais como a homossexualidade não serão toleradas', disse o presidente, em um comício. Jammeh afirmou que vai 'cortar a cabeça' de qualquer homossexual apanhado em Gâmbia.

Funcionários de templo na Índia ganham direito de usar cuecas

Jyotsna Singh
De Nova Déli para BBC News

Depois de 10 anos de proibição, 200 funcionários de um templo hindu no Estado de Kerala, no sul da Índia, poderão usar cuecas durante o turno de trabalho.

PARA LER MAI CLIQUE NO TÍTULO.

De picaretas a delegados


Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados autoriza que as comissões parlamentares de inquérito (CPIs) possam pedir à Justiça a prisão temporária de investigados. Atualmente, apenas o Ministério Público e a Polícia podem fazer o pedido.
A Associação dos Magistrados Brasileiros se posicionou contra o projeto. “(Pedir prisão) não é função do Parlamento; o Legislativo é para discutir leis. (...) O Congresso não cumpre com sua função constitucional. Qual foi o último grande projeto que o Congresso discutiu? Não podemos deixar o Congresso virar uma delegacia de polícia”, disse o presidente da entidade, Mozart Valadares Pires.
A notícia completa aqui no G1.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Casa & Cia

Do blog “De Olho na Fraude”:“Lair Ferst, Chico Fraga, Alfredo Telles (cunhado de Ferst) e Patrícia Bado dos Santos (mulher de Bira, ex-presidente do Detran) têm algo mais em comum, além do fato de terem sido denunciados pelo Ministério Público Federal como integrantes da quadrilha que assaltou o Detran. Todos moram em mansões. Também há outro ponto em comum: nenhum acertou na mega-sena. Só a Rio Del Sur, que tem Lair Ferst como verdadeiro dono, e é uma das empresas que mais lucrou com o contrato Detran/Fatec, possui três imóveis de luxo, dois deles avaliados em mais de R$ 1 milhão.
A governadora também faz parte do seleto grupo de assalariados que conseguem comprar residências com valor de mercado superior a R$ 1 milhão.Difícil mesmo deve ser escolher a casa na hora das festas”.


Do RS Urgente

obs: em tempo, para jamais nos esquecermos, LAIR FERST foi coordenador/arrecadador da campanha de Cruzes Credo para o governo do estado.

O PSDB RS e o jeito novo de uma velha profissão

Para o relator da CPI da roubalheira no DETRAN, Adilson TROCA (PSDB), não há nenhum problema no fato de sua assessora nos trabalhos de relator ser amiga de Flávio Vaz Netto, um dos principais indiciados da quadrilha.

Andréa Vieira admitiu que é amiga, há mais de 10 anos, de Flavio Vaz Netto e que participou da elaboração das perguntas feitas a ele no depoimento que prestou à CPI do Detran. Leia mais no RS Urgente.

Comentário deste editor: TROCA o relator! TROCA o Adilson! TROCA o partido! TROCA a governadora!

"Che"


O ator Rodrigo Santoro ao lado de um “batalhão” de outros dez profissionais dos mais diferentes países sentou-se diante dos jornalistas na manhã desta quinta-feira (22) para falar sobre o filme “Che”, de Steven Soderbergh (foto à esquerda), exibido pela primeira vez na noite desta quarta durante o Festival de Cannes. No longa, que é dividido em duas partes e narra a trajetória do médico e guerrilheiro argentino Ernesto Guevara desde a revolução cubana até sua morte na Bolívia, o brasileiro faz o papel de Raul Castro, irmão de Fidel e atual presidente de Cuba.
“Creio que o filme é o retrato de um ser humano. Não fiz a segunda parte [focada na imersão de Che na guerrilha boliviana], mas fiquei realmente tocado quando a vi ontem”, declarou Santoro. Estrelado pelo ator porto-riquenho Benicio del Toro no papel principal, o longa-metragem de cerca de quatro horas e meia de duração e falado em espanhol, teve sua montagem recém-concluída a tempo de passar em Cannes.
“Meu interesse por Che é menos pelo fato da revolução cubana e mais porque ele é um grande material para um filme. É uma das mentes mais fascinantes do último século”, disse o norte-americano Soderbergh . “Não sou da América Latina e não tenho nenhum interesse em levantar ou baixar a bola dele. O que me interessa é mostrar a força de vontade desse homem que por duas vezes largou tudo o que tinha na vida para tentar fazer algo por outras pessoas”, justificou o diretor.
A notícia completa aqui no G1.

CIDADANIA ITALIANA POR DERIVAÇÃO MATERNA

Abaixo-assinado pescado no blog da Claudia Antonini. Ela publica:
Não existem mães de segunda categoria!
Via materna: Itália, de forma indireta, reconhece o direito à cidadania aos nascidos antes 1948
Por Marcia Cristina de Oliveira Santos*
Graças a I.N.R.I (Italiani non riconosciuti italiani), uma associação uruguaia formada por descendentes de mulheres italianas nascidos antes de 1948, a Itália, através do Consulado Italiano em Montevidéu, tornou pública a correta interpretação do artigo 1, inciso 2, da antiga lei sobre cidadania italiana, Lei n. 555/1912; lei esta que, apesar de ter sido declarada inconstitucional, é a lei considerada válida e aplicável para os fatos(nascimentos e casamentos) ocorridos até 31/12/1947 (em 1948, entrou em vigor a atual Constituição Italiana que igualou os direitos entre homens e mulheres).
Em linhas gerais, o Consulado Italiano no Uruguai, apoiado numa consulta fornecida pelo Ministério de Relações Exteriores Italiano, afirmou o que esta autora já havia analisado e exposto no artigo “Cidadania italiana por derivação materna – uma visão do direito contrária a realidade”, escrito para o site Oriundi e publicado no dia 09/08/2007. A Itália, por dois de seus órgãos mais indicados, reconheceu que, se o filho descendente de mulher italiana é nascido antes de 1948, num país cujo único critério de atribuição da cidadania para os nascidos em seu território seja o “jus solis” (o Brasil, por exemplo), o filho NÃO segue a cidadania do pai e sim a do País/Estado, e, como conseqüência, tem direito à cidadania italiana de acordo com o referido artigo, que diz o seguinte:
“Legge 13 giugno 1912, n. 555
Art. 1. – É cittadino per nascita:
1) Il figlio di padre cittadino;
2) Il figlio di madre cittadina ... se il figli non segue la cittadinanza del padre straniero secondo la legge dello Stato al quale questi appartiene;
O comum é que se limitem a dizer que “somente o pai é que podia transmitir a cidadania aos filhos de acordo com essa velha lei” (inciso 1). No entanto, é difícil ouvir qualquer menção que, mesmo em casos residuais (inciso 2), a mulher também podia transmitir. Assim, conseguiu-se firmar um entendimento global da discriminatória “regra de 1948”; regra que foi de tal forma uniformizada e conveniente, que tolhe errônea e injustamente um direito já existente há praticamente um século segundo as leis italianas e brasileiras e que não depende de nenhuma lei nova italiana para poder ser exercido.

Continue a leitura AQUI.
Assine a petição AQUI.
E sugerimos o encaminhamento desta notícia aos seus contatos!

Os "ianomâmis" e os "misquitos"

Tomás Borge, moreno, baixo, forte, atarracado, que conheci na Nicarágua, em julho de 79, como ministro do Interior, logo depois que os sandinistas puseram o ditador Somoza para correr, era o mais velho dos líderes da guerrilha e, na hora da vitória, o único sobrevivente dos 10 que fundaram a Frente Sandinista e subiram as montanhas em 1961.

- Olha, vocês no Brasil tomem cuidado. Na Nicarágua, na luta contra Somoza, os índios "misquitos", que viviam numa das nossas fronteiras, creio que com Honduras, não apoiaram os sandinistas. Nós decidimos não hostilizá-los e até, no poder, pensamos em nos aproximarmos deles.
- E como é que as coisas se desenrolaram?
- Logo começaram a aparecer, na mídia hostil à Nicarágua sandinista, "informações" sobre o "genocídio dos misquitos" pelo novo governo ou com a nossa cumplicidade.

"Informações", é claro, acompanhadas de apelos em favor da criação e reconhecimento de uma nação independente dos "misquitos", destacada do território da Nicarágua e de território correspondente do outro lado da fronteira.
Leia o artigo de Sebastião Nery na TRIBUNA DA IMPRENSA.

Estados Unidos emperrados em Guantánamo

"A resposta franca é que nós estamos emperrados...Nós temos um sério problema que pode ser chamado de 'não no meu quintal'", disse Gates ao Senado americano.

"Em alguns casos, os governos dos países de origem dos prisioneiros não os aceitam de volta. Em outros, temos a preocupação de que o governo irá soltá-los assim que eles retornarem", disse Gates.

"O que fazer com 70 ou 80 prisioneiros que não podemos soltar, não temos como acusar formalmente e não podemos mandar para casa?", perguntou.

Segundo o Pentágono, há "suspeitas" ou "confirmação" de que 36 ex-prisioneiros de Guantánamo que foram soltos teriam "retornado ao terrorismo".

Texto completo na BBC Brasil.

É possível dar uma dica ao secretário, embora, provavelmente, a dica nunca venha a ser ouvida: Nem sempre o FBI consegue a condenação de assassinos nas cortes dos Estados Unidos, embora haja firme convicção por parte dos agentes policiais que os tais assassinos são de fato assassinos. Assim, o máximo que a força policial pode fazer é monitorar o possível assassino, e buscar mais evidências para conseguir a condenação.

Nunca é demais lembrar, que, com Guantánamo, o atual governo dos Estados Unidos lançou seu país de volta na Antiguidade. Sim, pois, na chamada Idade Média, no século XIII, que os nobres ingleses conseguiram do rei o habeas corpus, por meio do qual eles não poderiam permanecer indefinidamente presos sem serem julgados e condenados.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Iglesia pide más terremotos en China

CRÍTICA DIGITAL:

La Westboro Baptist Church, de Estados Unidos publicó el pasado 13 de mayo en su diario, WBC Chronicles, que era una bendición de Dios la muerte de más de 40.000 chinos, víctima del terremoto que sacudió a ese país.

En ese escrito, que se distribuye entre sus fieles, se leía: “Gracias Dios por el Gran Terremoto Asesino que mandaste para matar a millones de rebeldes chinos de corazones de piedra anti Dios. Nuestra plegaria es para que más terremotos maten millones de desagradecidos chinos. Por siglos estos viles ingratos orientales han despreciado a Dios, escupiendo en su cara. Ahora, el Día del Juicio ha llegado, cuando todos deben saludar temerosos a Jesucristo (aunque besen humildemente a su hijo). Ahora.
‘En el nombre de Jesús deben arrodillarse e inclinarse. Y que cada lengua pueda confesar que Jesucristo es el Señor, a la gloria de Dios Padre’. Dios Odia a China”

PARA LER MAIS, CLICAR NO TÍTULO DESTA.

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO?

BLUE BUS:

Marinho | Brasileiros, enfim. fazem seus planos para o futuro

Apesar da preocupaçao com a inflaçao, da subida dos juros e da altíssima carga tributária, o país continua sua jornada rumo a um novo tempo, especialmente no que diz respeito aos consumidores de classe média e de baixa renda. Prova disso sao os resultados de uma pesquisa feita pelo Ibope Mídia com 19 mil brasileiros de 9 regioes metropolitanas e cidades do interior das regioes Sul e Sudeste, que mostram que o consumidor agora faz planos de médio e longo prazo e se arrisca a assumir dívidas mais longas para concretizar sonhos mais ambiciosos. Para você ter uma idéia, entre os principais planos dos brasileiros para os próximos 12 meses estao comprar uma casa, comprar o primeiro carro, reformar a residência, trocar de emprego e viajar para o exterior pela primeira vez. Vale ressaltar que 47% dos que pretendem comprar uma casa nos próximos 12 meses pertencem a classe C e ainda que 25% sao das classes D e E.

PARA LER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO DESTA.

PADRÃO PIG DE QUALIDADE

BLUE BUS:

O incêndio nas TVs, nao teria sido melhor apurar antes de dar?
08:28 Bom dia, O incêndio ontem a tarde em Sao Paulo, notas na lista abaixo, provocou informaçoes desencontradas nas TVs. A Globo News passou algum tempo no ar mostrando imagens do evento e informando que um aviao da Pantanal tinha caído na regiao sul da cidade. A Record News fez o mesmo, mas sem as imagens, diz nota da coluna Zapping hoje no Agora SP. Na TV aberta, a Record e a Band informaram que o fogo tinha sido causado pela explosao de um botijao de gas numa fabrica de colchoes. 21/05 Blue Bus

O incendio teria sido causado, na verdade, por um curto circuito segundo o gerente da loja, Luiz Ferreira de Lima, disse à Folha Online, mas as causas ainda serao investigadas.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Resistência Palestina

14 de maio de 2008 marca o 60º aniversário da criação de Israel e do que os palestinos chamam a Nakba, a catástrofe. Neste momento, qual sua opinião sobre o estado atual das relações entre Israel e os palestinos?

Depois de 60 anos de espoliação, 41 anos de ocupação, 17 anos da Conferência de Madri, 15 anos dos acordos de Oslo, e de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU, especialmente a 242 (1967) e a 338 (1973), à procura de uma solução justa e durável para décadas de conflitos entre Israel e os palestinos, não sou otimista. Já teríamos de estar mais perto da paz.

E não estão?

Não. Ao contrário. O problema é cada dia mais complicado e mais complexo, dada a intransigência das autoridades de Israel. E isto, seja qual for a atitude dos palestinos. Já se tentou tudo: resistência armada, resistência não-violenta, participação, não-participação etc. Sem qualquer resultado concreto. A cada dia que passa, a situação fica mais difícil, na Palestina.

No Le Monde Diplomatique Brasil, a entrevista completa com o médico e ativista palestino Mustafá Barghouti.

TV dá barriga e sites repercutem sem checar

O incêndio que atingiu na tarde da terça-feira (26/05) um prédio localizado em Moema, na zona sul de São Paulo, foi manchete, por alguns minutos, dos principais sites de notícia do País. O problema é que, na pressa para informar seus leitores, alguns veículos online se basearam em informação da Globonews de que um avião havia se chocado com o prédio e não tiveram o cuidado de checar.

“Avião atinge prédio em São Paulo” era uma das manchetes do Globo Online. Ao perceber o erro, minutos depois, o título mudou para "Incêndio atinge prédio em São Paulo". O UOL já foi mais categórico: “Avião da Pantanal cai na zona sul de São Paulo”.

A ombudsman do Portal, Tereza Rangel, não perdeu tempo. Lamentou que mal estreou a nova central de jornalismo e já caiu na tentação de copiar informação da TV.

Mais no Comunique-se.


Governo britânico considera monitorar ligações e emails


BBC:

O governo britânico está estudando a possibilidade de criar um banco de dados com detalhes de todas as ligações telefônicas, mensagens de texto e emails trocados na Grã-Bretanha, segundo revelou a edição desta terça-feira do jornal britânico The Times.

CLIQUE NO TÍTULO.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Invasão da Venezuela?

O governo da Venezuela afirmou nesta segunda-feira que um avião militar dos Estados Unidos violou seu espaço aéreo no sábado, mesmo dia em que 60 militares colombianos teriam sido flagrados sem autorização dentro do território venezuelano.

O incidente com o avião foi qualificado como uma "provocação" pelas autoridades de Caracas.

Leia mais na BBC Brasil.


Sites de legendas na mira da Polícia Federal

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, a Polícia Federal prepara uma blitz contra 19 sites de legendas. Os donos destes sites podem responder pelo crime de produção de conteúdo pirata, pois disponibilizam textos protegidos pelas leis de direitos autorais.

Os sites disponibilizam traduções em português para filmes e séries estrangeiras baixados pela internet.

Mais no Baguete. A Polícia Federal anda quase sem serviço, por isso resolveu investigar quem produz legendas, para filmes compartilhados em redes ponto a ponto ("P2P").

Crise do lixo e incêndios deixam Nápoles asfixiada

Pelo menos 90 incêndios foram registrados em Nápoles e seus arredores, no sul da Itália, dois dias antes do primeiro conselho de ministros do governo de Silvio Berlusconi para aprovar medidas de urgência contra as toneladas de lixo na região.


A maior capital do sul da Itália está submersa novamente por toneladas de lixo e o forte odor, multiplicado pelo calor, levou a população a incendiar centenas de montanhas de lixo espalhadas pela cidade.

Texto completo no G1.

Guerrilheira diz que as Farc estão 'quebradas'

A guerrilheira Nelly Avila, ou 'Karina', considerada uma das dirigentes mais cruéis das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, assegurou nesta segunda-feira (19), depois de se entregar às autoridades, que esse grupo está fraturado e negou ter participado do assassinato do pai do presidente Álvaro Uribe em 1983.

"Não conheço a situação (das Farc) em nível nacional, mas sei que estão quebradas", disse a mulher em entrevista à imprensa em Medellín.

Mais no G1.

Vaca sagrada


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou no sábado (17) o debate da Europa e dos países desenvolvidos sobre a crise alimentar, a conservação da Amazônia e as críticas aos biocombustíveis, dos quais o Brasil é líder mundial.
"Agora (dizem que) somos responsáveis pelo aumento do preço dos alimentos. Porém, ontem (na V Cúpula de países da América Latina, Caribe e União Européia) não vi nenhum europeu falar sobre o (preço do) petróleo. É como se fosse a vaca sagrada. Passa de US$ 30 a US$ 124 não há uma única crítica", denunciou Lula. A notícia completa aqui no G1.

Sexo frágil


Um levantamento realizado nos Estados Unidos afirma que 29% dos homens já sofreram algum tipo de violência doméstica.
A pesquisa da organização independente Group Health, baseada em Seattle, foi conduzida por telefone com mais de 400 homens nos Estados Unidos.
Segundo os dados, que serão publicados na edição de junho da revista científica American Journal of Preventive Medicine, 5% dos homens disseram ter sofrido algum tipo de violência doméstica no último ano e 10%, nos últimos cinco anos.
Dos 400 homens entrevistados, 29% disseram que sofreram de violência doméstica em algum momento da sua vida. A notícia completa aqui no G1.

domingo, 18 de maio de 2008

Projetos: Lei de Cotas e Estatuto da Igualdade Racial

Para reflexão:

PL-73/1999
``Reservando cinquenta por cento de suas vagas para serem preenchidas mediante seleção de alunos nos cursos de ensino medio.''
http://www.camara.gov.br/Sileg/Prop_Detalhe.asp?id=15013
PDF:
http://lpp-uerj.net/olped/documentos/1744.pdf

PL-3198/2000
``Institui o Estatuto da Igualdade Racial, em defesa dos que sofrem preconceito ou discriminação em função de sua etnia, raça e/ou cor, e dá outras providências.''
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=19262

Manifestos:

Manifesto pelas cotas: http://alex.nasc.sites.uol.com.br/manifestopelascotas.htm

Manifesto contra as cotas: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18773.shtml

A ditadura do judiciário e o espanto de Montesquieu

O barão de Montesquieu, morto em 1755, foi um dos pensadores que ajudaram a moldar o ideal de separação, independência e harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Inspirou também a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, elaborada pela Revolução Francesa de 1789, a Constituição dos Estados Unidos de 1787 e inúmeras e vigentes constituições republicanas, inclusive a nossa.

(Por Wálter Fanganiello Maierovitch , em Diálogos - Carta Capital)

Vejam mais neste endereço.

Minc, um ministro que malha

Carlos Minc diz que as condições necessárias para que possa vir a desempenhar um bom trabalho são maiores dos que as divulgadas pela imprensa. No Rio chegou a recusar três vezes o pedido do governador Sérgio Cabral antes de assumir a Secretaria do Ambiente, o que só fez após ter recebido garantias de que teria condições adequadas de implantar a sua filosofia de trabalho.

“O Sérgio me deu realmente todas as condições de trabalho. Eu preparei dez decretos - desde o que determinava que todas as habitações construídas tivessem energia solar até 'guardas-parque' [bombeiros para tomar conta das unidades de conservação] e ele assinou todas as dez”.

“Eu tive os recursos do Fecan, as leis na Assembléia, apoio político, apoio administrativo. Não tinha uma reunião com o presidente do BNDES ou da Petrobras que eu não fosse também. Eu participava das reuniões do Conselho Econômico do governo, com os seis secretários que discutiam a estratégia econômica. Então, o meio ambiente estava bem na fita, estava musculado. E isto possibilitou que eu pudesse conceder mais rapidamente os licenciamentos ambientais”. Agência Brasil.

Quem diria?!! Uma boa notícia sobre spam

As mensagens de e-mail com propaganda indesejada foram batizadas de spam em homenagem a um quadro do programa humorístico britânico Monty Python’s Flying Circus, no qual um grupo de vikings canta uma música que repete até a exaustão a palavra spam em um restaurante que serve todos os seus pratos com uma carne enlatada da marca Spam. Na BBC. Dica do Agente 65.

SOB A HEGEMONIA CULTURAL ESTRANGEIRA

A maior parte dos produtos de consumo, tais como geladeiras, sapatos e automóveis, tem efeito político e social diminuto sobre o consumidor e seu valor social corresponde ao de seu suporte físico, que resulta do seu processo produtivo, que empregou fatores de produção e gerou renda. O suporte físico do produto cultural, ao contrário, tem um valor infinitamente inferior ao seu valor cultural e a seu valor econômico. Basta comparar o valor do papel em que está impressa uma obra literária, o valor da película onde está registrado um filme ou o valor do mármore de uma escultura para se constatar esta divergência.

O valor social do produto cultural não se esgota com o seu consumo individual, mas se reproduz no tempo, enquanto o valor social de um produto comum se esgota com o seu consumo.
Leia o artigo de Samuel Pinheiro Guimarães, publicado no Vi o mundo.