sábado, 7 de junho de 2008

Yeda confirma a saída de Martini, Busatto, Cavalcante e Bueno

Em entrevista coletiva na tarde deste sábado, após dias de silêncio diante da crise no governo, a governadora Yeda Crusius anunciou que aceitou os pedidos de demissão do chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, do secretário-geral de Governo, Delson Martini, o chefe do escritório do Rio Grande do Sul em Brasília, Marcelo Cavalcante, e do comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Nilson Bueno.

Vice-premiê de Israel ameaça atacar o Irã

O vice-primeiro-ministro israelense, Shaul Mofaz, afirmou que, se o Irã mantiver um programa de armas nucleares, Israel vai atacar o país.

"Se o Irã continuar com seu programa para desenvolver armas nucleares, vamos atacar", disse Mofaz em entrevista ao jornal israelense Yediot Ahronot. "As sanções são inúteis."

"Atacar o Irã para paralisar seus planos nucleares será inevitável", acrescentou o vice-primeiro-ministro.

Mofaz é um dos três vice-primeiros-ministros de Israel e também é o ministro dos Transportes do país.

Ele também já foi comandante do Exército e ministro da Defesa e faz parte da liderança do partido Kadima - o mesmo do primeiro-ministro Ehud Olmert, que está enfrentando acusações de corrupção.

Texto completo na BBC Brasil.


Juiz que prendeu 46 por toque de celular perde cargo

A Corte do Estado de Nova York confirmou a retirada do juiz de Niagara Falls do cargo, depois que ele decidiu prender 46 pessoas porque o dono de um telefone celular que tocava no tribunal não se "entregou".

A Comissão de Conduta do órgão concluiu em novembro, por nove votos a um, que a decisão do juiz Robert Restaino foi exagerada. Em 2005, o magistrado mandou prender todos os que estavam no tribunal de Niagara Falls após um telefone tocar durante um julgamento e seu dono não se apresentar.

Texto completo no Notícia Popular do Terra.

Justiça Federal da Bahia condena fazendeira por trabalho escravo

Em uma decisão inédita no Estado, a 17ª Vara Federal Criminal da Bahia condenou a fazendeira Claudete Nilza Sagrilo a três anos, quatro meses e 15 dias de prisão, além do pagamento de uma multa pela prática de trabalho escravo.

A fazendeira e seu marido, Leliano Sérgio Andrade (já falecido) foram denunciados pelo Ministério Público federal há três anos, sob a acusação de submeter trabalhadores, crianças e adolescentes à condição análoga de escravos em Baianópolis (833 km de Salvador). Andrade escapou da condenação porque morreu antes da decisão judicial.

O texto continua no UOL Notícias.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O governo Yeda Crusius é uma vergonha

O governo Yeda Crusius é uma vergonha para o Estado do Rio Grande do Sul. A inacreditável sucessão de escândalos e denúncias a que o povo gaúcho assiste nos últimos meses revela um governo fraco moral e politicamente.

O desabafo do Marco Weissheimer continua no RS Urgente.

RS: em gravação, vice denuncia quadrilha no Detran e Banrisul

Fabiana Leal
(Redação Terra)

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Paulo Feijó, afirmou em escuta gravada por ele mesmo da conversa com o chefe da Casa Civil do Estado, Cézar Busatto, em 26 de maio, saber da existência de uma quadrilha no Banrisul e no Detran desde 2003. Segundo o presidente da CPI do Detran-RS, Fabiano Pereira (PT), Feijó entregou o CD para a deputada Estela Farias (PT) para que fosse ouvido na sessão de hoje.

Uma coisa é a deserçao, outra é o espetáculo homofóbico da prisao

Trecho de depoimento de Renato Simoes, conselheiro do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, que fez um visita aos sargentos gays presos nota anterior aqui - "Quero comunicar que, na qualidade de conselheiro do MNDH, fui convidado a integrar a delegaçao do CONDEPE que visitou hoje, no Hospital Militar do Cambuci, em SP, o sargento Laci de Araújo e seu companheiro, sargento Fernando Alcântara. O primeiro encontra-se preso, acusado de deserçao desde maio, e o casal assumiu publicamente, com matéria de capa da revista Época deste fim de semana, seu relacionamento. A prisao aconteceu após a invasao das dependências da Rede TV pela Polícia do Exército, e teve grande repercussao pelo caráter claramente homofóbico da perseguiçao ao sargento Laci, que está afastado para tratamento neurológico e psiquiátrico pelo Exército desde outubro de 2006 (.....)". 06/06 Blue Bus

Na CPI, Denise Abreu nada disse sobre as pressões

Deu na Folha, hoje, coluna “Painel”:

Oposicionistas que integraram a finada CPI do Apagão Aéreo lembram que, em depoimento no dia 23 de agosto de 2007, a ex-diretora da Anac Denise Abreu nada disse sobre pressões para facilitar a venda da Varig, que ela agora atribui à ministra Dilma Rousseff.

Confira mais no Diário Gauche. Com comentário do blogueiro, e figurinha...

Sem autorização, pesquisadores monitoram 100 mil pessoas pelo celular

'Big Brother' ocorreu sem o consentimento das pessoas monitoradas, fora dos EUA. Estudo avaliou que a maioria das pessoas nunca fica muito longe da própria casa.

Confira o texto completo no G1. E fique paranóico. Para que uma pesquisa destas? Para melhorar o serviço aos clientes de operadoras de telefonia celular é que não deve ser.

Nani



Visto no Diário Gauche.

Dilma, Denise e Zé

Certas coisas que acontecem na política parecem coincidências e são mesmo coincidências. Outras parecem, mas não são. No início deste ano, um funcionário da Casa Civil da Presidência da República, indicado pelo ex-ministro José Dirceu, vazou um suposto dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Pegou mal para a chefe do funcionário, a ministra Dilma Rousseff, que teve até que explicar o caso no Senado, em uma sessão que acabou servindo de palanque para a ministra, tamanha a incompetência da oposição em argui-lá. Hoje, o jornal O Estado de S. Paulo publica uma nova denúncia contra Dilma, desta vez partindo da ex-diretora da Anac Denise Abreu, sobre uma suposta operação coordenada pela chefe da Casa Civil para beneficar a Varig e Roberto Teixeira, advogado da companhia e compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja mais no Blog Entrelinhas.

Tucanos e o malufismo: mesmos métodos

O PSDB nasceu em 1988 com um discurso "ético" - seus impolutos líderes estariam abandonando o PMDB por não compactuar com os supostos métodos heterodoxos de administrar do então governador de São Paulo Orestes Quércia. Na verdade, sabe-se hoje que a heterodoxia de Quércia foi limitar o espaço dos caciques José Serra, Fernando Henrique, Mario Covas e Franco Montoro no governo do estado. Montoro e Covas, especialmente, abraçaram a questão da "ética na política" e fizeram da lisura e honestidade no trato da coisa pública uma verdadeira bandeira eleitoral.

De fato, sobre Franco Montoro jamais se ouviu qualquer tipo de referência a deslizes nesta seara - chegou a demitir o filho Eugênio de uma secretaria estadual quando foi governador de São Paulo.

Já sobre Mario Covas o Caso Alston começa a mostrar que as coisas não se deram tão etica e honestamente quanto os paulistas imaginavam. Ao contrário: o que se vê a cada nova revelação – além do Metrô, as propinas pagas aos secretários e integrantes do primeiro escalão da administração Covas/Alckmin envolveriam também a Eletropaulo e várias outras estatais –, é a persistência de um método que a vida inteira os tucanos atribuíram ao hoje deputado Paulo Salim Maluf, ex-governador do estado e ex-prefeito da capital, qual seja o de cobrar das empresas privadas "caixinhas" para "agilizar" a liberação de verbas ou mesmo a vitória das tais empresas em licitações públicas.

Veja mais no Blog Entrelinhas.

Brigada Militar destrói acampamento do MST

A assessoria de imprensa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informa:

“A Brigada Militar, comandada pelo subcomandante Paulo Mendes, destruiu nesta terça-feira o novo acampamento organizado pelo MST às margens da RS-040, em Viamão. A área foi cedida às famílias e ao MST. Sem mandado judicial, um efetivo de mais de cem policiais militares e batalhão de choque destruíram os barracos que estavam sendo construídos pelas famílias.

Neste momento (15h), os sem terra estão divididos em grupos de homens e mulheres, em separado. Também estão sendo identificados e revistados pela polícia. O acampamento estava recém sendo construído por famílias que trabalham temporariamente nas lavouras de arroz na região de Viamão.

Mais no RS Urgente.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Começa julgamento de acusados de planejar 11 de setembro

Cinco homens acusados de planejarem e ajudarem na execução do plano dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, compareceram, nesta quinta-feira, perante uma corte militar na base de Guantánamo, em Cuba.

Esta será a primeira vez que o grupo será acusado formalmente em um julgamento.

Entre os cinco está o suposto mentor do plano, Khalid Sheikh Mohammed. Segundo o correspondente da BBC para assuntos de segurança, Rob Watson, Mohammed é considerado o mais importante integrante da Al-Qaeda já capturado - ele seria o terceiro no comando da organização.

A promotoria pede a pena de morte para todos os cinco réus.

Texto completo na BBC Brasil. O texto daBBC relembra que Khalid Sheikh Mohammed foi submetido a torturas. Dos países chamados desenvolvidos, só Estados Unidos e Japão ainda tem pena de morte.


... Israel retalia

Criança morre em retaliação de Israel a ataque em kibutz

Uma menina de quatro anos foi morta e sua mãe foi ferida em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, de acordo com funcionários de um hospital palestino.

Segundo testemunhas, a menina e a mãe estavam no jardim da casa onde moravam, no sul da Faixa de Gaza, quando a área foi atingida por um míssil israelense.

O hospital na cidade de Khan Younis identificou a menina como Aya al-Manjar e informou que a mãe dela está gravemente ferida.

Militares israelenses afirmaram que atingiram uma área da qual morteiros estavam sendo disparados mais cedo contra Israel.

Texto completo na BBC Brasil. E assim, olho por olho, dente por dente, vão se espalhando os cegos e os banguelas. No caso de hoje, foram 2 mortos. Um israelense e um palestino.


Hamas bombardeia...

Ataque do Hamas mata um em kibutz em Israel

Serviços de emergência israelenses dizem que uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em um kibutz perto da Faixa de Gaza, depois que bombas de morteiro foram lançadas no local.

Segundo militares israelenses, duas bombas de morteiro explodiram perto de uma fábrica no kibutz de Nir Oz.

O grupo militante palestino Hamas assumiu a autoria do ataque.

Texto compleo na BBC Brasil.


Estudo liga consumo de álcool a redução de risco de artrite

BBC:

Uma pesquisa realizada por pesquisadores suecos sugere que tomar bebidas alcoólicas regularmente reduz em até 50% os riscos de artrite reumatóide.

Resistindo ao choque

CULT - Por que a implementação dessas medidas depende tanto de crises, sejam naturais ou forjadas? Por que precisariam até mesmo do uso tirânico de forças?

NK - Porque as pessoas resistem a essas medidas quando têm a oportunidade e a possibilidade de se organizar. No livro, cito o economista John Williamson, que criou a expressão "Consenso de Washington". Ele diz que "devemos começar a pensar em aumentar as crises de hiperinflação a fim de colher os benefícios da reforma", em referência direta ao Brasil como possível candidato a essa estratégia - o que achei muito interessante. A razão pela qual os estados de exceção ou de emergência são tão importantes vem do fato de que as pessoas se organizam para proteger seus interesses. Essa é a ironia. A teoria do mercado livre está baseada na idéia de que as sociedades devem ser organizadas de tal maneira a permitir que as pessoas lutem por seus próprios interesses. O problema é que isso é válido apenas parcialmente, pois quando as pessoas defendem alguns interesses específicos, como melhoria de condições de trabalho, manutenção de serviços públicos, entram em ação as medidas de exceção. Não é uma idéia complicada. As táticas de choque são empregadas porque as políticas neoliberais não têm o apoio da maioria. Algumas peças da plataforma têm apoio, mas, em geral, privatizações, cortes de gastos em serviços sociais, livre comércio, não são medidas populares. De modo que é preciso haver estratégias alternativas para contornar a democracia e é aí que as crises entram.

O restante da entrevista, e uma pequena apresentação, da jornalista Naomi Klein, no saite da Revista Cult.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Aula de "ESCUTATÓRIA" para pais e educadores


Considerar a criança inocente e incapaz é um dito do adulto. Escutar o que ela tem a dizer é muito importante. Maria Eunice Duarte, que sempre colabora comigo aqui no blog, me mostrou um texto de Rubem Alves que achei muito oportuno passar pra você.

Texto no JBlogs.

Fazendas são multadas em R$ 82 milhões

SÃO PAULO, 3 de junho de 2008 - A Operação Entorno do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) multou em R$ 82,8 milhões 16 fazendas localizadas no sul do Pará por desmatamento ilegal de 23 mil hectares de floresta. Segundo o Ibama, as fazendas autuadas ficam em Cumaru do Norte, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu, que integram a lista dos 36 municípios que mais desmatam na Amazônia Legal.

Texto completo aqui.

Documentário mostra ligações da mídia com o governador de Minas Gerais

Documentário produzido na Inglaterra pelo brasileiro Daniel Florêncio mostra como o governador tucano de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), domina a imprensa brasileira.

Apresentação de vídeo na FÓRUM.

La NASA falseó datos sobre el cambio climático

"Un informe concluye que el departamento de prensa de la agencia encubrió informaciones por razones políticas.- La investigación comenzó después de que un científico de la organización denunciara algunas "distorsiones" en 2006."


Veja também no EL PAÍS.

terça-feira, 3 de junho de 2008

"Un mundo nuevo ha empezado a comer y no hay para todos"

ENTREVISTA: La crisis alimentaria JOSÉ MARÍA SUMPSI Subdirector general de la FAO

M. M. / M. G. - Roma - 04/06/2008

El número dos de la FAO, el catalán José María Sumpsi, cree que el mundo será un poco menos desigual en unos pocos años. El colapso de la agricultura ha devuelto a la FAO al primer plano y Sumpsi vio ayer señales de un cambio histórico. "Francia y España ya se han despertado, la ONU también, Ban Ki-moon va a liderar este proyecto y en unos años se notará el cambio".

Entrevista no EL PAÍS.

Crise alimentar não atingirá o Brasil, diz representante da FAO

José Graziano em foto de 2003
Graziano foi o responsável pela implementação do Fome Zero
O representante regional para a América Latina e o Caribe e subdiretor da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), José Graziano da Silva, acredita que a crise mundial de alimentos não atingirá o Brasil e a maioria dos países latino-americanos.

Entrevista na BBC Brasil.com.

Petrobras mira em novas reservas na região do Jequitinhonha

"Depois de abrir para o Brasil uma nova perspectiva ao encontrar reservas gigantes de petróleo na camada pré-sal, a Petrobras parte agora para uma nova fronteira na bacia do Jequitinhonha. Trata-se de um bloco de águas profundas no sul da Bahia que está sendo tratado como prioridade na companhia."

Vejam aqui.

OBAMA QUER "EXPORTAR" SEGURANÇA PARA A AMÉRICA LATINA

O provável candidato do Partido Democrata à Casa Branca, Barack Obama, lançou hoje em discurso na Flórida sua plataforma para a América Latina, que fala em "restabelecer" a liderança dos Estados Unidos no hemisfério com o objetivo de fazer avançar as liberdades em três campos: político, econômico e de segurança pessoal. Ele prometeu defender a segurança tanto da criança da favela brasileira quanto do policial da Cidade do México. Tudo indica que, em nome de dar "segurança" aos latino-americanos, Obama quer exportar para a região os conceitos e os equipamentos que bancam o aparato de segurança nacional dos Estados Unidos pós-11 de setembro. O tom do documento é paternalista, protecionista e neocolonialista.

Texto completo no Vi o Mundo.

As milícias cariocas

Criadas sob o "inocente" argumento de enfrentar o tráfico de drogas e livrar as comunidades carentes do crime organizado, as milícias compostas por policiais, agentes penitenciários, bombeiros e ex-servidores da Segurança Pública dominam hoje bem mais do que as 78 comunidades onde fincaram suas garras e estruturaram um exército muito bem armado. Elas ditam as leis a aproximadamente 2 milhões de cariocas e os submetem a um código penal que nunca foi escrito. Todos conhecem bem cada parágrafo, onde estão previstas a tortura e a morte a quem desafiar as suas regras. Um desmando sofrido pela equipe de O DIA.

Texto completo no blog do Luis Nassif.

Gambá deixa unidades da UFRGS sem luz

Um incidente no último fim de semana derrubou a energia em algumas unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): um gambá entrou na rede elétrica.

A extensão do estrago causado pelo animalzinho não foi divulgada - segundo o jornal gaúcho "Zero Hora", após a invasão do gambá, um "outro problema teria ocorrido no sistema", causando um blecaute nas faculdades de Odontologia, Medicina, Psicologia e Bioquímica que dura até esta segunda-feira (02).

Gambás lá, gambá cá. Texto completo no UOL Tablóide.

CPI para investigar contratos da Alstom é "eleitoralismo", diz Serra

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou nesta segunda-feira que a intenção da base aliada do governo Lula de criar uma CPI no Congresso para investigar possíveis irregularidades nos contratos do governo do Estado com a multinacional francesa Alstom não passa de ação eleitoreira. "Isso é eleitoralismo, é o kit PT", afirmou o governador durante evento no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com Serra, a primeira ação a ser feita pelo o governo estadual é tomar conhecimento dos documentos enviados pelo Ministério Público da Suiça ao governo brasileiro. "Até agora, a única coisa que se conhece são vazamentos", afirmou.

Eleitoralismo. Esta é boa. Texto completo na Folha Online.


E o caso Alstom?

Como se sabe, o caso é especialmente constrangedor para o PSDB, pois o tal dinheirinho da Alston, que não foi pouco, veio molhar a mão dos tucanos que governavam São Paulo e o Brasil na época. Até o ex-genro de Fernando Henrique Cardoso teria levado o seu... Até agora, O Estado de S. Paulo vem fazendo uma cobertura bastante rigorosa e saiu na frente da concorrência com alguns bons furos de reportagem. A Folha tem mantido uma discrição talvez até exagerada para um jornal que se vangloria de não ter o "rabo preso" com ninguém.

Trecho do Blog Entrelinhas, sobre a cobertura dos dois jornalões paulistas do caso Alstom.

Os pais da boa economia

Na guerra entre lulo-petistas e demo-tucanos há verdades e mentiras. É mesmo verdade que Lula deixou de lado, uma vez ungido à cadeira presidencial, ou até antes disso, boa parte do ideário petista em relação à economia. Abraçou-se aos instrumentos garantidores da estabilidade que já vinham desde seu antecessor e parece ter sido muito bem sucedido nesta escolha. De fato, foram mesmo plantados sob Fernando Henrique alguns dos instrumentos quegarantiram a Lula um cenário econômico relativamente tranqüilo. Então, neste sentido, não dá para aceitar a idéia de que o bom momento da economia brasileira é fruto apenas do que foi feito neste governo, como parecem acreditar alguns. Por outro lado é pouco crível que Lula e sua equipe pouco tenham trabalhado para que o país alcançasse o patamar que está alcançando hoje, neste exato momento em que mais uma agência de avaliação de risco, a Fitch, laureia o país com o grau de investimento.
Mais que isso, Lula e os seus parecem ter uma visão um pouco distinta daquela que os demo-tucanos tinham sobre a economia e o papel do Estado quando foram governo. Se estes enfrentaram o duro momento de debelar, de uma vez por todas, os altos índices de inflação, por outro lado pareciam acreditar num Estado cada vez mais focado numa função de regulação do funcionamento do mercado, uma espécie de árbitro entre produtores e consumidores. O governo Lula, por sua vez, embora tenha pego um momento diferente da economia mundial em relação àquele que Fernando Henrique viveu nos anos 1990, acredita no papel indutor do Estado, ainda que dentro, obviamente, dos limites que se colocam para a ação desenvolvimentista do Estado nos dias de hoje. E é inegável que o Estado "neodesenvolvimentista" comandado por Lula tem responsabilidade direta com boa parte do crescimento econômico que o país vem experimentando.

O que está acima é parte do texto no Entrelinhas, sobre o crescimento econômico atual do Brasil.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Uma imagem vale mais que mil palavras



A gente perde o amigo mas não perde a piada! Visto no Blog do Gilmar da Rosa.

Estudo | A violência domestica cresce quando o time inglês vence

BLUE BUS:

A Euro Copa começa no sábado e médicos europeus estao divulgando numeros e informaçoes que alertam os torcedores sobre os riscos de assistir a um jogo de futebol. Falam em aumento do numero de ligaçoes para os serviços de emergência, problemas cardíacos, violência doméstica, brigas, motoristas bêbados, depressao, pessoas que ferem a si mesmas e até suicidio. Se o jogo é muito importante, o risco aumenta, diz a Clinica da Universidade de Munique, na Alemanha. Durante a Copa de 2006, o numero de episodios de problemas cardiacos mais que triplicou entre os homens e dobrou entre as mulheres. Na Inglaterra, o Governo alerta que os casos de maridos batendo nas mulheres aumentaram nos dias de jogos da seleçao nacional, durante a ultima Copa do Mundo - 31% acima do normal. Ao contrario do que se poderia imaginar, a violência domestica cresce quando o time inglês vence, diz a Cardiff University Wales. Noticia da France Presse. 02/06 Blue Bus

Brasileiro lê mais livros por ano

Há oito anos, a média da população lia dois livros por ano.
Hoje, a marca dobrou: segundo pesquisa, a média é de quatro obras.
Texto completo no G1.

Mulher lê mais que homem, aponta pesquisa nacional

As mulheres lêem mais que os homens, diz a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que será divulgada hoje, em Brasília.

O estudo, elaborado pelo Instituto Pró-Livro, mostra que população está acostumada a dedicar muito pouco --ou quase nenhum-- tempo aos livros. Do total dos leitores, 55% são do sexo feminino, público maior em quase todos os gêneros da literatura -os homens lêem mais apenas sobre história, política e ciências sociais.

Mais na Folha Online.


Copo adquirido por sucateiro britânico vale R$ 1,6 mi

Um copo dourado adquirido por um sucateiro do Reino Unido entre os anos de 1930 e 1940 foi avaliado em 500 mil libras (cerca de R$ 1,6 milhão).

O artefato foi esculpido a partir de uma única peça de ouro entre os séculos 3 e 4 a.C. e tem dois rostos femininos apontando para lados opostos.

William Sparks, que era dono de um ferro velho, deixou a relíquia para o neto John Weber, hoje com 70 anos, acreditando que se tratava de um copo feito de bronze.

"Meu avô era um sucateiro autêntico e vivia em uma caravana", disse ele.
"Meu pai morreu durante a guerra e depois ele me deu algumas coisas, entre elas o copo, que eu usava para brincar", disse Weber.

Mais no UOL Últimas Notícias, da BBC.

Alstom

Na capa, saiu com o título "Identificado esquema que pagou propinas da Alstom" e foram evitados os nomes e partidos dos envolvidos. São as informações que a Suíça enviou ao Ministério da Justiça, hoje no "Estado .

O "furo" saiu na página 9, em reportagem de Sonia Filgueiras e Eduardo Reina intitulada "Para Suíça, Alstom usou offshores em propina a tucanos" e, logo abaixo, "Pagamentos seriam feitos com base em consultorias de fachada" e "Valor das 'comissões' chega a R$ 13,5 milhões".

Mais no Blog Toda Mídia, do UOL.

Livros para quê?

Leio e releio Leminski - Distraídos Venceremos - não porque seja a preferência mas porque assim o vestibular exige, com toda a sua particular arbitrariedade. Há quem diga que a exigência de uma lista obrigatória de obras literárias afasta os leitores, cria uma antipatia em relação à palavra impressa. É algo discutível. Parece-me aquilo que, quando pequenos, chamamos de “desculpa em farrapos”. O abismo entre o livro e o aluno existe antes do vestibular. A “antipatia” a que me referi, em muitos casos (não é sempre), vem de berço; é trazida do seio familiar.

Continue lendo em O Pensador Selvagem.

domingo, 1 de junho de 2008

Israel deporta espião do Hezbollah em suposta troca

Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah realizaram neste domingo uma suposta troca na fronteira entre os dois países.

O Hezbollah diz que entregou ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha os restos mortais de soldados israelenses morto na guerra de 2006 no Líbano. Os restos serão entregues a Israel.

No mesmo dia, um homem nascido no Líbano que serviu seis anos em uma prisão israelense por ter espionado para o Hezbollah foi deportado, também com a mediação da Cruz Vermelha.

Mais na BBC Brasil. E você jura que acreditou quando os governos israelenses afirmam que não negociam com "terroristas".


Ombudsman da Folha concorda: jornal errou na manchete sobre doações ao PT

O novo e competente ombudsman do jornal Folha de S. Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, comentou em sua coluna deste domingo a vergonhosa manchete e o desastrado enfoque dado nas páginas internas às reportagens sobre doações de grandes empresas ao PT e ao PSDB, publicadas na última segunda-feira. Este blog comentou o assunto no mesmo dia em que a Folha estampava a prova de sua tendenciosidade, mostrando como o jornal se atrapalhou inclusive ao fazer as contas da suposta "rentabilidade" para as empresas das doações feitas ao PT. Na verdade, conforme este blog alertou e o ombunsdman confirma na coluna de hoje (reproduzida abaixo), pelo critério adotado na matéria da Folha, seria muito mais negócio fazer doações ao PSDB.

Mais no Blog Entrelinhas.

Bloqueio a Gaza impede palestinos de estudar nos EUA

Sete estudantes palestinos que vivem na Faixa de Gaza e conseguiram bolsas de estudo do programa Fulbright, uma iniciativa mantida pelo governo americano, foram informados que não poderão fazer o curso superior nos Estados Unidos devido ao bloqueio israelense à região.

Grupos de defesa dos direitos humanos e políticos israelenses que se opõem ao bloqueio descreveram o episódio como uma "punição coletiva".

Israel afirma que, enquanto militantes palestinos dispararem morteiros contra cidades israelenses, ninguém - a não ser casos médicos mais urgentes - poderá sair da Faixa de Gaza.

Mais sobre a iniciativa lamentável de Israel na BBC Brasil.


Pedir fim do etanol do Brasil é irresponsável, diz relator da ONU

O novo relator especial da ONU para o Direito ao Alimento, Olivier De Schutter, disse em entrevista à BBC Brasil que pedir o fim do programa de álcool no Brasil seria "socialmente irresponsável".

"(O setor) provém empregos para pequenos produtores e para trabalhadores rurais, então eu acho que seria socialmente irresponsável pedir que esse programa seja terminado", disse Schutter.

O relator, porém, se diz preocupado com as condições de trabalho nas plantações de cana e diz que houve superestimação dos benefícios ecológicos do que prefere chamar de "agrocombustíveis".

Schutter também se distanciou de declarações e propostas de seu antecessor, Jean Ziegler, que deixou o cargo em abril e era considerado um dos principais opositores dos biocombustíves dentro da ONU.


O texto continua na BBC Brasil, inclusive com uma entrevista com o Sr. Shutter.


Desastre aéreo em Honduras mata embaixatriz do Brasil

A embaixatriz do Brasil em Honduras, Jeanne Chantal Neele, morreu nesta sexta-feira em um desastre aéreo na capital do país.

Ela era esposa do embaixador brasileiro em Honduras, Brian Michael Fraser Neele, que ficou ferido no acidente e está hospitalizado.

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas no desastre, ocorrido quando o Airbus A-320 da companhia aérea salvadorenha TACA derrapou e saiu da pista no momento em que tentava pousar no aeroporto de Toncontín, em Tegucigalpa.

Texto completo na BBC Brasil.

A complexidade do racismo brasileiro

Ao resenhar “O Presidente Negro”, de Monteiro Lobato1, Alcino Leite Neto formula a dúvida diante do racismo expresso no texto: de quem é a fala, de Lobato ou dos protagonistas? Em outras palavras, a questão crucial que ele levanta, e que não é tão datada quanto a obra de Lobato, é: onde mora o racismo?

Sobre o livro resenhado, o próprio Lobato escreveu a seu amigo Godofredo Rangel: “Sabe o que ando gestando? Uma idéia-mãe! Um romance americano isto é, editável nos Estados Unidos”. Não eram idéias que ele pensaria em apresentar no Brasil, embora o tenha feito. Com a obra, ele pretendia impactar o mercado norte-americano, lançando lá a sua editora Tupy Company.

Trata-se de uma ficção científica fracassada, escrita à moda de H. G. Wells e “romanceando” idéias racistas de francês Gustave Le Bon. Bem antes dessa data (1926), e depois dela, Lobato jamais expressou aquelas idéias para valer, o que faz do seu “racismo” nessa obra uma impostação literária. E, diante do fracasso editorial, escreveu: “Errei vindo cá (EUA) tão verde. Devia ter vindo no tempo em que eles linchavam os negros”.

É muito freqüente tomar o racismo como um pensamento homogêneo, chapado num mesmo plano em nossa história intelectual, visto que é fácil explicar a sua gênese numa sociedade escravista -onde só existem “dois lados”-, mas difícil seguir a sua dissimulação numa ideologia “igualitária”, como a “nação mestiça” Mas se pudermos tomá-lo apenas como um rótulo que esconde diferentes posições políticas e argumentos selecionistas, será possível vê-lo se esgarçando, até sumir da vista sem desaparecer2.

O texto continua na revista eletrônica Trópico.


Para Ramonet, mídia é o aparato ideológico da globalização

“O mais difícil de perceber não é a informação distorcida, mas a informação oculta”. Em torno dessa e de outras idéias o jornalista, escritor e teórico da comunicação Ignacio Ramonet apresentou, na noite da última segunda-feira (26/05) no Instituto Cervantes, em São Paulo, a palestra “Informação, poder e democracia”, como parte do ciclo “Pensar Iberoamérica” do instituto espanhol. Com a mediação do sociólogo Emir Sader, o tom foi não apenas de denúncia da grande imprensa, mas também uma reflexão sobre a indústria cultural e as possibilidades de uma imprensa alternativa.


Por Henrique Costa, para o Observatório do Direito à Comunicação

Membro do conselho editorial do Le Monde Diplomatique – um dos exemplos mais bem-sucedidos de imprensa alternativa no mundo – e diretor do jornal até recentemente, Ramonet foi descrito por Sader como um “intelectual da esfera pública”. De fato, as inúmeras atividades deste galego que foi aluno de Roland Barthes comprovam sua vocação para o ativismo público, como a fundação das ONGs internacionais ATTAC e Media Watch Global e como um dos fomentadores do Fórum Social Mundial.

O texto completo pode ser visto em Vermelho Online.