sábado, 14 de junho de 2008

Este número não existe...

Muitas reclamações sobre a pesquisa interativa realizada agora à noite no programa Conversas Cruzadas (TV COM/RBS) sobre a ação da Brigada Militar hoje pela manhã. A pesquisa perguntava se a ação dos policiais foi correta ou exagerada. Muita gente ligou para a opção "exagerada", no número 3299-2362 e não conseguiu completar a chamada. Ora recebiam uma mensagem dizendo que o número não existia, ora a ligação não era completada. Eu mesmo tentei ligar por duas vezes, por volta das 23h40min, sem sucesso. No final, a interativa deu 84% a 16% a favor da ação da Brigada, com direito a entrevistas ao vivo realizadas com empresários na sede da Fiergs.

Também do RS Urgente, sobre a "pesquisa interativa" do programa Conversas Cruzadas na TV Com onde se perguntava sobre a ação da Brigada Militar na quarta-feira passada.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A polícia como um caso de polícia

Benvindos de volta ao mundo das cavernas. A não ser durante a ditadura militar, eu nunca havia visto a Brigada Militar, sem qualquer provocação, atacar pessoas que estavam reunidas em assembléia, discutindo o que fazer diante da proibição – injusta, ilegal e inconstitucional - de exercerem o seu direito inquestionável de irem até às portas do Palácio Piratini e dizerem que não gostam da sua atual inquilina, nem das suas políticas, nem do modo que, segundo seu ex-chefe da Casa Civil, seu governo trata o dinheiro público. Simples, legal e legítimo.

Meninos eu vi! Posso dizer, à la Joel Silveira, porque ainda tenho a memória da obstrução da garganta e da cegueira momentânea que o gás provoca. Apoiada por helicópteros, viaturas e camburões, a tropa de choque do valente coronel Mendes marchou, ombro a ombro, de dois lados, para cima dos manifestantes na frente do parque da Harmonia. Nem as mãos estendidas e os pedidos de calma das lideranças e dos deputados Dionilso Marcon e Raul Carrion contiveram a arremetida. A decisão já fôra tomada. Minutos antes, Mendes, o Bravo, dera uma entrevista no palco dos acontecimentos ao Polícia em Ação, onde descrevera ao repórter Paulão sua visão dos movimentos sociais como “formação de quadrilha” e “baderna”. Terminou a fala anunciando que iria liberar a área imediatamente.

E assim foi feito. À força de cassetetes, bombas de gás e disparos de balas de borracha, os manifestantes recuaram aos trambolhões, enquanto muitas mães arrastavam suas crianças pequenas pelos braços correndo em desespero em busca de abrigo pelo mesmo parque que a cidade – desrespeitando a denominação oficial e postiça que louva o chefe do clã do monopólio da comunicação – chama afetivamente de Harmonia, uma designação sarcástica neste 11 de junho. No céu, dois helicópteros moviam-se em círculos sobre as árvores, compondo a produção modesta porém esforçada desse Apocalipse Now guasca.

Chega? Não! O texto completo no RS Urgente.

Empresários tentam salvar Fapergs

Na quinta-feira, 12, representantes da comunidade científica e tecnológica do RS encaminharam um pedido ao presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira: marcar uma audiência com a governadora Yeda Crusius em busca de uma solução para a crise na Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapergs).

Mais no Baguete.

Só noticias negativas sobre Aécio Neves

Bom dia, este filme fala sobre as relaçoes entre o Governador Aécio Neves, TV Globo e o jornal Estado de Minas. E fala de censura no Brasil e do jornalismo comprometido da grande midia. Produzido para a Current TV, do ambientalista Al Gore, estreou dia 27 de maio na Inglaterra e já vinha sendo veiculado nos EUA desde o dia 20. Sob o titulo 'Gagged in Brazil' (Amordaçado no Brasil), foi realizado por Daniel Florêncio, cineasta mineiro radicado em Londres. Por enquanto ainda está disponivel no YouTube, veja clicando na imagem abaixo, é bem auto explicativo. Nao perca cada segundo. 13/06 Blue Bus

VEJA A ÍNTEGRA DO VÍDEO CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Petrobrás anuncia nova reserva no pré-sal

Ministro do Trabalho antecipa em Genebra divulgação da informação

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, antecipou ontem o anúncio de mais uma grande descoberta de petróleo na chamada "camada de pré-sal", em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. Ele garante que o volume das descobertas é "bem maior" que os já divulgados. Segundo o ministro, as reservas de petróleo do Brasil são maiores do que a Petrobrás e o governo revelaram até agora.

"Todos ficarão surpresos", disse Lupi, ontem, em Genebra, após participar de reuniões na ONU. "Vocês (jornalistas) ficarão sabendo nas próximas semanas. Mas isso é tema do Ministério de Minas e Energia, e eu não posso falar mais nada."

Vejam no Estadão.

Ibama aplica multa recorde a siderúrgicas

Minc: "A mesma mão que dá a licença é a mão dura que acaba com a enrolação"

BRASÍLIA - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) autuou 60 siderúrgicas de Minas, do Espírito Santo e de Mato Grosso do Sul pelo uso ilegal de carvão. O valor da multa é recorde: R$ 414 milhões para as empresas e R$ 70 milhões, que terão de ser pagos pelas carvoarias. Na operação, a maior já realizada no Cerrado e no Pantanal, foi identificado o consumo de 800 mil metros cúbicos de carvão ilegal somente em 2007, um volume suficiente para carregar 10 mil caminhões.

Vejam na Tribuna da Imprensa.

Equador prende suspeitos de armar atentado contra presidente

A polícia do Equador prendeu na noite de quinta-feira três colombianos e um equatoriano acusados de planejar um atentado contra o presidente Rafael Correa.

De acordo com o procurador-geral do Equador, Washington Pesantes, os homens teriam chegado ao país vindo de Bogotá e estavam hospedados em um hotel próximo ao Palácio Presidencial Carondelet.

Vejam na BBC.


Jovem tenta fazer serenata em escola e é preso

Um jovem de 19 anos que queria fazer uma serenata de amor para a namorada foi preso pela polícia depois de pular o muro da escola onde a moça estuda, no bairro Funcionários, na região central Belo Horizonte (MG). A Polícia Civil chegou a informar que ele tinha 17 anos, mas a informação foi retificada

Antes, Fernando macedo Tinoco tentou entrar na instituição pela portaria. Como foi barrado pela segurança, ele escalou o muro lateral da escola. Uma professora viu e chamou a polícia.

Notícia completa no Terra. O rapaz só queria homenagear a namorada...

Texto da ONU causa problemas ao País, diz jurista

Devra Berkowitz/ONU/Reprodução
Em setembro de 2007 a ONU assinou Declaração de Direitos dos Povos Indígenas. O Brasil assinou o documento, mas Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália foram contrários ao texto
Em setembro de 2007 a ONU assinou Declaração de Direitos dos Povos Indígenas. O Brasil assinou o documento, mas Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália foram contrários ao texto

Daniel Milazzo

Em audiência pública promovida pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nesta terça-feira, 10, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek denunciou que a declaração das Nações Unidas de 13 de setembro de 2007, assinada pelo Brasil, pode pôr em risco a soberania nacional.

Trata-se da Declaração de Direitos dos Povos Indígenas. Em entrevista a Terra Magazine, Francisco Rezek avalia que o texto não tem o peso jurídico de um tratado internacional, mas abre precedentes para o questinamento da autonomia do Estado brasileiro sobre reservas indígenas.

- Existe na declaração alguma coisa que, no futuro, o Brasil possa se utilizar contra qualquer tentativa de injunção sobre sua soberania? Existe sim. Mas existe também o contrário o tempo todo. E não há dúvida de que isso será motivo de um debate permanente. O texto certamente autorizará cobranças e atitudes várias, dentro e fora do Brasil.

Em tom de protesto, o jurista, que também foi juiz da Corte Internacional de Haia, acrescenta:

- A quê estamos chegando? A uma situação em que uma suposta autonomia indígena, a autodeterminação dos indígenas, vai se fazer sob a orientação e regência de ONGs? É isso? Se for, é algo alarmante.

Texto comleto no Terra Magazine.


Índios de Roraima têm chance em corte internacional, diz ex-relator da ONU

Os índios da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, ganhariam um processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos se a área da reserva fosse alterada e o caso fosse levado à instância internacional, afirmou o ex-relator da ONU para os Direitos Humanos dos Povos Indígenas Rodolfo Stavenhagen.

Ele comparou a crise à que aconteceu em 2001, na Nicarágua, com a comunidade indígena mayagna, de Awas Tingni, que teve sua terra ameaçada por concessões de exploração dadas pelo governo a companhias estrangeiras. Os índios apresentaram o caso à corte, que reconheceu o direito histórico dos índios à terra disputada.

"Foi um divisor de águas na jurisprudência internacional, foi a primeira vez que a corte interamericana assumiu a defesa aberta dos direitos dos povos indígenas", disse Stavenhagen, atualmente baseado no México.

Segundo o ex-relator, "essa sentença é válida para o Brasil".

Texto completo na BBC Brasil.


Ladrões aproveitaram excursão escolar para roubar museu

Os três criminosos que levaram quatro obras da Estação Pinacoteca na tarde desta quinta-feira, no centro de São Paulo, aproveitaram a presença de alunos de uma escola municipal para realizar o roubo de quatro telas. As obras são duas gravuras do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um óleo sobre tela do brasileiro Di Cavalcanti (1897-1976) e um guache sobre cartão do lituano radicado no Brasil Lasar Segall (1891-1957).

Segundo funcionárias que estavam no local na hora do crime, os homens entraram no local como se fossem visitantes comuns. Em seguida, acessaram um elevador que dá acesso a uma área restrita onde ficam as obras que não estão em exposição. "Eles aproveitaram a bagunça que a criançada estava fazendo", diz a Wenna Adriana Moura, 18, que trabalha na limpeza.

Mais na Folha Online.

Explosão na Faixa de Gaza deixa quatro mortos

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas em uma grande explosão na casa de um importante militante do Hamas na Faixa de Gaza.

Médicos locais afirmam que entre os mortos está um bebê de apenas dois meses e um menino.

O Hamas afirma que a explosão foi causada por um ataque aéreo de Israel, mas o Exército de Israel nega responsabilidade no ataque.

Texto completo na BBC Brasil.


Rival de Mugabe é preso pela 3ª vez em duas semanas

A polícia deteve nesta quinta-feira, 12, pela terceira vez em duas semanas, o candidato rival do presidente Robert Mugabe, Morgan Tsvangirai. Mais cedo, o secretário-geral do partido opositor do Zimbábue, Tendai Biti, considerado o número dois da legenda, também foi preso ao desembarcar no país. A informação foi confirmada por fontes do Movimento para a Mudança Democrática (MCD, sigla em inglês).

Tsvangirai foi preso enquanto seguia para um comício em Kwekwe. Libertado duas horas depois e seguiu para a campanha com outros 20 membros do partido. Os funcionários do partido disseram que Biti foi detido ao retornar ao Zimbábue, procedente da África do Sul. A polícia informou que Biti estava sendo acusado de traição - pode, por isso, receber a pena de morte. Também foi acusado de fazer declarações "prejudiciais ao Estado", segundo o porta-voz da polícia Wayne Bvudzijena.

Texto completo no Estadão Online.

TV Globo assina contrato com o "trapalhão" Dedé Santana

O humorista Dedé Santana, que integrou por vários anos a turma "Os Trapalhões" está de volta à TV Globo. Segundo informa a jornalista Patrícia Kogut, de O Globo, o contrato de Santana com a emissora carioca já foi assinado.

O humorista Renato Aragão comemorou a contratação, já que Dedé fará parte da "Turma do Didi". "Estou muito contente. Ele será mais um integrante do programa, mas pretendo fazer um especial na sua volta. Sempre fomos amigos e nunca deixamos de nos falar nas datas importantes", disse Aragão à colunista de O Globo.

Notícia do Portal Imprensa. Huummmm... Este blogueiro cresceu vendo Os Trapalhões na TV e no cinema.


Imigração barra músico brasileiro em Londres, diz produtora

Um guitarrista e compositor brasileiro que realizaria um show nesta quinta-feira, em Londres, foi barrado pela imigração britânica e não teve permissão para entrar na Grã-Bretanha, segundo a produtora que intermediou a negociação para a apresentação do músico no país.

Marcos Davi iria se apresentar na Canning House, uma organização que realiza atividades culturais e educacionais para promover o entendimento entre Grã-Bretanha, Portugal, Espanha e América Latina.

Segundo Rosângela Ribeiro, produtora que fez o contato entre Davi e a Canning House, o artista teria chegado à Grã-Bretanha na noite de quarta-feira, mas os funcionários da imigração não teriam aceitado a carta da organização confirmando o show e o mandaram de volta à Alemanha, de onde ele havia saído.

Texto completo na BBC Brasil.

Câmara de Representantes dos EUA aprova a Iniciativa Mérida

A Câmara de Representantes americana aprovou hoje a Iniciativa Mérida, o plano com o qual os Estados Unidos ajudarão o México e a América Central a combater o narcotráfico e o crime organizado. EFE

Notícia do G1. Faz lembrar o que disse Fidel comentando a reativação da Quarta Frota dos Estados Unidos. Ele disse que ela não vinha combater o terror, ela vinha semear o terror. Esta notícia parece indicar que o horror e a violência que já assolam o México, por conta do tráfico de drogas para os Estados Unidos, deverá chegar até o Panamá. E o Panamá já faz fronteira com a Colômbia...

Hamas acusa Israel de bloquear a libertação do soldado Gilad Shalit

O líder em exílio do movimento radical palestino Hamas, Khaled Mechaal, acusou Israel de bloquear as negociações para a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, na medida em que se nega a soltar prisioneiros palestinos; Khaled falou sobre o assunto em entrevista ao canal de televisão Euronews a partir de Damasco, onde reside.

Gilad Shalit foi capturado no dia 25 de junho de 2006 por grupos armados palestinos, entre estes o braço armado do Hamas, depois de uma operação do comando em território israelense contíguo à Faixa de Gaza.


O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, transmitiu em abril a Israel, através do Egito, uma lista com os 450 prisioneiros em troca dos quais oferece Gilad Shalit.

Notícia completa no G1. Para mim é surpreendente que Shalit ainda esteja vivo.

A segunda reeleição de Uribe

Na Colômbia a segunda reeleição do presidente Alvaro Uribe Vélez necessariamente deve passar por uma nova violação das normas constitucionais, um rearranjo politiqueiro dos partidários do primeiro mandatário e, a partir daí, por uma eleição em 2010 na qual ele se prove capaz de vencer uma oposição seguramente unida, pelo menos no segundo turno.

O tema está em voga no país não precisamente porque Uribe tenha sido claro em suas renovadas ambições para se eternizar no poder, mas sim justamente por sua negativa a deixar ver e concretizar honestamente suas veladas, mas ao mesmo tempo evidentes, intenções de se manter por muito mais tempo no trono de Bolívar.

Texto completo no Terra Magazine.

Entrevista com João Paulo Capobianco

Nesta entrevista a Terra Magazine, fala sobre as dificuldades à frente do ministério e comenta os recentes dados sobre o aumento do desmatamento na região amazônica. Sobre o fantasma recorrente da internacionalização da Amazônia, faz troça:

- Isso é uma neurose coletiva.

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, não é poupado dos elogios de Capobianco. "Minc é um político da agenda ambiental", garante. Outro que não é poupado é o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi. Desta vez, das críticas.

- Nós pusemos o dedo na ferida. Ao fazer isso, iniciou-se uma reação - conta.

O dedo na ferida a que se refere Capobianco é o Decreto n° 6321, que estabelece o embargo de áreas desmatadas ilegalmente para exploração econômica.

- Qual a estratégia que ele (Blairo Maggi) adotou? Desacreditar o órgão responsável pela coleta de dados que subsidia as medidas contidas no Decreto - explica o ex-secretário.

Veja a entrevista completa de João Paulo Capobianco, ex-secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, durante a recente gestão da ex-ministra Marina Silva, no Terra Magazine.

Ação da Brigada Militar contra o MST


Porto Alegre, 11 de junho de 2008.
Governo Yeda Crusius - PSDB.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Scanner que "tira" roupa de passageiros causa polêmica nos EUA


Dez aeroportos norte-americanos, incluindo os de Nova York e Los Angeles, estão instalando scanners capazes de ver através da roupa dos passageiros.

As cabines transparentes são fechadas por completo ao redor do passageiro e emitem "ondas milimétricas" que atravessam a tela da roupa em busca de metais, cerâmicas, plásticos, materiais químicos ou explosivos.

A imagem em três dimensões, exibida para um agente em um compartimento separado e fechado, distorce o rosto da pessoa para que ela não seja reconhecida, de acordo com o governo dos EUA. A operação dura apenas alguns segundos e o objetivo é substituir a revista manual.

Notícia completa na Folha Online.

Apple acerta detalhes da estréia do iTunes no Brasil

Cinco anos depois de seu lançamento nos EUA, a Apple acerta detalhes para trazer o iTunes, a sua loja virtual ao Brasil. O site venderá música, vídeos e filmes em reais no país. O preço de cada música deverá ficar em torno de R$ 2.

A loja virtual da Apple tem em seu catálogo cerca de 6 milhões de músicas digitalizadas, incluindo álbuns brasileiros, e já vende mais do que a própria loja física do Wal Mart, o maior varejista do mundo.

Notícia completa na Folha Online. A notícia não especificou uma data, mas em todo caso, não deve passar deste ano. Esta parte da periferia do capitalismo passou a se tornar mais interessante para algumas corporações. Já temos XBox, em breve teremos ITunes. Só falta o Playstation!...



RS: denúncias são "constrangedoras",diz procurador

Terra Magazine - Qual o fato específico que motivou a atuação do Ministério Público?
Eduardo Veiga -
Foi uma precipitação de fatos com a declaração do vice-governador, que nos fez ter mais premência em dar uma resposta sobre esses assuntos. O motor é o desvio de recursos públicos. Se esse desvio vai para o bolso do sujeito ou para o financiamento de campanha, isso nós vamos descobrir.

Como o senhor avalia essas denúncias?
Olha, como gaúcho eu acho tremendamente constrangedor. Às vezes a gente tem a expectativa e a esperança de ser um pouco diferente do resto do país, mas estamos vendo que não.

Texto completo no Terra Magazine.

Greve de roteiristas x tortura a jornalistas

O coronel José Vicente da Silva, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, disse que a recomendação da polícia é reduzir a cobertura: "A equipe assumiu um risco muito grande". Já Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), afirmou: "A missão do jornalista não é morrer, mas não pode se recusar a fazer uma cobertura porque o nosso trabalho é uma atividade de risco. Essa tese de que não pode cobrir certas áreas significa imposição de autocensura".

Destas duas linhas de pensamento derivam duas situações obscuras, ambas em curso: 1) por falta de condições de trabalho (quando não de interesse comercial), o jornalismo deixa de cobrir a periferia. 2) Quando há exceção à regra, a "infantaria do jornalismo" - repórteres, fotógrafos e motoristas - enfrentam a missão de forma heróica e/ou trágica, sem retaguarda.

O diretor de redação de O Dia, David Freeland, também presente ao programa, disse que os veículos de comunicação devem fazer uma mea culpa pelo fato de terem deixado de cobrir as comunidades mais pobres das periferias das grandes cidades, na última década.

Confira o texto completo no Terra Magazine.

FIREFOX

Um porta-voz da Fundação Mozilla confirmou ao site BetaNews que a nova versão do navegador Firefox chegará ao público em versão final na próxima terça-feira, dia 17 de junho.

SIMCH

Pacientes checos pagam US$ 1,80 por consulta médica – e acham caro

Na República Checa, você pode fazer uma consulta médica por cerca de US$ 1,85. Um dia no hospital pode chegar a custar US$ 4. Mas isso não é motivo para comemorar.

Para os checos, que freqüentam consultórios médicos mais vezes do que qualquer outro país europeu, isso levou a uma enorme revolta. Na verdade, a idéia de cobrar qualquer quantia por assistência médica pode gerar enorme controvérsias, sem mencionar mudanças abruptas nas políticas de saúde pública na República Checa e em outros países da Europa.

Texto completo no G1. Ou seja, questões no acesso à saúde não acontcem só no Brasil.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ataque aéreo dos EUA causa revolta no Paquistão

Militares e autoridades do Paquistão condenaram o ataque aéreo de forças lideradas pelos Estados Unidos que matou 11 soldados paquistaneses, chamando-o de "covarde".

"Não permitimos que nosso território seja usado (pelo Talebã). Condenamos completamente (este incidente) e vamos levar isso ao Ministério do Exterior", disse o primeiro-ministro paquistanês Yusuf Raza Gilani.

Mais na BBC Brasil.


Governo britânico aprova polêmica lei antiterrorismo

O Parlamento britânico aprovou, nesta quarta-feira, uma polêmica medida que prolonga o tempo que suspeitos de terrorismo podem ficar detidos sem acusações formais de 28 para 42 dias.

Apesar de ter vencido com apenas nove votos de diferença (315 a 306), a votação representa uma vitória para o primeiro-ministro Gordon Brown, já que a aprovação da lei estava sendo considerada como uma prova da liderança do premiê.

O texto continua na BBC Brasil. Na continuação é informado que a medida deve sofrer resistência na Câmara Alta, que, se não me engano, é a Câmara dos Lordes, onde os conservadores têm mais votos. Curioso que, com relação ao Reino Unido, eu acabe me alinhando com os conservadores. Pelo menos, com relação a esta medida.



Cómo EEUU financia órganos de prensa de todo mundo para comprar influencia mediática

Las campañas domésticas de propaganda como "el fiasco de los gurúes del Pentágono" resultaron expuestas al escarnio público. Los grandes medios emplearon a oficiales militares de alta graduación para escribir "análisis" sobre la guerra en Iraq. Pero se descubrió que tenían lazos con empresas contratistas del Pentágono interesadas en la prosecución de la guerra.

Vejam mais neste endereço.

Comissão na Câmara aprova o fim do foro privilegiado

Brasília - A comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado para autoridades em processos por crime comum, aprovou hoje (11) o substitutivo do relator deputado Regis de Oliveira (PSC-SP). A PEC segue para votação no plenário da Câmara, antes de ser analisada pelo Senado.

Pelo substitutivo aprovado, todas as autoridades, inclusive o presidente da República, responderão a processos por crimes comuns perante um juízo de 1º grau. No entanto, as denúncias apresentadas contra autoridades no exercício do poder, devem ser decididas pelo tribunal competente. Essas ações incluem o próprio recebimento da denúncia, os decretos de prisão, a quebra de sigilo telefônico, bancário ou fiscal e a impugnação de bens. O juiz de primeiro grau poderá decidir sobre as ações mediante controle prévio do tribunal competente.

Essa boa notícia encontramos aqui.


Câmara aprova criação da nova contribuição para a saúde

Brasília - O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 259 votos favoráveis, 159 contrários e duas abstenções a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). O governo precisava de 257 votos para aprovar a medida.

A contribuição terá uma alíquota de 0,1% e incidirá sobre toda movimentação financeira.


Vejam aqui.



CHERI À PARIS / CRÔNICAS FRANCESAS

Verdadeiros samurais modernos, munidos de máquinas fotográficas ao invés de espadas, os japoneses não se importaram com as dimensões da obra e nem com o aviso, e saíram clicando em uma velocidade digna de Guiness. Do livro dos recordes, claro, não da cerveja

Jean Novion, francês no nome, argentino na nacionalidade e brasileiro no local de nascimento, visitou o Louvre em 1996, antes que O Código da Vinci tranformasse o célebre museu em filial da Disneylândia e a Mona Lisa em uma espécie de "New Mickey". Não era o frenesi que é hoje, mas milhares de pessoas já acotovelavam-se diariamente em frente ao quadro, muito mais para tirar fotos dele do que para realmente observá-lo. Isso apesar de uma placa em letras garrafais prevenir em diversas línguas que "é proibido fotografar".

Mas vai tentar controlar 200 japoneses e seus aparelhos.

A outra parte do texto está aqui. O autor tem um blog e edita a revista "brazuca".

Rede de imigração explorava 'miséria' de brasileiros na França, diz polícia

A polícia da França está mobilizada em um esforço para identificar os líderes de uma rede de imigração ilegal que exploravam a “miséria humana” de brasileiros, disse à BBC Brasil uma fonte policial ligada ao caso.

Nesta quarta-feira, a polícia começou a libertar alguns detidos na véspera em uma vasta operação contra a rede. Oitenta e duas pessoas, a maioria brasileiros de Estados do nordeste, foram presas.

Continue a ler a notícia aqui.

I Fórum de Mídia Livre se aproxima

Estão abertas as inscrições para o I Fórum de Mídia Livre, que ocorrerá no Rio de Janeiro, dias 14 e 15 de junho, e reunirá participantes de todo o País. O evento é parte de uma ampla mobilização de jornalistas, acadêmicos, estudantes e ativistas e demais interessados pela democratização da comunicação, em defesa da diversidade informativa, do trabalho de colaboração nos novos meios e sua expansão, bem como da garantia de amplo direito à comunicação.

Vejam neste endereço.

Para juízes argentinos, plantar maconha na varanda não é crime

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

Defesa argumentou que plantação não afetava saúde pública
Dois juízes federais de Buenos Aires absolveram um homem que havia sido processado por ter uma plantação de maconha na varanda de seu apartamento na capital argentina.

CLIQUE NO TÍTULO.

BM fere manifestantes, criança e deputados com gás e balas de borracha


Manifestantes entram em confronto com a polícia no RS

Trabalhadores ligados à Via Campesina e à Assembléia Popular ocuparam empresa.
Protestos acontecem em outros nove estados.

Pelo menos cinco manifestantes ligados à Via Campesina e à Assembléia Popular (movimentos de trabalhadores rurais e urbanos) ficaram feridos em um confronto com a polícia, nesta terça-feira (10), em Passo Fundo (RS). Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ligado aos dois grupos, os agricultores sofreram queimaduras com bombas de gás lacrimogêneo.

Os manifestantes ocuparam uma empresa de alimentos na cidade. A confusão aconteceu quando a polícia tentou apreender um caminhão que levava alimentos para os manifestantes.


Depois da crise do recente final de semana, este é o novíssimo jeito de reprimir os movimentos sociais. Agora sob o comando do coronel Paulo Mendes. Notícia completa no G1.


Polícia do Rio matou mais e apreendeu menos armas e drogas no 1º trimestre

O Rio voltou a registrar aumento nos casos de pessoas mortas pela polícia em confrontos --os chamados autos de resistência. No primeiro trimestre deste ano, houve 358 casos do tipo, 12% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado (318). O número consta no balanço dos índices de criminalidade do primeiro trimestre de 2008, divulgado na tarde desta terça-feira pelo ISP (Instituto de Segurança Pública), órgão do governo do Rio responsável pelas estatísticas criminais.

Em 2007, o número de mortes por policiais (1.330) já havia sido 25% maior que o de 2006 (1.063) e atingido a maior marca deste tipo de crime desde 1998, quando o governo do Rio começou a contabilizar os autos de resistência. Em fevereiro deste ano, a ex-presidente do ISP Ana Paula Miranda foi exonerada do cargo depois de a entidade divulgar números recordes de autos de resistência. Na época, ela disse haver risco na transparência dos índices de violência no Rio com sua saída.

Ao contrário dos autos de resistência, a quantidade de policiais mortos diminuiu. Quatro morreram em serviço e 24 em folga no período, contra dez em serviço e 31 em folga nos três primeiros meses de 2007. Em todo o ano passado, foram 32 mortos em serviços e 119 em folga, de acordo com o ISP.

Esta notícia continua na Folha Online.


Para sociólogo luso-brasileiro, Portugal vive 'colonização cultural às avessas'

O sociólogo Marcos Gaspar voltou ao Rio de Janeiro depois de viver quase um ano em Lisboa. Ele estudou o fenômeno da imigração em uma universidade de Lisboa e diz que a discriminação em Portugal ocorre principalmente com os brasileiros de etnia negra ou parda e com baixa escolaridade. "A questão racial é o ponto mais sensível e em uma escala de discriminação dos portugueses, os primeiros são os cidadãos da comunidade africana de língua portuguesa (cabo-verdianos, angolanos, guineenses), a brasileira em seguida e, por último, as comunidades do leste europeu."

Para o sociólogo, a discriminação ou a xenofobia é um fenômeno de toda a Europa, mas em Portugal possui certas particularidades. "Não parece abranger toda a sua sociedade, mas não podemos esquecer que Portugal é um país pequeno com uma população de apenas 11 milhões. Considerando que se estima que 10% dos residentes sejam estrangeiros, o preconceito acaba ocorrendo como uma reação para a manutenção da identidade nacional ou local e dos próprios empregos."

Mais no UOL Últimas Notícias. 10 de junho é Dia Nacional de Portugal. Ora, pois!

Mulheres brasileiras em Portugal sofrem com a discriminação e têm dificuldade para alugar apartamento

"A discriminação em Portugal é um fato", diz energicamente Paula Toste quando questionada pelo UOL sobre a forma como foi tratada quando viveu na capital portuguesa Lisboa por duas vezes. "Sentia a discriminação pelo sotaque, era começar a falar que já olhavam de outra maneira. O fato de eu ser do Brasil era pior devido à péssima fama das brasileiras que vão para a Europa se prostituir."

Como Paula, outras mulheres brasileiras que decidem emigrar para Portugal queixam-se cada vez mais de discriminação e do preconceito por parte dos portugueses em diferentes momentos da sua vida, mas principalmente na hora de arranjar casa para morar.

Mas o UOL apurou também que elas sofrem ainda insultos ou diferenciação salarial no trabalho, abusos de autoridade das forças de segurança e incorreto atendimento nos serviços públicos pelas situações do cotidiano. Estes fatos são os que mais queixas de discriminação racial geram neste país da Europa.

Mais no UOL Últimas Notícias.

Polícia tem digitais de suspeito de explodir padaria no RS

A Polícia Civil tem as impressões digitais e uma descrição detalhada de um homem suspeito de ter abandonado a mochila com uma bomba buscar em um estabelecimento que funciona como padaria e lanchonete no Centro de Porto Alegre buscar. O artefato explodiu na manhã de segunda-feira (9). Quatro pessoas ficaram feridas.

O delegado Bolívar Llantada, da Delegacia de Homicídios, disse ao jornal "Zero Hora" que acredita que o crime foi motivado por vingança ou por alguma questão passional. "O responsável vai ser enquadrado por tentativa de homicídio qualificado", afirmou.

Vamos aguardar que as maravilhas da tecnologia moderna ajude a polícia a elucidar este caso. De qualquer maneira, o doutor delegado já ofereceu um palpite. Texto completo no G1.


Vereadores de Livramento são analfabetos?

Na verdade seriam legisladores (?) analfabetos, míopes, incapazes de interpretar uma simples lei federal, decretos presidenciais. As atitudes muares de nossa casa legislativa desde tempos têm apresentado resultados atrofiados, ilegais e inadmissíveis do ponto de vista legislativo.

Veja o restante do desabafo do Gilmar da Rosa sobre a Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, no Blog do Gilmar da Rosa.

Alston, Varig e Detran-RS: a seguir as cenas dos próximos capítulos

Deixando gabrielas e chalitas de lado, o blog volta a assuntos de alguma relevância para a Nação. Há no momento três grandes escândalos em curso no país dos escândalos: primeiro, temos o Caso Alston, que envolve políticos do PSDB de São Paulo com recebimento de propinas milionárias (em dólares, é bom que se diga), pagas pela multinacional francesa Alston para obter contratos e obras no Metrô paulistano e também em outras estatais. O episódio está sendo investigado na França e na Suíça e deve ser objeto de inquérito também aqui no Brasil, embora o governador José Serra (PSDB) até agora não tenha enxergado nenhum "fato" que merecesse ser objeto de investigação. Em outras palavras, ainda que no Brasil a coisa não ande depressa, o ritmo da apuração na Europa pode ditar o escândalo.

Veja todos os escândalos no Blog Entrelinhas.

terça-feira, 10 de junho de 2008

BIER

Análise: situação de Yeda no RS é semelhante à de Lula no mensalão

Em quase um ano e meio de mandato, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), enfrenta o pior momento no comando do Estado.

O vice-governador, Paulo Feijó, do DEM, divulgou gravação telefônica que aponta para a existência de um suposto esquema de desvio de dinheiro público para financiar partidos aliados. A conversa divulgada foi entre Feijó e ex-chefe da Casa Civil do governo, Cézar Busatto. Na conversa, Busatto afirma que o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) são fontes de financiamento de campanhas eleitorais.

Após a denúncia, Busatto e mais o secretário-geral de governo, o chefe do escritório do Estado em Brasília e comandante da polícia militar foram exonerados. Uma CPI, que já apurava irregularidades no Detran gaúcho, investiga o caso na Assembléia Legislativa.

Para Carlos Arturi, chefe do departamento de Ciências Políticas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a atual crise no Estado é semelhante à crise do mensalão que balançou o governo Lula, em 2005, quando o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou o esquema de pagamentos periódicos para parlamentares da base aliada.

O texto completo é do UOL Notícias.

Discurso de Chávez cria pressão sobre as Farc, dizem analistas

Farc perderam o último balão de oxigênio, diz o venezuelano Alfredo Rangel.
Pelo menos quatro dirigentes da guerrilha morreram desde o começo do ano.
A principal guerrilha esquerdista da Colômbia parece ter perdido seu principal aliado, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o que pressiona o grupo a negociar a paz e libertar seus reféns, segundo interpretação de analistas internacionais.

Chávez pediu no domingo (8) ao novo comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Alfonso Cano, que liberte sem pré-condições os seus 40 reféns políticos, entre eles a ex-candidata a presidente Ingrid Betancourt.

Mais no G1.

Chávez pede que Farc encerrem luta armada e libertem reféns

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu ao novo líder das Farc que encerre a luta armada iniciada há mais de 40 anos na Colômbia e liberte todos os reféns em seu poder.

Chávez, a quem a Colômbia acusa de manter vínculos com as Farc - o maior grupo guerrilheiro do país - afirmou qua a guerra de guerrilha "é história" no programa semanal de rádio e TV Alô Presidente, transmitido neste domingo.

Texto completo na BBC Brasil.

Bomba explode em padaria e três ficam feridos no RS


Uma bomba explodiu na manhã desta segunda-feira (9) em um estabelecimento que funciona como padaria e lanchonete no centro de Porto Alegre. Três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao pronto-socorro.

Mais no G1. Foto de Adriana Franciosi, Agência RBS. E ficam as perguntas: Quem fez isto? Por quê?

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Intentan tomar la embajada de los EE.UU. en Bolivia

CRÍTICA DIGITAL:

La Paz - Al menos tres personas resultaron heridas en un enfrentamiento entre la policía y los manifestantes que bajaron desde la ciudad de El Alto, vecina a La Paz, rodearon la embajada de los Estados Unidos e intentaron tomarla en repudio al asilo político que otorgó Washington al ex ministro de Defensa, Carlos Sánchez Berzaín, prófugo de la justicia boliviana.

Extrema direita sai fortalecida de eleições na Saxônia

DW:

O partido de extrema direita NPD terá pela primeira vez representantes em todos os parlamentos distritais da Saxônia após as eleições realizadas neste domingo (08/06) no estado do Leste alemão. O partido alcançou em torno de 5% dos votos em todo o estado, segundo os resultados oficiais.

Com isso, o NPD praticamente quadruplicou sua votação na Saxônia, que em 2004 foi de 1,3%. O partido somará mais de 40 cadeiras nos dez parlamentos distritais, ante as atuais 18. O melhor resultado foi obtido no distrito rural de Sächsische Schweiz/Osterzgebirge, onde a extrema direita somou 7,5% dos votos, mais do que o SPD, que chegou a 7,4%.

Mais um integrante do governo do RS é exonerado

O Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul publicou a exoneração do diretor de obras do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), José Luiz da Rocha Paiva, ligado ao PP. As obras do órgão estariam entre as irregularidades citadas pelo pelo ex-chefe da Casa Civil do Estado, Cézar Busatto, em gravação divulgada pelo vice-governador Paulo Afonso Feijó. As informações são da rádio Gaúcha.

domingo, 8 de junho de 2008

Quinze virgens pelo fim da guerra entre dois clãs

Paquistão. Oito anos de conflito por causa de um burro e um cão

Governo paquistanês promete prender todos os responsáveis pela decisão

Há oito anos um cão raivoso dos qalandari mordeu num burro dos chakrani e este acabou por morrer. Foi o suficiente para que os dois clãs rivais da província paquistanesa do Baluschistão iniciassem uma guerra que viria a fazer 13 vítimas. O fim do conflito só aconteceu este ano, quando um conselho de notáveis, a jirga, decidiu aplicar a mais ancestral das sentenças no Paquistão: oferecer 15 raparigas, virgens, com idades entre os três e os dez anos, para casarem com homens bastantes mais velhos, alguns com mais de 50 anos.

Continue aqui.

Caso Isabella muda Código Penal. Lula sancionará hoje

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona, hoje, os projetos de lei aprovados pela Câmara, no final do mês de maio, que mudam alguns itens do Código Penal.

Há mais detalhes aqui.


Cerca de 2,5 mil escolas públicas já estão conectadas via banda larga

Costa do Sauípe (BA) - Duas mil e quinhentas escolas públicas já receberam internet banda larga. O balanço foi feito durante o 52º Painel da Associação Brasileira das Telecomunicações (Telebrasil), na Costa do Sauípe. O secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky, representantes das empresas de telefonia, da Casa Civil, do Ministério das Comunicações, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Telebrasil fizeram uma reunião para avaliar os trabalhos.

Vejam aqui.

Petrobras vai financiar despoluição na Baía de Guanabara, diz ministro

Rio de Janeiro - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse hoje (8) que as obras de despoluição do Canal do Cunha, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, serão iniciadas em breve pela Petrobras.

Vejam aqui.

Convocação para Ato Público

Ato contra a corrupção no governo Yeda

Segunda-feira, dia 9 de junho, às 14 horas, será realizado um Ato Público contra a corrupção - agora escancarada - incrustrada no governo estadual. O Ato (em frente ao Palácio Piratini) está sendo convocado por entidades sindicais e movimentos sociais do RS, devendo ser o primeiro de uma série que será realizado e que tem como objetivo mostrar a indignação da população gaúcha com os escândalos ocorridos no governo Yeda Cruzius (PSDB, PP, PMDB, PPS, PTB...).

Plano Nacional de Cultura: realidade ou ficção?

Ministério lança documento ousado, que estabelece, pela primeira vez, política cultural para o país. Dúvida: a iniciativa será capaz de driblar a falta de recursos e a cegueira histórica do Estado em relação à produção simbólica? Coluna convida os leitores a debate e mobilização sobre o tema.

Continuação do texto aqui.

Diretora da Anac combinou com tucanos os ataques a Dilma

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, confessou que Denise Abreu, ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o procurou para fazer as denúncias contra a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A revelação confirma uma suspeita que ganhou força esta semana em Brasília: a de que lideranças do PSDB estão por trás da onda de ataques à ministra Dilma Roussef.

Veja aqui a continuação da reportagem mas acrescente um pouco mais de informação lendo "
Sindicatos estranham denúncias de Denise Abreu" no mesmo sítio (ou site, como queiram).

Fortalecimento de A Esquerda renova cenário partidário alemão

DW:

O ingresso de A Esquerda num décimo Parlamento estadual alemão reforça a tendência de crescimento do novo partido político no Oeste do país e confirma o que já era previsto por analistas políticos: a consolidação, na Alemanha, de um sistema de cinco partidos cujo efeito mais imediato é tornar complexa a formação de coalizões.

A VIDA NA IGREJA?

TRECHO DE ARTIGO DE A VOZ DO PASTOR | Dom Dadeus Grings NO CORREIO DO POVO DESTE DOMINGO:

O AMADURECIMENTO JUVENIL

...

Na verdade, ele (o jovem) não questiona para derrubar, mas para comprovar a solidez dos valores que se propõem. Quando então percebe que nem os adultos têm ou incutem certezas e que eles também titubeiam diante de suas investidas, sente faltar-lhe o chão debaixo dos pés. Dessa crise da vida enveredar pelo caminho do crime, do afastamento do lar, da formação de quadrilhas para delinqüir, das aventuras passionais, das experiências homossexuais, de drogas e assaltos, é um passo.

...

O GRIFO É NOSSO!