sábado, 19 de julho de 2008

Fora Gilmar Mendes!








Manifestantes exigem impeachment de Gilmar Mendes


Ocorreu hoje pela manhã junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, o Ato Público (anunciado há dias na globosfera) que teve como foco principal o repúdio às contínuas e comprometedoras decisões do Presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, juntamente com o pedido de seu impeachment.

O Ato foi organizado por integrantes do Movimento Mídia Livre gaúcho. Durante quase duas horas os participantes (blogueiros, jornalistas, professores universitários, profissionais liberais, funcionários públicos, sindicalistas, trabalhadores e estudantes) revezaram-se nas intervenções condenando a corrupção e a hipocrisia que campeiam nas altas esferas do Judiciário e ressaltando a necessidade de ser intensificado o movimento pela saída de Gilmar Mendes, cuja última façanha foi a concessão de dois habeas-corpus seguidos favorecendo o banqueiro Daniel Dantas, preso pela Polícia Federal durante a Operação Satiagraha e solto logo após pelo ministro Presidente do STF.

A propósito disso, Procuradores Regionais da República de vários Estados estão redigindo uma representação contra o presidente do Supremo Tribunal Federal por "crime de responsabilidade". Essa representação será encaminhado ao Senado Federal solicitando o impeachment de Mendes, baseados no artigo 52, inciso II da Constituição Federal, que dá ao Senado a competência para julgar o impedimento de ministros do Supremo. Além disso uma petição online pedindo o afastamento do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) está circulando no globosfera.

Ao final do Ato, foi aprovada proposta de dar continuidade ao movimento, que deverá ser intensificado nos próximos dias. Dentre outras atividades, neste domingo será montada uma 'banca' no Brick da Redenção para a coleta de assinaturas a favor do impeachment do presidente do STF e pelo fim da corrupção que há tanto tempo infelicita e envergonha o país. (Por Júlio Garcia)

Amorim acusa países ricos de manipular informações sobre Doha

Márcia Bizzotto
De Bruxelas para a BBC Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, acusou neste sábado os países ricos de manipular informações sobre as negociações da Rodada Doha, em uma estratégia que ele disse lembrar a utilizada pelo chefe de propaganda nazista Joseph Goebbels.

Segundo o ministro, líderes desses países se baseiam em fórmulas diferentes de redução de alíquotas ao se referir às negociações, o que daria a entender que as concessões que poderão fazer em agricultura são muito maiores que as que os países em desenvolvimento estão dispostos a aceitar no capítulo industrial.

Hélio Fernandes na Tribuna da Imprensa, hoje

Durante mais de 2 anos escrevi uma centena de artigos defendendo a Vale, condenando sua "privatização", tentando impedir que entregassem uma das maiores riquezas do mundo e do Brasil. A Vale era e continua sendo a maior empresa de mineração do mundo e mais do que isso, uma Agência de Desenvolvimento. Tudo foi doado, não conseguiu salvar coisa alguma.
[...]
Quando eu era garoto, cerveja era BRAHMA, guaraná ANTÁRTICA, soda limonada, HANSEÁTICA, todas brasileiras. Hoje são todas multinacionais, anunciam vastamente. Naturalmente essa publicidade é para defender a Liberdade de Expressão. A "lei seca", quem sabe, pode prejudicar essa LIBERDADE que os cervejeiros defendem com tanta bravura.

Leia a coluna do Hélio na Tribuna ou aqui mesmo, no primeiro "comentário".

Delegado diz que cúpula da PF o afastou

SÃO PAULO - O delegado federal Protógenes Queiroz denunciou ao Ministério Público Federal que foi afastado do inquérito Satiagraha. Em documento de 16 páginas que protocolou na Procuradoria da República em São Paulo, o delegado queixou-se formalmente sobre "obstrução às investigações do caso".
Na Tribuna da Imprensa (ou leia a matéria completa aqui nos "comentários").

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Debate na SBPC: questão amazônica é também ideológica

Com o objetivo de refletir sobre a polêmica questão da Amazônia, a Fundação Maurício Grabois promoveu na última quarta-feira (16/07), no âmbito da 60º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o debate “Amazônia: soberania e desenvolvimento sustentável”. Realizado em parceria com os sindicatos dos professores de Campinas e dos trabalhadores da Unicamp, o evento reuniu, no auditório da Faculdade de Educação da Unicamp (universidade que sedia a 60º SBPC), mais de 100 pessoas entre professores, estudantes, pesquisadores, militares e gestores públicos, muitos deles oriundos da região amazônica.
(...)
Na visão do deputado Eron Bezerra, primeiro expositor a fazer uso da palavra, é um erro achar que a questão da Amazônia envolve apenas aspectos ecológicos. O debate sobre o assunto conteria, na visão do deputado do PCdoB, um forte viés ideológico. “Os diversos dados sobre a Amazônia são formulados em meio a uma intensa disputa ideológica travada pelos diversos atores que pretendem interferir nos destinos da região”, afirmou.


Texto completo no Vermelho.

Número de empregos formais criados em junho é o maior desde 2003

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Foram registrados em junho de 2008 a criação de 309.442 postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje (17) pelo Ministério do Trabalho. O crescimento em relação ao mês de maio foi de 1,03%.

O número é recorde não apenas para o período de junho como para todos os meses desde a série histórica, que começou em 2003. O recorde anterior tinha sido registrado em abril de 2007, com 301.991 empregos. O saldo de empregos em junho foi 48,85% maior do que o recorde obtido anteriormente para o mesmo mês, verificado em 2004 com 207.895 postos.

O bom desempenho fez o ministro Carlos Lupi subir a previsão de geração de empregos para 2008 de 1,8 milhão para 2 milhões. No acumulado do ano, o Caged soma 1.361.388 empregos. O número é 24,47% superior ao recorde anterior, que era de 2007 (1.095.503 postos de trabalho).


Continue a ler o texto no site da Agencia Brasil.


PF diz que divulgou áudio editado para preservar sigilo de dados da Operação Satiagraha

Marco Antônio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Ao decidir divulgar o áudio em que o delegado Protógenes Queiroz diz não querer mais presidir o inquérito da Operação Satiagraha, a direção da Polícia Federal optou por fazer uma edição, com o objetivo de evitar a publicidade de dados sigilosos sobre o futuro das investigações. É o que informou hoje (17) a assessoria de imprensa da PF, que ressaltou, ainda, que a gravação da reunião entre delegados e diretores, ocorrida no último dia 14 de julho, era de total conhecimento dos presentes.

Ainda de acordo com a assessoria, a afirmação inicial de que o áudio não seria divulgado ocorreu por causa de uma indefinição com relação à forma mais adequada para se disponibilizar o material. A PF mantém a versão de que não houve nenhuma ordem do presidente Lula para que a direção da instituição liberasse a gravação.


Vejam texto completo na Agencia Brasil.

La Armada mexicana interviene un submarino cargado con droga en el Pacífico

La Armada mexicana ha interceptado un pequeño submarino cargado con droga cerca de la costa de Oaxaca, en el Pacífico mexicano, según ha informado la Secretaría (ministerio) de Marina (SEMAR). Cuatro personas han sido detenidas en la operación. Un portavoz de SEMAR ha señalado que la nave, que no contaba con permiso de navegación, fue avistada a 15 kilómetros mar adentro con dirección al norte de México, por lo que fue seguida desde un helicóptero. Cuando la nave salió a flote, infantes de la Marina descendieron con sogas desde el helicóptero para capturar a los tripulantes del submarino.


Vejam no EL PAIS.com.

Constrangidos, tucanos recuam na CPI dos Grampos


Os deputados do PSDB na Comissão Parlamentar de Inquérito das Escutas Telefônicas, a CPI dos Grampos, resolveram não pagar para ver e constrangidos deixaram de lado nesta quarta (16) os requerimentos de convocação do ex-ministro Luiz Gushiken e o ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh, nomes ligados ao PT que teriam sido vítimas de escutas telefônicas no exercício de suas funções. Caso os tucanos persistissem na idéia, os governistas tinham requerimentos prontos para convocar nada menos do que quatro integrantes da cúpula do governo Fernando Henrique Cardoso que aturam a favor de Daniel Dantas no processo de privatização do sistema Telebrás, segundo revelaram na época grampos telefônicos.


Texto completo no Vermelho.

La Cámara de Representantes de Estados Unidos aprobó la apertura de archivos secretos para buscar hijos de desaparecidos durante la dictadura

La Cámara de Representantes de Estados Unidos aprobó ayer la apertura de archivos secretos de los servicios secretos de Estados Unidos para la búsqueda de hijos de desaparecidos durante la última dictadura militar en la Argentina.

El anuncio lo realizó en Buenos Aires el embajador argentino en Estados Unidos, Héctor Timerman, tras reunirse con la Presidenta Cristina Fernández de Kirchner en el despacho de Casa de Gobierno.


Vejam na TELAM-Agencia de Noticias de la Republica Argentina.

Etanol brasileiro é o que menos polui

RIO - A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) destacou o impacto positivo do etanol brasileiro para o meio ambiente porque esse combustível reduz em pelo menos 80% as emissões poluentes, lembrando que, nos EUA e na Europa, a eficácia dos biocombustíveis é muito menor.


Texto completo no JB Online.

Haddad anuncia criação da Universidade da África em município cearense

Brasília - Ao participar hoje (16) da cerimônia de sanção do projeto de lei que cria o piso nacional para professores, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a criação da Universidade da África, que será sediada em Redenção (CE). A idéia é formar estudantes africanos para ajudar o desenvolvimento daquele continente.


Vejam na Agência Brasil.

Trem que levita sobre “trilhos de ímã” é aposta de professor para transporte urbano

Campinas (SP) - A roda vai ficar no passado com a chegada da levitação magnética para veículos. A aposta do professor Richard Stephan, da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) tem um motivo: ele é o coordenador do projeto do primeiro trem desse tipo desenvolvido no Brasil, o Maglev-Cobra.


Vejam na Agência Brasil.

Mais um líder sindical colombiano é assassinado

O dirigente sindical e membro do partido político Pólo Democrático Alternativo, Guillermo Rivera, estava desaparecido desde o dia 22 de abril deste ano na Colômbia. Seu corpo foi encontrado nesta terça-feira, 15, na cidade de Ibagué. Rivera era presidente do Sindicato dos funcionários da autarquia de Bogotá, a capital da Colômbia.

As informações preliminares apontam que o dirigente sindical foi assassinado e sepultado como indigente no dia 28 de abril, seis dias após seu desaparecimento. Segundo informações do comitê pela vida e pela liberdade de Guillermo Rivera, os indícios de assassinato apontariam para efetivos da Policia Nacional, mais um caso de crime do Estado, por ação ou omissão.



Leiam na Revista Fórum.

Na COLÔMBIA aparece sem vida o dirigente sindical Guillermo Rivera Fúquene

Gabriel Becerra, coordenador do comitê pela vida e liberdade de Guillermo Rivera Fúquene informou que o corpo sem vida do sindicalista da Controladoria Distrital foi encontrado na cidade de Ibague, capital do Departamento de Tolima.

Bogotá. “Lamentamos informar ao movimento social e à opinião pública nacional e internacional que no dia de hoje, terça-feira 15 de julho, se foi conhecido oficialmente o aparecimento na cidade de Ibagué, do corpo sem vida do companheiro Guillermo Rivera Fúquene, dirigente sindical e político, desaparecido no último 22 de abril na cidade de Bogotá”, afirma em um comunicado público.


Texto completo na Agência de Notícias Nova Colômbia.

As Notas de Anncol

Leiam no site da Agência de Notícias Nova Colômbia:

1. A Corte Penal Internacional viola seus estatutos

2.
Exibem vídeos dos atrozes crimes em Guantánamo

3.
A arma política de Miss Universo

4.
Diariamente a verdade vai aparecendo

5.
“César” e “Ernesto” não são extraditáveis

6.
A Cruz Vermelha Internacional investiga




Uribe admite uso irregular de logo da Cruz Vermelha

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, admitiu nesta quarta-feira que o símbolo da Cruz Vermelha foi utilizado indevidamente durante a operação de resgate da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e outros 14 reféns há duas semanas. O governo colombiano não tinha autorização do organismo para usar o emblema.

De acordo com Uribe, por um "erro" e por "nervosismo", um membro da equipe militar utilizou sobre sua roupa o símbolo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) durante o resgate dos reféns que estavam em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

A utilização indevida do emblema da Cruz Vermelha pode ser considerada como um "crime de guerra", de acordo com analistas de direito internacional, por contrariar a Convenção de Genebra e a legislação internacional humanitária.


Vejam o texto completo na BBCBrasil.com.

PROCERGS: Ferrigolo se defende

O presidente da Procergs, Ronei Ferrigolo, convocou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 16, para se defender da acusação anônima de que teria favorecido a Processor em licitação feita durante sua gestão na diretoria de Desenvolvimento da estatal durante o governo Rigotto, assim como do ofício do Sindpdd-RS com críticas sobre a migração do mainframe Unisys para plataforma baixa.

Ambas denúncias foram aceitas preliminarmente pelo procurador geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Dacamino, e encaminhadas para análise à presidência da corte do órgão também nesta quarta, 16.

Sobre a licitação envolvendo a Processor, Ferrigolo destacou que nem ele, nem seu pai mantêm qualquer participação acionária na companhia desde 2002. O presidente da Procergs também afirmou que os negócios da empresa gaúcha com a estatal são hoje 50% menores do que foram durante a gestão petista.

Notícia completa no Baguete.

Israel confirma identidade dos soldados entregues pelo Hizbollah

O Exército israelense confirmou que os restos mortais entregues pelo Hizbollah [que recebe apoio da Síria e do Irã] nesta quarta-feira correspondem a seus soldados Eldad Regev e Ehud Goldwasser, capturados pelo grupo extremista islâmico em 2006.

Generais do Exército israelense informarão os resultados das análises às famílias dos soldados. Fontes militares disseram que o processo de identificação durou várias horas por causa do estado deteriorado dos corpos dos soldados, segundo o jornal "Jerusalem Post". O site do "Haaretz" afirmou que Israel verificou a identidade de Regev e Goldwasser cinco horas após os corpos terem sido entregues.

Notícia completa na Folha Online.

Czar Nicolau 2º lidera a disputa para ser eleito 'maior russo da história'


Noventa anos depois de ter sido executado, o czar Nicolau 2º está liderando uma disputa acirrada para ser nomeado "o maior russo da história".

Seus competidores diretos são o ex-ditador soviético Josef Stalin e o fundador do Estado soviético, Vladimir Lênin, que matou Nicolau e toda sua família.

A competição é patrocinada pela TV estatal Rossiya, e tenta ser uma versão russa do "Great Briton", programa da BBC que "elegeu" Winston Churchill em 2002. Numa versão norte-americana em 2005, o ex-presidente Ronald Reagan foi escolhido o "maior americano".

Mais no G1. A foto também é de lá. A televisão e suas tonterias...

Renúncia de primeiro-ministro reabre crise política na Bélgica

A Bélgica voltou a enfrentar uma crise política após a renúncia do primeiro-ministro do país, Yves Leterme, que disse não ter conseguido superar as diferenças entre as duas principais comunidades do país, os flamengos e os francófonos.

A saída de Leterme, que ainda não foi aceita nem rejeitada pelo rei Alberto II, deixa a Bélgica estagnada, apenas quatro meses depois de o líder flamengo conseguir formar um Governo de coalizão.


Os partidos flamengos, principalmente a legenda de Leterme, o Partido Democrata-Cristão e Flamengo (CD&V), tinham condicionado a sobrevivência do Governo à conclusão, antes de hoje, de um acordo sobre uma descentralização do Estado, inclusive a cisão do distrito eleitoral e judicial de Bruxelas-Halle-Vilvoorde.

Notícia completa no G1.


Indonésia assume responsabilidade institucional por crimes no Timor-Leste

A Indonésia assumiu hoje formalmente sua "responsabilidade institucional" pelos crimes ocorridos no Timor-Leste em 1999, embora a confissão não represente um pedido de desculpas nem alguma ação judicial contra os culpados.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, em reunião na ilha de Bali com seu colega timorense, José Ramos-Horta, recebeu o relatório da Comissão de Verdade e Amizade da Indonésia e do Timor-Leste. Segundo ele, "não é possível enterrar o passado".


O documento, elaborado por cinco indonésios e vários timorenses, atribui à Indonésia assassinatos, torturas, estupros e outros crimes, e ao Timor-Leste crimes menores como prisões forçadas.

Notícia completa no G1.


quarta-feira, 16 de julho de 2008

STJ: polícia não poderá algemar Cacciola

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Gomes Barros, decidiu que a polícia não poderá algemar o ex-banqueiro Salvatore Cacciola na chegada dele ao Brasil, que deve ocorrer na madrugada de amanhã. Contudo, segundo a assessoria do tribunal, Barros não restringiu em sua decisão o transporte de Cacciola em camburão.

Redação Terra

Juiz aceita denúncia contra Dantas por corrupção

O juiz federal Fausto De Santics, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, aceitou denúncia contra o banqueiro Daniel Dantas, que chefia o Grupo Opportunity, por corrupção ativa. Além dele, foram denunciados Humberto Braz, apontado como "braço-direito" de Dantas, e Hugo Chicaroni. A partir de agora, os três passam a ser réus no processo. A denúncia foi apresentada pelo procurador da República Rodrigo de Grandis.

Segundo o MPF, Dantas teria oferecido, por meio de Braz e Chicaroni, US$ 1 milhão a um delegado da PF para que seu nome, o de Verônica Dantas, irmã do banqueiro, e de Carlos Rodemburg, sócio e vice-presidente do Banco Opportunity, fossem retirados das investigações. O delegado da PF teria chegado a receber R$ 129 mil reais dos intermediários do banqueiro.

Lula: delegado deve ficar na Satiagraha por questão moral

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz permaneça à frente das investigações da Operação Satiagraha. Segundo o Lula, o delegado, que anunciou seu afastamento, deve continuar coordenando as apurações "por uma questão moral".

O delegado da PF pediu afastamento do inquérito com a alegação oficial de que estaria matriculado em um curso superior de polícia desde março. Na segunda-feira, teve início a fase presencial em Brasília e, por isso, ele teria de se ausentar do posto por 30 dias.

Redação Terra

Dantas ressuscita ACM para atacar ministro do STJ

É preciso, em função da querela jurídico-comercial, desmoralizar um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Para tanto, invocam um morto, Antônio Carlos Magalhães, para atacar um vivo, o ex-ministro Edson Vidigal e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Dois anos antes, em 15 de junho de 2005, Vidigal concedeu liminar que permitiu aos fundos de pensão e ao Citibank retomarem o controle da Brasil Telecom. Esta é a batalha a ser revista na manhã de 15 de novembro.

Em transcrição de escuta autorizada judicialmente - já em poder de advogados -, recheio da Operação Satiagraha, diz Daniel Dantas:

- (...) a decisão nossa foi de quebrar a caixa de ovos toda, tá? (...) ele perguntou o que é que o SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES disse de VIDIGAL? Disse que era ladrão... aí o cara não tá preparado pra ladrão, tá certo?

Notícia completa no Terra Magazine.


Beltrame diz que "polícia agiu corretamente", mas estuda punição aos policiais

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que os três cabos e um soldado da Polícia Militar agiram corretamente ao revidar os tiros de Jefferson dos Santos Leal, de 18 anos, autor do seqüestro-relâmpago que acabou na morte do administrador Luiz Carlos Soares da Costa, na noite da última segunda-feira (14).

"A polícia agiu corretamente. Ela reagiu aos tiros que foram dados, fez a perseguição, chamou reforço, acendeu todos os seus alarmes possíveis para que esse carro parasse. Ela foi agredida a tiros e reagiu com um tiro no pneu desse carro", declarou Beltrame nesta terça-feira (15), ao sair de uma reunião no Palácio Guanabara, sede do governo.

Jefferson abordou o Siena prata em que estava o administrador, na zona norte do Rio, e mandou que ele passasse para o banco do carona. Segundo a PM, quando o bandido avistou uma viatura do 22º BPM (Maré), mudou bruscamente de direção, o que fez com que os policiais suspeitassem. Os PMs perseguiram o veículo pela avenida Brasil e Jefferson teria começado a atirar. A polícia reagiu e Luiz Carlos foi atingido na troca de tiros.

Texto completo no UOL Notícias.

Cinegrafista flagra ação da PM que causou morte de administrador no Rio

A ação da Polícia Militar do Rio que resultou na morte do administrador Luiz Carlos da Costa, 36, na noite de segunda-feira (14), foi flagrada por um cinegrafista do SBT. Costa, que havia sido rendido por um assaltante, foi baleado durante perseguição policial.

As imagens mostram que os PMs envolvidos na ação arrastam o administrador, ainda vivo, pelo asfalto, e mexeram diversas vezes na cena do crime. Antes de as imagens serem divulgadas, a Polícia Militar concedeu entrevista e classificou a atitude dos policiais como correta e cautelosa.

Notícia completa na Folha Online.

Gilmar Mendes errou

É esse o ponto em que Gilmar naufraga. A ciência jurídica não é exata, está sujeita a interpretações. Ontem li e ouvi detidamente os argumentos de Dalmo Dallari – que considera que Mendes avançou o sinal e criou uma balbúrdia jurídica. Depois, procurei ouvir a opinião de outro Ministro do STF, liberal.

Sua opinião é a de que Gilmar Mendes estava correto ao conceder o primeiro habeas corpus, mas errou pesado ao conceder o segundo. As razões que consubstanciavam o segundo eram diferentes das do primeiro. O juiz De Sanctis estava com a razão e com a lei.

Mais não avançou. Mas ficam claros alguns pontos:

1. No intuito de combater abusos, Gilmar cometeu um abuso maior. Transformou a questão em algo pessoal, atropelou as evidências ao conceder o segundo habeas corpus mostrou que estava motivado pelo sentimento de desforra, ao denunciar o juiz De Sanctis ao Conselho Nacional de Justiça.

2. Ao proceder dessa maneira, deixou que o ego atropelasse seu compromisso mais sagrado: a ordem constitucional e a imagem do STF, o tribunal máximo do país.

Texto completo no Luís Nassif.


O caso Eike e o mercado de opções

Quem opera no mecado de capitais sabe que é muito fácil ganhar muito dinheiro com operações em mercados futuros.

A operação da Polícia Federal nas empresas de Eike Batista geraram uma oscilação de 10 % nas suas empresas de capital aberto num único dia.

Mais no blog do Luís Nassif.


OEA afirma que 819 paramilitares desmobilizados foram assassinados

Cerca de 819 paramilitares colombianos que se desmobilizaram no processo de paz com o Governo do presidente Álvaro Uribe foram assassinados, a maior parte por disputas por controle de regiões e por não desejarem se reincorporar a novos grupos, segundo um relatório da OEA revelado hoje pela imprensa local.

O relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA), que cumpriu as funções de observadora do processo de desmobilização dos esquadrões paramilitares nos últimos cinco anos, afirmou que a Polícia da Colômbia registrou o assassinato de 819 desmobilizados, segundo o jornal "El Tiempo".


"Na maior parte dos casos não há investigações concretas", declarou a OEA, que confirmou que os departamentos mais críticos são Antioquia, Cesar, Cordoba, Magdalena e as mortes poderiam estar ligadas a disputas por controle de regiões, disputas entre combatentes e por não se reincorporarem a novos grupos.

Notícia completa no G1. É a violência política na Colômbia.


Governo espanhol impugna plebiscito basco no Tribunal Constitucional

O Governo espanhol recorreu hoje no Tribunal Constitucional de uma lei aprovada pelo Parlamento regional do País Basco, que convoca para o dia 25 de outubro um referendo sobre o futuro vínculo desta comunidade autônoma com a Espanha.

O recurso se baseia na vulneração da Constituição que atribui ao Estado a competência exclusiva para autorizar uma consulta popular, a violação do espírito constitucional de unidade e soberania nacional e o descumprimento do regulamento do Parlamento basco na tramitação.

Notícia completa no G1.


Aumenta a tensão em torno das ilhas reivindicadas por Coréia do Sul e Japão

A Coréia do Sul intensificou nesta terça-feira seu dispositivo de segurança em torno das ilhas sob seu controle, também reivindicadas pelo Japão, enquanto Tóquio pediu calma.

O último capítulo da disputa territorial sobre estas cerca de 30 pequenas ilhas desertas, situadas no Mar do Japão e conhecidas como Dokdo na Coréia do Sul e Takeshima no Japão, aconteceu segunda-feira quando Tóquio reafirmou sua soberania sobre esse território.


O ministério japonês da Educação publicou novas instruções recomendando aos professores que insistam em suas aulas que estas ilhas pertencem ao Japão. Seul reagiu energicamente retirando seu embaixador de Tóquio.


"O número de barcos de patrulha ao redor de Dokdo vem aumentando desde segunda-feira", disse um porta-voz da polícia marítima sul-coreano à AFP, negando-se a dar detalhes.

Notícia completa no G1.


Irã anuncia fabricação de aviões de combate e novos exercícios militares

O Exército iraniano anunciou nesta terça-feira (15) a fabricação de aviões de combate com tecnologia avançada e que a força aérea do país realizará "em breve" manobras similares às feitas na semana passada pelos Guardiões da Revolução Islâmica (tropa de elite do regime dos aiatolás) no Golfo Pérsico.


O anúncio foi feito pelo comandante da Força Aérea iraniana, general-de-brigada Ahmad Mighani, que não divulgou detalhes sobre os novos aviões de combate e que se limitou a destacar que "não podem ser detectados por radares".

Mais no G1.


Exército russo inicia manobras na região do Cáucaso

As Forças Armadas da Rússia iniciaram hoje as manobras militares "Cáucaso-2008", que coincidem com o exercício militar georgiano-americano "Immediate Response-2008", iniciado nesta terça-feira perto da capital da Geórgia.

A Região Militar do Cáucaso Norte da Rússia mobilizou 8 mil soldados, 700 veículos motorizados e 30 aviões e helicópteros para manobras antiterroristas em onze repúblicas e regiões do sul do país.

Notícia completa no G1.


Análise: Decisão sobre Sudão pode criar problemas diplomáticos

A decisão do promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, de pedir a prisão do presidente do Sudão, Omar al-Bashir, é uma intervenção corajosa em termos de direitos humanos, mas que deverá causar problemas no campo diplomático.


Está fadada a dificultar - alguns dirão destruir - as tentativas de aumentar a presença de uma força de paz internacional na região de Darfur (no oeste do Sudão) e de promover negociações para um acordo entre o governo do Sudão e os grupos rebeldes de Darfur.


Mas o TPI é independente e não está preocupado com diplomacia. Está preocupado com justiça.

Notícia completa no G1.


Israel detém doze membros do Hamas na Cisjordânia

O Exército israelense deteve nesta terça-feira doze membros do Hamas em Nablus, no norte da Cisjordânia, indicou uma autoridade da segurança palestina.

Soldados israelenses a bordo de cerca de 40 veículos penetraram em Nablus na manhã desta terça-feira e em seguida prenderam doze membros do Movimento de Resistência Islâmica, entre eles duas mulheres e dois vereadores, indicou à AFP a autoridade que preferiu não revelar sua identidade.

Mais no G1. Prender vereadores de cidades palestinas é acintoso.


França defende que Fazendas de Chebaa fiquem sob tutela da ONU

A França defendeu hoje colocar sob a tutela da ONU as disputadas Fazendas de Chebaa, na fronteira entre Israel, Síria e Líbano.

"Consideramos que uma tutela sob a ONU é uma opção clara sobre a mesa hoje e apoiamos esse princípio", disse à imprensa o porta-voz do Ministério de Exteriores, Eric Chevallier, que não deu outros detalhes.


Estas declarações foram feitas após um fim de semana de intensa diplomacia em Paris, no qual coincidiram para a cúpula pelo Mediterrâneo os líderes de 42 países europeus e árabes.


Entre os participantes presentes estavam os presidentes de Síria, Bashar al-Assad, Líbano, Michel Suleiman, e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.


Mais no G1.


Hezbollah prepara festa por troca de prisioneiros com Israel

O grupo libanês Hezbollah prepara uma grande celebração por várias regiões do Líbano devido ao acordo com Israel para a troca de prisioneiros, que deve acontecer na quarta-feira na fronteira entre os dois países.


Nesta terça-feira, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, aprovou o acordo mediado por um diplomata alemão indicado pela ONU.


Na troca, as autoridades israelenses devem libertar cinco prisioneiros libaneses - Samir Qantar, Khodor Zaidan, Maher Kourani, Mohammed Srour e Hussein Salman -, e devolver o corpo de 199 guerrilheiros libaneses e outros árabes mortos em ação contra Israel.


O Hezbollah, por sua vez, promete devolver os soldados israelenses Ehud Goldwasser e Eldad Regev, capturados numa ação na fronteira no dia 12 de julho de 2006 - o que foi o estopim para uma guerra de 34 dias entre Israel e Hezbollah.


O governo israelense considera os dois soldados mortos em combate por conta dos ferimentos. No entanto, o grupo libanês não confirmou até o momento se os militares capturados estão ou não vivos.

Mais no G1.


Tá com medinho, 01?

A nota abaixo está no blog do jornalista Luiz Carlos Azenha. Impossível ler as declarações do tucano Arthur Virgílio e não lembrar do bordão do já célebre Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, que dá o título a esta nota. Sim, Virgílio está com medinho. E não é só ele.


ARTHUR VIRGÍLIO, SURREAL, DÁ O TOM DO PAVOR COM O EFEITO DANTAS

Atualizado em 14 de julho de 2008 às 19:48 | Publicado em 14 de julho de 2008 às 19:12

Arthur Virgílio, o líder do PSDB no Senado, deu o tom, de acordo com nota reproduzida parcialmente pelo Estadão:

"Não se justifica nenhuma tentativa de desmoralização da mais alta Corte de Justiça do país. Foi o enfraquecimento das instituições, aliado a um quadro de inflação, desemprego e corrupção, que criou o clima propício à instalação do Terceiro Reich, na Alemanha", afirmou o líder tucano, na nota.

Aparentemente Virgílio se refere ao possível pedido de impeachment contra Gilmar Mendes que está sendo estudado por procuradores federais de vários estados.

O texto é surreal e desproposital.

Mais no Blog Entrelinhas.

O Brasil flerta com a vizinhança

Aos poucos, na surdina, o português brasileiro seduz a vizinhança. Na América do Sul, é candidato a segundo idioma de países de língua hispânica e virou referência nas relações comerciais do Mercosul. Na rabeira da tendência, expande-se o ensino do idioma na região.

Entre parceiros do Mercosul, é concreta a possibilidade de virar segunda língua oficial. O dado mais recente vem da Venezuela. Este ano, o governo de Hugo Chávez decidiu incluir a língua portuguesa, em 2009, no currículo oficial escolar, como disciplina opcional. A idéia é garantir a adoção da língua portuguesa como primeiro idioma estrangeiro no país. Lá, o português será incorporado ao currículo do sistema educacional bolivariano, em escolas primárias e secundárias. Outros países já colocaram em prática iniciativas similares (ver gráfico na página 32).

Lilian Pinho, da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores, explica que os ministros da Educação do Mercosul adotaram programa de integração que prevê o ensino obrigatório do português como língua segunda nos países hispanófonos e do espanhol como segunda no Brasil.

Texto completo na Revista Língua Portuguesa.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Não dá para não reproduzir

A análise séria do caso Daniel Dantas está no comentário anterior, mas como no Brasil o humor diz tudo e mais um pouco, segue abaixo post do blog do jornalista Ancelmo Gois, que resume perfeitamente os tais "aspectos jurídicos" do episódio:

Perguntar não ofende: quantos pobres o ministro Gilmar Mendes já mandou soltar?

Do Blog Entrelinhas.

PC do B inaugura comitê evangélico em Curitiba

A máxima do pai do Comunismo Karl Marx de que a "religião é o ópio do povo" foi sepultada em Curitiba, nesta segunda-feira (14), com o lançamento do comitê evangélico em apoio à candidatura a prefeito de Ricardo Gomyde (PC do B).

O comitê foi organizado pelo militante do partido e candidato a vereador, Carlos Maia, membro da Igreja Assembléia de Deus, que diz esperar reunir representantes de várias religiões protestantes em apoio à candidatura de Gomyde. Nesta segunda, apenas membros da Igreja Mórmon de Curitiba estiveram presentes no lançamento do comitê.

Questionado sobre o aparente paradoxo do PC do B em inaugurar um comitê evangélico uma vez que o comunismo professa o ateísmo, Gomyde disse que o partido não pode se "dar ao luxo" de segregar militantes por causa de sua fé.

"O PC do B hoje tem um trabalho expressivo nas áreas religiosas, a exemplo dos evangélicos. A nossa legenda é plural e respeita as mais diversas manifestações. Ou seja, todas as religiões encontram abrigo na nossa campanha rumo à prefeitura de Curitiba", afirmou.

Do UOL Últimas Notícias. Tempos pós-modernos...

A FOLHA TINHA UMA MATÉRIA “SOB ENCOMENDA” PARA DANTAS

- Avisa ao Daniel que tenho uma matéria de encomenda para ele, diz Andréa Michael, repórter de Folha (da Tarde *) em Brasilia.

- Tá, vou avisar, diz Guiga, Guilherme Henrique Sodré Martins, membro do triunvirato (*2) do círculo íntimo de Daniel Dantas, e amigo pessoal do governador Jacques Wagner, da Bahia.

- Aproveita e pergunta pra ele o que ele vai fazer com o dinheiro que ele vai receber da Brasil Telecom e da Telemar, diz Andréa Michael, repórter da Folha (da Tarde*) em Brasília.

. Guiga diz a Dantas que Andrea Michael, repórter da Folha (da Tarde *) em Brasília acabou de escrever uma matéria “sob encomenda” para ele.

. E conta que ela perguntou o que ele vai fazer com o US$ 1 bilhão do cala-a-boca que a Telemar e a Brasil Telecom vão pagar a ele, com dinheiro do BNDES.

. Dantas cai na gargalhada. Ri, ri e diz:

- Diz pra ela que eu vou comprar ações da Telemar.

Mais no Conversa Afiada. A serem verdadeiras as afirmações acima, talvez o delegado Protógenes tenha razão em ter pedido a prisão preventiva desta jornalista.


Delegado da PF deixa investigação sobre Daniel Dantas

O delegado Protógenez Queiroz deixou nesta terça-feira o inquérito da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que investiga suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro cometidos pelo banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.

Segundo a PF, Queiroz deixou o inquérito para realizar um curso obrigatório para todos os delegados que já têm pelo menos dez anos de serviço.

Segundo a ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), o curso superior de polícia é obrigatório principalmente para quem vai mudar de categoria, passando de delegado de 1ª classe para delegado especial, a última entre as quatro graduações na função.

O curso, de acordo com a entidade, tem uma fase presencial, que começa a partir da próxima semana. A assessoria da ADPF informou que o presidente da associação, Sandro Torers Avelar, também vai participar das aulas.

Texto completo na Folha Online. É. O Paulo Henrique Amorim anunciou às 18 h 50 min, e esta matéria veio para a Folha Online, às 19 h 17 min.


GOVERNO LULA TENTA ABAFAR CASO DANTAS

. Até sexta-feira o Delegado Protógenes Queiroz deve ser afastado do Caso Dantas.

. O Governo Lula considera que ele se envolveu muito no Caso e sexta-feira concluirá a parte dele, que são as prisões.

. O Governo Lula estuda se os outros delegados que ajudaram Queiroz ficam ou não.


Um pouco mais no Conversa Afiada.


O NOME “GILMAR” COMEÇA A APARECER NA FITA

. É o que se lê na página A4 do Estadão de hoje – “Greenhalgh antecipa voto do STJ – petista adianta para executivo do Opportunity como ministro (Beneti) votará” (clique aqui para ler).

. Lá embaixo, escondido, atrás da moita, aparece essa informação sobre um “Gilmar”, já que a coisa pode “parar na mão dele”.

. Segundo o jn, Daniel Dantas teria dito que o problema dele era na primeira instância – o Juiz De Sanctis, aquele de que todo brasileiro se orgulha.

. Porque no STJ e no STF Dantas desfrutava de “facilidades”.

. “Facilidades” ? Deve ser isso aí que o Estadão não destacou.

. “Facilidades”.

. O que tem a dizer o Ministro Beneti do STJ ?

. Ele faz parte das “facilidades” ?

Veja mais no Conversa Afiada.


E OS OUTROS 10 MINISTROS DO STF, VÃO CONTINUAR DE FÉRIAS ?

. O Supremo Tribunal Federal está em recesso.

. Enquanto isso, um único juiz, o Supremo Presidente Gilmar Mendes, quer governar o Brasil para ir à forra contra o Juiz De Sanctis.

. Ele governa o Judiciário.

. Mas, não é bem assim: 121 Juizes.

. 42 procuradores federais.

. Delegados da Polícia Federal.

. Assinaram manifestos públicos contra as decisões do Supremo Presidente que deram fuga a Dantas.

Texto completo no Conversa Afiada.


Canadá divulga 1º vídeo de interrogatório em Guantánamo

Advogados canadenses divulgaram o primeiro vídeo de um interrogatório de um detento na prisão de uma base militar dos Estados Unidos na baía de Guantánamo, em Cuba.

As imagens mostram Omar Khadr, um cidadão canadense de 16 anos, sendo interrogado por agentes canadenses, em 2003, sobre acontecimentos ocorridos antes de sua captura por forças americanas.

Khadr é acusado de ter lançado uma granada que matou um soldado americano durante um tiroteio no Afeganistão em 2002.

Mais na BBC Brasil. Inclusive o vídeo. Omar está lá desde os 16 anos. Aqui no Brasil temos centros de detenção de menores de idade, mas pelo menos eles vão para estes centros após uma sentença de um juiz.

"Revolução": Manifesto dos juízes tem 400 assinaturas

"Um evento assim é uma revolução", confidenciou o presidente da Associação dos Juizes Federais de São Paulo, Ricardo de Castro Nascimento, a participantes do ato desta segunda-feira (14) no Fórum Criminal de São Paulo. Mais de 400 magistrados já assinaram o texto de desagravo a Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal, que mandou prender o banqueiro Daniel Dantas, e crítica ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes.


Texto e manifesto dos magistrados no Vermelho (êpa!).

Ato de juízes mostra 'indignação', diz juiz do caso Dantas

O Juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto Martin De Sanctis, afirmou nesta segunda-feira, 14, que a manifestação de cerca de 400 juízes de todo o País em seu apoio representa uma "gota d'água" e exige uma reflexão de todo o Judiciário. Durante o anúncio do manifesto, De Sanctis afirmou estar constrangido por ter que falar com a imprensa e a sociedade civil sobre uma decisão que é natural aos juízes. De Sanctis decretou na semana passada, por duas vezes, a prisão do sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, concedeu os habeas-corpus que libertaram Dantas e afirmou que mandaria abrir um procedimento investigatório contra o juiz.



Veja mais no Estadão.

“O software open source foi fundamental na criação do Esquerda.net”

(...)

Uma comunidade que se auto-ajuda

Uma das razões para a escolha do Joomla foi a existência de uma comunidade que é grande e se auto-ajuda. "Cada vez que temos um problema de desenvolvimento, colocamos a questão no Joomla.org ou na comunidade portuguesa de Joomla, e as respostas surgem naturalmente da própria comunidade." Além disso, o Joomla tem um front office cada vez mais próximo do que os designers gostariam de ter online, e um back office que os responsáveis pelos conteúdos gostam de usar, sem ter necessidade de conhecer qualquer software específico de multimédia, como há uns anos atrás era necessário, como o dreamweaver, ou outro editor de html. "O cliente é autónomo na integração de conteúdos." E é uma plataforma que sustenta a construção de grandes portais sem grandes investimentos económicos.

"O open source tem uma particularidade que acho muito importante", explica Luís Paiva. "Permite-te perceber, quando estás a mexer no código, o que se está a passar. Permite-te errar, permite reescrever o código, e permite contactar milhares de sujeitos que estão a desenvolver a plataforma: Assim, ela desenvolve-se a um ritmo completamente diferente dos CMS proprietários."


Veja o texto completo no Esquerda.Net.

El láser asesino se escondía bajo la carpa en Rusia

Asistentes a un festival sufren lesiones que les pueden costar la vista por el mal uso del láser.

Más de 30 personas fueron hospitalizadas con daños en la retina después de haber asistido a un espectáculo láser durante el festival de música tecno Aquamarina, celebrado en la provincia de Vladímir, a menos de 200 kilómetros de Moscú.

Texto completo no EL PAÍS.

Morales asegura que Usaid financia para confundir y dividir al pueblo boliviano

El Alto, 14 jul (ABI).- El presidente boliviano Evo Morales Ayma afirmó este lunes que la agencia de Estados Unidos para el Desarrollo Internacional (Usaid, por su sigla en inglés) está invirtiendo gran cantidad de dinero para generar problemas e intentar dividir a Bolivia.

El Jefe de Estado aseguró que utilizan esos recursos para manipulador a los dirigentes, y a partir de ellos confundir a la población.


Texto completo neste endereço.

Procuradoria propõe cinco ações contra Ivo Cassol

O Ministério Público Federal de Rondônia propôs cinco ações de indenização ao erário contra o governador Ivo Cassol (sem partido) e cinco empreiteiras.

A Procuradoria pede a devolução de R$ 11.050.795,26 aos cofres públicos, em razão de supostas irregularidades em licitações realizadas entre 1997 e 2002 pela Prefeitura de Rolim de Moura --à época, comandada por Cassol.

As ações resultam de inquérito civil público que identificou irregularidades em mais de 40 licitações de obras e serviços de engenharia.

Notícia da Folha Online.


ABIN, em nota ofical, desmonta estratégia da Veja, Folha e Dantas

O PIG em peso, a soldo de Daniel Dantas, sob pretexto de noticiar, tem publicado quase todo tipo de informação e gravações que estão sob segredo de justiça.

O objetivo é colocar culpa no vazamento de informações na Polícia Federal (muita gente ingênua está caindo nessa armadilha, e os espertos são os que estão plantando), quando quem vaza são os advogados de Dantas.

A Polícia Federal, tanto não tem vazado informações, que até mesmo a prisão do Humberto Braz não havia sido divulgada.

Com isso, esperam pedir impugnação de provas, ou mesmo do inquérito inteiro.
A alegação seria má fundamentação, obtenção de provas de maneira ilegal, vazamentos e perseguição política.


Texto completo, com a nota à imprensa, no blog dos Amigos do Presidente Lula.

PF viveu guerra e espionagem para prender Dantas

A situação se agrava. Por ordem do comando, o delegado Protógenes Queiroz perde quase toda a logística. Fato registrado, inclusive, em imagens: a sala sendo esvaziada, a tralha tecnológica removida.

Queiroz começa a fingir que a operação faz água. Cede, aceita conversar com a repórter; Andréa Michael, da Folha de S.Paulo. Mas faz uma exigência aos superiores: quer a presença do diretor geral, Luiz Fernando Corrêa, e de Lorenz, o diretor de Inteligência.

Corrêa não vai, manda alguém da comunicação social. Lorenz, presente. Na conversa, o delegado Queiroz contorna, tergiversa, despista, e guarda tudo o que disse e o que não disse.

Sábado, 26 de Abril. Anunciado o acordo das teles, vem aí a BrOi. No caderno "Dinheiro", da Folha, em quase meia página a repórter Andréa Michael relata os contornos de uma operação a caminho, destinada a prender Daniel Dantas.

Quem ainda não leu, deveria ler, a narrativa de "bastidores" dos acontecimentos que agitaram o país na semana passada, feita por Bob Fernandes, no Terra Magazine.


Juízes federais realizam ato em defesa da independência do Poder Judiciário

Em apoio ao juiz federal da 6ª Vara, Fausto De Sanctis, que pediu a prisão do banqueiro Daniel Dantas, o TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região realizou no final da tarde desta segunda-feira (14) um ato público em defesa da independência do Poder Judiciário. Na última sexta-feira, os juízes já haviam se manifestado contra as decisões do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, que concedeu dois habeas corpus em favor de Dantas na semana passada.

No ato, os juízes divulgaram um manifesto assinado por mais de 400 magistrados. O documento critica a determinação do presidente do STF de encaminhar cópias da decisão de Fausto De Sanctis sobre o habeas corpus que soltou Daniel Dantas para o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho da Justiça Federal e a Corregedoria Geral da Justiça Federal da Terceira Região.

Notícia do UOL Notícias.

Dantas omitiu do governo operações suspeitas, diz PF

Laudo do INC (Instituto Nacional de Criminalística) acusa o banqueiro Daniel Dantas de omitir movimentações financeiras suspeitas realizadas no banco Opportunity em nome do banqueiro, de familiares e de funcionários das empresas do grupo, informa nesta segunda-feira reportagem de Rubens Valente, publicada pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a reportagem, a PF acusa o grupo de "dificultar e até inviabilizar" a fiscalização. Bancos devem informar ao Coaf (órgão de inteligência financeira do governo federal) movimentações consideradas atípicas nas contas dos clientes, como créditos muito acima dos ganhos declarados pelo correntista à Receita.

Mais na Folha Online.


Grampos da PF expõem desvios do setor filantrópico

O processo corre na 12ª Vara Federal de Brasília. Apura fraudes praticadas sob o manto da filantropia.

Os malfeitos ocorreram num órgão que funciona no ministério do Desenvolvimento Social.

Chama-se CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social). Tem poderes para dar isenção tributária a organizações filantrópicas.

Descobriu-se que representantes de entidades de aparência insuspeita –de obras sociais a igrejas—se uniram a advogados, para ludibriar o INSS e a Receita.

O caso veio à tona em 13 de março. Numa operação batizada de “Fariseu”, a Polícia Federal levou ao cárcere seis pessoas.

Notícia completa no blog do Josias de Souza.

Promotor do tribunal de Haia pede prisão de presidente do Sudão

O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno Ocampo, pediu a prisão do presidente do Sudão, Omar al-Bashir, para que ele seja julgado pelo tribunal por genocídio e crimes contra a humanidade.

Em um relatório encaminhado aos juízes do TPI, em Haia, Moreno recomendou que Bashir seja indiciado por crimes de guerra praticados contra a população de Darfur, no oeste do país.

O gabinete do promotor informou que ele submeteu ao tribunal “evidências de crimes de guerra cometidos em Darfur ao longo dos últimos cinco anos” e busca a punição de um indivíduo ou indivíduos, sem fornecer mais detalhes.

No mês passado, o promotor disse que o “aparato estatal do Sudão” esteve envolvido em uma campanha organizada para atacar civis em Darfur e que apresentaria aos juizes evidências implicando autoridades de alto escalão do governo.

Al-Bashir está sendo acusado de mobilizar milícias árabes pró-governo de perseguir e massacrar civis africanos em Darfur desde 2003.

Texto completo na BBC Brasil.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

NEWSWEEK ARGENTINA

Sábado, dia 10/07/2008, às 10 h, Junto ao Monumento ao Expedicionário

PROCEDIMENTOS PARA O ATO EM PORTO ALEGRE:

1) PRECISAMOS DE UM BOM ADVOGADO VOLUNTÁRIO:

- Ninguém vai às ruas pra apanhar, bater ou xingar: a manifestação precisa ser ORDEIRA (gritos de guerra SEM PALAVRÕES), devidamente RESPALDADOS PELA LEI através de um protocolo a ser entregue no MINISTÉRIO PÚBLICO DO RS durante a semana, com fotos do advogado, do carimbo no documento e divulgação em todos os blogs possíveis. A idéia é explicar ao poder constituído o que e como iremos fazer. Se cumprirmos com o que nós mesmos escrevermos e a polícia vir pra cima, pode dar exoneração e punição pra eles;

2) SÁBADO DIA 19/07/2008 ÀS 10h DA MANHÃ, NA FEIRA DO BRIQUE DA REDENÇÃO. Concentração no MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO;

Veja mais no blog do Hélio Paz.



domingo, 13 de julho de 2008

Lei de crimes digitais não punirá P2P, diz relator do projeto

“A Agência Senado publicou na noite de quinta-feira (10/07) um documento que explica a lei de crimes digitais e traz esclarecimentos do senador relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

No texto que explica o projeto, o relator nega que a lei punirá os usuários de redes peer-to-peer – perocupação que motivou abaixo assinado na web. “Havia dúvida se o crime seria cometido por quem troca arquivos ‘piratas’ (protegidos por direito autoral), mas a redação é explícita em dizer que não”, diz o texto, atribuído ao senador.

Mais no BR-Linux.

Rússia: Teste do Irã prova que EUA não precisam de escudo

O ministro do Exterior da Rússia disse nesta sexta-feira que os resultados de um teste de mísseis realizado pelo Irã provariam que os planos do governo americano para a construção de um escudo de defesa antimíssil na Europa não são necessários.

Segundo Sergei Lavrov, os testes confirmam que Teerã teria mísseis de alcance limitado de dois mil quilômetros.

Os Estados Unidos afirmam que querem construir escudos na Polônia e na República Checa para defender as tropas americanas.

Depois das amplas condenações aos testes, o Irã afirmou que está aberto a discussões sobre seu programa nuclear.

Mais na BBC Brasil.


Computador Independente

Que tal proclamar a independência de seu PC?
O site Link do O Estado de São Paulo publicou no último dia 24/06 uma análise muito interessante sobre a autonomia no uso do software livre, seja no sistema operacional, seja em alguns programas similares aos do Windows, suficientes e eficientes no seu propósito. E mais ainda, sem pirataria. (autoria do artigo de Lucas Pretti e Rodrigo Martins do jornal O Estado de São Paulo), que pode ser lida neste link aqui abaixo.

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=14024

Segue abaixo um resumo analítico do artigo.

Na primeira parte da matéria, se salienta o sistema Ubuntu, pela sua facilidade de uso, e o Firefox, pela sua aceitabilidade por parte dos usuários. A acensão do Firefox dobrou nos últimos 2 anos passando de 10% para 18,4% dos usuários. Mais de 8 milhões de downloads da nova versão, o Firefox 3.0, já foram baixados.

Com relação aos programas de código aberto e os feitos para Windows, destaca-se o uso amigável deles que ainda funcionam em máquinas mais antigas, no qual você pode substituir todo “arsenal” de programas como MSN, Photoshop, Word e outros por similares. Eles enfatizam que os programas livres são tão bons quanto os proprietários, diferentes mas eficientes. Até mesmo o messenger Pidgin (que é multiplataforma e se conecta não só com a rede MSN, mas também ao Yahoo, ao Google Talk, ao ICQ e outros), foi lembrado como um visual não tão bonito, mas vale lembrar que há alternativas no mundo do software livre, como o Amsn, o Emesene, ou outros messengers.
O texto continua, com o infográfico, no Guia do Hardware.

Chilena é presa ao fazer striptease no metrô de Santiago



Uma mulher que fazia striptease colada a balaústres do metrô de Santiago para desafiar o puritanismo da sociedade chilena foi presa nesta quinta-feira (10) durante uma de suas rápidas performances.

Monserrat Morilles, de 26 anos, surpreendeu os passageiros do metrô durante toda a semana tirando sua roupa, ficando apenas com uma econômica roupa íntima, sem aceitar gorjetas.

Ela disse que estava protestando pela falta de tolerância do Chile, uma das sociedades mais conservadoras da América Latina, onde a primeira geração desde a ditadura de Pinochet está atingindo a idade adulta.
Notícia completa no G1.

Movimento em prol dos 5 Cubanos recebe apoio canadense

Cinqüenta e seis parlamentares do Canadá assinaram na semana passada uma carta na qual demandam justiça para os Cinco Heróis Cubanos presos arbitrariamente em penitenciárias dos Estados Unidos desde 12 de setembro de 1998. O documento expressa que nada justifica tal prisão.


Vejam a reportagem no Vermelho.

Fiscalização rígida diminui mortes no trânsito em 57%

Um levantamento feito pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo aponta a queda de 57% nas mortes por acidentes de trânsito, na capital, após a implantação da chamada “Lei Seca”, no dia 20 de junho.


Texto completo no Vermelho.

Comunicado de las FARC-EP

Comunicado

1. La fuga de los 15 prisioneros de guerra, el pasado miércoles 2 de Julio, fue consecuencia directa de la despreciable conducta de Cesar y Enrique, que traicionaron su compromiso revolucionario y la confianza que en ellos se depositó.

2. Independiente de un episodio como el sucedido, inherente a cualquier confrontación política y militar donde se presentan victorias y reveses, mantenemos vigente nuestra política por concretar acuerdos humanitarios que logren el intercambio y además protejan la población civil de los efectos del conflicto. De persistir en el rescate como única vía, el gobierno debe asumir todas las consecuencias de su temeraria y aventurera decisión.

3. La lucha por liberar a los nuestros y demás combatientes políticos presos siempre estará al orden del día en el conjunto de las unidades farianas, especialmente en su dirección. A todos ellos los llevamos en la mente y en el corazón.

4. El camino por lograr las transformaciones revolucionarias, en ninguna parte del mundo ni en ningún momento de la historia ha sido fácil, por el contrario, y por ello nuestro compromiso se acrecienta ante cada nuevo reto o dificultad.

5. La paz que requiere Colombia debe ser resultado de acuerdos que beneficien a las mayorías, no va a ser la paz de los sepulcros sostenida sobre la corrupción, el terror del Estado, la felonía y la traición. Las causas por las que luchan las FARC-EP siguen vivas, el presente es de lucha y el futuro es nuestro.

Secretariado del Estado Mayor Central de las FARC-EP

Montañas de Colombia, julio 5 del 2008


Comunicado das FARC neste endereço.


Os bons (e eróticos) tempos voltaram

O livro ‘Fuk fuk à brasileira’ desenterra o cinema pornô brasileiro dos anos 80 e seus personagens

Ricardo Schott

O engenheiro químico Fábio Veloso e o cineasta Daniel Camargo confessam já terem tido problemas com namoradas por causa de seu material de pesquisa – composto por antigas fitas VHS e cópias em DVD-R de filmes brasileiros pornôs dos anos 80. Debruçados sobre os vídeos, além do punhado de revistas pornográficas antigas, os dois finalizam o livro Fuk fuk à brasileira (Matrix), nome tirado de um dos mais cultuados longas da época, de Jean Garret (1986), sobre a produção do gênero no Brasil da década de 80.


Este interessante texto, com algumas recordações engraçadas, pode ser lido integralmente no JB Online.

Reunião da SBPC debaterá sustentabilidade do etanol e mudanças climáticas

Brasília - O campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) receberá de hoje (13) a sexta-feira (18) cientistas, pesquisadores e estudantes para debater energia, meio ambiente e tecnologia, temas da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Considerado um dos principais fóruns de debate do país e o maior encontro de ciência da América Latina, o encontro da SBPC deverá reunir cerca de 15 mil pessoas, segundo expectativas da organização do evento. A programação científica inclui em torno de 300 atividades, entre simpósios, mesas redondas, minicursos, encontros de sociedades científicas, assembléias e sessões especiais.


Vejam mais na Agencia Brasil.

Movimento de direitos humanos denuncia perseguição ao MST e a outras entidades civis

Brasília - Um amplo movimento para criminalizar os defensores dos direitos humanos e as entidades da sociedade civil está em andamento em praticamente todos os estados brasileiros. Segundo o coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Gilson Cardoso, há “uma onda de perseguições, ofensas, calúnias, difamações, prisões arbitrárias e processos contra as lideranças sociais”, iniciada no Rio Grande do Sul.

Preocupado com recentes episódios como o que envolveu o Ministério Público do Rio Grande do Sul, que tinha a intenção de criminalizar lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o MNDH - uma organização civil sem fins lucrativos - propôs à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados a realização da audiência pública ocorrida na última quarta-feira (9). Segundo Cardoso, participaram da audiência representantes de diversos movimentos, além de deputados e senadores de vários partidos.


Vejam mais na Agencia Brasil.