sábado, 23 de agosto de 2008

Brasil não é tão violento quanto se pensa, diz 'Economist'

O Brasil já não é mais tão violento como se pensava, afirma um artigo publicado na edição semanal da revista britânica "The Economist".


"Algo inesperado está acontecendo", diz a revista. "O número de homicídios no país está caindo e parte das melhorias se deve à queda abrupta dos índices registrados em São Paulo, o estado mais populoso do Brasil".


Segundo dados divulgados pela "Economist", o número de homicídios em São Paulo caiu pela metade nos últimos cinco anos.

Notícia no G1.


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

TJ-RJ rejeita recurso movido pelo Opportunity contra revista Teletime

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou, em 19/08/08, recurso do Oppotunity Fund, grupo do banqueiro Daniel Dantas, contra a empresa que edita a revista Teletime e os jornalistas Rubens Glasberg e Samuel Possebon. A decisão é de segunda instância e manteve o entendimento proferido anteriormente pela 37ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

A ação pedia direito de resposta e pagamento de indenização por danos morais por matéria publicada em 19/10/2006. Nela, a revista fala que “ficou comprovado, em caráter inapelável, que Daniel Dantas e sua irmã Verônica Dantas fraudaram (...) documentos de correntistas do Opportunity Fund, forjando fichas de registro no fundo e alterando o calor de cotas”.

Mais no Comunique-se.


BBC exige explicações dos EUA sobre prisão de cinegrafista

A BBC e a agência Reuters estão exigindo explicações de autoridades militares americanas sobre a prisão de um cinegrafista iraquiano que trabalha para as duas organizações.

Ali Mashhdani foi solto nesta sexta-feira após passar 23 dias detido, mas até agora nenhuma explicação foi fornecida pelas forças americanas sobre o motivo da prisão.

Em comunicado, a BBC comemorou a libertação do cinegrafista.

LEIA MAIS AQUI.

"Bush agravou instabilidade paquistanesa"

O Irã, por exemplo, não poderá fazer muita coisa. Mas como é característico da região, está tudo muito mal definido. E os EUA, que tentam ser a força dirigente ali, são frágeis historicamente na região e o Bush só fez foi atrapalhar mais ainda, criar novos dilemas e ineficiências. Resumindo, está tudo muito pouco definido, não se pode prever o que vai acontecer porque os atores são muito dúbios, e tampouco há um em perspectiva algum candidato forte à presidência.

Veja a entrevista de Amaury Oliveira, pesquisador da USP, no Terra Magazine.


Homens polígamos vivem mais que monógamos, diz estudo

Um estudo de pesquisadores britânicos observou que homens de países que permitem a poligamia – o casamento com mais de um parceiro – vivem em média mais que aqueles que vivem em países onde a prática é proibida.

Cientistas da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, perceberam que homens acima de 60 anos de 140 países poligâmicos têm uma expectativa de vida em média 12% maior que a de homens de 49 nações monogâmicas.

Os dados, obtidos a partir de relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram calculados de maneira a desconsiderar fatores socioeconômicos nos diferentes países.

Mais na BBC Brasil. No concerto das nações, há mais nações poligâmicas que monogâmicas. Outra coisa curiosa.

Ultra-ortodoxos espancam mulher secular em Israel

O caso do espancamento da mulher secular por ativistas ultra-ortodoxos do grupo "Guardiões do Pudor" foi objeto de uma reportagem do canal 10 da TV israelense.

Na reportagem, ativistas do grupo confirmaram a agressão à mulher e afirmaram que ela estava "contaminando" o bairro com um comportamento "não modesto" e que a invasão à casa dela "não foi um ato de violência, mas sim de advertência".

Grupos ultra-ortodoxos semelhantes ao "Guardiões do Pudor" existem desde a fundação de Israel, há 60 anos, porém, ultimamente, as ações destes grupos contra o que consideram "falta de pudor", têm se tornado mais freqüentes e violentas.

Ativistas do grupo têm sido acusados de invadir casas de mulheres seculares residentes em bairros ortodoxos e agredi-las.

O grupo também força mulheres a sentarem na parte traseira dos ônibus, com o objetivo de mantê-las separadas dos homens no transporte público.

Mais no BBC Brasil. Fanatismo por todo lado.

Desigualdades na Suécia

A Apoteket, estatal que detém o monopólio das farmácias na Suécia, começou a vender acessórios eróticos há poucos meses. A oferta atraiu os clientes e a empresa registrou vendas semanais de mais de mil vibradores e pênis de borracha.

No entanto, os homens argumentam que a oferta de brinquedos eróticos da Apoteket está privilegiando as mulheres e reclamam de discriminação.


A luta dos homens por igualdade na Suécia já acumula algumas vitórias.

As mulheres perderam o privilégio de contar com tarifas preferenciais em agências de relacionamento e nos salões de beleza da Suécia depois de protestos realizados pelo sexo oposto. Agora, homens e mulheres pagam o mesmo preço pelos serviços.

Leia mais sobre igualdades e desigualdades na Suécia no Blog do Omar.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Suicídio entre escravos nas últimas décadas do XIX: um estudo interdisciplinar

Agência FAPESP – O alto índice de suicídios entre os escravos durante as duas últimas décadas da escravatura é freqüentemente atribuído aos “desgostos do cativeiro”, como uma reação à condição servil. Mas, de acordo com um estudo feito na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o que explica os suicídios são outros motivos, como os problemas com a justiça e o medo de castigos impostos pelo senhor.
[...]
O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto Dos Desgostos Provenientes do Cativeiro: Uma História da Psicopatologia dos Escravos Brasileiros no século 19, apoiado pela FAPESP como auxílio no âmbito do Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores.
Leitura completa AQUI.

Petrobras ou ''Petrosal'': entre a nação, os acionistas e os especuladores

A discussão sobre o modelo de exploração das grandes reservas de petróleo prometidas pelas camadas do pré-sal vem chamando a atenção do país. Essa opção é uma decisão estratégica que mobiliza todo o governo brasileiro e apresenta duas propostas básicas: conceder todas as reservas – as já descobertas e as por descobrir – à Petrobras, sob concessão exclusiva; ou criar uma nova estatal (já apelidada de “Petrosal”), para gerenciar essas reservas em nome da União – todas ou as por descobrir.

A grande mídia, como sempre, toma partido de um só lado, o que prejudica o entendimento que todo o país deve ter do problema. A tentativa de contrapor os interesses dos acionistas da Petrobras (inclusive os trabalhadores que usaram seu FGTS) aos dessa eventual nova estatal é uma tentativa de embuste. E vamos explicar por quê.

O governo Lula parece, por declarações sucessivas, vir se inclinando pela criação de uma nova estatal e pelo direcionamento dos grandes e valiosos recursos que advirão do pré-sal para atingir objetivos nacionais de longo prazo.

Antes que a posição do governo Lula se clarificasse a grande imprensa já se posicionava “a favor” da Petrobras como exploradora dessas novas reservas. Em editorial da semana passada, o Estado de S. Paulo já “defendia” a Petrobras, tendo como argumento a defesa dos interesses dos seus acionistas privados (que possuem a maioria do seu capital e, em conseqüência, se apropriam da maior parte de seus lucros [1]). Nesta quarta-feira, artigo em O Globo, de Paulo Bornhausen, deputado do DEM e filho de outro prócer direitista, foi mais além. Bornhausen filho argumenta que “tirar” da Petrobras a exploração direta e exclusiva do pré-sal pela criação da Petrosal significa um “calote” nos 310 mil trabalhadores que compraram ações da Petrobras com dinheiro de suas contas no FGTS, já que eles perderiam dinheiro com isso.


Texto completo no Vermelho.


O racionamento que não houve: simplificações, especialistas e síndrome gaulesa

Uma análise da cobertura realizada pela mídia brasileira da “crise elétrica” do início deste ano permite retirar algumas lições sobre o que não se deve fazer diante de eventos complexos, que envolvem vários interesses e que podem ter impactos significativos sobre a vida das pessoas.

A cobertura da mídia na ocasião apresentou três equívocos básicos e recorrentes: a simplificação inadequada de assuntos complexos; a falsa neutralidade dos especialistas; e a síndrome gaulesa.

O texto completo foi feito por um membro da Comunidade do Blog do Luis Nassif, e está disponível lá. É, o Luís Nassif tem seu próprio Orkut.

Brasil é líder em 'importação de água', diz relatório

Um relatório da organização ambiental WWF aponta o Brasil como líder de um ranking de países importadores de água virtual agrícola – a água usada em plantações para a produção de alimentos, bebidas e roupas.
O relatório foi apresentado nesta quarta-feira na Semana Internacional da Água, que reúne cerca de 2,5 mil representantes de 140 países na capital da Suécia, Estocolmo.
O autor do estudo e especialista do WWF no mapeamento mundial da água, Stuart Orr, diz que o Brasil lidera o ranking por que importa mais commodities que consomem água para serem produzidas (como cereais e itens de vestuário) do que exporta.

Texto completo na BBCBrasil.com

O petróleo e o tempo

Estaremos ricos, com a descoberta dos imensos campos de petróleo do "pré-sal"? Ficarão para trás os problemas da falta de recursos financeiros? Tudo dependerá de decisões políticas que serão tomadas nos próximos meses. Questão crucial: que ritmo de exploração atende aos interesses da sociedade?

André Ghirardi]


Vejam o texto completo no Le Monde Diplomatique Brasil.

Ejército ruso renunció a emplear nuevos tipos de armamento contra tropas georgianas en Osetia del Sur

Moscú, 20 de agosto, RIA Novosti. El Ejército ruso renunció a emplear nuevos tipos de armamento contra las tropas georgianas que invadieron Osetia del Sur, declaró hoy el Comandante adjunto del Ejército de Tierra, coronel general Vladímir Moltenskói.

"El hecho de que nadie haya visto nuevos tipos de armamento en Osetia del Sur sólo significa que renunciamos a emplearlo", explicó el general en rueda de prensa.


Conforme RIA Novosti nesta data.


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos: a mistificação do herói esportivo

Para se atingir um corpo funcional, deve-se dedicar a incontáveis repetições do mesmo gesto, suportar a dor e o cansaço, elementos próprios do treinamento esportivo, e tal dedicação revela traços de masoquismo. Mas, o culto ao domínio do próprio corpo, às custas de seu embrutecimento, pode ser a expressão da dificuldade de se suportar o corpo flexível, o corpo descoordenado, o corpo deficiente, não disciplinado, que porta algum traço de fragilidade. O culto desmedido à força física e ao ídolo esportivo parece revelar a sua contra face, o recalque do corpo frágil, cujo conteúdo reaparece nas ações violentas contra os fracos, no preconceito contra os deficientes, expressões do sadismo presente na formação cultural.

Leitura completa do artigo de Ricardo Casco AQUI.

Escudo dos EUA: reação russa não será "diplomática"

A Rússia advertiu que sua reação ao acordo assinado hoje por Estados Unidos e Polônia para a instalação em território polonês de elementos do escudo antimísseis americano não se limitará a "medidas diplomáticas".

"O potencial estratégico americano se aproxima insistentemente de nossas fronteiras", denunciou o Ministério de Exteriores russo em comunicado.

LEIA MAIS AQUI.

Eleições 2008: Porto Alegre















Representantes de rádios comunitárias, jornalistas, blogueiros e artistas gráficos estiveram reunidos na tarde do dia 14/08 com a candidata da Frente Popular, deputada Maria do Rosário. Na oportunidade foi entregue uma Carta salientando a importância da mídia alternativa no processo de democratização da comunicação, uma vez que, através dos variados meios de comunicação, circula informação de qualidade e credibilidade, caracterizada, principalmente, pela regionalidade de seus conteúdos. Os representantes da mídia alternativa também propõe, nessa Carta, sugestões para uma política de comunicação à futura prefeita de Porto Alegre, que dê conta da participação direta da comunidade porto-alegrense na comunicação, crie uma política de fomento voltado à mídia alternativa e proponha a educação para a leitura crítica da mídia nas escolas municipais.
Estiveram presentes na reunião realizada no Café Apllause (fotos), no Shopping Olaria (Cidade Baixa): Claudia Cardoso, Júlio Garcia, Josué Franco Lopes, Neltair Rebbés Abreu (Santiago), Luciano Kayser Vargas (Kayser), Silvio Nogueira, Rodrigo Oliveira, Gerson Júnior dos Santos Guterres e Renato Martinhos de Oliveira.

**Leia mais nos blogs: http://jcsgarcia.blogspot.com/ e http://jc-garcia.zip.net

Bloco exige reposição da circulação frente à embaixada de Israel

O Grupo Municipal de Lisboa do Bloco de Esquerda visitou esta segunda-feira, a Rua António Enes, transformada pela Embaixada de Israel em zona de acesso interdito. O deputado municipal Heitor de Sousa ouviu a indignação de moradores da zona e reiterou a exigência do Bloco de Esquerda com a reposição da liberdade de circulação na via pública.

São várias as queixas dos moradores e comerciantes da rua António Enes contra a limitação da sua liberdade de circulação, em consequência das medidas de segurança que envolvem a presença da missão diplomática Israelita naquela artéria da cidade. Há quatro meses, a pedido da Embaixada de Israel, parte da rua foi cortada ao trânsito, através da colocação de um aparatoso dispositivo de segurança no espaço público, impedindo a movimentação de cidadãos e residentes naquela artéria da cidade.


Veja mais na Esquerda.Net

Fiscalização resgata 32 trabalhadores em situação de escravidão

Brasília - O Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo resgatou 32 trabalhadores, que estavam em situação análoga à de escravidão na área rural de Rondon do Pará. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), eles trabalhavam na retirada da chamada juquira (plantas que invadem a pastagem) e na produção de carvão mineral.

A maior parte dos trabalhadores resgatados era oriunda do Maranhão. Eles foram retirados da fazenda e tiveram os contratos de trabalho rescindidos, com direito a receber o seguro-desemprego.


Veja mais na Agencia Brasil.

Começou batalha eleitoral venezuelana

Caracas, 19 ago (Prensa Latina) A batalha eleitoral começou na Venezuela, em um panorama que tende hoje a se complicar à medida que se aproxima a data das eleições, e a oposição dividida e sem programa perde opções de triunfo.

Diante da impossibilidade de concretizar uma unidade estipulada em janeiro passado, setores opositores começaram a convocar abertamente a “incendiar as ruas” em uma ação conjugada com a tentativa de deslegitimar o governo do presidente Hugo Chávez.

Ao abordar o tema num ato eleitoral ontem no estado de Guárico, 200 quilômetros ao sul de Caracas, o presidente Hugo Chávez opinou que alguns porta-vozes da oposição parecem se desesperar convocando golpes de Estado e ao seu assassinato.

Na capital, a suposta unidade opositora derivou num confronto entre os diferentes partidos que aspiram apresentar candidatos, com acusações mútuas de quebrar o pacto assinado em 23 de janeiro passado.

A situação da oposição fica ainda mais difícil com o avanço da campanha dos partidários de Chávez que, organizados em estruturas quase-militares, empreendem uma ofensiva proselitista casa por casa.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) está organizando seus seis milhões de membros em patrulhas de 50 membros, cada um responsabilizado por visitar e atuar sobre 12 pessoas.


Texto completo na Prensa Latina.

Bob Dylan lança inédita para download gratuito

"Dreaming of you" integra a coletânea "Tell tale signs", que sairá em outubro

MADRI - O cantor americano Bob Dylan oferece de graça na internet uma canção inédita, "Dreaming of you", como uma amostra de "Tell tale signs", coletânea de canções gravadas durante as últimas duas décadas que começará a ser vendida em outubro.

"Dreaming of you", que pode ser baixada no site do cantor, pertence às sessões de gravação de "Time out of mind", álbum lançado por Dylan em 1997 e que foi considerado o seu renascimento criativo. A música é uma das inéditas que serão apresentadas em "Tell tale signs", no qual também se incluem versões ao vivo e outras raridades.


Texto completo na Tribuna da Imprensa online.

Cariocas sabem comprar computador

Dava para saber marca da placa-mãe (Asus), da memória (Samsung), todos os processadores suportados (pelo menos 6 opções Intel), a potência da fonte, o fabricante do disco rígido (Western Digital).

Os detalhes vinham embaixo da frase que explicava tudo: informações referentes à lei estadual 5.178 do Rio de Janeiro, sobre comercialização de computadores. Boa lei, essa. Tomara que os outros estados sigam os cariocas.

Texto completo no blog da Sandra Carvalho, da INFO Exame.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Marta atribui alta no Ibope a mulheres e comparação com Kassab

Na véspera da estréia da propaganda eleitoral na TV, a candidata Marta Suplicy (PT) afirmou que seu desempenho na pesquisa Ibope, com 15 pontos acima do adversário Geraldo Alckmin (PSDB), se deve ao aumento da preferência da classe média e das mulheres, além da comparação de sua gestão (2001-2004) com a do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

LEIA MAIS AQUI.

El represor Corres fue capturado en Santa Fe


El represor Julián Oscar "Laucha" Corres, que se había fugado de una comisaría de la ciudad de Bahía Blanca el 27 de julio último, fue capturado en la localidad santafesina de Villa Constitución, y será trasladado en las próximas horas al Penal de Marcos Paz, confirmó el ministro de Justicia, Seguridad y Derechos Humanos, Aníbal Fernández.
Corres fue ubicado en la casa de su madre por efectivos de INTERPOL y de Policía Federal, en un operativo que estuvo a cargo del comisario de INTERPOL, Osvaldo Romagnoli, informaron fuentes judiciales.

El ministro Fernández, confirmó que en las próximas horas el represor será trasladado al penal de Marcos Paz, pero advirtió que "debió ser trasladado entre el 25 y 27 de junio" a ese penal, según lo había solicitado el juez que entiende en la causa por la que se investigan las violaciones a los derechos humanos cometidas por Corres durante la última dictadura militar.

"Hemos determinado y hay una disposición de nuestro Ministerio en ese sentido, de no tener detenidos en calabozos federales por más de 48 horas" a personas vinculadas con delitos de lesa humanidad, explicó el funcionario.


Vejam o texto completo na TELAM.

A armadilha eleitoral

Com oito candidatos para escolher, o eleitor paulistano não tem por que reclamar de falta de alternativas para dar seu voto na eleição para prefeito de São Paulo. No Rio de Janeiro, em Porto Alegre, na maioria das cidades grandes e em grande número das médias e pequenas, os números são parecidos.
No entanto, uma análise rigorosa mostrará que, de fato, só existem duas propostas na praça: de um lado, as propostas dos "partidos da ordem", talhadas para não entrar em choque com os interesses do grande capital monopolista; de outro lado, as propostas dos partidos de esquerda, cujas soluções balizam-se pelos interesses da classe trabalhadora.
Contudo, o eleitor encontrará grande dificuldade para discernir entre umas e outras porque a burguesia dispõe de um aparato de mídia que dificulta a percepção das diferenças.
O formato dos programas de debates entre os candidatos faz com que o confronto entre as propostas dos candidatos gire exclusivamente em torno de soluções ditas "técnicas". O propósito evidente é fazer o eleitor crer que não pode haver soluções para seus problemas fora da ordem capitalista.

Texto completo no Correio da Cidadania.

Corveta de US$ 263 milhões entra em operação no Rio


A Marinha vai receber hoje, no Arsenal do Rio, a corveta Barroso, o mais moderno navio de combate da frota, armado com canhões, torpedos, mísseis e guarnecido por um helicóptero Lynx. O programa, várias vezes interrompido, exigiu 14 anos e custou US$ 263 milhões.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve anunciar as novas etapas do plano de reequipamento da Força, cuja demanda é da ordem de 33 diferentes meios até 2025: 7 novos submarinos convencionais, 30 patrulhas oceânicos, 4 corvetas, 5 a 10 navios fluviais, 6 anfíbios, para transporte de tropas. A longo prazo o programa contempla o desenvolvimento de um navio aeródromo para suceder o atual, o porta aviões A-12 São Paulo.


Texto completo na Tribuna da Imprensa online.



Gobierno de Nicaragua otorgó residencia temporal a Lucía Barett

Managua, 18 Ago. ABN.- El Gobierno de Nicaragua otorgó este lunes la residencia temporal a la estudiante mexicana Lucía Barett, quien se refugió en el país centroamericano al temer por su bienestar, pues se trata de una testigo importante en la masacre del pasado 1 de marzo en un campamento de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC), ubicado en territorio ecuatoriano.

La ministra de Gobernación de Nicaragua, Carolina Téllez, confirmó a Notimex haber otorgado la residencia temporal en respuesta a la solicitud de legalización de su estatus migratorio emitida por la estudiante en abril pasado.

Téllez también declaró a Notimex que “el estatus no se otorga por razones políticas, sino es a solicitud de los extranjeros”.

Barett ingresó a Nicaragua bajo la condición de refugio humanitario, luego de sobrevivir al ataque perpetuado por el ejército colombiano contra las FARC, donde asesinaron a Raúl Reyes, a guerrilleros y estudiantes que se encontraban en el lugar.

Familiares de Barett explicaron que la estudiante solicitó su inclusión en el programa de protección de las Naciones Unidas además del refugio humanitario al temer por su bienestar por tratarse de una testigo importante en la masacre, informó La Jornada.


Texto completo na ABN-Agencia Bolivariana.

Militares uruguaios serão citados por caso Gelman


Montevidéu, 18 ago jul (Prensa Latina) A justiça uruguaia citará nos próximos dias a vários militares com relação no caso da nora do escritor argentino Juan Gelman, María Claudia García, desaparecida em 1976 como parte da Operação Condor.

Fontes judiciais disseram que entre os convocados a declarar estarão o atual comandante da Força Aérea, Enrique Bonelli; seu antecessor, José Pedro Malaquín; o general Raúl Gloodtdofsky; o ex-comandante em chefe do Exército Ángel Bertolotti, e o ex-aviador José Araujo.

O caso tinha sido arquivado em outubro de 2005, quando um promotor o entendeu como incluído na Lei de Caducidade, que impede julgar ex-militares e policiais violadores dos direitos humanos durante os anos da ditadura (1973-1985).


Texto completo na Agencia Informativa Latinoamericana-Prensa Latina.

ONU na Amazônia: um alerta aos “parentes”

Procurando ser o mais discreto possível, mas circulando com desenvoltura pelo Brasil e especialmente pela Amazônia, esteve nos “visitando” o Sr. James Anaya, sob a proteção dos capacetes azuis da Organização das Nações Unidas (ONU). Em algumas ocasiões foi tratado por “parente”, o que certamente lhe deixou mais a vontade ainda.


Texto completo no Vermelho.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Supremo impede acesso da CPI dos grampos a dados sigilosos de Daniel Dantas

Brasília - O banqueiro Daniel Dantas conseguiu hoje (18) mais uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF). O vice-presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, concedeu liminar ao Banco Opportunity para suspender o envio de informações, referentes à Operação Chacal da Polícia Federal (PF), de posse da 5ª Vara Criminal Federal em São Paulo, para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara. Na operação, a PF investigou possível espionagem da empresa Kroll contra a Telecom Itália, supostamente articulada pelo banqueiro.

No mês passado Dantas foi libertado da prisão duas vezes por decisões do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, após ser detido na Operação Satiagraha, suspeito de envolvimento em crimes financeiros. Na semana passada, o banqueiro também conseguiu no tribunal liminar que lhe garantia o direito de permanecer calado em depoimento à CPI dos Grampos.


Texto completo na Agencia Brasil.

Oposição da Geórgia cobra esclarecimento sobre conflito

Por Matt Robinson e Margarita Antidze

TBILISI (Reuters) - Depois da retirada dos tanques russos, os líderes da Geórgia vão se deparar com perguntas difíceis a respeito da "trágica" situação em que se encontra o país, afirmou na segunda-feira uma figura importante da oposição georgiana.
Nino Burjanadze, ex-presidente do Parlamento, disse à Reuters que era fundamental haver união no período de guerra. No entanto, observou que, depois da retirada russa, deveria ser realizada uma análise completa "sobre o que aconteceu e sobre por que aconteceu".
"As mães georgianas são muito corajosas e estão prontas para fazer com que seus filhos defendam o país", afirmou Burjanadze, que, em 2003, liderou a "Revolução Rosa" da Geórgia junto do atual presidente da nação, Mikheil Saakashvili.
"Mas as mães georgianas, como todas as mães do mundo, têm o direito de saber por que eles estão fazendo isso", disse.
"Receio que não será muito fácil para o governo responder a essas perguntas."

LEIA MAIS AQUI.

Alemanha espera que Paquistão mantenha posição antiterrorismo

O governo alemão apelou às autoridades do Paquistão para que continuem colaborando no combate ao terrorismo mesmo após a renúncia do presidente Pervez Musharraf, anunciada nesta segunda-feira (18/08). "Para nós, são de fundamental importância as relações pacíficas com os países vizinhos e a postura firme no combate ao terrorismo em todas as suas formas", disse um porta-voz do Ministério alemão das Relações Exteriores.
...
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que Musharraf foi um aliado no combate ao terrorismo. Segundo um porta-voz, Bush espera manter a cooperação com o governo paquistanês nos aspectos econômico, político e de segurança. Já a secretária de Estado Condoleezza Rice expressou sua "mais profunda gratidão" a Musharraf, que classificou como um amigo dos Estados Unidos e um dos mais engajados parceiros no combate ao terrorismo e ao extremismo.

NOTA DO EDITOR: O PAQUISTÃO POSSUI BOMBAS ATÔMICAS E EUA E SEUS SATÉLITES ESTÃO MUITO APREENSIVOS COM A POSSIBILIDADE DE QUE ESSES ARTEFATOS PASSEM PARA MÃOS DE "TERRORISTAS".

En defensa de la democracia, las Madres de Plaza de Mayo colocarán pañuelos frente a Casa de Gobierno


La Asociación Madres de Plaza de Mayo colocará hoy frente a la Casa de Gobierno pañuelos anudados con la inscripción "En defensa de la democracia. Ni un paso atrás". Las Madres, encabezadas por Hebe de Bonafini (foto), los pondrán en el enrejado ubicado frente a la Rosada.


Vejam o texto completo na Telam-Agencia de Noticias de La Republica Argentina.

De súbito, o tribunal ordenou que Posada fosse julgado em El Paso

APENAS três dias depois de o vice-presidente do Panamá afirmar que seu país iria exigir em breve a extradição de Luis Posada Carriles, a Corte de Apelações de Nova Orleans, que bateu recordes quanto à demora na investigação do caso, ordenou de súbito que o terrorista fosse julgado em El Paso, Texas, acusado de fraude migratória.

Segundo o diário El Paso Times, os três juízes da 5ª Corte de Apelações "resolveu que Posada fosse julgado por mentir às autoridades federais em sua tentativa de se converter em cidadão norte-americano".

Em 11 de agosto, o vice-presidente e o chanceler do Panamá, Samuel Lewis Navarro, anunciou que assim que fosse recebido o pedido da Procuradoria, seriam iniciados os trâmites com as autoridades norte-americanas para extraditar o terrorista internacional.


Veja o texto completo no Granma Internacional.

Livro registra os depoimentos dos militantes históricos e fundadores do PT


O livro “Muitos caminhos, uma estrela: memórias de militantes do PT”, organizado por Alexandre Fortes e Marieta de Moraes, que registrará os depoimentos de 37 de seus militantes históricos e fundadores sobre o partido e a esquerda brasileira terá seu primeiro volume lançado no dia 18 de agosto na Fundação Perseu Abramo.


O primeiro volume traz depoimentos de Apolonio de Carvalho, Antonio Candido, Manoel da Conceição, Djalma Bom, Olívio Dutra, Luiz Dulci, Paulo Rocha e Avelino Ganzer, Hamilton Pereira, Raul Pont, Irma Passoni e Benedita da Silva. Os entrevistados contam suas histórias desde a infância e adolescência até o início da militância política, seja no movimento sindical, estudantil, político, acadêmico etc. Em comum têm a militância que os (as) levou à fundação do Partido dos Trabalhadores.
Texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo.

EUA atiçam a guerra na Geórgia. E perdem.

Na noite do dia 7 de agosto, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, Mikheil Saakashvili, presidente da Geórgia, embarcou numa provocação atacando a Ossétia do Sul - região autônoma de maioria russa, vizinha da Federação Russa - e ocupando sua capital, Tskhinvali.


A previsível reação russa veio logo. Em poucas horas, tropas terrestres apoiadas pela marinha e a força aérea russas atravessaram a fronteira e sustaram o ataque, numa vitória localizada incontestável da Federação Russa contra um conjunto de ações de caráter estratégico organizado pelos EUA e apoiado pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que reconheceu a aspiração da Geórgia de participar da aliança militar liderada pelos Estados Unidos, contra a opinião da Alemanha e a oposição aberta da Rússia. Na seqüência, no dia 15 de julho, a secretária de Estado americana, Condollezza Rice inaugurou uma operação conjunta denominada ''Resposta Imediata 2008'', exercício militar conjunto
do exército norte-americano com tropas da Geórgia, Ucrânia, Armênia e Azerbaijão.


Veja o editorial completo do Vermelho neste endereço.

Garzón vem ao Brasil falar sobre 'Direito à Memória e à Verdade'


O juiz espanhol Baltasar Garzón estará no Brasil nesta semana para uma série de palestras e debates sobre a violação dos Direitos Humanos, tortura e o direito da sociedade de conhecer o seu passado.

Baltasar Garzón (foto ao lado) ficou mundialmente conhecido em 1998 ao ordenar a prisão do ditador chileno Augusto Pinochet por crimes contra a humanidade. Foi a mais notória decisão do magistrado que construiu uma carreira baseada no combate à impunidade dos torturadores de cidadãos da Espanha na América Latina, em especial no Chile e na Argentina. A pressão externa de Garzón engrossou o caldo de cultura que permitiu a esses dois vizinhos do Brasil levar aos tribunais militares acusados de tortura e assassinatos durante as respectivas ditaduras.


Saiba mais na entrevista ao Vermelho.

Ex-presidente da Eletrobrás defende atualização da Lei do Petróleo

Rio de Janeiro - A legislação brasileira sobre as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural é “obsoleta e precisa ser mudada”, segundo o diretor da Coordenação dos Estudos de Pós Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, que foi presidente da Eletrobrás no primeiro mandato do governo Lula.


Texto completo na Agencia Brasil.

Irão: Todas as opções sobre a mesa, de Noam Chomsky


Por Noam Chomsky, publicado originalmente no Khaleej Times

As ameaças e contra-ameaças nucleares são um subtexto dos nossos tempos, e, pelos vistos, estão a tornar-se mais insistentes. A reunião de Julho em Genebra, que reuniu o Irão e as seis maiores potências mundiais para debater o programa nuclear iraniano, terminou sem progressos.

A administração Bush foi largamente elogiada por ter deslizado para uma postura mais conciliadora - nomeadamente ao permitir que um diplomata americano se fizesse presente, mas sem participar - enquanto o Irão era criticado por não negociar seriamente. E as potências advertiram o Irão de que em breve teria de enfrentar sanções mais graves, a menos que acabasse com o seu programa de enriquecimento de urânio.


Veja o texto completo no Esquerda.Net

Patrullas de ortodoxos imponen su ley en las calles de Israel

Una 'policía' clandestina persigue a los que no acatan sus dictados morale.

Al joven David Biton le partieron la cara la semana pasada. A sus 19 años se atrevió a salir a dar un paseo por su ciudad el viernes por la noche con unas chicas de su edad, algo intolerable para los guardianes del recato que atemorizan a los habitantes de Betar Illit, un asentamiento de Cisjordania
en el que viven 40.000 colonos ultraortodoxos.

A una niña de 14 años le lanzaron ácido a la cara por vestir pantalones

Hay grupos violentos en todas las ciudades, afirma una de las víctimas

"No les gusta cuando ven a un chico y a una chica juntos, aunque sean hermanos, se ponen muy nerviosos", medio balbucea Biton, con la cara amoratada y un enorme chichón en la frente.


Veja o texto completo no ELPAÍS.com

Evo Morales ganhou 559 mil votos em relação a 2005, diz agência estatal

Brasília - O referendo revogatório de mandato realizado no último dia 10 revelou que o apoio da população ao presidente Evo Morales cresceu 559.358 votos com relação às eleições gerais de dezembro de 2005, enquanto a oposição perdeu 312.435 votos. A informação é a Agência Boliviana de Informação (ABI), que é estatal.

Os dados da Corte Nacional Eleitoral (CNE) são baseados em informações enviadas até ontem pelos cortes departamentais (estaduais), com 99,99% dos votos apurados. Dos 4.047.706 bolivianos habilitados a votar, 3.370.783 foram às urnas no referendo.


Texto completo na Agencia Brasil.

Inscritos ganham assinatura da Fórum até fevereiro de 2009

Professores da rede pública de ensino fundamental e de espaços não-formais de educação já podem se inscrever para o Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais. As inscrições são feitas pela internet, no site www.revistaforum.com.br/ts. No ato da inscrição, o educador ganha uma assinatura da Fórum até fevereiro de 2009 e um exemplar do livro Geração de Trabalho e Renda.

Veja mais na Revista Fórum.

Gasto público do governo federal em queda com relação ao PIB

Esqueçam aquelas matérias que saíram nos grandes jornais a respeito de um suposto descontrole do governo nos gastos públicos como resultado do ano eleitoral. O governo teria aberto as torneiras dos gastos públicos para beneficiar seus aliados nas campanhas eleitorais deste ano. Aquilo tudo era policatigem. Obviamente, em ano eleitoral, e nesse não poderia ser diferente, há uma maior execução nos primeiros meses do ano, tendo em vista a antecipação de gastos para cumprimento do calendário eleitoral. Mas disso não se pode concluir que os gastos estão descontrolados, ou entraram em rota de crescimento, como apregou nossa imprensa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas, uma das instituições mais críticas do governo, as despesas primárias cresceram menos que o PIB no primeiro semestre do ano. As despesas do governo tiveram crescimento real de 4,4%, ao passo que o PIB cresceu de 5,5% a 6% nesse primeiro semestre. Ainda é preciso lembrar que o calendário eleitoral provoca antecipação dos gastos, o que se deduz que a queda pode ser ainda maior para o segundo semestre. Clique aqui para ler a matéria publicada no Estado de São Paulo.

domingo, 17 de agosto de 2008

Professores poderão dar aula armados em escola do Texas

Professores de um distrito no Estado americano do Texas obtiveram permissão para levar armas para a sala de aula no próximo ano letivo, que começa ainda este mês, no que pode ser o primeiro caso do tipo.

LEIA A ÍNTEGRA.

Israel quer bloquear passagem de navios de ONG

O Ministério da Defesa de Israel tem a intenção de bloquear a passagem, se for necessário à força, de duas embarcações de uma ONG internacional que quer protestar contra o isolamento da Faixa de Gaza há mais de um ano.

A reação de Israel à iniciativa da ONG "Free Gaza Movement" (Movimento pela Liberdade de Gaza), na qual participam cerca de 60 ativistas de mais de 15 países, foi estudada em várias ocasiões por funcionários do Ministério da Defesa e do de Exteriores nas últimas semanas, informa hoje o jornal "Ha''aretz".

Leia mais AQUI.