sábado, 6 de setembro de 2008

Georgia empleó en Osetia del Sur novísimos armamentos

Moscú, 5 de septiembre, RIA Novosti. Georgia empleó durante la agresión contra Osetia del Sur novísimos armamentos de producción estadounidense, checa y ucraniana, según comunica la Fiscalía Militar General. (Armamento georgiano abandonado tras la fallida invasión de Osetia del Sur-galería gráfica)


Texto completo na RIA novosti.

Georgia empleó en Osetia del Sur novísimos armamentos

Moscú, 5 de septiembre, RIA Novosti. Georgia empleó durante la agresión contra Osetia del Sur novísimos armamentos de producción estadounidense, checa y ucraniana, según comunica la Fiscalía Militar General. (Armamento georgiano abandonado tras la fallida invasión de Osetia del Sur-galería gráfica)


Texto completo na RIA novosti.

Greenpeace lança mandamentos do sexo ecológico

A seção mexicana da organização não-governental Greenpeace lançou em seu site uma cartilha para fazer a vida sexual daqueles que estão preocupados com o meio ambiente muito mais ecológica.

Lançada no início de agosto, a página é uma das mais acessadas do site da organização e trata as dicas para o sexo ecológico com bom humor. "Cuidar da terra nunca foi tão erótico", diz o texto.

Na forma de um decálogo, as dicas dão conta de variadas preferências sexuais, das mais tradicionais às mais ousadas.


Vejam mais na BBCBrasil.com

Félix: Abin não é responsável por grampo

BRASÍLIA - O ministro Jorge Felix, do Gabinete de Segurança Institucional, reafirmou ontem, por meio da assessoria de imprensa, que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não é responsável pela escuta telefônica ilegal nos telefones do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Senado.


Vejam mais na Tribuna da imprensa online.

Brasil precisa de Defesa forte para ser rebelde, diz Mangabeira


O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger (Foto de arquivo)
Mangabeira coordenou comitê que elaborou o plano de defesa
O Brasil precisa ter um escudo de defesa forte para poder traçar um caminho rebelde e "defender a possibilidade de dizer não" ao mundo, afirmou o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, em entrevista à BBC Brasil sobre o Plano Nacional de Defesa.

"Eu prego a rebeldia, a afirmação vigorosa da nossa originalidade coletiva", afirmou o ministro. "Em vez de fazer o que os americanos dizem, façamos o que eles fizeram, que foi rebelar-se contra as potências da época em que emergiram. Para que tudo isso aconteça, precisamos de escudo."


Vejam o texto completo na BBCBrasil.com

Comunicado sobre el atentado en Ituango, Antioaquia

1. Con profunda indignación y dolor de patria, las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia, FARC, repudian el infame atentado del 14 de agosto que manos criminales del Estado cometieron contra la población civil de Ituango, al explotar una bomba en un calzada peatonal de la municipalidad. Este repudiable hecho de terrorismo de Estado causó la muerte a 7 ciudadanos e hirió a 50 más. El mitómano Presidente Uribe, quien odia a Ituango y quien en el pasado reciente encarceló tras una redada masiva a decenas de pobladores, y dio el visto bueno para la masacre de El Aro, ha implicado a la guerrilla de las FARC en este luctuoso suceso, para ocultar su responsabilidad directa en el atroz crimen.

2. Para los pobladores de Ituango se está convirtiendo en una maldición el desarrollo del mega proyecto hidroeléctrico de Pescadero en su jurisdicción. Tanto el Presidente Uribe como el gobernador Alfredo Ramos, quieren, en el contexto de ese gran negocio que cuesta 2.400 millones de dólares, revertir la categoría de municipio que tiene Ituango a corregimiento de Yarumal. La brutal represión a la población campesina está ligada al megaproyecto. La erradicación violenta de los cultivos denominados ilícitos es una forma de represión ligada al mega proyecto. Uribe no quiere a Ituango porque sus pobladores no se han sometido a la exigencia de trabajar con el ejército. Esa fue la verdadera causa del bombazo contra su población inerme.


Vejam o texto completo na página da Frente Antonio Nariño Bloque Oriental - FARC - EP

Bonde: festa de aniversário e contra a privatização

Raphael Lima, Jornal do Brasil

RIO - O freqüente problema com os bondes de Santa Teresa, no Centro, mais uma vez é motivo de protesto. Hoje à tarde, os moradores vão se reunir para reivindicar a suspensão do processo de modificação para VLT (veículo leve sobre trilho) que está sendo feito em oito bondes, desde 2005, na empresa TTrans, em Três Rios, interior do Estado.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), o primeiro bonde reformado deve ser entregue no final deste mês. Os modelos vêm sendo testados numa linha especialmente construída para os veículos.

Os testes em Santa Teresa, ainda de acordo com a secretaria, não evoluíram o suficiente por conta da interferência dos carros e ônibus que passavam nas ruas do bairro.


Vejam o texto completo no JB Online.

Tribunal mexicano condena Wal-Mart por "práticas do século XIX"

A cadeia de supermercados Wal-Mart pagava parte do salário dos seus trabalhadores no México em vales de compras na própria loja. Agora, o Supremo Tribunal mexicano deu razão aos trabalhadores, considerando inconstitucional aquela prática da empresa.


Vejam mais na Esquerda.net.

Procuradoria denuncia prefeito de Pacaraima por invasão e ameaça em Roraima

A Procuradoria Regional da República denunciou o prefeito de Pacaraima, em Roraima, Paulo César Quartiero (DEM), por seqüestro, cárcere privado, roubo e dano qualificados. Junto com Quartiero também foram denunciados Francisco Roberto do Nascimento, os índios tuxauas Genival Costa da Silva, Nelson Silvino e Sterfeson Barbosa de Souza.

Mais no UOL Notícias.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dell: greve no Brasil e fábricas à venda

Ao menos 600 colaboradores da Dell fizeram nesta quinta-feira, 04, uma paralisação de 24 horas. Conforme comunicado da companhia, o que houve foi uma manifestação do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região em frente à unidade de Hortolândia, o que levou a direção a liberar toda a equipe.

Ainda segundo o comunicado, a situação foi regularizada nesta sexta-feira, 05.

"A Dell volta a informar que, como uma companhia ética, segue estritamente as leis e obrigações trabalhistas", informa a companhia no material, em referência às exigências do Sindicato - reajuste salarial de 18,83% e piso salarial de R$ 1,450, além de redução da jornada de trabalho sem decréscimo do salário e benefícios diversos, como cláusulas específicas para os direitos das mulheres.

Notícia completa no Baguete Diário.

É quase primavera...


Massa de ar polar provoca neve no Rio Grande do Sul

Porto alegre - O sul do Rio Grande do Sul foi surpreendido por nevadas, raras na região, na tarde de hoje. Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno foi provocado pelo encontro de uma massa de ar polar, seco, mas extremamente frio, com a umidade jogada do Oceano Atlântico para o continente por um sistema de baixa pressão e a circulação de ar úmido vindo do norte da Argentina e do Paraguai.

Nos municípios de Pinheiro Machado, Canguçu e Piratini os flocos se acumularam sobre telhados, carros, ruas e campos.

O texto prossegue no UOL Notícias. A foto também é de lá.


Comandante da Brigada ameaça movimentos sociais na véspera da Marcha dos Sem

O comandante da Brigada Militar, coronel Paulo Roberto Mendes, divulgou nota oficial nesta quinta-feira (4), advertindo os movimentos sociais que organizam o 14° Grito dos Excluídos e a 13ª Marcha dos Sem, que os “efetivos do policiamento ostensivo estão devidamente instruídos e dotados dos recursos necessários para atuarem como força mediadora, capaz de harmonizar, no limite da lei, os interesses porventura conflitantes, não permitindo que direitos e garantias de uns se sobreponham aos de outros”. Traduzindo: a Brigada Militar reprimirá os manifestantes caso o coronel Mendes julgue que “direitos e garantias de uns estão se sobrepondo aos de outros”.

Mais no RS Urgente.

Abril elege candidatos para 2010

A editora Abril realizou ontem, terça-feira, um convescote para celebrar os 40 anos da revista Veja, aquela cujo editor- executivo em 2006 abria as reuniões de pauta com a singela frase "o que temos nesta semana para fo... aquele operário filho da p...?". Dispensável dizer que a referência era ao presidente da República, mas dá uma boa noção do "jornalismo" praticado pela "revista".

Na festinha promovida Abril para convidados VIP (políticos e empresários, em sua maioria), a editora convidou quatro políticos para falar do "Brasil que queremos ser", a saber: José Serra e Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Ciro Gomes (PSB).

Texto completo no Blog Entrelinhas.

Fifa promete investigar possível manipulação em jogo do Brasil

Resultado do confronto entre Brasil e Gana, válido pelas oitavas-de-final da Copa 2006, teria sido manipulado por apostadores asiáticos. Jornalista canadense coloca mais três jogos do Mundial sob suspeita.

Após a denúncia feita pelo jornalista canadense Declan Hill, a Fifa decidiu investigar se houve manipulação na partida entre Brasil e Gana, válida pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo na Alemanha. O jogo terminou com a vitória do Brasil por 3 a 0 e a eliminação de Gana.

LEIA MAIS AQUI.

Presente causa mal-estar entre Florença e cidade chinesa

As cidades de Florença, na Itália, e Ningbo, na China, estão à beira de um conflito diplomático porque os florentinos se recusam a permitir que duas esculturas doadas pelos chineses sejam instaladas na cidade.

Tudo começou quando a prefeitura de Florença decidiu doar à cidade de Ningbo uma réplica em bronze da estátua de David, do artista italiano Michelangelo. A intenção das autoridades italianas era reforçar os laços comerciais entre as duas cidades.

Os chineses decidiram retribuir o presente e doaram aos florentinos duas enormes esculturas de pedra com quatro metros de altura, pesando quatro toneladas cada uma. As obras, representando um guerreiro e um burocrata, são reproduções de figuras da dinastia Tang.

Mais na BBC Brasil.

'Violência reduziu crescimento do México em 1%'

O ministro das Finanças do México, Agustín Carstens, disse que a criminalidade e a violência tiveram um impacto significativo na economia do país, reduzindo seu crescimento em 1%.

Segundo Carstens, o clima de insegurança vem impedindo que empresas invistam no país e, assim, são criados menos empregos. O governo prevê que a economia mexicana cresça 2,8 % em 2008.

Pelo menos 2,7 mil pessoas morreram e 300 foram seqüestradas no México este ano, a maioria em violência ligada ao narcotráfico. O índice de seqüestros é um dos mais altos do mundo.

Mais na BBC Brasil.

Garré le transmitió al Pentágono la "preocupación" argentina por la creación de la IV flota

La ministra manifestó este jueves su crítica ante el jefe del Pentágono, Robert Gates, a quien le dijo que a esa acción militar no se le encuentra "explicación sensata". Fue durante una reunión bilateral que se celebró en Canadá, en el marco de la VIII Conferencia de Ministros de Defensa de las Américas.


Vejam mais na Telam - Agencia de Notícias de La Republica Argentina

Morales denuncia que está en marcha un golpe civil y llama al pueblo a la unidad

La Paz, 04 sep (ABI).- El presidente Evo Morales Ayma denunció hoy que está en marcha un golpe civil y cuyo primer capítulo es la toma de instituciones públicas por parte de grupos de choque financiados por las prefecturas que controla la oposición y convocó a la unidad del pueblo y a las Fuerzas Armadas para defender la democracia boliviana.

Señaló que esos intentos, amparados sólo en la ilegalidad y que se atribuyen la representación del pueblo, reeditan los prolegómenos de la asonada del 17 de julio de 1980 que lideró el hoy reo en Chonchocoro, Luís García Meza.

El Jefe de Estado, quien llegará al país en horas de la noche de este jueves luego de visitar a Libia e Irán, en contacto con la Agencia Boliviana de Información (ABI) indicó que la derecha puso en marcha ese plan subversivo para crear las condiciones y derrocar a su gobierno.

"Las acciones del llamado Consejo Nacional de la Derecha, Conalde, en Cobija y Trinidad, coinciden con las asumidas durante el levantamiento armado contra la democracia el 17 de julio de 1980. Ahora intenta iniciar un golpe civil tomando instituciones", denunció Morales.



Vejam mais na ABI-Agencia Boliviana de Informacion

Número de computadores 'zumbis' quadruplicou, diz fundação

O número de computadores "zumbis" quadruplicou nos últimos três meses, segundo informações da Fundação Shadowserver, uma organização que investiga o uso de computadores para a prática de crimes na internet.

Computadores zumbis são aqueles que foram invadidos por códigos maliciosos sem o conhecimento dos usuários e que acabaram por ficar sob o controle de criminosos.

Segundo a organização, mais de 450 mil computadores em todo o mundo fazem parte de redes zumbis sem o conhecimento de seus donos. Estas redes, também conhecidas como botnets, são usadas para a prática de crimes na web.

A grande maioria das máquinas infectadas é de PCs que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.


Veja mais na BBCBrasil.com

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Juiz manda investigar vítimas de Franco pela 1ª vez

Em uma medida inédita, a Justiça espanhola ordenou nesta segunda-feira que se comece a reunir informações sobre os desaparecidos durante a Guerra Civil na Espanha e a subseqüente ditadura, com o objetivo de montar uma lista confiável de vítimas dos conflitos. O autor da decisão foi o juiz Baltasar Garzon, famoso pela perseguição a ditadores da América do Sul.

MAIS AQUI.

Um operador com 600 predadores sexuais de menores

A Polícia Federal Brasileira não explicou, esta quarta-feira, onde começou a "Operação Carrossel II" - que se alargou a Portugal e a mais nove países - mas não foram certamente de desprezar as consequências da detenção, no passado mês de Maio, em S. Paulo, de Márcio A., de 36 anos.

Aquele operador de telemarketing foi denunciado por uma testemunha que ficou assustada com os diálogos que ele tinha em sala de conversação sobre sexo na Internet. No seu computador e no seu telemóvel, a Polícia encontrou, em sua casa, filmes e fotografias com cenas de sexo explícito envolvendo crianças. Posteriormente, a esse indivíduo, visto como líder de uma rede de pedofilia, foi encontrada uma lista com 600 nomes relacionados com crimes de abusos sexuais de menores. Entre esses nomes contavam alguns polícias, entre eles um que se terá suicidado no dia em que a Polícia ia fazer uma busca ao seu apartamento.

LEIA MAIS.

Irã quer que UE proíba confererência antiislâmica na Alemanha

Um "congresso contra a islamização", que terá a participação de radicais de direita em Colônia, Alemanha, provocou indignação no Irã. O governo de Teerã quer que a União Européia (UE) evite a realização do encontro, marcado para os dias 19 e 20 de setembro, informou a agência estatal de notícias do Irã, Irna.

LEIA MAIS.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Altamiro Borges: Veja, demos e o impeachment de Lula

Como ocorre em todo o período pré-eleitoral, a oposição golpista se assanha para evitar desastres nas urnas – ainda mais porque a popularidade do presidente Lula bate recorde, inclusive na antes inexpugnável São Paulo. A marola desta vez se dá em torno das denúncias, não comprovadas, do grampo da Agência Brasileira de Informações (Abin) nos telefonemas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes. Para conter a sangria, o governo novamente recua e afasta, “temporariamente”, o comando da agência. A atitude, porém, não deve intimidar a sanha golpista da direita. O seu alvo não é a direção da Abin, mas sim o próprio presidente Lula.

por Altamiro Borges*

A conspiração envolve figurinhas sinistras e carimbadas. A revista Veja, hoje o mais ativo antro da direita golpista, foi a primeira a “denunciar” a existência de um “estado policial” no governo Lula – logo ela que apoiou os generais “linha-dura” da ditadura. Numa reportagem apocalíptica, ela transcreve um anódino diálogo entre Gilmar Mendes e o senador-demo Demóstenes Torres e insinua que a escuta ilegal foi obra do governo. Não apresenta qualquer prova concreta, mas nem é preciso – foi assim na denúncia dos “dólares de Cuba” para o candidato Lula, das suas ligações com os “terroristas” das Farc, da remessa de dinheiro do filho do presidente para paraísos fiscais.


Vejam o texto completo no Vermelho

Linux: mais importante do que ganhar mercado é compartilhar


Em um artigo recente, Ryan Cartwright afirmou que o software livre não está jogando o "mesmo jogo" do software proprietário. Ele tem razão, mas então eu pergunto: que jogo o GNU/Linux está jogando?

Trinta anos de mentalidade proprietária nos condicionaram a pensar que o marketshare, a participação no mercado, é fundamental para medir o sucesso, e acabamos nos convencendo de que é preciso "vencer" o Windows para triunfarmos. Mas isso não é verdade. O GNU/Linux pode ser um grande sucesso mesmo sem nunca alcançar mais de 1% de base instalada no mundo. O motivo é a diferença entre "poder" e "liberdade".


Vejam mais no Guia do Hardware.net

Interceptação telefônica no Brasil é feita sem exageros, defende procurador-geral

Brasília - O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, afirmou que, na avaliação do Ministério Público Federal, a utilização de interceptações telefônicas é pontual, sem exagero, e que as medidas tomadas pelo presidente da República com relação ao afastamento da diretoria da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) são irrelevantes já que, segundo ele, o MPF adotou as medidas necessárias ao caso.

“Da parte do Ministério Público estamos tomando todas as providências que levem à elucidação desse fato e à responsabilização dos autores”, disse, logo depois da solenidade de posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha.

O procurador-geral disse que o Ministério Público não faz parte da “grampolândia”, ao ser questionado sobre a denúncia de que a Abin teria interceptado ilegalmente conversas telefônicas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo.


Texto completo na Agencia Brasil.

Trabalhadores da educaçao em MG em greve

Contra as políticas neoliberais do governo Aécio Neves, por melhores condições de trabalho, atendimento médico e pela implementação imediata do Piso Nacional dos Professores, os trabalhadores em educação de Minas Gerais estão paralisados desde o dia 28 de agosto.

A greve por tempo indeterminado foi aprovada em assembléia no dia 2 de julho e desde então a categoria vem tentando negociar com o governo. Sem serem atendidos, mais de duas mil lideranças realizaram uma nova assembléia na última quinta-feira, no pátio da Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte, reafirmando a determinação da categoria.

A coordenadora-geral do Sindicato Único dos trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Inez Camargos, lembrou que "o Sindicato tenta, há muito, a negociação com o governo. Desde 2007, nossa pauta de reivindicações está protocolada. O que a categoria exige do governo é negociação, de fato, e não respostas evasivas para nossas demandas".


Vejam o texto completo na Revista Fórum.

Dos aldeas estonias proclaman el restablecimiento del Poder Soviético


San Petersburgo, 3 de septiembre, RIA Novosti. Dos aldeas estonias han proclamado el restablecimiento de la República Socialista Soviética de Estonia y pedirán a Rusia su reconocimiento, informó hoy el sitio web de la organización regional "Comunistas de Petersburgo".

Los partidarios de la República Socialista Soviética de Estonia ya están recolectando firmas bajo los respectivos documentos sobre la independencia que entregarán a las autoridades rusas para firmar un acuerdo de amistad y ayuda mutua.

"La decisión de separarse de la Estonia burguesa fue tomada por los campesinos Andres Tamm y Aine Saar, cuyas aldeas se encuentran en el nordeste del país cerca de la frontera con Rusia", comunica el citado sitio web.

"No queremos vivir más en la Estonia burguesa donde a nadie le importa el destino de un ciudadano de a pie, donde talan los bosques, donde imperan el desempleo y la corrupción y donde mandan la OTAN y los norteamericanos", dijo Tamm.


Vejam o texto completo na RIA Novosti.

Entrevista coletiva com moradores de rua

Nesta quinta-feira, às 14h30min, no GAPA-RS, na Rua Luís Afonso 234, bairro Cidade Baixa, acontece a segunda entrevista coletiva para blogagem coletiva. Desta feita, com moradores de rua, integrantes do Projeto Boca de Rua - um jornal de publicação impressa trimestral produzido e vendido por pessoas em situação de rua de Porto Alegre. Este que é um dos projetos da organização não-governamental Alice (Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação).

A participação é livre para todos os blogueiros e interessados, saindo posteriormente um material para publicação coletiva, com textos, vídeos e fotos. A intenção é exatamente fazer o contraponto à desinformação a que se impõem aos mais variados temas pela mídia corporativa gaudéria.

Mais informações sobre o Boca de Rua:
- Blog do Boca de Rua
- Blog Idéias & Experiências
- Alice

Delegado critica atuação da BM

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2008

A operação Praça Limpa tirou de circulação 17 traficantes que agiam em 12 praças da Capital, mas gerou um novo atrito entre a Polícia Civil e a Brigada Militar (BM). O diretor do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc), delegado Álvaro Steigleder Chaves, afirma que o lugar deixado vago pelos PMs é ocupado pelos traficantes. Chaves classificou de omissa a atuação da Brigada nesses locais.
'É função da BM exercer o policiamento ostensivo, fardado', acentua Chaves. 'Está ocorrendo uma falha nesse sentido', acrescentou. A operação do Denarc ocorreu entre 18 e 29 de agosto. Os 34 policiais envolvidos na ação monitoraram os freqüentadores das praças. O objetivo era tirar de circulação os pequenos traficantes de várias regiões.

Lula diz que Petrobras deve ter "a cabeça do governo"


VITÓRIA - A Petrobras saiu fortalecida do evento que marcou a retirada do primeiro óleo do pré-sal, na costa do Espírito Santo. Na solenidade, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, destacaram o papel da estatal para o desenvolvimento do País. O presidente teve o cuidado de lembrar, no entanto, que a Petrobras tem de "pensar com a cabeça do governo".

Ele argumentou que a estatal tem um número elevado de encomendas a serem feitas junto à indústria naval nos próximos dez anos, e comentou que "se a Petrobras pensasse com a cabeça de empresa faria as encomendas em Cingapura e economizaria US$ 100 milhões aqui ou ali".


Veja mais na Tribuna da imprensa online.

Evento em SP apresenta tecnologia do etanol a oito países

São Paulo, 2 set (Lusa) - Um seminário no Brasil sobre a tecnologia de produção do etanol reúne cerca de 70 representantes de oito países, entre eles Angola e Moçambique.

O objetivo da "1ª Semana do Etanol: compartilhando a experiência brasileira" é cumprir acordos de cooperação técnica assinados pelo governo brasileiro com diversos países.



Vejam mais na Lusa: Agência de Notícias de Portugal S.A.



Llega la hora de la gran colisión


Imagínese un experimento científico que lleva tal cantidad de cable (10 veces más fino que un cabello humano) como para cubrir de sobra la distancia de la Tierra al Sol cinco veces; que uno de sus detectores es más grande que la parisiense catedral de Notre Dame y que otro tiene un sistema de imanes con más hierro (10.000 toneladas) que la Torre Eiffel. Todo ello está montado en un túnel circular de 27 kilómetros que las partículas elementales de los experimentos recorrerán más de 11.000 veces por segundo. Cuando choquen entre sí en cuatro puntos de colisión, las partículas se desintegrarán y crearán otras nuevas nunca producidas hasta ahora artificialmente, en condiciones controladas de laboratorio. Los físicos que estudian los componentes fundamentales de la materia están entusiasmados e impacientes por empezar a trabajar con este colosal experimento.

Se llama Gran Colisionador de Hadrones (LHC, en sus siglas en inglés) y se estrenará dentro de una semana en el Laboratorio Europeo de Física de Partículas (CERN), junto a Ginebra. Allí, a un centenar de metros de profundidad, en el túnel del acelerador, físicos e ingenieros de todo el mundo se afanan por acabar todo a tiempo para inyectar los primeros haces de partículas en el LHC el 10 de septiembre y comprobar -eso esperan- que todo funciona.


Texto completo no EL PAIS.com

O que propõem as FARC?


A necessidade de discutir e dialogar sobre a “Plataforma Bolivariana” para avançar por uma solução política para o conflito social e armado que vive a Colômbia, conflito imposto por uma oligarquia narcotraficante-paramilitar e pelo império.

Por Allende La Paz, ANNCOL



O Secretariado Nacional das FARC incluiu no seu último comunicado publicado pela ANNCOL, além da reiteração de sua proposta de Intercâmbio Humanitário, “a discussão em torno da nossa Plataforma Bolivariana com a convicção profunda de que a Colômbia será capaz de alcançar a meta de um novo governo de unidade, que alcance a paz democrática e o resgate de uma nova soberania nacional”.


Veja o texto completo na Agencia de Notícias Nova Colômbia

Furacão passa pelo Caribe e EUA e mata 85; nenhum é cubano

O furacão Gustav deixou no Caribe um saldo de 85 mortos e um dado revelador: nenhum deles era cubano. Mais uma vez, os meios de comunicação ocidentais tiveram de engolir outro sapo que, provavelmente, teriam esfregado as mãos se a história tivesse sido diferente. Terão de seguir espreitando.

Por J.M. Álvarez, para o Kaos en la Red




O Gustav tocou a terra cubana no sábado, 30 de agosto, com ventos de 240 quilômetros por hora, isto é, Furacão de Categoria 4 na escala Saffir-Simpson.

A província mais afetada foi Pinar del Río. Em sua trajetória pela ilha, o furacão deixou 18 pessoas feridas, nenhuma gravemente, e destruiu, total ou parcialmente, 90 mil casas. Todas serão reconstruídas.


O Gustav tocou terra americana na segunda-feira, 1.º de setembro, na costa do Golfo do México, a oeste de Nova Orleans, com categoria 2, ou seja, a metade da força com a qual golpeou Cuba, mas provocou, no mínimo, 7 mortes e causou danos variados a 80 mil residências, como casas alagadas e com destroços (além de cortes de eletricidade).


Os proprietários das casas terão de resolver por suas próprias contas os danos. Pobre daquele que não tiver seguro.


Vejam o texto completo no Vermelho.

Sindicância apura que equipamentos da Abin não foram usados na escuta

Vasconcelo Quadros, Jornal do Brasil

BRASÍLIA - Um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastar o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, ganhou força nesta terça-feira entre os órgãos de investigação a hipótese de que o suposto grampo nos telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) tenha sido originado no sistema de telefonia do Senado.

Na avaliação de Lacerda, que não quis dar entrevista mas teve uma longa reunião, nesta terça-feira, com seus assessores, a única coisa certa é que uma conversa entre Mendes e Demóstenes Torres foi gravada. Na reunião com assessores, o diretor afastado disse que o leque de suspeitas é enorme e inclui, além do Senado, policiais federais, agentes da própria Abin, detetives particulares – sobre os quais não há controle – e ainda empresas especializadas em espionagem de alto quilate a serviço do banqueiro Daniel Dantas. Uma delas, a Telemont, que controla os sistemas telefônicos de vários órgãos públicos, já foi acusada de espionagem.

O ex-diretor da Abin acha que os advogados de defesa de Dantas construíram uma tese segundo a qual a Abin teria feito espionagem ilegal durante a Operação Satiagraha e pretendem usá-la para tentar anular ou, no mínimo atenuar, a situação do banqueiro nos processos que correm na Justiça Federal em São Paulo. Um grampo no telefone do presidente do STF, segundo o delegado, seria um argumento jurídico contundente para prejudicar as acusações contra o banqueiro. Lacerda também afasta a hipótese do delegado Protógenes Queiroz ter se utilizado de escuta ilegal na Satiagraha.


Vejam o texto completo no JB Online.


Tarso diz que ligação de escutas com operação da PF não será excluída das investigações

Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse hoje (2) que a vinculação das denúncias de grampos no Supremo Tribunal Federal (STF) com a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, “é uma linha de investigação que não está excluída”. Ele lembrou que o inquérito da operação contou com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), suspeita de ter feito as escutas no STF.

“Isso não quer dizer que essa relação tenha originado qualquer ato ilegal. Tem que se verificar na investigação que atos ocorreram, por que ocorreram e se a Abin estava fazendo coleta de informações ou investigação. Se estava fazendo investigação, já tem uma ilegalidade para ser corrigida, porque não pode fazer. Tudo isso vai ser esclarecido”, disse o ministro.

Segundo Tarso, uma das hipóteses apresentadas ontem (1º) pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, em reunião no Palácio do Planalto, foi a de que as escutas teriam sido feitas para beneficiar o banqueiro Daniel Dantas.


Texto completo na Agencia Brasil.

NÃO SE PERDEU UMA SÓ VIDA HUMANA

O impacto direto do potente furacão Gustav, com ventos máximos sustentados de 240km/h e rajadas superiores aos 300km/h, ocasionou inúmeros prejuízos na Ilha da Juventude, Pinar del Río e Havana, contudo, o mais importante é que não se perdeu uma só vida humana, segundo informou o espaço da rádio e televisão Mesa-Redonda Informativa de 31 de agosto, onde autoridades do Estado-Maior Nacional da Defesa Civil, dos Conselhos de Defesa das províncias atingidas, e dirigentes de organismos, avaliaram os principais estragos em cada território e os trabalhos da recuperação.

Segundo o coronel Miguel Ángel Puig, chefe do Departamento de Operações do Estado-Maior Nacional da Defesa Civil, o fato de não ter que lamentar a morte de uma só pessoa demonstra mais uma vez a firme decisão política da Revolução na hora de preservar a integridade física dos cidadãos frente às contingências da natureza.

Segundo cifras preliminares enunciadas por Puig, apenas se reportaram 19 feridos sem risco para a vida, enquanto o total de pessoas protegidas atingiu 467 mil, das quais, cerca de 61 mil foram transferidas para albergues. Os 77 % dos evacuados moram em Pinar del Río, na Ilha da Juventude e nas províncias de Havana e da Cidade de Havana.

Veja o texto completo no Granma(Digital Granma Internacional).

O horror de Putis

A primeira exumação de mais de cem desaparecidos em quatro fossas nos Andes do Peru desnuda a selvagem resposta do Exército ante a loucura do Sendero Luminoso: 49% das vítimas eram crianças.

Na apresentação do relatório final - de nove volumes de extensão - que revelou que foram cerca de 70 mil as vítimas da guerra interna ocorrida entre 1980 e 2000, o presidente da Comissão da Verdade e da Reconciliação do Peru (CVR), Salomón Lerner, assinalou que estava expondo um duplo escândalo: "O do assassinato, do desaparecimento e da tortura em massa, e o da indolência, da inaptidão e da indiferença de quem pôde impedir esta catástrofe humanitária mas não o fez".


Texto completo no Terra Magazine.



MP quer libertar 3 que teriam confessado sob tortura

O Ministério Público de São Paulo pediu a libertação de três homens que estavam presos sob acusação de ter matado uma mulher em 2006. Os suspeitos disseram aos promotores que haviam confessado o crime sob tortura.

A libertação dos três homens ocorreu após a prisão de Leandro Basílio Rodrigues, 19 anos, suspeito de cometer estupros e homicídios em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Mais no Terra.

STJ mantém julgamento, mas diminui pena de Pimenta Neves

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido para cancelamento do julgamento do jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, no entanto, diminuiu sua pena de 18 anos de prisão para 15 anos.

Mais na Folha Online. Apesar de condenado em três instâncias, o assassino Pimenta Neves continua solto.

Uso de algemas é proibido somente para a Polícia Federal

A proibição do uso de algemas parece se restringir mesmo somente a Polícia Federal e aos criminosos de colarinho branco.
Hoje assistindo a TV Tem, filiada da Rede Globo no interior de São Paulo, foi veiculado de todos os ângulos a imagem de uma quadrilha de trafico de drogas, todos algemados, empilhados no camburão. Não estou aqui defendendo nenhum traficante, estou apenas dizendo que o uso e as imagens foram mostradas diversas vezes. A operação claro não era da Polícia Federal, mas sim da Policia Civil de São Paulo.
Para eles nenhuma restrição, apenas a Polícia Federal terá que se adaptar, afinal a PF, prende gente graúda e nesses casos, não podemos constranger os quadrilheiros de terno e gravata.

Do blog Eu Quero Falar.

Resgatando o Novojornal - 1

Drogas institucionalizadas

Tudo tem um limite. Em Minas Gerais este limite já passou. Ou as forças que pretendem ver este Estado forte e capaz de se desenvolver de maneira honesta e duradoura reagem ou a criminalidade, seja ela através da corrupção política, do super faturamento de obras ou até mesmo do tráfico de drogas, liberado abertamente nas altas rodas por orientação direta do Palácio da Liberdade, tomarão conta.


Não estamos convocando as forças dos Poderes oficiais: Executivo, Legislativo e Judiciário. Estes, pouco ligam para os desmandos, igualmente, o que querem é levar vantagem.

Chegamos ao ponto do governador Aécio Cunha, ao se deslocar em aeronave do governo mineiro, levar consigo doses de diversos narcóticos para atenderem às suas necessidades. Isto tem sido de maneira omissa presenciado por autoridades civis e militares que o acompanham, que caso não permitam, o governador entra em crise de abstinência.

Mais no Eu Quero Falar. O Novojornal é aquele saite mineiro que foi fechado pelo Ministério Público Estadual de Minas.

Os EUA depois do conflito na Geórgia

Convenhamos que é meio humilhante começar a atirar e 48 horas depois implorar de joelhos por um cessar-fogo. Há algo de comovente em ver uma nação dar-se conta de que durante muito tempo acreditou num conto da carochinha. Segundo os relatos que chegam, o estado de espírito na República da Geórgia pode se resumir com uma pergunta atônita:

onde estão os americanos que disseram que nos protegeriam, que eram nossos amigos? Os georgianos descobriram, na base da porrada, o que os latino-americanos minimamente informados já sabem há mais de um século: o que os EUA querem dizer quando alardeiam seu compromisso com a “liberdade e a democracia”.

Texto completo pode ser visto no blog Eu Quero Falar, mas é originário d'O Biscoito Fino e a Massa.

Grampolândia: alguém não sabia?

A revista Veja, cujo anti-lulismo dispensa apresentações, revelou ao país que até o presidente do Supremo Tribunal Federal foi grampeado pelos arapongas da Abin. Como diriam os americanos e os tucanos, "so what?" (talvez a melhor tradução seja "e daí?", mas "so what" é muito mais chique, e tucano é tudo gente chique...). A verdade é que qualquer otário em Brasília sabe que difícil mesmo é achar um telefone que não esteja grampeado na cidade.

Veja mais no Blog Entrelinhas.

De costas para Rondon

(do Le Monde- http://diplo.uol.com.br/2008-08,a2488 23/08)

AUTORITARISMOS

De costas para Rondon O ataque de certos ideólogos militares à demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol afronta o pensamento e obra do marechal. Ele valorizava a existência de Nações Autônomas indígenas; não a mera assimilação de indivíduos ao mercado de trabalho, como querem agora generais e empresários Ricardo Cavalcanti-Schiel (23/08/2008) Em meados de abril último, o atual Comandante Militar da Amazônia, General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, proferiu no Clube Militar, no Rio de Janeiro, uma palestra em que associou as terras indígenas das fronteiras amazônicas a um risco iminente à soberania nacional sobre esses territórios. O seminário, promovido por aquele clube, levava o curioso título "Brasil, ameaças a sua soberani...
Leia aqui o restante da matéria!

Isto é, leia no Vi o Mundo.

Argentina anuncia quitação da dívida com Clube de Paris

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou nesta terça-feira o pagamento total da dívida do país com o Clube de Paris, no valor de US$ 6,7 bilhões – dinheiro das reservas do Banco Central.

"Quero anunciar o pagamento da nossa dívida com o Clube de Paris", disse Cristina, sob aplausos. "Uma dívida que começou pelo menos em 1983, quando nasceu nossa democracia."

Mais na BBC Brasil.


Blogueiro que se manifestava contra governo morre baleado após ser detido

O proprietário de um site de notícias da oposição na conturbada região russa da Inguchétia foi morto a tiros neste domingo, depois de ser detido pela polícia, de acordo com seus colegas de profissão.

Mais no BR-Linux.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Suspeitos foram mantidos em canis no Afeganistão

Militares australianos confirmaram que seus soldados no Afeganistão mantiveram quatro militantes suspeitos de pertencer ao Talebã em um canil vazio durante 24 horas.

LEIA AQUI.

Reapertura de colegio medieval restaurado en París

París, 2 sep (PL) Un edificio del siglo XIII que fuera colegio medieval de los Bernardinos será reabierto en París este jueves, luego de cinco años de labores de restauración con una inversión de 50 millones de euros.

Ubicado en el distrito cinco de esta capital, el inmueble estuvo abandonado a su suerte durante un largo período, por lo cual es poco conocido entre los monumentos históricos de la llamada Ciudad Luz.

Administrado ahora por la diócesis de París y con ayuda también de restauradores de las alcaldías de la zona y de la urbe, Le colléges des Bernardins, su nombre original, se dedicará en lo adelante a temas culturales.

Aunque tendrá una inauguración formal el jueves en la noche y estará abierto al público todo el fin de semana, será el papa Benedicto XVI el encargado de la apertura oficial el día 12 durante un discurso dirigido al mundo de la cultura.

Exposiciones de pintura y fotografía, centro de reuniones de debates y discusiones sobre temas como La cuestión del hombre y su porvenir, Lo sagrado en la publicidad, La empresa, ¿actor de inserción?, estarán en el futuro en Le colléges des Bernardins.


(Prensa Latina)

Guatemala promove Fórum em defesa da educação pública


Acontece de 8 e 10 de outubro na Cidade de Guatemala, o Fórum por uma Educação Pública de Qualidade na América, promovido pela Rede Social para a Educação Pública nas Américas. A Rede SEPA é uma entidade que engloba organizações sindicais e sociais do Continente Americano que se preocupam com a melhoria da educação pública, como instituição imprescindível para o desenvolvimento democrático e a proteção dos direitos humanos.

O objetivo do encontro é construir modelos educativos democráticos que respondam às necessidades sociais, econômicas e culturais dos povos latino-americanos.

O fórum, que contará com a presença de toda a comunidade educativa - professores, estudantes, pais, pesquisadores e representantes dos Ministérios de Educação de vários países - integra as atividades do III Fórum Social das Américas (FSA) a ser realizado de 7 a 12 de outubro, também na Cidade de Guatemala.

Mais informações no site do Fórum Social das Américas

Google anuncia um novo navegador na web

A Google lança nesta quarta-feira o seu próprio navegador na web (browser), baptizado de Chrome, que irá fazer concorrência ao Internet Explorer, ao Firefox e ao Safari. A primeira versão de testes funcionará apenas sob o sistema operativo Windows, mas os seus responsáveis afirmam estar a trabalhar em versões para Linux e MacOS. O novo browser é totalmente open source, isto é, tem acesso livre ao seu código fonte, que pode ser estudado e modificado. A Google decidiu apresentá-lo com uma banda desenhada .

Os responsáveis do projecto aparecem na própria BD, explicando com muito detalhe as características do programa, que será lançado em mais de cem países.

O novo browser promete ser, mais que um simples programa de navegação na web, uma plataforma para exibir páginas, mas também para rodar aplicações, de forma rápida e segura. Os responsáveis da Google afirmam que desenharam o Chrome desde o início, pensando-o de forma completamente nova, se comparado com os actuais browsers.

O Chrome, assim, terá, por exemplo, uma nova forma de gerir a memória usada por cada tab do programa, que funcionará de forma totalmente independente. De tal forma que se uma tab bloquear, não afecta o conjunto do browser nem todas as outras tabs abertas.


Mais informações na Esquerda.net

domingo, 31 de agosto de 2008

A psicologia da tortura em prisões

RIO - Desde a Primeira Guerra Mundial a Associação Americana de Psicólogos (APA, na sigla em inglês) mantém um relacionamento muito próximo com as Forças Armadas americanas.

Entre suas diversas funções, psicólogos americanos foram pioneiros em desenvolver e padronizar técnicas agressivas de interrogatórios, como o isolamento prolongado, a privação de sono e o afogamento simulado – técnicas inicialmente desenvolvidas para fortalecer mentalmente os militares americanos em treinamento, mas que passaram a ser largamente utilizadas no presídio ultramarino de segurança máxima em Guantánamo, o que vem gerando críticas e condenações da ONU e de algumas das agências humanitárias mais influentes do mundo, que consideram estas técnicas como tortura.

– A tortura está acontecendo em Guantánamo e psicólogos estão participando disso – denunciou Bryant Welch, membro da APA e autor do livro State of confusion: political manipulation and the assault on the american mind.

Em seu relatório deste ano, descrevendo o atual estado dos direitos humanos em âmbito global, a ONG Anistia Internacional chegou a exigir o fechamento da base naval de Guantánamo:

“Os EUA deveriam fechar Guantánamo e outras prisões secretas, conceder aos detentos direito a julgamentos justos ou senão libertá-los, rejeitando sempre e de forma inequívoca o uso da tortura e dos maus-tratos”, diz o relatório.


Vejam o texto completo no JB Online.

Danny Glover invitado especial en concierto por los Cinco

El reconocido actor norteamericano Danny Glover confirmó su participación como invitado especial en el primer concierto público que se efectuará en Estados Unidos a favor de los Cinco antiterroristas cubanos, prisioneros en ese país desde el 12 de septiembre de 1998.

Glover compartirá el escenario con el boricua Danny Rivera, el dominicano Víctor Víctor y la agrupación Todas las Estrellas Doradas del Jazz de Puerto Rico, de EE.UU., en la velada Cinco Estrellas y un canto, que forma parte de la tercera jornada mundial de solidaridad con los antiterroristas cubanos.

El concierto es organizado por el Comité Internacional por la Libertad de los Cinco, en colaboración con el Centro Hostos para las Artes y la Cultura, de Nueva York.

Para la ocasión, Gerardo Hernández Nordelo, condenado a dos cadenas perpetuas y 15 años, diseñó el dibujo que acompaña la promoción del evento. Cuando conoció el proyecto decidió hacer su aporte. Con un trozo de papel y un plumón logró un hermoso dibujo que identifica a la bandera cubana en una guitarra, cuyas cuerdas terminan en un cinco. •


Vejam mais a respeito dos anti-terroristas no Digital Granma Internacional.

Líder indígena é assassinado em Pernambuco

Mozeni Araújo, liderança do povo Truká foi assassinado com tiros na cabeça, na cidade de Cabrobó, localizada a 586 quilômetros de Recife (PE), dia 23 de agosto. Mozeni, que era candidato a vereador, estava em frente ao comitê eleitoral separando alguns cartazes de sua candidatura quando, no momento em que contornava o carro de um amigo, foi surpreendido pelo assassino, Maurício Ricardo Alexandre da Silva. Seu filho adolescente, amigos e militantes, estavam presentes no local.


Vejam o texto completo no Brasil de Fato. (O líder indígena era candidato pelo PT-Partido dos Trabalhadores).

Nas Bancas: Há 25 anos nascia a CUT

A presença de mais de 5 mil delegados na 1ª Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat), em agosto de 1981, na cidade paulista de Praia Grande, já configurava a primeira reunião intersindical expressiva no Brasil desde o golpe militar. Mas ninguém imaginava que o evento seria o pontapé inicial para a criação, dois anos depois, de uma instituição que mudaria os rumos do sindicalismo brasileiro. Ao completar 25 anos em agosto, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) é, em números absolutos, a maior central da América Latina e a quinta maior do mundo, com cerca de 3,3 mil entidades filiadas, 7,4 milhões de associados e 22,4 milhões de pessoas em sua base. Nas últimas duas décadas, protagonizou lutas contra as perdas salariais e em defesa da Previdência, do emprego e de outros direitos, atravessando também fases complicadas, como as vividas durante os governos Collor e FHC.
O fato de a CUT ter surgido no ABC paulista, tendo como primeiro presidente um metalúrgico (Jair Meneguelli), não foi por acaso. A Central surgia como uma extensão do chamado “novo sindicalismo” encabeçado por Luiz Inácio Lula da Silva, que mostrou as caras com as greves de 1978 e 1979 na região, as primeiras na ditadura após o Ato Institucional nº 5 (AI-5), de 1968. Esse movimento questionava a estrutura sindical imposta pela legislação corporativa criada pelo governo de Getúlio Vargas, nos anos 30.
A greve deflagrada na Scania, em 1978, é sintomática para o início de uma série de movimentos de trabalhadores que buscam reverter as perdas salariais com a estagnação econômica e o arrocho salarial praticado à época. Em 19 de maio de 1978, 2 mil professores reúnem-se na Câmara Municipal de São Paulo e decretam uma greve que durou 24 dias. E, em 1º de setembro do mesmo ano, os bancários da agência Centro do Banco do Brasil, localizada na avenida São João, em São Paulo, também iniciam um movimento de greve. No prédio onde trabalhavam à época cerca de 1.500 pessoas, 200 param.


Texto completo na Revista Fórum.

México sale a la calle para pedir el fin de los secuestros y la violencia


La fuerte lluvia que ha caído este sábado en la Ciudad de México no ha detenido a los miles de asistentes a la manifestación, que bajo lema Iluminemos México, ha pedido al gobierno del presidente Felipe Calderón una solución a la violencia y a la ola de secuestros que castiga al país. Más de 10 ONG de lucha contra la delincuencia han sido las encargadas de convocar la protesta ciudadana.

Decenas de miles de personas vestidas de blanco y con velas en la mano han caminado en silencio por la Avenida Reforma, una de las principales vías de la capital del país, para llegar al Zócalo de la ciudad, donde entonaron el Himno Nacional. En más de 70 ciudades de los 31 estados se han registrado manifestaciones similares.

Aunque los organizadores hicieron un llamamiento para una caminata silenciosa los medios locales han citado algunas consignas como "Basta ya de violencia"; "Basta ya de secuestros", "Basta ya de impunidad"; "Queremos paz" o "¡México, México!". Además, se han podido ver mantas y fotografías que expresan el hastío de un país que está cerca de alcanzar las 3.000 ejecuciones violentas en 2008.


Texto completo no EL PAÍS.com

Cruvinel, da TV Brasil, acusa Anatel de negligência em SP

A jornalista Tereza Cruvinel, presidente da TV pública federal, acusou na quarta-feira (27) a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de "negligência". Segundo Cruvinel, há quatro meses os transmissores e antenas da TV Brasil estão prontos para serem instalados em São Paulo — mas isso não ocorre porque a Anatel não consegue resolver um problema de interferência do sinal da TV pública numa rede de telefonia móvel.

As licenças da TV Brasil em São Paulo, nos canais 68 (digital) e 69 (analógico), ainda são provisórias. Ao fazer testes de transmissões no canal 69, a TV Brasil detectou que seu sinal causava interferências graves no serviço da Nextel.

"A responsabilidade (pelas interferências) é da Anatel", diz Cruvinel. "A solução aventada pela Anatel seria trocar de canal, o que nos causaria um prejuízo de US$ 400 mil. Não aceitamos. A outra solução foi colocarmos filtros contra interferências. Mas os filtros da Nextel, segundo a Anatel, estão sempre em testes", afirma.


Veja o texto completo no Vermelho

Estados Unidos: A brecha salarial entre executivos e trabalhadores

Nos Estados Unidos, o salário dos empregados era, em 1990, 85 vezes inferior ao dos gerentes gerais, 209 vezes menor em 1996 e 419 vezes em 1999. Em 2001, esta disparidade chegou a 525 vezes.
Os contribuintes norte-americanos sustentam com o pagamento de 20 mil milhões de dólares anuais em impostos o salário dos gerentes gerais de grandes companhias, afirma a última edição do informe "Executive Excess".
Artigo de Abid Aslam para a IPS .

As organizações não-governamentais que elaboraram o estudo anual pretendem incluir o assunto na presente campanha eleitoral. Várias lacunas nas normas tributárias e da contabilidade incentivam o pagamento de salários excessivos a executivos, que são acertadas para pagar taxas de impostos menores do que os de seus subalternos, diz o informe preparado pelo Instituto para Estudos Políticos e Unidos por uma Economia Justa.

"É escandaloso que as nossas contribuições aumentem o salário dos executivos", disse Sarah Anderson, uma das co-autoras do informe. "Nestes atribulados tempos económicos poderíamos encontrar, seguramente, mecanismos melhores para gastar a riqueza da nossa nação". O Tesouro perde 100 mil milhões de dólares por ano na receita estimada, porque as actuais leis permitem aos executivos que recebem parte dos seus salários em opções de compra de acções uma dedução superior ao que deveria ser, afirma o estudo.


Vejam o texto completo no Esquerda.Net.

INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL - Países sul-americanos poderão cooperar com produção do pré-sal

Para o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, produção do petróleo do pré-sal pode contribuir para uma estratégia de integração das cadeias produtivas da América do Sul. "Só para citar um número, a Petrobras terá que encomendar 200 navios. Hoje não há capacidade de produção de 200 navios no mundo. Temos interesse em que essa demanda estimule o processo de industrialização ou reindustrialização da America do Sul", diz Garcia.

BRASÍLIA - Os países da América do Sul poderão cooperar com o complexo industrial destinado à produção do petróleo do pré-sal, dentro de uma estratégia de integração das cadeias produtivas na região. Essa é a visão do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

Na exploração das reservas de petróleo do pré-sal e outros poços em exploração, a Petrobrás prevê uma expansão da sua frota de navios em mais 200 novas embarcações. Trata-se de uma demanda capaz de sustentar um ciclo de industrialização complementar com diferentes parceiros da região, estreitando os laços na formação de um sistema econômico integrado que não se limite a conectar atividades já existentes, mas também a criar novas dinâmicas inteiramente ancoradas numa complementariedade sul-americana.


Vejam a entrevista completa, que inclui outros temas além do petróleo, na Agência Carta Maior.