sábado, 11 de outubro de 2008

Uma nova guerra é possível

Por Mauro Santayana

Os líderes soviéticos que fizeram a abertura econômica e privatizaram o Estado, com a esperança de que iriam compartilhar do condomínio dos países ricos, descobrem agora que foram ingênuos

Quando, no fim de agosto, crescia o temor de nova guerra mundial – com a invasão da Geórgia à Ossétia do Sul, e a resposta russa –, a imprensa internacional apresentou os culpados como se fossem vítimas. A verdade começou a aparecer nos próprios jornais americanos, como o New York Times. O ataque foi ato deliberado, parte do projeto norte-americano de cercar a Rússia pelo sul, já que avançavam seus entendimentos com a República Tcheca e a Polônia, ao noroeste, para a instalação de mísseis de ataque, a que dão o nome de “escudo antimísseis”.


Vejam o texto completo na Revista do Brasil


Kassab e o futuro tenebroso para São Paulo

"Os propagandistas de Gilberto Kassab tentam esvaziar os debates sobre a sucessão paulistana, alimentando a histeria antipetista e evitando temas incômodos. Mas a possível reeleição do prefeito acarretará conseqüências gravíssimas, que precisam ser denunciadas enquanto alguma reviravolta ainda parece viável". Por Guilherme Scalzilli.

"Kassab é instrumento de um golpe eleitoral engendrado por José Serra. Em apenas dois anos, o governador apoderou-se de duas gigantescas máquinas administrativas, povoando-as de correligionários comprometidos com seu projeto presidencial. E esse delírio hegemônico, realizado com a truculência característica do personagem, tende a perpetuar-se para além de 2010.

Alguém ponderará que a manobra tem respaldo popular. Mentira: Serra está enganando os eleitores. Primeiro renunciou à Prefeitura, rompendo compromisso de campanha. Depois “permitiu” que seus protegidos tucanos trabalhassem para uma candidatura adversária. Agora, alia-se a inimigos históricos do próprio PSDB.


Vejam mais no Vermelho


Veterano de guerra confirma bomba nuclear sobre Bassorá

O uso de bombas nucleares na primeira guerra do Golfo regressa à actualidade após uma investigação jornalística em Itália, apoiada num depoimento de Jim Brown, um veterano do exército dos EUA. O ex-militar confirma que uma "pequena" bomba nuclear arrasou a cidade em 1991.
Foi a 27 de Fevereiro de 1991 que uma bomba de forte potência caiu sobre a cidade de Bassorá. Na altura especulou-se sobre a natureza do bombardeamento e logo se levantaram as suspeitas de que seria uma bomba diferente das outras que os soldados de Bush lançavam sobre o Iraque.


Vejam mais na Esquerda.Net

Waden Bello explica tudo o que você quer saber sobre a crise mas tem medo de não entender

Muita gente em Wall Street ainda segue tentando digerir os acontecimentos das últimas semanas.

Entre 1 e 3 bilhões de dólares de ativos financeiros evaporados.
  • Wall Street, nacionalizado, com o Banco Central e o Departamento do Tesouro tomando todas as decisões estratégicas importantes no setor financeiro e tudo isso com um governo que, por trás do resgate da AIG, passa a dirigir a maior companhia seguradora do mundo.
  • O maior resgate desde a grande depressão, com 700 milhões de dólares levantados desesperadamente para salvar o sistema financeiro.
  • As explicações habituais já não bastam. Os acontecimentos extraordinários precisam de explicações extraordinárias. Mas, antes...

Vejam mais Revista Fórum

Bactéria 'solitária' dá pista sobre vida fora da Terra, diz estudo


Cientistas americanos descobriram na África do Sul um minúsculo organismo que vive inteiramente isolado, sem oxigênio e na escuridão total das profundezas da Terra.

Acredita-se que a descoberta da bactéria, descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Science, tenha revelado a criatura mais solitária do planeta e forneça pistas sobre como seria possível haver vida em outros planetas.

A bactéria foi batizada de candidatus desulforudis audaxviator, em referência a uma citação em latim contida no livro Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne. A referência encontrada pelo personagem-herói, um "viajante audaz" (audax viator), termina inspirando-o a empreender a jornada.


Vejam mais na BBCBrasil.com

O mapa da comunicação social

O Projeto Donos da Mídia reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de mídia para montar um panorama completo da mídia no Brasil. Aqui estão detalhadas diversas informações sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.

Nas próximas páginas, o internauta irá encontrar um amplo e exclusivo quadro da comunicação social brasileira, onde não apenas as relações econômicas entre os grupos privados foram listadas e relacionadas, mas os regimes de informação, aos quais as populações estão submetidas, aparecem identificados e analisados de forma preliminar.

Este projeto nasceu ainda na década de 80, a partir de um trabalho pioneiro elaborado pelo jornalista Daniel Herz. Sua fase pública tornou-se viável após o surgimento de recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. Também contribuiu para isso a publicização de dados sobre concessões e permissões de emissoras de rádio e televisão, além das participações societárias destas entidades, que passaram a ser difundidos por sistemas interativos da Agência Nacional de Telecomunicações e do Ministério das Comunicações.


Vejam muito mais detalhes no Donos da Mídia

É POSSÍVEL

PORTO ALEGRE (Reuters) - O prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição, José Fogaça (PMDB), saiu na frente na disputa pelo segundo turno das eleições municipais na capital.

Fogaça aparece com 51 por cento das intenções de voto, enquanto a adversária Maria do Rosário (PT) tem 40 por cento na pesquisa divulgada pelo Ibope, no sábado.

Fogaça venceu o primeiro turno das eleições com 43,8 por cento. Rosário fez 22 por cento. O candidato à reeleição também leva vantagem na expectativa de vitória. Entre os entrevistados, 63 por cento disse acreditar que Fogaça será o próximo prefeito, enquanto 31 por cento aposta na vitória de Rosário.

O Ibope ouviu 1001 eleitores entre 9 e 10 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Os indecisos são 4 por cento, enquanto a margem de eleitores que pretendem votar em branco ou anular ficou em 5 por cento.

A pesquisa foi realizada antes do reinício da propaganda eleitoral gratuita que voltou a ser veiculada no sábado, 11 de outubro.

(Reportagem de Sinara Sandri)

Eleições 2008: Avaliação I



'A vitória do PT no Rio Grande do Sul'

1- O PT é o partido que obtém a maior vitória eleitoral no RS nessas eleições municipais de 2008. Foi o partido que mais ampliou o número de municípios que governará, passando dos 43 conquistados em 2004 para 63 a partir de 1º de janeiro de 2009 – cerca de 50% de crescimento de titularidade de prefeituras municipais gaúchas. Foram vitórias importantes, que aumentam o ativo político do PT na política gaúcha e que ajudam a recompor a primazia do partido no debate público no RS.

A geografia deste desempenho eleitoral do PT começa com a “varrição petista” na região metropolitana de Porto Alegre e em todo o eixo da BR-116: Viamão, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Dois Irmãos. Abrange cidades-pólo e sub-pólo, como Erexim, Santa Rosa, Bagé, Bento Gonçalves. E se plasma em muitos municípios encravados bem no interior do Rio Grande.

Teve também outros 17 vice-prefeitos/as eleitos/as e, além disso, disputa em segundo turno a eleição em Canoas, Pelotas e Porto Alegre. Caxias do Sul, a quarta cidade gaúcha com mais de 200 mil eleitores, e palco de emocionantes disputas entre o PT e o PMDB, teve o resultado definido em primeiro turno em favor do candidato do PMDB, mas outra vez o PT polarizou o debate político.

Os partidos que sofreram as maiores baixas em relação à quantidade de municípios governados foram o DEM, que passará das 18 prefeituras conquistadas em 2004 para 13 nesta eleição; e o PDT, que perdeu 33 cidades administradas em relação a 2004 – passou de 97 municípios governados para 64.

A avaliação conclusiva do resultado eleitoral no RS, contudo, só depois do segundo turno em Canoas, Pelotas e Porto Alegre. E cotejada com um balanço final do resultado no plano nacional.

.....

2- Enquanto isso, na cidade “gaulesa” de Porto Alegre, a principal vitória do PT foi a confirmação da ida da Maria do Rosário ao segundo turno para enfrentar o atual prefeito Fogaça. O desempenho do PT na capital, porém, exigirá um brutal trabalho de superação para vencer Fogaça e o condomínio conservador que se aglutinará em torno dele no segundo turno.

O PSOL, com os 9,22% de Luciana Genro e a eleição de duas vagas na Câmara de Vereadores, é um dos partidos que melhor se beneficiou na eleição em Porto Alegre. No contra-fluxo, o DEM e Ônix Lorenzoni diminuíram mais da metade dos votos que o candidato fez em 2004, despencando de mais de 80 mil votos na eleição para a prefeitura em 2004 para os 38 mil obtidos nesta eleição.

E para o PCdoB, a dureza foi grande: não só não se classificou para o segundo turno, como não elegeu nenhum vereador. Mas, devido à força de atração eleitoral da Manuela, o partido foi veículo para a eleição de 3 vereadores do PPS.

O PSDB da governadora Yeda, apesar de amargar o pior desempenho em eleições majoritárias em todas as eleições disputadas na capital, conseguiu eleger dois vereadores. (...)

...........

*Números e avaliação extraídos do blog Biruta do Sul http://www.birutadosul.blogspot.com/

Santiago

Aos 105 anos, virgem mais velha do mundo diz que sexo envelhece

Secretária aposentada diz que nunca teve 'tempo' de pensar em sexo.
Além de virgem, ela diz nunca ter tido um aparelho de televisão.

A notícia está no G1.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Espionagem dos EUA confirma agravamento de crise afegã



Tensão. Dimensão do conflito reflecte-se no aumento das baixas Um documento dos serviços de espionagem dos Estados Unidos considera que a situação no Afeganistão está a agravar-se consideravelmente, com a degradação das condições de segurança, o aumento e eficácia das acções dos talibãs e a incompetência e corrupção a grassarem no Governo de Cabul.


Vejam mais no DN Online (Diário de Notícias)

Gmail lança o bafômetro das mensagens


Joana Duarte , Jornal do Brasil

RIO - O suíço Jon Perlow, programador de software do Google, inventou uma ferramenta para que testar a sobriedade de usuários do Gmail durante o período de maior tráfego de mensagens inconvenientes – a madrugada dos fins de semana. Os usuários que ativarem o recurso e que tentarem enviar e-mails sob a influência do álcool durante o “período crítico” terão de provar que a parte pensante de seus cérebros ainda está no comando respondendo a questões matemáticas.

Antes de enviar qualquer mensagem da qual possa se arrepender mais tarde, o usuário tem de responder corretamente a cinco questões do Mail Goggles, em menos de 60 segundos. Ao ativar o sistema, a pessoa poderá escolher o grau de dificuldade das perguntas.


Vejam o texto completo no JB Online

Eugênio Neves

PCdoB toma posição sobre 2º turno em São Luís, BH, Rio e POA

Reunida em São Paulo nesta quinta-feira (9) a Comissão Política do PCdoB fez um primeiro balanço das eleições de 2008, e apontou os rumos do partido no segundo turno. O encontro – ampliado com as presenças do ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, do presidente do PCdoB-Rio Grande do Sul, Adalberto Frasson, e do prefeito reeleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira – concluiu que o PCdoB foi exitoso em seu projeto eleitoral de 2008 e aprovou uma resolução com diretrizes para o segundo turno.


Vejam o texto completo no Vermelho

Gobierno acusa que Fernández pagó red ilícita de medios y periodistas en Pando


El ministro de la Presidencia explica los alcances de la red mediática (ABI).

La Paz, 09 oct (Redacción central de ABI).- El Gobierno acusó hoy al ex prefecto de Pando, Leopoldo Fernández, de financiar una poderosa red de medios de comunicación con periodistas a su servicio, no sólo de Bolivia sino incluso del Brasil, para consolidar una estructura corrupta que acabó con la libertad de prensa y culminó con la masacre de campesinos en esa región.

En rueda de prensa en Palacio Quemado, el ministro de la Presidencia, Juan Ramón Quintana, desmenuzó toda la red que tejió Fernández para socavar las bases del sistema de derecho, apuntalar un régimen departamental corrupto y preservar los privilegios de sus allegados.

"Estas redes de tráfico de influencias, de corrupción y de nepotismo se instaló en medios de comunicación", denunció Quintana, quien, no obstante, ponderó el trabajo profesional de periodistas que se mantuvieron al margen de ese sistema prebendal.

El dignatario dio cuenta que periodistas, dueños de medios de comunicación, legisladores afines a la opositora Podemos y empresarios, que se beneficiaron con prebendas, y dirigentes cívicos constituyeron una red mafiosa que despilfarró los recursos del Impuesto Directo a los Hidrocarburos (IDH).
(...)
Pero más allá de ello, según la denuncia, la Prefectura contrató periodistas y medios de comunicación en el Brasil como en el periódico O Alto Acre, donde pagó a un periodista 24 mil bolivianos.

"Los tentáculos de corrupción llegaron al Brasil, pasaron la frontera y se trasladaron a los medios de comunicación brasileños", acentuó.


Vejam o texto completo na Agencia Boliviana de Informacion-ABI

Confirman agresiones a campesinos bolivianos en región amazónica

Pando, Bolivia, 9 oct (PL) Autoridades judiciales confirmaron hoy que 15 campesinos de la región amazónica de Pando fueron torturados por integrantes de la prefectura y de su comité cívico.
En declaraciones a una comisión que investiga la masacre de labriegos, el pasado 11 de septiembre, que motivó el estado de sitio en ese norteño territorio, el fiscal Eloy Aspetti señaló que en esa acción violenta participaron además funcionarios del Servicio Departamental de Caminos.
Aspetti precisó que los campesinos fueron capturados como rehenes por gente afín al ex prefecto de Pando Leopoldo Fernández, ahora preso en la ciudad de La Paz, acusado de genocidio.

Vejam o texto completo na Prensa Latina (Agencia Informativa Latinoamericana S.A.)

Vecinos de Viena instalaron el primer monumento al "Che" en Europa


Viena, 9 de octubre, RIA Novosti. Hoy en esta capital fue inaugurado solemnemente el monumento al guerrillero heroico Ernesto "Che" Guevara, el primero en Europa.

El dinero -28.000 euros- fue recolectado por un comité especial supeditado a la Sociedad de Amistad Austria-Cuba.

La inauguración del monumento, que es un busto en bronce de 70 centímetros, fue hecha coincidir con el 80 aniversario del nacimiento del "Che".

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Pedro Cardoso diz que atores são obrigados a fazer pornografia

Pedro Cardoso fez um discurso exaltado e polêmico no lançamento do longa-metragem Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, de Domingos de Oliveira, na noite desta quarta-feira no Festival do Rio. O ator, que também produz o filme, acusou alguns diretores brasileiros de promoverem a pornografia na televisão e no cinema, obrigando a classe artística a participar de tais cenas.

"A pornografia tornou-se agora um modo de atrair o público. Temos visto cenas de nudez ou quase nudez em basicamente toda a programação dos programas de televisão", disparou.

"A constância com que isso aparece tem colocado em exposição a nudez dos atores. É raro um trabalho, seja flme, novela ou programa de humor que não inclua cenas deste tipo."

Continua no Terra Cinema.


Crescem os Assassinatos a Sindicalistas


No Governo da “segurança democrática”, os direitos trabalhistas e as garantias de vida dos trabalhadores tem sido os mais prejudicados.

Juan Carlos Hurtado Fonseca, Voz

“Nem pelo interesse de que aprovem o (Tratado de Livre Comércio) TLC com Estados Unidos, o governo e os empresários cessam a perseguição buscando o extermínio do movimento sindical”, assegurou à Voz um dirijente dos trabalhadores. Os números de execuções extrajudiciais, a quantidade de conflitos em empresas gerados pela negativa patronal a exigência dos direitos trabalhaistas garantidos pela constituição Política; o trabalho dos meios de comunicação que lograram criar no inconsciente coletivo uma cultura anti sindical; a demissão de trabalhadores sindicalizados; os obstáculos no Ministério de Proteção Social para o registro sindical e a perseguição a quem tenta organizar-se; mostram que os empregadores sabem utilizar todas as formas possíveis para negar um direito das sociedades democráticas e defender seus mesquinhos interesses.

Alguns exemplos

Neste sentido, no Instituto Colombiano de Desenvolvimento Rural (Incoder) os funcionários contam com uma assossiação de caráter cooperativo com cerca de quatro mil afiliados, que contratam com trabalhadores que criaram Sintracorfeinco, organização em processo de registro sindical no Ministério de Proteção Social. Mas as pessoas que estão na direção da assossiação, ainda que fossem sindicalistas, não receberam bem a criação da organização de trabalhadores e passaram a perseguí-los, como qualquer patrão. Atualmente despediram oito trabalhadores com direitos sindicais. “Os trabalhadores asseguram que isto não interessa à entidade porque já conta com o dinheiro para pagar as possíveis indenizações a que lhes obriguem. Mas interpuseram uma ação de tutela solicitando a reintegração e o pagamento dos salários que eles deixaram de receber, com suas devidas atualizações”, assegura Alfonso Ahumada da CUT Bogotá.

O sindicato se constituiu há três meses e os funcionários foram despedidos há dois. Dirigentes da CUT realizaram algumas reuniões com as partes para fazer ver que o direito de assossiação é um direito fundamental e os exortou a solucionar tudo por via do diálogo.


Vejam o texto completo na Agência de Notícias Nova Colômbia

Mino Pedrosa nega fonte revelada por procuradora de suposto jantar

O editor-especial da Isto É Mino Pedrosa, co-autor de matéria que informa a existência de um suposto jantar com assessores do Supremo Tribunal Federal e o advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado, em 11/06 -- data em que Gilmar Mendes, presidente do Supremo, concedeu o primeiro habeas-corpus para libertar o empresário --, disse nesta quinta-feira (09/10) que não contatou o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda para saber dessa informação, como aponta a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco.

Em ofício de 29/09, Lívia responde ao procurador-geral da Justiça, Antônio Fernando Barros de Silva e Souza, sobre inquérito aberto pela Procuradoria, a pedido de Gilmar Mendes, para investigar as informações do suposto encontro. Diz que o jornalista da Isto É havia lhe dito que apurou o caso com Lacerda. O ministro do Supremo negou que assessores do STF estivessem presentes no jantar.

A notícia continua no Comunique-se.


Europa lança projeto de megalaser para fusão nuclear


Um programa para produzir energia em abundância por meio de fusão nuclear e sem poluir o ambiente, usando um jato de laser colossal do tamanho de um estádio de futebol, teve início na Europa.

O laser extrairá a energia ao comprimir átomos de hidrogênio - um processo muito semelhante ao que ocorre no Sol.

A Europa já está investindo no projeto de fusão Iter, que busca atingir o mesmo objetivo, porém usando compressão magnética.

O novo programa, batizado de Hiper (sigla em inglês de Pesquisa de Energia Laser de Alta Potência) , é visto como uma alternativa necessária e complementar ao primeiro projeto.

"Temos duas abordagens por causa do prêmio que está lá - energia de fusão é o Santo Graal das fontes de energia", diz o chefe do Hiper, Mike Dunne.

"Esse processo oferece segurança no suprimento de energia porque o combustível vem da água do mar, oferece suprimentos abundantes, é limpo e seguro", acrescenta o pesquisador.


Veja mais na BBCBrasil.com

Diretora do Sindicato é presa durante manifestação na greve dos bancários

Uma diretora do SindBancários foi presa na tarde desta quinta-feira, dia 9, durante uma das manifestações da greve dos bancários, realizada na agência Borges de Medeiros do Banco Real, no Centro de Porto Alegre.

A dirigente foi abordada por policias militares e levada até o Centro de Operações da Brigada Militar, no Largo Glênio Peres. O diretor Jurídico do SindBancários, Lúcio Mauro Paz, disse que foi utilizada desnecessariamente a força policial para deter a diretora, que foi algemada e constrangida. Depois de ser ouvida no posto policial, a dirigente sindical foi liberada.

Notícia completa no saite do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. O sindicato dos bancários precisa trazer o ministro Mendes contra o coronel Mendes.

Justiça declara coronel Ustra responsável por torturas

O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra foi declarado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo responsável pela tortura de três pessoas da mesma família durante o regime militar, na década de 1970. Ustra comandou o DOI-Codi em São Paulo entre 1970 e 1974, período de maior repressão política no País. A decisão é inédita no País e foi tomada em 1ª instância. À defesa, cabe recurso.



Veja mais no Terra.

Crise financeira em jornal gratuito do Bloco


O Bloco de Esquerda lançou um jornal gratuito que aborda a crise financeira internacional, mostrando que as classes mais baixas estão a pagar os erros e a ganância dos capitalistas especuladores. Na próxima quinta-feira, dia 16 de Outubro, realiza-se uma jornada nacional de distribuição do jornal, que pode ser descarregado aqui. Além de referir os principais acontecimentos que conduziram à actual crise e ao agravamento das desigualdades sociais, o jornal lembra os escândalos recentes na banca portuguesa, os erros na privatização de sectores estratégicos e a falta de respostas adequadas do governo português.


Veja na Esquerda.Net

Provedores brasileiros pagam mais caro por link de banda larga

Cidade de São Paulo registra um dos custos de banda larga mais caros do mundo. Redução de preços no País também é tímida.

O custo de um link de banda larga para os provedores no Brasil está entre os mais altos do mundo, segundo um estudo da TeleGeography. A empresa mede os preços da banda vendida aos provedores de internet em 40 cidades no globo.

Confira valores no BR-Linux.


Humorismo folhal

Transcrevo a resposta do ombudsman da Folha a Maurício Machado, o honesto cidadão perplexo diante da omertà do jornal em relação à reportagem de capa de CartaCapital.

“O grampo que a Veja mostrou, creio não haver dúvida, existiu. Não se sabe quem o fez nem se foi forjado. Li a matéria da CartaCapital e mesmo a revista reconhece que provavelmente não há ilegalidade no que ela revela, apenas possível conflito de interesses. Minha opinião particular é que os dois casos são fracos jornalisticamente e são mais algo usado nas guerras políticas que movem as duas redações. Por mim, a Folha não daria atenção a nenhum dos dois. Mas já que deu ao da Veja, deveria pelo menos apurar o que a CartaCapital aponta.”

O texto continua no Blog do Mino.


Caminhos de Coisa Nossa

Honrado cidadão, Maurício Machado, da ABA, pergunta ao ombudsman da Folha de S.Paulo por que o jornal deu repercussão larga ao factóide criado por Veja ao divulgar a história do pretenso grampo sofrido por Gilmar Mendes e pelo senador Demóstenes Torres, enquanto silenciou a respeito da reportagem de capa de CartaCapital sobre as mazelas do dublê de magistrado e empresário que preside o STF. Acertada curiosidade de um leitor atento, mesmo porque o tal grampo até hoje carece de prova, ao passo que provas não faltam a sustentar o texto de CartaCapital.

Mais no Blog do Mino.

Luiz Pilla Vares

Luiz Pilla Vares, escritor e jornalista, Secretário Estadual da Cultura no Governo Olívio Dutra, morreu em Porto Alegre nesta madrugada.

La revolución cubana de los labios pintados - Fotos inéditas revelan la faceta mundana de Korda, el retratista del Che y de Castro


Alberto Korda es el fotógrafo cubano más conocido... y a la vez el más desconocido. Sus imágenes legendarias del Che Guevara y de Fidel Castro forman parte de la iconografía y del mito de la revolución cubana, pero Korda fue mucho más que el hombre que retrató a sus líderes. "Sólo el 10% de su obra tiene que ver con el tema de la revolución", asegura su hija Diana Díaz, feliz porque, por fin, una exposición y un libro descubren al otro Korda: al gran creador que convirtió la belleza femenina en arte e hizo de la publicidad y la moda un espacio de vanguardia que sobrevive hoy.

"Korda no sólo fue testigo de excepción de aquellos años épicos de la revolución, fue un artista increíble y moderno. Sus fotos de mujeres, que retrató en su estudio en los años cincuenta son revolucionarias; y ese trabajo de composición con modelos lo reelaboró e incorporó al que hizo después con los líderes guerrilleros", cuenta Cristina Vives, amiga personal del fotógrafo y responsable de la edición del libro y de una exposición que bate records de asistencia en La Habana.

El título en ambos casos es el mismo: Korda Conocido Desconocido. También podría haber sido Korda definitivo, pues ofrece una visión integral -y nada oficial- de la trayectoria de Alberto Díaz Gutiérrez, verdadero nombre del artista, fallecido en París en 2001.


Vejam mais no EL PAIS.com

Torturas de Guantanamo praticadas dentro dos EUA

Os EUA criaram prisões militares com os mesmos métodos de Guanánamo, aplicados a cidadãos americanosA Associated Press teve acesso a um documento arrepiante que mostra que há prisões militares dos EUA com americanos detidos sem acusação formada e sujeitos a métodos de tortura equivalentes ou piores do que os praticados na prisão de Guantanamo, que foi criada fora dos EUA para fugir à obrigação constitucional de conferir direitos mínimos aos presos. Há registos de um oficial chocado com o facto de um dos detidos estar a ficar louco depois de meses de castigos e privação sensorial.
A Associação para as Liberdades Civis na América (ACLU), recebeu os documentos de denúncia de torturas em prisões militares dos EUA, e a Associated Press noticiou de imediato. Segundo aquela Associação, há provas de que a Administração Bush violou a 5º emenda constitucional que garante protecção contra tratamentos cruéis. Os militares dos EUA receberam ordens para tratar prisioneiros americanos da mesma forma que eram tratados os detidos de Guantánamo. Na verdade, a prisão de Guantánamo foi criada especificamente para evitar conferir aos detidos qualquer direito constitucional, dado que a Administração Bush sempre entendeu que a Constituição não se aplicava fora do país.

Vejam mais no Esquerda.Net

Musa de Lula, Mercedes Sosa recebe comenda no Brasil e defende Evo


Monique Cardoso, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez lobby para sua condecoração e até escolheu pessoalmente o repertório que a diva argentina Mercedes Sosa cantaria, na noite de terça passada, na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, na qual foi uma das homenageadas.

Mas não a viu cantar. Por razões meteorológicas, seu avião não pôde decolar e o presidente não compareceu à festa.

Em entrevista ao Jornal do Brasil antes da cerimônia, que durou cerca de três horas no Teatro Municipal, Mercedes rasgou elogios ao líder petista, a quem conheceu durante a reunião de Cúpula do Mercosul em Tucumán, norte da Argentina, sua terra natal e de onde tirou inspiração para suas mais importantes canções.

Apesar da saúde frágil, que faz com que se apresente sentada, a cantora, 73 anos, cumpre este mês longa agenda em países da Europa e em Israel. Em novembro, volta ao Brasil para show no dia 28 de novembro, no Vivo Rio.

– É um orgulho muito grande receber esse prêmio do Brasil. – exalta Mercedes, confirmando a escolha do repertório pelo fã ilustre: – Ele pediu para eu cantar Gracias a la vida e Misionera.


Vejam mais no JB Online

Jornalistas pela Igualdade de Gênero

Arquitecto Niemeyer construirá su primera obra en Argentina

Buenos Aires, 8 oct (PL) El prestigioso arquitecto brasileño Oscar Niemeyer construirá a sus 100 años de edad su primera obra en Argentina que se denominará El Puerto de la Música, confirmaron hoy fuentes oficiales.

El proyecto, que se edificará en la ciudad de Rosario, ocupará un predio de tres hectáreas frente al río Paraná y contará con un auditorio cubierto para dos mil 500 personas y una explanada para espectáculos al aire libre para 25 mil.

"Será la obra emblemática de la ciudad para el Bicentenario y un homenaje a los músicos de Rosario", declaró la ministra provincial de Cultura, Chiqui González.

Precisó que la obra tendrá un carácter social tal como lo adoptó el artista para sus últimas creaciones.

"Es decir, reflejará la tendencia de que la cultura no sea para algunos pocos y que pueda llegar a toda la gente", apuntó González.


Vejam mais na Prensa Latina

A ISLÂNDIA FALIU. PREPAREM O PRÓXIMO

A Islândia está falida. Levou o pires à Rússia, em busca de uma injeção de 5 bilhões de dólares. Também pediu ajuda à Suécia. Embora seja um mercado pequeno, é simbólico do entrelaçamento dos mercados: um dos bancos da Islândia tinha 300 mil clientes britânicos na internet. O banco quebrou e os internautas britânicos serão salvos pela Rainha. Nas últimas horas a Rainha injetou dinheiro em bancos britânicos. E o governo da Espanha injetou dinheiro nos bancos do país. Trata-se de uma nacionalização disfarçada. Para todos os efeitos cumpre-se a previsão que primeiro ouvi do professor Luis Gonzaga Belluzzo: o sistema bancário será estatizado para evitar uma quebradeira nos moldes de 1929. Bateu o desespero. Leia aqui o restante da matéria!

Veja mais no Vi o Mundo.



O BLOG DO MINO VOLTOU

Os leitores de CartaCapital sabem que contribuo com a revista e o site da publicação. Estou entre os que ajudaram a tornar possível a volta de Mino Carta à internet. O blog do Mino voltou ao ar hoje à tarde. Mino é uma figura raríssima. No momento em que assistimos à ação em bloco da mídia corporativa brasileira em defesa de certos interesses políticos e econômicos, ele se propõe a ser voz discordante. Seria mais fácil entrar no coro do pensamento único, que é forte e poderoso. Os donos da mídia se ajudam, fazem um jogo casado em que omitem e deturpam informações. Se necessário, criam uma "realidade paralela" para adiantar os seus. Não temos alcance, nem força, para enfrentar as "organizações". Mas a gente pode se divertir notando que elas têm pés de barro. Divirtam-se com... Leia aqui o restante da matéria!

Veja o restante no Vi o Mundo.

A propósito, também confira o novo Blog do Mino.


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

E não é que tucanaram a lei do piso nacional?

Por Brunna Rosa [Quarta-Feira, 8 de Outubro de 2008 às 19:36hs]

Aprovada em julho deste ano, a lei do Piso Salarial Nacional dos professores é uma conquista história dos professores e pode representar o primeiro passo para uma série de modificações necessárias para valorizar a educação pública do país. A nova lei, além de institucionalizar uma remuneração mínima para a categoria no valor de R$ 950,00 para uma jornada de 40 horas semanais, garante que 33,3% das horas sejam destinadas a atividades extra-aula. O assunto é abordado em matéria da Fórum de outubro (em bancas a partir do dia 15) e não deixa dúvidas: garantir esse um terço da jornada para a preparação das aulas, correção de atividades e formação continuada será o grande desafio da categoria.


Vejam mais na Revista Fórum

OOXML: 13 especialistas do órgão nacional de padronização da Noruega abandonam seus cargos

Treze dos 23 membros do comitê norueguês de padronização, equivalente à nossa ABNT, os quais participaram do processo de aceitação do OOXML como padrão, anunciaram seus desligamentos.

Eles tomaram esta atitude em protesto contra a forma como se decidiu a questão da aceitação pela Noruega do OOXML como um padrão ISO: em uma carta aberta, declararam que a organização nacional claramente colocou os interesses comerciais à frente do que é melhor para a sociedade e do que é desejável técnica e profissionalmente.

Mais no BR-Linux.


Recapitalização e nacionalização

(Postado no blog do Nassif nesta data às 12:52)

"Essas operações de liquidez, proporcionadas pelos Bancos Centrais, não irão adiantar. A cada dia que passa fica mais claro que se trata de um problema patrimonial: o sistema financeiro mundial quebrou.

As autoridades do FED e dos BCs europeus demoraram para perceber o problema da crise. Quando o incêndio lavrou, pensaram que era um problema de liquidez. Entraram tarde, mas o buraco é mais embaixo.

A questão é que a recapitalização, especialmente dos bancos europeus, envolve quantias tão fabulosas que não haverá condições de meramente trocar dívidas por ações.

Segundo artigo de Martin Wolff, cada um ponto de capitalização dos bancos ingleses equivale a 4 pontos de PIB. 5% de capitalização = 20% do PIB inglês.

A única saída será a nacionalização do sistema bancário e sua posterior devolução para o setor privado.

Na aba de Economia, um artigo do Martin Wolff sobre a recapitalização dos bancos ingleses."



Atenção: não percam os comentários dos participantes daquele blog.



Brasil pede reunião dos países emergentes para tomada de posição

21h50 08/10/08 - Brasil pede reunião dos países emergentes para tomada de posição

20h20 08/10/08 - Bush telefonou para Merkel e Lula da Silva

19h46 08/10/08 - AIP considera positivo corte das taxas de juro

18h59 08/10/08 - Executivos de topo da AIG/Life esbanjam dinheiro público em "resort" de luxo

16h56 08/10/08 - Islândia abandona paridade entre Coroa islandesa ao Euro

16h52 08/10/08 - Desvalorização da moeda brasileira deverá aumentar turismo no país - Pestana

16h01 08/10/08 - Presidente russo Medvedev defende reunião alargada do G-8



Vejam estas e outras no Expresso




Mantega convoca reunião de emergência do G-20

Da Agência Estado:

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou reunião de emergência do G-20 - grupo formado pelos ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais das 20 maiores economias do mundo e que tem atualmente Mantega como seu presidente. A informação foi dada à Agência Estado por um assessor de Mantega e um comunicado oficial deve ser divulgado ainda hoje. O encontro foi agendado para sábado, em Washington, às 18 horas (hora local) e servirá para discutir a crise e seus impactos nas economias dos países.

De acordo com o assessor, a reunião foi acordada entre Mantega e o secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson - que deve abrir o evento, falando sobre a crise do ponto de vista dos Estados Unidos. Também está previsto discurso de Mantega, além de uma apresentação de um representante do Ministério da Fazenda chinês. O presidente do Banco Central brasileiro, Henrique Meirelles, também deve participar do evento. (Fabio Graner)

Apocalipse das mídias

Do blog História em Projetos:
Há cerca de 10 anos o Le Monde Diplomatique problematizava as relações promíscuas entre a mídia e a política partidária que de lá pra cá se aprofundaram. Mas o que mais chamou-me a atenção neste texto foram os dados: em 1999 havia no mundo todo 80 milhões de celulares, hoje esse é um número próximo de assinantes somente no Brasil!
É impressionante como a tecnologia se democratizou, ao menos os celulares.

Leia o texto de Ignacio Ramonet de abril de 1997, mas publicado em dezembro de 1999 no Le Mond Diplomatique AQUI.

ENQUANTO ISSO, NO CORREIO DO POVO...

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 8 DE OUTUBRO DE 2008

POLÍTICA:

FHC alerta para efeitos da crise

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) disse ontem que o país não está blindado contra a crise norte-americana e que as declarações nesse sentido são apenas 'para enganar o povo'. De acordo com ele, o governo federal 'precisa parar de brincar de Poliana e dar nitidez às medidas preventivas' que estão sendo adotadas para evitar problemas em setores da economia. Ele alerta pra os efeitos da crise. 'Não está tudo bem. O FMI declarou que a crise só está começando', destacou FHC, durante o anúncio oficial de apoio do PSDB à candidatura de Gilberto Kassab, do Dem, à prefeitura de São Paulo. 'As pessoas vão sentir no bolso o efeito da crise', previu FHC.

DENISE NUNES (ECONOMIA):

FHC ESQUECE O PASSADO. DE NOVO

Fernando Henrique Cardoso perdeu mais uma chance de ficar quieto quando resolveu dizer que seu partido, o PSDB, cobraria uma atitude de responsabilidade do governo brasileiro em relação à crise internacional. Basta lembrar seu último ano em Brasília para saber que o ex-presidente não é a pessoa mais indicada para criticar as decisões do atual governo. Por uma turbulência bem menor, o Brasil quase afundou em 2002. Para acalmar o mercado, os então candidatos à Presidência Lula e José Serra tiveram que assinar um compromisso de que não revolucionariam a economia nacional caso eleitos. Além do mais, já foram adotadas medidas para conter os efeitos da crise. Ainda que tenha feito as declarações em um ato eleitoral e, portanto, com finalidade política, FHC também poderia ter escolhido melhor suas fontes de análise do cenário mundial. Optou pelo desgastado FMI, o que não chega a surpreender se, mais uma vez, lembrarmos seu governo.

Frase do Dia

“Ninguém está sabendo o que o lado de lá tem gravado”.

Yeda Cruzius

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Nossa imprensa é uma vergonha

Ainda que em nossa grande imprensa existam uns poucos jornalistas que se dedicam ao ofício com a necessária isenção, a regra em nosso país tem sido outra. Boa parte dos profissionais age em defesa de interesses políticos ou mesmo outros que não os da verdade factual.

Se não, vejamos. É patente na imprensa paulistana a enorme diferença de tratamento dispensada ao governador paulista Serra e ao presidente Lula. Se por um lado Serra conta com enorme boa vontade da mídia, Lula é alvo de tratamento em tudo inverso.

Texto de Ricardo Monteiro, em O Pensador Selvagem.

Abertas as inscrições para FSM 2009


Já estão abertas as inscrições para atividades e organizações que desejem participar do Fórum Social Mundial 2009, que será realizado de 27 de janeiro a 1° de fevereiro, em Belém, no Pará. As inscrições podem ser feitas pelo site do FSM 2009. Numa segunda etapa, serão abertas as inscrições individuais, para atividades culturais e imprensa. Apenas organizações poderão inscrever atividades que farão parte da programação do Fórum. Todas as atividades inscritas serão autogestionadas, ou seja, as organizações proponentes devem se encarregar de definir o formato das mesmas, nomes de palestrantes e outras questões. A organização do FSM garantirá o local para a realização da atividade e também se responsabiliza pela divulgação da mesma no site do fórum.

O território onde serão realizadas as atividades do Fórum é composto pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), uma área verde margeada pelo rio Guamá e pela floresta. Alguns pontos da programação já estão definidos. A marcha de abertura ocorrerá na tarde do dia 27 de janeiro. O dia 28 será o Dia da Pan-Amazônia: 500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígena e popular. Essa data será dedicada a levar ao mundo as vozes da Amazônia, por meio de diversas atividades, como testemunhos, conferências, celebrações e mostras culturais. De 29 a 31 de janeiro serão realizadas as demais atividades auto-gestionadas. Por fim, no dia 1° de fevereiro, ocorrerá o encerramento do FSM 2009, com ações descentralizadas e auto-gestionadas, onde devem ser apresentados os acordos, declarações e alianças construídos no decorrer do evento. Para maiores informações clique AQUI.

Reproduzido do RS Urgente.

Mais do mesmo

A exemplo dos dois trimestres anteriores, no terceiro de 2008 constata-se que as novidades são antigas na capa de ZH. Na barca da fantasia do clã Sirotsky, Lula e os seus continuam bufando e movendo os remos no porão enquanto acima, no tombadilho, a governadora repousa rodeada pela vassalagem e sob o afago da brisa marinha. E la nave va.


Veja mais do mesmo, no RS Urgente.

Rede Globo censura sindicato de Pernambuco

07/10/2008 - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Reproduzimos a nota do Sindicato dos Bancários de Pernambuco na qual denuncia a censura da Globo ao plano de mídia para a Campanha Nacional 2008. Leia e veja abaixo a nota do Seeb PE e o vídeo censurado:

A Rede Globo censurou um plano de mídia para a Campanha Nacional 2008 produzido pelo Sindicato dos bancários de Pernambuco (Seeb PE). A campanha de mídia está no ar desde domingo 5, e ficará até hoje 7. O Vídeo, de 45 segundos, recupera o lema Banco Mata, critica a ganância dos bancos e explica porque os bancários estão em greve por tempo indeterminado. Será veiculado nas principais emissoras, menos na Globo, que tratou de encontrar um motivo para censurar o material. Veja o vídeo:



A desculpa usada para barrar a veiculação não se sustenta, para não dizer que é ridícula e estapafúrdia. Segundo o contato comercial da Globo Nordeste, o nome do Sindicato teria que ser inserido em caracteres no VT; ou seja, por escrito e por extenso. Ou o Sindicato acrescentava o detalhe, ou o VT não iria ao ar. Isso, a menos de 30 minutos do horário-limite de entregar o material nas quatro emissoras onde se havia contratado o espaço.

Esgotadas as tentativas de diálogo, a Assessoria de Comunicação, com apoio da Presidência e da Secretaria de Comunicação, pediu que a Globo mandasse a condição por escrito, via correio eletrônico, já que o Sindicato não modificaria o VT e o pagamento das inserções já havia sido feito. O contato disse que não faria isso, e que o cheque seria devolvido. Fez mais, tentou inverter o ônus do problema, acusando o Sindicato de tentar "esconder o nome". Que se diga: a assinatura está no áudio, em alto e bom tom. E está na logomarca da entidade, bastante conhecida - e onde se lê "Bancários de Pernambuco", que fecha o VT.

"Quero saber se eles exigem do Shopping Recife, ou do Bradesco, que escrevam seus nomes por extenso, junto com as marcas", questiona a secretária de Comunicação do Sindicato, Emerenciana Rêgo - Mereh.(...)

- para ler a íntegra, clique aqui

Nobel: Comitê do prêmio excluiu americano rival de francês

Robert Gallo disputou com Luc Montagnier a patente do teste de HIV, que ficou repartida

Igor Zolnerkevic escreve para a “Folha de SP”:

O comitê que escolheu a descoberta do HIV como um feito merecedor do Prêmio Nobel de Medicina ontem deixou de fora da lista o americano Robert Gallo, da Universidade de Maryland.

A decisão deve encerrar uma antiga polêmica, já que Gallo, considerado por alguns cientistas um co-descobridor do vírus, chegou a ser acusado de se apropriar do trabalho de Luc Montagnier, um dos ganhadores da honraria.


Vejam o texto completo no Jornal da Ciência (SBPC)

Cuba cumprimenta iniciativa de próxima Cúpula América Latina — Caribe

• RIO DE JANEIRO — O chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, cumprimentou hoje, em nome de seu país, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pela iniciativa de convocar a Cúpula América Latina — Caribe, que será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro próximo, informou a PL.

Em declarações à imprensa, enquanto participa da reunião de ministros das Relações Exteriores, prévia à cúpula, que tem lugar em Copacabana, Pérez Roque enfatizou que será um evento histórico.

"Isto deve-se a que, pela primeira vez, se reunirão os presidentes dos 33 países da América Latina e do Caibe", explicou. Disse que é paradoxal que latino-americanos e caribenhos só agora se juntem pela primeira vez, pois até hoje se congregaram com a participação de outros atores regionais.

"Esperamos que o objetivo seja o início de um processo que não termine com a cúpula, mas comece aí. Um processo voltado para a unidade, integração e cooperação entre os países latino-americanos e caribenhos", considerou.

Especificou que Cuba se apronta para participar desta iniciativa "com toda sua força e sua seriedade", acrescentou.•


Veja em Digital Granma Internacional

Bancos de EE.UU. y Europa con panic attack

PATAPÚFETE
Por Cristian Carrillo
| | El ojo del huracán de la crisis se trasladó ayer a Europa, donde varios gobiernos tuvieron que anunciar la garantía total de los depósitos para salvar a los bancos. Wall Street llegó a caer un 7 por ciento, pero terminó un 3,5 abajo, San Pablo un 5,4 y Buenos Aires un 5,9. Las bolsas europeas entre el 6 y el 10

Nota do Editor: a significativa foto acima está na manchete da Página/12. É antológica.

Erro da 'Folha' provoca mais tensão entre Equador e Colômbia

O jornal Folha de S.Paulo equivocou-se numa entrevista com o presidente do Equador, Rafael Correa. Ao transcrever um diálogo com o presidente, informou erroneamente que Correa dizia que a Colômbia é um “governo que não considerávamos amigos”, em resposta a uma pergunta sobre o abalo nas relações entre os dois países desde que, em março, a Colômbia entrou em território equatoriano para atacar uma base das Farc, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Por Carla Soares Martin, no Comunique-se

Como explica uma nota na Folha desta segunda (06/10), foi colocado um “não” que não fora dito por Correa. “Na entrevista, quando questionado se considerava superada a crise com a Colômbia, após o ataque colombiano a uma base das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no Equador, em 1º de março, Correa disse, segundo seus assessores: ‘(...) houve uma clara agressão deliberada, desleal ao território equatoriano não por parte de um país que consideramos irmão, mas de um governo que considerávamos amigo’. No texto publicado pela Folha foi incluído um ‘não’ que mudou o sentido da frase: ‘Esse caso nunca será superado porque há uma clara agressão deliberada e desleal ao território equatoriano por parte de um país que consideramos irmão, porém tem um governo que não consideramos amigo’”, disse a Folha.


Vejam o texto completo no Vermelho

Nobel de Física para dos japoneses y un estadounidense

Se trata de Makoto Kobayashi, Toshihide Maskawa y Yoichiro Nambu. La Real Academia Sueca de Ciencias premió a los tres científicos "por sus importantes descubrimientos en la física de las partículas, que mejoraron decisivamente la comprensión de la materia".


Vejam mais no Clarin.com

O "ESPÍRITO" DA ELEIÇÃO - Como Kassab ultrapassou Marta em São Paulo

O jornalista Mauro Carrara escreve sobre uma reveladora experiência de rua no domingo da eleição na maior cidade do país. "Já são 18h20... Alguém grita do interior da casa: "o Kassab está ganhando". Os três jovens urram de prazer. Está se iniciando a longa noite até o segundo turno".

Conforme costume antigo, costumo visitar velhos amigos em dias de eleição. Perambulo pela cidade à procura do "espírito" da eleição, pois, sim, cada uma tem o seu, das barbadas aos prélios mais renhidos.

Desde cedo, notei certa tendência de defecção nos redutos "progressistas". Havia nos fundos do Tucuruvi um jovem negro, em trajes de grife surfe, distribuindo discretamente santinhos de Kassab. Vejam bem, ele não fazia campanha para um candidato à vereança, mas para o majoritário. Só.

O rapaz é estudante do terceiro ano do segundo grau, comprou recentemente seu primeiro computador, a crédito. O pai é vigia (conseguiu carteira assinada há três anos) e a mãe é diarista. Ele atualmente não trabalha regularmente. Nos fins de semana, atua como assistente de som em bailes na região dos Jardins. É o típico emergente da nova classe C.

João (vamos chamá-lo assim) afirma que o governo Lula "acostuma mal os vagabundos" com o Bolsa Família. A mãe sempre votou em Marta, mas o pai costuma odiar qualquer petista. "Meu velho não quer saber do casamento gay em São Paulo, nem eu", sentencia, alisando a sobrancelha.



Vejam o texto completo na Agência Carta Maior

De onde sairá o dinheiro para salvar os ricos e os bancos?


Uma das questões que mais chama a atenção dos cidadãos comuns é de onde vai sair ou de onde estão a sair as centenas e centenas de milhares de milhões de dólares que os bancos centrais e o tesouro norte-americano estão a pôr à disposição dos bancos.
Artigo do economista Juan Torres López, publicado a 3 de Outubro de 2008 em Fundación Sistema.

A pergunta é pertinente porque a magnitude do apoio destinado aos já de si mais ricos do mundo realmente surpreende. E surpreende, sobretudo, se comparada com outras necessidades para as quais nunca há dinheiro.

Segundo as Nações Unidas em cada dia que passa morrem de sede cerca de 5.000 crianças. Para dar água potável a todo o planeta seriam necessários 32 mil milhões de dólares (e impedir a avareza criminosa de algumas das grandes multinacionais, claro está).

No mundo existem 925 milhões de pessoas que passam fome e provavelmente outras tantas severamente desnutridas.

(...)

Atrevo-me assim a prever que dentro de pouco tempo começaremos a ouvir o discurso contrário ao que temos ouvido até aqui. Agora voltarão a dizer que os impostos são bons, que todos devem contribuir para conseguir a estabilidade económica e que todos temos de salvar o homem. Já começaram de facto com a vergonhosa cantilena de que para sair desta crise é preciso moderar os salários.

Destas fontes sairá o dinheiro para que os ricos que provocaram a crise com a sua cobiça vergonhosa saião dela incólumes.


Vejam mais no Esquerda.Net

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Gretchen, Rita Cadillac e ex-BBs recebem menos de 600 votos

Os candidatos que são famosos fora do mundo político tiveram caminhos opostos nas urnas do país nas eleições de domingo (5).

Entre aqueles que disputavam um cargo para prefeito ou vice-prefeito, o cantor Frank Aguiar (PTB) chegou no segundo turno em São Bernardo do Campo como vice na chapa de Luiz Marinho, mas Gretchen, por sua vez, ficou em terceiro na disputa para prefeita na cidade de Itamaracá, em Pernambuco.

A cantora, filiada ao PPS, obteve 343 votos, o que representa 2,85% do total. O eleito, Rubinho (PT), levou 52,10% (6.266 votos). Gretchen ao menos ficou à frente de Lapenda (PTC), que teve 136 votos. Sérgio Mallandro (PTB) também não se elegeu em São Paulo - obteve 22.066 votos.

Notícia completa no G1.


Rio aumenta indenização a famílias de policiais mortos

O governo do Rio reajustou em cinco vezes o valor de indenização pagos aos familiares de policiais mortos em trabalho. Com o decreto assinado hoje pelo governador Sérgio Cabral, parentes de policiais civis e militares, bombeiros e inspetores de segurança da administração penitenciária passam a recebem R$ 100 mil em vez dos R$ 20 mil pagos anteriormente pelo Estado.

Notícia do G1.

Paulo Zottolo deixa presidência da Philips na América Latina

O executivo Paulo Zottolo deixará a presidência da Philips. De acordo com a companhia, ele decidiu deixar a subsidiária da América Latina, que é responsável pelos negócios do setor de Produtos de Consumo/Estilo de Vida na região, para "'seguir outros caminhos".

Zottolo, ainda segundo o comunicado, permanecerá na empresa até 31 de outubro. "Minha nova atividade será anunciada no início de novembro", informou Zottolo em comunicado. Ele será sucedido, temporariamente, pelo holandês Robert van de Riet, atualmente vice-presidente sênior da Philips Consumer Lifestyle (setor de negócios dedicado a produtos de consumo/estilo de vida).

"A Philips respeita a decisão de Paulo Zottolo e deseja a ele todo sucesso em sua carreira futura. Ele tem contribuído fortemente para o reposicionamento da marca Philips durante o tempo em que esteve na organização, principalmente, consolidando a identidade do setor de produtos de consumo/estilo de vida na região", disse em nota Gottfried Dutiné, vice-presidente executivo e membro do Conselho de Administração da Philips mundial.

A notícia continua na Folha Online.


Mendes critica CartaCapital; Mino Carta rebate

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, não fará comentários sobre as denúncias de conflito de interesses por participação acionária no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Reportagem da edição desta semana publicada pela revista CartaCapital (leia aqui) relata gastos públicos do Senado, Receita Federal, ministério da Defesa, Controladoria-Geral da União e Aeronáutica no instituto do qual, segundo a publicação, Mendes é sócio.

Ainda de acordo com CartaCapital, o IDP adquiriu um terreno na área central do Plano Piloto de Brasília, com o incentivo do Programa de Promoção do Desenvolvimento Econômico Integrado e Sustentável (Pró-DF II) do governo Joaquim Roriz (PMDB) - que oferece benefícios fiscais a setores produtivos, modalidade em que o Instituto não se encaixaria, segundo a publicação. De acordo com a revista, o terreno avaliado em R$ 2,2 milhões foi comprado por R$ 400 mil - portanto com desconto de 80% - em 2004, quando Mendes já presidia o Supremo Tribunal Federal.

Veja mais no Terra Magazine.


Pobreza é problema crescente nos EUA, diz pesquisa com prefeitos

WASHINGTON (Reuters) - A maioria dos prefeitos norte-americanos e autoridades municipais dizem que a pobreza é um problema crescente, pois muitas famílias não conseguem se sustentar, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

SWISSINFO

Doença misteriosa coloca África do Sul em alerta

JOHANESBURGO (Reuters) - As autoridades de saúde da África do Sul estão em alerta máximo depois que três pessoas morreram de uma doença infecciosa desconhecida, parecida com a febre hemorrágica.

SWISSINFO

domingo, 5 de outubro de 2008

Aracruz divulga fato relevante e RBS sonega a informação


Atenção, a papeleira Aracruz está mal das pernas. E os jornais da RBS – tradicionais aliados da papeleira – estão sonegando a informação.

Como tem ações na Bovespa, a papeleira foi obrigada a publicar um fato relevante em jornais paulistanos. Hoje, alguns órgãos da mídia do Centro do País comentam o fato, embora não tenham tido contato com a empresa, que se recusa a receber a imprensa para ampliar as informações sobre as suas reais dificuldades.

A divulgação de fato relevante visa evitar futuras punições pela Comissão de Valores que defende os interesses dos investidores em bolsa no Brasil.

Segundo a Folha de hoje, a papeleira Aracruz informou ontem que suas operações cambiais significavam perdas de R$ 1,95 bilhão, considerando o câmbio e as condições de instabilidade de 30 de setembro.

Sem grandes detalhes sobre as perdas, o fato relevante causou confusão no mercado, segundo jornais paulistanos. Enquanto alguns analistas previam perdas gigantescas para a empresa, outros diziam que era impossível avaliar os impactos por falta de informações. A maior parte deles, no entanto, tem perspectivas negativas para a Aracruz. À Folha, Luiz Otávio Broad, analista da corretora Ágora, disse que as operações cambiais farão com que a companhia tenha prejuízo de R$ 730 milhões em 2008. Até então, a expectativa era de lucro de R$ 830 milhões neste ano.

Na esteira desses maus resultados, as ações da papeleira Votorantim Celulose, que semanas antes assinara acordo de fusão com a Aracruz, tiveram igualmente baixa de 10,71%.

"O anúncio [da Aracruz] surpreendeu pelo montante porque, no primeiro comunicado [divulgado na sexta, 26], a empresa informou que as perdas não afetariam seu caixa", diz Broad. "Pelo novo fato relevante, se houver a mesma volatilidade e taxa de câmbio, os contratos irão comer todo o caixa."

DIÁRIO GAUCHE

Asesinato de 1.200.000 civiles en 5 años de ocupación de Iraq encabeza las 25 noticias más censuradas


Caracas, 2 Oct. ABN (por Ernesto Carmona).- El genocidio en Iraq, con 1,2 millones de civiles muertos por las tropas estadounidenses desde que comenzó la invasión hace cinco años es el tema que encabeza el ranking anual de las 25 noticias más ocultadas por la gran prensa de EEUU y del mundo en 2007/2008, según “Censored 2009”, el informe del Proyecto Censurado de la Universidad Sonoma State de California que publica todos los años la editorial Seven Stories de Nueva York. Las matanzas de Iraq se comparan con los peores genocidios del siglo pasado, como Ruanda y Camboya.

Además de las 25 historias más censuradas, el libro contiene valiosos trabajos académicos sobre la situación actual del periodismo, nuevas visiones del cambiante mapa de la gran concentración de la propiedad mediática, análisis de contenido sobre lo sesgado de la información que aborda temas como el gobierno de Hamas en Gaza, la libertad de expresión en EEUU y en el mundo y la actividad de las organizaciones de la sociedad civil que luchan por la democratización de los medios informativos, entre otros temas de interés para el ciudadano común de nuestra sociedad en cualquier país, no sólo para los especialistas.

Vejam o texto completo (com a lista) na ABN-Agencia Bolivariana de Noticias

Perca peso blogando, pergunte-me como!

Já tentou inúmeras dietas, passou fome, já fez todos os esforços, mas não consegue emagrecer? A preguiça de fazer exercícios prende você na frente do computador por horas a fio? Pois chegou a solução para os seus problemas! Aproveite que está aí, na frente da tela, e tome uma atitude que vai eliminar aqueles quilinhos mais. Como? Faça um blog!

Acha que a gente enlouqueceu? Então, acompanhe as histórias de algumas 'blogueiras lights' que usaram seus sites pessoais para enxugar mais de 40 quilos ou, em alguns casos, apenas para aprenderem a levar uma vida mais saudável e aprenda com montar o seu.

Mais no UOL Tecnologia.

Mundo sedutor e estigmatizado

Diretor investiga a indústria pornô no documentário "O dia-a-dia do pornô"

Daniel Schenker Wajnberg

Jens Hoffmann mergulhou no universo da indústria do cinema pornô. Entrevistou diretores, atores, estrelas, produtores e ex-participantes de filmes do gênero nos anos 80 no documentário "O dia-a-dia do pornô", que faz parte da mostra do Festival do Rio.

Apesar do (aparente?) despudor em relação à exposição do corpo e do sexo nos dias que correm, o cineasta considera que o ramo pornô permanece como um assunto estigmatizado. "As pessoas acham interessante, mas não querem ser relacionadas a este universo", atesta o diretor, que levou cinco anos para finalizar "O dia-a-dia do pornô" devido a dificuldades financeiras.


Vejam mais na Tribuna da imprensa online

Por que ler Caros Amigos, Brasil de Fato e CartaCapital

Há três publicações essenciais para todo militante, lutador ou ativista social: as três listadas acima.

Por Vito Giannotti, no Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação



Vejam o texto completo no Vermelho

"Dios es brasileño"

Lula recoge los frutos de las políticas de Estado aplicadas en Brasil

Al presidente de Brasil le gusta decir que "Dios es brasileño". Y quienes le han escuchado estos días durante la campaña de las elecciones municipales, que se celebran hoy, comienzan a preguntarse hasta qué punto Luiz Inácio Lula da Silva habla en broma o lo piensa en serio. Porque lo cierto es que el gigante suramericano, eternamente a punto de despegar, parece haber levantado definitivamente el vuelo. Y no sólo en términos económicos o de estabilidad política. Brasil ha asumido la responsabilidad de ejercer activamente el liderazgo regional, llevando a la práctica una doctrina manejada por todos los Gobiernos del país, según la cual Suramérica es el área de influencia estratégica de este país.

Viendo la trayectoria de Brasil en los últimos años, pocos recuerdan que apenas en 2002, cuando Lula estaba a punto de llegar a la presidencia del país a la cabeza del Partido de los Trabajadores (PT), el ex sindicalista pasó las últimas semanas de su campaña electoral tranquilizando a los mercados financieros y asegurando que Brasil cambiaría, pero que las reglas del juego serían respetadas. Lula demostró que en Brasil existe una realidad rara en Latinoamérica: las políticas de Estado. Y es que el presidente más popular del continente -el próximo 13 de octubre recibirá en Toledo el Premio Don Quijote-, que lidera una idea de izquierda alejada del populismo, está recogiendo los frutos sembrados por él mismo. Pero, además, ha asistido a la culminación de grandes proyectos iniciados por sus predecesores.


Vejam mais no EL PAIS.COM

G4 corre a salvar banca europeia


Os chefes de governo de quatro países europeus, reunidos em Paris a pretexto de serem os membros europeus do G8 (os oito países mais industrializados do Mundo) decidiram solenemente salvar a banca em dificuldades, mas não chegaram a anunciar nenhum plano de resgate europeu nos moldes do plano aprovado pelos Estados Unidos. Em vez disso, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália decidiram que cada governo deve agir de acordo com os seus meios.

Nicolas Sarkozy, ao lado da chanceler Angela Merkel e dos primeiros-ministros britânico Gordon Brown e italiano Silvio Berlusconi, afirmou que os quatro países desejam realizar uma cimeira internacional o mais cedo possível para rever as regras do capitalismo financeiro. O presidente francês adiantou que "em caso de apoio público a um banco em dificuldades, cada país compromete-se a sancionar os dirigentes que falharam"


Vejam muito mais no Esquerda.Net