sábado, 15 de novembro de 2008

Deflagrada greve dos professores estaduais no RS















Categoria entrou em greve geral por tempo indeterminado

Reunidos em assembléia geral na tarde desta sexta-feira 14, no Gigantinho, em Porto Alegre, os trabalhadores em educação decidiram entrar em greve. A assembléia reuniu aproximadamente dez mil educadores, que, por ampla maioria, votaram pelo início imediato da paralisação para barrar os ataques do governo à educação e aos educadores.

A categoria exige a retirada imediata da Assembléia Legislativa do projeto que cria um piso regional que descaracteriza a lei federal que criou o Piso Salarial Nacional e ainda ameaça os planos de carreira dos professores e funcionários.

A presidente do CPERS/Sindicato, Rejane Rodrigues, criticou duramente o governo Yeda Crusius (PSDB): "É um governo covarde que se esconde atrás de decretos e violências porque não tem competência nem coragem".

Fontes: sítio do Cpers/Sindicato, Blog do Júlio Garcia e RS Urgente
Foto: João Manoel de Oliveira

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Desemprego no RS

Desempregados irão ficar sem frentes de trabalho em 2009

Pelo terceiro ano consecutivo, governadora Yeda Crusius não destina recursos para as Frentes Emergenciais de Trabalho (FETs). Na votação do Orçamento 2009, nesta quinta-feira (13), foi rejeitada emenda sobre o assunto. Para Antonio Lima, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados, atitude comprova que governo não quer gerar empregos.

*Leia mais no sítio da Agência Chasque: http://www.agenciachasque.com.br/

CARA DE PAU

Aznar: "La historia hará justicia a Bush y reconocerá su legado"

El ex presidente español defiende en un artículo en 'Le Figaro' que el jefe estadounidense "nos ha transmitido su mejor herencia: la herencia de la libertad".

AQUI

Vázquez veta legalização do aborto no Uruguai

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, vetou nesta quinta-feira o artigo que previa a legalização do aborto e fazia parte do projeto da Lei de Saúde Sexual e Reprodutiva, aprovado pelo Congresso Nacional.

A decisão de Vázquez, que já era esperada, ocorreu dois dias após a votação no Senado e contraria deputados e senadores da base governista Frente Ampla que defenderam a medida.

Ataque aéreo 'dos EUA' mata 12 no Paquistão

Mísseis supostamente disparados por um avião militar não-tripulado americano mataram pelo menos 12 pessoas em uma região habitada por tribos na fronteira com o Afeganistão, segundo autoridades locais.

Os mísseis teriam destruído uma casa em uma aldeia remota.

BBC

CASAS BAHIA & POLÍCIA FEDERAL O que contam os jornais. E o que não contam

Por Luciano Martins Costa em 13/11/2008

Comentários para o programa radiofônico do OI, 13/11/2008

Os jornais de São Paulo seguem na trilha do assassinato de um jovem cliente, cometido por um segurança das Casas Bahia. Mas o leitor atento há de sentir falta de algumas perguntas básicas. Discute-se, por exemplo, se o jovem Alberto Milfont Júnior tinha ou não passagem pela polícia, como se isso justificasse o crime ou pudesse ser tomado como atenuante.

O Estado de S.Paulo foi visitar a Casa do Zezinho, no bairro do Capão Redondo, instituto de assistência social onde o jovem foi atendido na adolescência. Alberto Milfont Júnior freqüentou a entidade na adolescência e acabou se tornando educador voluntário e mediador de conflitos. Sua história é a de muitas crianças e jovens da periferia, que superam as dificuldades com a ajuda de entidades de assistência social.

Vejam mais no Observatório aa Imprensa

China lançará outra sonda lunar em 2011

Beijing, 13 nov (Prensa Latina) A China lançará para a Lua uma segunda sonda científica para testar cinco sistemas tecnológicos, tais como a alunissagem suave, na continuação de seu programa de investigação espacial.

Segundo informou Chen Qiufa, diretor da Agência de Ciência, Tecnologia e indústria para a Defesa Nacional, a Change-2, nome que levará o artefato, prosseguirá os experimentos da Change-1, colocada em órbita lunar há um ano.

A primeira nave da série, batizada assim pelo nome de uma deusa mitológica chinesa, já concluiu a elaboração de um mapa completo da superfície do satélite natural da Terra e realiza estudos do espaço circundante.


Vejam mais na PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Abin indica à Polícia Federal servidores que acompanharão análise de computadores

Brasília - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) indicou hoje (13) à Polícia Federal os funcionários que acompanharão a análise dos computadores da agência apreendidos pelos policiais que investigam se houve vazamento de informações sobre a Operação Satiagraha, que levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas.



Vejam mais na Agência Brasil

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Banda larga por rede eletrica em SP bastando 1 modem na tomada

A AES Eletropaulo Telecom, subsidiária de infra-estrutura da distribuidora de energia, discute com operadoras de telefonia o inicio da oferta comercial de banda larga pela rede elétrica no 1o trimestre do ano que vem em Sao Paulo. Segundo noticia distribuida ainda agora pela Reuters, a empresa investiu R$ 20 milhoes para implantar a tecnologia conhecida como Broadband Powerline (BPL). Com ela, cada tomada de uma casa pode se tornar num ponto de rede, sem a necessidade de passar fios ou quebrar paredes, bastando conectar 1 modem na saída de energia.

blue bus

Bush: "la crisis financiera no significa el fracaso del libre mercado"


En un adelanto que emitió la Casa Blanca del discurso que pronunciará esta tarde, el presidente estadounidense George W. Bush se pronunció hoy en favor de una modernización del Fondo Monetario Internacional y del Banco Mundial y por que las grandes economías emergentes tengan más peso en sus decisiones, según el texto de su discurso.
...
Según el discurso de Bush, la crisis financiera es un momento decisivo para la economía global, pero "no significa el fracaso del sistema de libre mercado´´, y agregó que Estados Unidos y los gobiernos del mundo deben elaborar reformas para el sistema financiero global, no tratar de reinventarlo.

En otro pasaje, dijo que la intervención del gobierno no es una panacea y exhortó a una reforma de la economía global que la fortalezca a largo plazo y dijo que los líderes discutirán "medidas concretas".

la nacion

Brasil é 'exemplo para o mundo' no combate à pobreza, diz jornal dos EUA

O sucesso da Bolsa Família e de outras iniciativas brasileiras no combate à pobreza foi tema de uma longa reportagem publicada nesta quinta-feira, de uma série sobre o país feita esta semana pelo jornal americano The Christian Science Monitor.

"Embora a crise financeira global esteja afetando o Brasil, a economia do país teve uma efervescência nos últimos cinco anos e o padrão de vida dos pobres subiu", disse o jornal, explicando que "inflação mais baixa e acesso mais fácil ao crédito - juntamente com um salário mínimo mais alto - criaram uma nova classe de consumidores que mantiveram a economia em crescimento."

aqui

Brigada segue detendo moradores de rua

O Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre (CMAS) constatou hoje (12), que continuam as detenções irregulares de moradores de rua, conforme já havia sido denunciado no início do mês de outubro passado. Hoje, às 12h40min, a assessoria do Conselho verificou que cinco moradores de rua encontravam-se detidos no quartel do 1º BPM, obrigados a ficar sentados em bancos de madeira, no pátio frontal do Batalhão, na Av. Praia de Belas, onde um Policial Militar anotava em uma planilha os dados dos detidos. Estes cidadãos detidos são expostos a uma situação vexatória, com a condução em camburão até o 1º BPM, exposição pública e sem qualquer acusação formal, apenas pelo fato de serem moradores de rua.

Mais no RS Urgente.

Médico é chicoteado por viciar princesa em morfina

A condenação de um médico egípcio acusado de viciar uma princesa em morfina na Arábia Saudita tem sido alvo de críticas no Egito.

Manifestantes se reuniram na terça-feira no prédio do sindicato dos médicos do Cairo para protestar contra a sentença de 15 anos de prisão e 1,5 mil chicotadas imposta ao médico Raouf Amin, de 53 anos de idade.

Amin trabalhava como médico-chefe de um hospital na cidade saudita de Jedá, em 2001, quando foi convidado a atender a esposa de um príncipe do país, que havia sofrido uma queda de cavalo e machucado a coluna.

O texto continua no Terra.


Candidato secular é eleito prefeito de Jerusalém

O político secular de direita, Nir Barkat, derrotou um rabino ultra-ortodoxo na disputa pela prefeitura de Jerusalém.

Barkat obteve 52% dos votos, e seu adversário, o ultra-ortodoxo Meir Porush, ficou com 43%.

Porush era o candidato do atual prefeito, o ultra-ortodoxo Uri Lupoliansky, que governou a cidade por cinco anos.

Barkat, de 49 anos, obteve não apenas votos entre os habitantes seculares da cidade, mas também de religiosos nacionalistas.

Barkat afirmou que se o governo de Israel chegar a um acordo com os palestinos que inclua a divisão de Jerusalém e a transformação da cidade em capital dos dois povos, ele irá se opor ao acordo e organizará as forças políticas para derrubá-lo.

Mais na BBC Brasil.


Oposição ameaça apresentar relatório paralelo na CPI dos Grampos com indiciamentos

Depois das divergências entre a Polícia Federal e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) nos desdobramentos da Operação Satiagraha, parlamentares da oposição decidiram apresentar um relatório paralelo na CPI das Escutas Clandestinas da Câmara caso o relator, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), não sugira indiciamentos de integrantes da PF ou da agência ao final dos trabalhos da comissão.

Os oposicionistas argumentam que a CPI não pode encerrar os trabalhos sem sugerir indiciamento dos principais envolvidos em supostas escutas telefônicas clandestinas, realizadas durante a Satiagraha.

"Há elementos para pedirmos indiciamentos. Vamos preparar voto em separado caso o relator não apresente esses pedidos. Se não houver esse gesto da comissão, será a diminuição da CPI", afirmou o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Mais na Folha Online. Gente sem noção!...


Brasil tem terceiro maior índice de mortalidade infantil na América do Sul

O Brasil é o país com o terceiro maior índice de mortalidade infantil na América do Sul. A informação consta do Relatório sobre a Situação da População Mundial 2008, divulgado hoje (12) pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).

De acordo com o estudo, a estimativa para este ano é que, em cada grupo de mil crianças nascidas vivas no país, 23 morram antes de completar 1 ano de idade. O índice brasileiro só não é maior do que o da Bolívia, com 45 mortes, e o do Paraguai, com 32.

Mais no UOL Ciência e Saúde. Ou seja, temos ainda por fazer...

Falsa edición de The New York Times anuncia en portada fin de guerra en Irak


Una edición especial de The New York Times con el titular en portada de Acaba la guerra de Irak y otras noticias como la creación de un nuevo modelo de "economía sana" o el procesamiento de George W. Bush por alta traición llegó este martes a las calles de Nueva York para desconcierto de los transeúntes.

Tras observar detenidamente la portada, uno se da cuenta de que la fecha de publicación es el 4 de julio de 2009 y que el lema del diario no es el habitual "Todas las noticias que merecen ser impresas", sino "Todas las noticias que deseamos imprimir".


Vejam mais no ELESPECTADOR.com

Governo gasta em juros mais de oito vezes o que aplica em educação, diz Ipea

RIO - A qualidade do gasto público realizado no período de 2000 a 2007 não favoreceu a distribuição de renda no Brasil. É o que destaca a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos mesmos dados Sistema de Contas Nacionais (SCN) e para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Segundo o estudo do Ipea, nos últimos sete anos, o governo gastou R$ 1,27 trilhão com juros, R$ 310,9 bilhões com saúde, R$ 149,9 bilhões com educação e R$ 93,8 bilhões com investimentos. Os gastos com juros superam em oito vezes o que foi aplicado em educação e em 10 vezes os investimentos para o país crescer.

Texto completo no Globo online.

Entrevista de João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST (Movimento dos Sem-Terra), ao portal "Globo Amazônia"


Durante esta semana, integrantes do MST estão acampados na sede do Incra de Belém exigindo uma mudança da política de reforma agrária na Amazônia. Qual é a proposta do MST para essa mudança?

Não existe uma política de desenvolvimento agrário ou fundiário para a Amazônia. Os governos, seja estadual ou federal, estão aplicando a fórmula tão simples quanto medíocre de apenas distribuir terras públicas em projetos de colonização. Não há uma política efetiva nem planejamento. Os governos federal e estaduais optaram pela distribuição de terras publicas porque não precisam enfrentar o latifúndio e o agronegócio. Dessa forma, não têm desgaste econômico de fazer a Reforma Agrária nem político com o enfrentamento da bancada ruralista. Por outro lado, se transformam em estatísticas boas para propaganda. Ou seja, são iniciativas oportunistas do governo. Um exemplo: apenas a superintendência do Incra em Santarém teria "assentado" para efeito de propaganda mais de 50 mil famílias. Esse número é superior aos seis anos de assentamentos do Governo Lula somando todos os estados da região sul e sudeste.


Vejam mais na Agência de Notícias Nova Colômbia

PF encontra mais indícios contra Dantas

SÃO PAULO - A Polícia Federal chegou a novos indícios sobre atividades supostamente ilícitas envolvendo o banqueiro Daniel Dantas, alvo maior da Satiagraha - operação de combate a esquema de lavagem de capitais, evasão de divisas, fraudes financeiras e formação de quadrilha. Relatório parcial produzido pela PF e entregue à Justiça reforça as suspeitas sobre o controlador do Grupo Opportunity, que já havia sido formalmente indiciado em julho pelo delegado Protógenes Queiroz, mentor da Satiagraha.



Vejam mais na Tribuna da imprensa online

Veja como será o novo pacote de Lula para o cinema

Os diretores da Ancine e a ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, têm se mobilizado para encaixar na agenda do presidente Lula a assinatura do Fundo Setorial do Audiovisual, entre os dias 18 e 19 deste mês, em Brasília. Em 2006, o presidente Lula anunciava a criação do FSA, que atualmente conta com R$ 94 milhões, e se destinará ao desenvolvimento do audiovisual brasileiro, especialmente o cinema.

Por Hermes Leal, na Revista do Cinema


Vejam mais no Vermelho

Considerações agrícolas

Estou aborrecido com o surto de esquerdismo bobo de Azenha e Paulo Henrique Amorim. O Azenha inclusive colou uma curta e (como sempre) amarga entrevista de João Pedro Stédile, membro da direção nacional do Movimento dos Sem Terra (MST). Já andei escrevendo sobre agricultura aqui. Fui jornalista especializado em agricultura por muitos anos e aprendi um pouco sobre o segmento. Essas notícias encontram, em geral, um público urbano desinformado que as aceita acriticamente. É preciso entender, contudo, que o MST não representa a agricultura familiar no Brasil, e sim os sem-terra.

Quem representa a agricultura familiar no Brasil são os agricultores familiares e a Contag, a Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura, e eles, por alguma razão, não gostam do MST. E por quê? Porque o MST tem uma ideologia estranha à mentalidade simples do pequeno agricultor. E não porque ele seja burro ou ignorante. Ele sabe muito bem o que pensam os líderes do MST, mas não concorda. Tem o direito, não tem? Ou o pequeno agricultor é obrigado a aprovar as diretrizes ideológicas do MST?




Vejam o texto completo no blog Óleo do Diabo (do Miguel do Rosário)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

EUA: RUMO AO ESTADO FASCISTA - A INVENÇÃO DO INIMIGO E O TERROR





















A liberdade de uma democracia não é segura se o povo tolera o crescimento de poder privado ao ponto de tornar-se mais forte que o próprio Estado democrático. Isto, em essência, é fascismo – o apossamento do governo por uma pessoa, por um grupo, ou qualquer poder privado de controle.
(Franklin Delano Roosevelt)

“Santo Agostinho conta a história de um pirata capturado por Alexandre, o Grande, que lhe perguntou: ‘Como você ousa molestar o mar?’. ‘E como você ousa desafiar o mundo inteiro?’, replicou o pirata. ‘Pois, por fazer isso apenas com um pequeno navio, sou chamado de ladrão; mas você, que o faz com uma marinha enorme, é chamado de imperador’.”

A citação abre o prefácio do livro de 1986 “Piratas & Imperadores – O terrorismo internacional no mundo real”, do pensador e professor Noam Chomsky, e resume uma questão fundamental que hoje intriga as relações internacionais, a do terrorismo. Que se coloca num mundo em que um império belicista, reinante num curto interregno entre o fim da II Guerra em 1945 e o ano 2008, tentou dominar a cena internacional nos últimos oito anos do seu fátuo esplendor pela manipulação falseada do conceito de terrorismo.


Vejam o texto completo na NOVAE

Un hito más allá de las fronteras uruguayas

Mariana Carbajal, para Página/12

Con el voto unánime de los senadores del Frente Amplio, ayer se aprobó en Uruguay la histórica ley que despenaliza el aborto, aunque la amenaza de veto presidencial pone en riesgo su promulgación.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

La destitución de los generales y el terrorismo del Estado

Comunicado del Secretariado de las FARC

Los hechos que ocasionaron la masiva destitución de 20 oficiales y 7suboficiales del ejército, son apenas la punta del iceberg de una razón esencial en el surgimiento y lucha de la insurgencia colombiana, cual es la articulación orgánica que siempre ha existido, entre el asesinato político, las masacres, las torturas, la desaparición forzada y la muerte de miles de compatriotas, es decir, de la guerra sucia y el paramilitarismo con los organismos de inteligencia y la institución de las fuerzas militares del Estado.



Vejam o texto completo na Frente Antonio Nariño-FARC-EP

ONU vai ouvir mais de 35 milhões de brasileiros sobre problemas do país

por Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil


São Paulo - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pretende ouvir nos próximos meses mais de 35 milhões de brasileiros para identificar o problema do país que mais merece atenção. A ação é inédita no Brasil e deverá ser concluída até o início de 2010.

Os dados colhidos, por intermédio de questões como “o que precisa mudar no Brasil para a sua vida dar uma melhorada?” ou “o que precisa mudar no Brasil para a sua vida mudar de verdade?”, serão usados para a elaboração dos temas do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud, estudo composto por diagnósticos, sugestões e divulgação de indicadores de desenvolvimento humano. O relatório mais recente, publicado em 2005 no Brasil, teve o tema Racismo, Pobreza e Violência.


Vejam na Agencia Brasil e no Portal da Fundação Perseu Abramo

Será criado o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada

BRASÍLIA - Foi publicado na edição da última sexta-feira, do Diário Oficial da União (DOU), o Decreto nº 6.638 que cria o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec/MCT). Com sede em Porto Alegre (RS), o Centro é uma empresa pública organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O objetivo da empresa é desenvolver soluções científicas e tecnológicas nas áreas de semicondutores e microeletrônica. O Ceitec poderá produzir e comercializar semicondutores e sistemas de circuitos integrados, além de outros produtos de microeletrônica para atender as demandas do mercado nacional e internacional.


Vejam mais no JB Online


Brasil sediará primeira Olimpíada Latino-americana de Astronomia

Evento acontecerá em outubro de 2009, no Brasil. Em 2010 será a vez do México sediar a Olimpíada.



Vejam mais no Jornal da Ciência-SBPC

Funcionários da Nissan fazem violento protesto em Barcelona

Mais de mil trabalhadores da montadora japonesa Nissan organizaram uma manifestação contra um plano de 1.680 demissões que terminou com violência, nesta terça-feira, em frente à sede da companhia em Barcelona.

Os manifestantes - que eram mais de mil, segundo a mídia espanhola - bloquearam durante uma hora a Gran Vía de Barcelona, uma das principais avenidas da cidade. Ao chegar à sede da Nissan, vários deles começaram a jogar ovos, pedras e outros objetos contra a fachada do prédio.

A notícia continua no G1.


PSOL ENTRA COM REPRESENTAÇÃO PARA DEFENDER PROTÓGENES E DE SANCTIS

PSOL ENTRA COM REPRESENTAÇÃO PARA DEFENDER PROTÓGENES E DE SANCTIS

O PSOL saiu a campo para lutar a favor dos agentes públicos que tiveram coragem de prender o banqueiro Daniel Dantas. Uma representação assinada por diversas lideranças do partido será entregue nesta quarta-feira, 12, ao Procurador-Geral da República, Fernando Antonio de Souza. O documento pede que seja apurado o comportamento do diretor-geral da PF, Luiz Fernando Correa, e do corregedor do órgão, delegado Amaro Vieira Ferreira. Ambos utilizam seus cargos para desmoralizar Protógenes e De Sanctis. Com isso, criam meios para que os advogados de Dantas possam tirá-lo da cadeia, sinaliza o PSOL.

A representação do partido atira contra Correa e Amaro, mas mira alvos muito maiores do que os dois delegados. "Vamos lutar contra a pressão de todos aqueles que têm o rabo preso com Dantas", diz a deputada Luciana Genro (PSOL-RS). "Entra tanto gente ligada ao Lula, quanto ao STF e ao PSDB. Eu diria que são os altos escalões da política brasileira", afirma.

Mais no Conversa Afiada.


O negócio da ideologia


As baterias intimidadoras e difamatórias da Abril escolheram um novo alvo: o tradicional Colégio Visconde de Porto Seguro.

Em edição recente, a coluna sobe/desce da revista Veja deu como um "demérito" a adoção - por parte da instituição educacional - do material didático Carta na Escola, editado pela mesma editora da revista Carta Capital, de Mino Carta.

A agressividade e a leviandade da Veja chegou ao cúmulo de condenar o Colégio Visconde de Porto Seguro por obrigar os alunos "a assinarem um panfleto petista", em referência à publicação Carta na Escola.

Este texto continua no Projeto BR.


Cerimônias marcam 90 anos do fim da 1ª Guerra; assista

Cerimônias em diversos países do mundo estão sendo realizadas nesta terça-feira para marcar o 90º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.

O conflito entre as potências mundiais se estendeu de 1914 a 1918, matou mais de 20 milhões de pessoas e redesenhou as fronteiras da Europa.

Na França, a principal cerimônia foi realizada em Verdun, no nordeste do país, onde tropas francesas e alemãs travaram um combate de oito meses. Mais de 130 mil pessoas morreram no local.

Mais na BBC Brasil.

Spam usa nome do Ministério Público Federal

SÃO PAULO - Cibercriminosos estão usando o nome do Ministério Público Federal (MPF) para roubar informações de internautas por meio de mensagens falsas de correio eletrônico. O golpe, conhecido como phishing scam, usa o e-mail como “isca” para atrair as vítimas a sites maliciosos e, assim, roubar informações pessoais e senhas.

Segundo o secretário de tecnologia da informação do MPF, Paulo Knupp, os primeiros casos de phishing envolvendo o nome da instituição foram identificados em fevereiro deste ano. “Esta é a sexta versão do golpe e estamos trabalhando em parceria com a Polícia Federal para identificar os responsáveis”, explica Knupp.



Veja mais no estadão.com.br

FSLN continua à frente nas eleições municipais na Nicarágua


Manágua, 10 nov (Prensa Latina) A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FLSN) aparece hoje como vencedora das eleições municipais da Nicarágua, por estar na frente em mais de 100 prefeituras com 39% dos colégios eleitorais com a contagem já terminada.

Vejam mais na PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana S.A.

N95, um smartphone inteligente com muita, mas muita personalidade

"Nokia N95 muito mais que um simples celular! Conecte-se com a tecnologia do N95!", diz a propaganda.
Na vida real, o aparelho trava -- até quando você faz coisas básicas, como uma ligação. Trava quando você filma ou fotografa. Trava quando se tenta acessar o cartão de memória. O teclado pára de funcionar. A bateria não dura nem 6h em stand by. Reinicia incontáveis vezes ao dia.

Este blogueiro tinha o N95 como sonho de consumo. Não mais. Confira o texto no Projeto BR.


Análise: EUA não conseguem resolver crise sozinhos

O pacote de US$ 586 bilhões anunciado pela China no domingo, 9, é uma resposta à falta de liderança dos Estados Unidos no combate à crise financeira mundial. A análise é do economista e professor de relações internacionais Ricardo Caldas, da UnB (Universidade de Brasília).

- Com a falta de liderança dos EUA, a China teve de adotar uma atitude muito proeminente na Ásia, até pela falta de ação do Japão.

O plano anunciado pelo governo chinês representa 7% do PIB anual do país, e prevê investimentos públicos em diversos setores da economia - como eletricidade, transportes, água e infra-estrutura rural - para os próximos dois anos.

O texto continua no Terra Magazine.


Opinião: Privatização da Saúde: desrespeito ao SUS e à Participação Popular

Por Carmen Mascarenhas [Segunda-Feira, 10 de Novembro de 2008 às 12:13hs]

Durante a existência do PAS na cidade de São Paulo (gestões Paulo Maluf e Celso Pitta) ocorreu amplo processo de terceirização, para o setor privado, de serviços da Saúde Pública, como exames laboratoriais e de imagens, antes realizados em equipamentos e pessoal próprios da prefeitura. Em conseqüência disso, os equipamentos de propriedade municipal foram totalmente sucateados por falta de manutenção preventiva e corretiva e pela própria inatividade. Também houve a perda de muitos deles, ainda novos, em hospitais como os de Campo Limpo e Ermelino Matarazzo. Na transição do PAS para o SUS, iniciada em 2001, a Secretaria Municipal de Saúde optou por manter alguns serviços terceirizados, porém, com novos contratos. Essa modalidade de prestação de serviços adotada, ao mesmo tempo que garantiu a continuidade do atendimento, gerou conflitos em algumas unidades, especialmente porque havia funcionários públicos municipais atuando ao lado de empregados de terceirizados, em regimes de trabalho e salários diferentes.



Vejam mais na Revista Fórum

Alcaldes de ciudades checas pedirán a Obama revisar los planes de instalación del radar antimisiles

Moscú, 10 de noviembre, RIA NOvosti. Alcaldes de 15 ciudades checas se oponen a los planes de Washington de instalar un radar de alerta antimisil en la República Checa y pedirán al presidente electo de EEUU, Barack Obama, revisar esos planes, comentó hoy el diputado del Parlamento Europeo, Giulietto Chiesa.

El diputado llegó a la República Checa por encargo de 18 colegas suyos que se pronuncian contra el despliegue de los elementos del escudo antimisiles norteamericano en Europa del Este.

"Los alcaldes pedirán a Obama tomar en cuenta la opinión del 70% de la población checa, que no desea ver el radar en su territorio", comentó Chiesa al término de su entrevista con los alcaldes checos.

EEUU proyecta desplegar diez misiles interceptores en Polonia y construir un radar de alerta antimisil en la República Checa, explicándolo con la necesidad de responder a un posible ataque de Irán. Rusia se opone a esos planes porque amenazan a su seguridad nacional.


Vejam na RIA Novosti

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

STF parece atuar como advogado de Dantas, diz Lyra

Três anos, seis meses e quinze dias de prisão. É a pena que pode pegar o algoz de Daniel Dantas, o delegado Protógenes Queiroz, se condenado for pelos crimes que a Polícia Federal pretende indiciá-lo: usurpação de função pública, quebra de sigilo funcional, desobediência, prevaricação e interceptação telefônica e telemática sem autorização judicial. A PF pretende indiciar Protógenes na semana seguinte àquela que o Supremo Tribunal Federal decidiu extinguir definitivamente a prisão temporária do banqueiro dono do Opportunity.

- Isso é um absurdo. Tiraram o foco do Daniel Dantas para o Protógenes - diz, incomodado, o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra.

Mais no Terra Magazine.


O Imperador do Brasil - II

BRASÍLIA. As críticas de ministros do Supremo Tribunal Federal ao juiz Fausto de Sanctis, da 6aVara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, anteontem voltaram a azedar o clima entre os juízes de primeira instância e a mais alta Corte do país. Os magistrados prestaram solidariedade ao colega, chamado de insolente pelo decano da Corte, Celso de Mello, no julgamento do habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas.

Os juízes rebateram os ataques e ficaram indignados com a nova ameaça de que De Sanctis seja investigado por ter determinado que Dantas voltasse à cadeia horas depois de o presidente do STF, Gilmar Mendes, ter dado ordem para soltá-lo.

Texto do jornal O Globo, disponível no Projeto BR.


A grande armação

Uma coisa é a coleta de provas. Outra é o relatório da PF. Uma terceira é o relatório do Ministério Público Federal.

A alegação para a saída de Protógenes das investigações seria a tentativa de salvar o inquérito de erros de interpretação que teriam sido feitos. Colocou-se em seu lugar um delegado tido como especialista em crimes financeiros, discreto e eficiente.

Os primeiros resultados da investigação da PF - vazados hoje para todos os jornais - mostra mais que isso. Há uma tentativa clara de fornecer elementos para a anulação de todo o inquérito.

Mais, inclusive o vazamento, no Projeto BR.

A absolvição de Gilmar

A propósito, nunca se falou tanto em garantias e liberdades individuais. E o julgamento terminou com a apreciação de uma proposta do ministro Cezar Peluso, que queria a punição de todos os juízes participantes de um ato de solidariedade ao juiz Fausto de Sanctis, depois da liminar e das declarações inadequadas do ministro Gilmar Mendes.

O irado ministro Peluso, --meu antigo colega de Justiça paulista---, invocou, para tanto, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional, concebida, -- e ele bem sabe disso--, na ditadura Geisel e com a meta de calar os juízes. Uma lei que, ao cercear a livre manifestação do pensamento e o direito de se expressar, não foi, no particular e como qualquer rábula de porta de cadeia sabe, recepcionada pela Constituição de 1988.

Para dourar a pílula e com a anuência do ministro Peluso, deliberou-se por cobrar informações das corregedorias (órgãos disciplinares) a respeito de providências contra juízes. Como se percebe, mais uma inconstitucionalidade, por via oblíqua, para empregar a expressão mais usada ontem pela Corte.

O texto completo, do juiz aposentado Walter Fanganiello Maierovitch, está disponível no Projeto BR, do Luís Nassif.

Tomara que prendam o Protógenes

TOMARA QUE PRENDAM O PROTÓGENES

. Perón saiu da cadeia para assumir a presidência.

. Chávez saiu da cadeia para assumir a presidência.

. O PiG, Gilmar Mendes, a Polícia Federal e o governo do Presidente Lula querem botar o ínclito delegado Protógenes Queiroz na cadeia.

. Na sua infinita cegueira, eles não se dão conta da ramificação política dessa patranha.

. Tomara que prendam o Protógenes.

Texto do Conversa Afiada.

As disputas na Polícia Federal

Apenas reafirma que a ofensiva Gilmar Mendes-Veja deu certo. A votação do STF desta semana, confirmou que os alertas de Nelson Jobim não eram infundados. A ofensiva de Gilmar poderia levar a uma nova frente de crise institucional - claríssima, agora, depois de comprovada sua influência sobre o Supremo.

Mas, entrando nesse jogo, desmontando a nova estrutura da ABIN e da Polícia Federal - em vez de trabalhar internamente para corrigir desvios e desmandos - Lula gerou a maior ameaça ao seu governo: está permitindo o desmonte da grande âncora institucional, que era a frente de combate ao crime organizado, despolitizada, composta por jovens quadros da PF, Ministério Público e Judiciário, única força capaz de enfrentar o influentíssimo esquema subterrâneo que, nos últimos tempos ganhou visibilidade graças ao pacto Dantas-Abril.

Texto completo no Projeto BR.


Um novo conceito de transparência

Há alguns dias, a governadora Yeda Crusius (PSDB) disse que o governo do Estado estava vivendo uma “fase de transparência”. A fase, aparentemente, já acabou, a julgar pela inacreditável entrevista que o secretário estadual de Segurança Pública, general Edson Goularte, concedeu hoje à rádio Gaúcha.

O texto continua no RS Urgente.

Ruim para a Folha, bom para o Brasil?

A manchete da Folha de S. Paulo de domingo (9/11) gritava, como se pode ver ao lado: “Funcionalismo custa mais que dívida”. So what?, diriam os americanos. Em português claro, e daí? De fato, a manchete em si não quer dizer coisa alguma, pois os gastos do governo federal com o funcionalismo podem ter superado os com “dívida”, como diz a Folha, em função ou do aumento salarial concedido aos servidores ou então porque o governo renegociou o pagamento dos débitos. Nos dois casos, a notícia seria motivo de comemoração, mas nitidamente não é este o tom da “reportagem” da Folha. No lead do texto, fica claro o tom condenatório do diário da Barão de Limeira: “Os gastos com o funcionalismo federal vão superar neste ano os encargos da dívida pública e se tornar a segunda maior despesa da União, só atrás dos benefícios da Previdência Social. Desde 2006, o Planalto aproveita os recordes na arrecadação tributária para dar aos servidores reajustes salariais muito superiores aos da iniciativa privada.”

O texto continua no Blog Entrelinhas.

EUA fizeram 'ataques secretos' em vários países, diz NY Times

Nos últimos quatro anos, os Estados Unidos fizeram cerca de 12 ataques secretos em vários países, entre eles o Paquistão e a Síria, afirma uma reportagem do jornal americano New York Times.

Os ataques, nunca noticiados, foram autorizados em 2004 pelo então secretário de Defesa do país, Donald Rumsfeld, segundo fontes.

A reportagem do New York Times, publicada no site do jornal na noite de domingo, afirma que nem o departamento de Defesa nem a Casa Branca quiseram comentar as alegações.

bbc

Reflexiones de Fidel Castro: El analfabetismo económico

Existe gran temor de que los países más ricos del mundo, reunidos con un grupo reducido de países emergentes golpeados por la crisis financiera, aprueben un nuevo Bretton Woods ignorando al resto del mundo, advierte el líder cubano.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra (em espanhol).

Maria Frô: Caetano, cada dia mais gagá, quer branquear Obama

Desde que resolveu se pôr na linha de frente contra as ações afirmativas, assinando o manifesto contra as cotas, Caetano, a meus olhos, só vem piorando.

Por Maria Frô

No vídeo que destaco logo abaixo, retirado do blog do cantor baiano, sua metanarrativa desvela seus equívocos de modo muito deselegante. Seu recado é para o cineasta negro Joel Zito Araújo que escreveu e filmou "A negação do Brasil" e para todos os brasileiros que entendem raça como um conceito sociológico.


Vejam mais no Vermelho


Para os homens: apóie a luta pelo fim da violência contra as mulheres

"Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres" é o nome da campanha da ONU que o governo brasileiro lançou no dia 31 de outubro, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SNPM). O objetivo da campanha é a de mobilizar homens de todo o mundo na luta contra a violência cometida contra as mulheres. Eles podem dar seu apoio assinando o manifesto que está disponível no site www.homenspelofimdaviolencia.com.br



Vejam mais no Portal da Fundação Perseu Abramo

domingo, 9 de novembro de 2008

Ley de aborto: la Iglesia excolmugará a legisladores

La norma fue aprobada en Diputados, pero todavía debe volver al Senado. Las razones que esgrimió la Conferencia Episcopal uruguaya.

Con la despenalización del aborto en Uruguay aprobada en Diputados y esperando en el Senado, la Iglesia reaccionó con el instrumento más duro con el que cuenta el catolicismo y aseguró que excomulgará a los legisladores que votaron a favor de la ley.

perfil.com