sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fotógrafo britânico registra expressões de crianças jogando videogames violentos


Observando a fixação de crianças e adolescentes com telas de computador em internet cafés, o foto-jornalista britânico Robbie Cooper teve a idéia de documentar as suas expressões durante atividades como jogar videogames ou navegar pela internet.

Assim nasceu o projeto Immersion (Imersão, em inglês), no qual ele utilizou uma técnica criativa para capturar “olho no olho” a reação das crianças ao jogarem videogames com certa dose de violência, como Halo 3, Grand Theft Auto 4 e Call of Duty.

O projeto, em andamento, prevê registrar um grupo de 75 crianças jogadoras de games, selecionadas com base em seus perfis sócio-econômicos, para registrar, ao longo de 18 meses, suas reações não somente aos jogos eletrônicos violentos, mas também a notícias de TV, vídeos na internet ou a filmes que retratem situações de guerra.

Continue a leitura na página da BBC.

Dossiê Daniel Dantas

Guarde este endereço em seus favoritos:
http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=1643
A Carta Capital disponibilizou, em sua página, o Dossiê Dantas, para ajudar o "jornalismo investigativo" brasileiro, que anda em polvorosa desde a deflagração da Operação Satiagraha pela Polícia Federal.

Brasil será menos afetado entre grandes economias, diz OCDE

O Brasil é a única grande economia analisada no Indicador Composto Avançado (CLI, na sigla em inglês), divulgado nesta sexta-feira pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que, segundo uma previsão da organização, não terá uma forte desaceleração de sua atividade econômica nos próximos seis meses.

Para o Brasil, a OCDE prevê uma “leve desaceleração”. Já em relação à China, Índia e Rússia, as perspectivas de crescimento econômico para os próximos seis meses “se deterioraram consideravelmente” e esses países agora “devem enfrentar uma forte desaceleração”, segundo a organização.

Ou seja, a economia desses países continuará crescendo, mas terá uma frenagem acentuada, de acordo com as conclusões do Indicador Composto Avançado, elaborado para detectar viradas no ciclo econômico.

Leia mais no sítio da BBC e AQUI.

Angola propõe criação de força multinacional

Kinshasa, 4 dez (Prensa Latina) A Angola propôs a criação de uma força multinacional para a África Central prevista para entrar em operações em 2010, durante uma reunião de um grupo subregional que terminará no próximo sábado nesta capital.

Trata-se da primeira “Brigada Regional Permanente”, sob a condução da Comissão de Defesa e Segurança da Comunidade Econômica de Estados da África Central (CEEAC).




Vejam mais na PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Lula diz que mercado teve dor de barriga, uma diarréia insuportável

RIO - O presidente Luiz Inácio Lula considerou o Brasil como o país do G20 mais preparado para enfrentar a crise, e disse que vê a instabilidade internacional como oportunidade para que o Brasil se fortaleça no cenário internacional. O presidente insistiu na adoção de regras mais claras e rígidas para o mercado financeiro internacional. - O mercado teve uma dor de barriga. Foi uma diarréia insuportável - disse ele ao ironizar a falta de controle das instituições financeiras.
Lula também comparou o mercado a um adolescente que se sente autonômono em relação aos pais, mas que na hora do aperto volta para casa.



Vejam mais no JB Online

Astrônomos captam 'ecos' de supernova para solucionar mistério de 400 anos


Astrônomos de um instituto alemão conseguiram captar “ecos de luz” da explosão de uma supernova observada pela primeira vez da Terra há mais de 400 anos para tentar solucionar o mistério que existia desde então entre os cientistas para descobrir a origem daquele evento.

Vejam o texto completo na BBCBrasil.com

Rusia rechaza insinuaciones del ciberataque al Pentágono


Moscú, 4 de diciembre, RIA Novosti. El ministerio de Asuntos Exteriores de Rusia calíficó hoy de infundadas e irresponsables las insinuaciones de ciertos medios noticiosos de que Rusia supuestamente tuvo que ver con el ciberataque perpetrado contra las redes de ordenadores del Pentágono.

Vejam mais na RIA Novosti

Bolívia: Governo quer tirar privilégios de poder à Igreja Católica

La Paz, 04 dez (Lusa) - A Igreja Católica vai perder "privilégios de poder" e deve passar a pagar impostos por actividades educativas que sejam "lucrativas", afirmou hoje o partido do presidente da Bolivia, Evo Morales.


Veja mais no Expresso

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Brasil fica fora de acordo contra bombas de fragmentação

Rodrigo Durão Coelho
Da BBC Brasil em Londres

O Brasil e outros países produtores de bombas de fragmentação (cluster), não vão assinar um tratado internacional que proíbe este tipo de armamento, considerado polêmico pelo dano que causa às populações civis.

Mortos em 'massacre' na Bolívia foram torturados, diz relatório

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

As mais de 20 vítimas fatais da violência registrada no último dia 11 de setembro na localidade de El Porvenir, no Departamento (Estado) de Pando, Bolívia, foram "torturadas" antes de serem "executadas", em uma ação "generalizada" que caracterizou "crime de lesa humanidade", segundo investigação da comissão especial da Unasul (União das Nações da América do Sul), divulgada nesta quarta-feira, em La Paz.

CONVITE

CLIQUE NO CONVITE PARA AMPLIAR:

Internet nao pode ser só para quem fala inglês, diz executivo da ICANN

A internet deve oferecer um grande numero de idiomas em todos os niveis, incluindo conteúdo, hardware, software e a internacionalizaçao de dominios com o objetivo de alcançar o próximo bilhao de pessoas. É o que dizem os participantes do Internet Governance Forum, realizado em Hyderabad, na India. "Quando falamos sobre internet para todos, precisamos ir além das pessoas que falam inglês" - alerta Manal Ismail, executivo do Governmental Advisory Committee (GAC) da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Informação completa no sítio PC World, SOMENTE EM INGLÊS.

blue bus

Crescimento do Brasil pode ser prejudicado pela falta de engenheiros no mercado

Brasília - O número de engenheiros no Brasil é insuficiente para o crescimento previsto para o país. O alerta foi dado hoje (3) pelo presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, durante o Congresso Mundial de Engenheiros, que está sendo realizado em Brasília. O presidente Lula participou do evento e associou a carência desses profissionais aos 20 anos de estagnação econômica no Brasil.




Vejam o texto completo na Agência Brasil

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Otan retomará contato com Rússia, diz secretário

O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, disse nesta terça-feira que a organização concordou em retomar de forma “condicional e gradual” as ligações com a Rússia.

Os laços entre a aliança militar do Ocidente e Moscou foram cortados neste ano por causa da ofensiva russa na Geórgia, em agosto, que provocou protestos de países europeus e dos Estados Unidos.

De acordo com Scheffer, ministros do Exterior dos países da organização reunidos em Bruxelas nesta terça-feira concordaram em retomar contatos de baixo escalão com os russos, mas não aceitaram reativar o Conselho Rússia-Otan.

Mais na BBC Brasil.

Tailândia: Dissolução do partido governista não resolve a crise

"O impacto será importante, crítico, possivelmente catastrófico", afirma à AFP Thitinan Pongsudhirak, analista político da Universidade Chulalongkorn de Bangcoc.

"Eliminaram quase uma geração inteira de políticos tailandeses", argumenta.

Um total de 75% dos políticos do país, membros das diretorias dos partidos dissolvidos, foram punidos por fraude nas eleições de dezembro de 2007, que terminaram com o governo militar depois que o ex-premier Thaksin Shinawatra foi derrubado por um golpe de Estado em 2006.

Os seguidores da Aliança do Povo pela Democracia (PAD), rivais de Thaksin, protestavam desde maio contra o governo, que acusavam de ser um fantoche do ex-primeiro-ministro.

Giles Ji Ungpakorn, também analista político da Chulalongkorn, afirmou que o veredicto é um "golpe de Estado judicial" e criticou a participação cada vez maior dos tribunais na vida política do país.

"Não vai resolver os problemas. Mostra que a elite se alinhou contra o governo e contra a maioria dos eleitores".

A sentença represente o fim político do cunhado de Thaksin, Somchai Wongsawat, mas não necessariamente o fim do governo.

O Partido do Poder do Povo (PPP) anunciou que seus membros se reagruparão em uma nova formação e pretendem apresentar uma nova candidatura ao posto de premier.

Notícia completa da EFE, no Google News.


TV digital completa um ano no Brasil, mas somente 0,5% da população tem acesso

Nesta terça-feira (2), a TV digital completa um ano de vida no Brasil. Estimativas da Eletros, associação que representa a indústria de eletrônicos, apontam que em 2008 foram vendidos 470 mil aparelhos aptos a receber o sinal digital —entre set-top boxes, televisores com conversor embutido, celulares e conversores portáteis. A cifra atinge cerca de 907 mil brasileiros, se considerarmos que cada televisor é usado por três a quatro pessoas da mesma casa.

Mais no UOL Tecnologia.

CNJ adia pela segunda vez julgamento de representação contra De Sanctis

Deputado Raul Jungmann pede punição administrativa ao juiz. Sessão que julgará suposto desvio de conduta do juiz deverá ser secreta.

Mais no G1. Grande deputado Raul Jungmann!

Mortes por cólera chegam a 473 no Zimbábue, diz OMS

Um surto de cólera no Zimbábue já matou pelo menos 473 pessoas entre agosto e o dia 30 de novembro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A entidade afirmou que a doença afeta a maioria das regiões do país e mais de 11,7 mil casos foram registrados no mesmo período.

"Surtos de cólera no Zimbábue ocorrem anualmente desde 1998, mas as epidemias anteriores nunca alcançaram as proporções de agora. O maior surto ocorreu em 1992, com 3 mil casos registrados", afirmou a OMS em uma declaração em seu site.

A contaminação pela doença piorou com o colapso do sistema de saúde e saneamento do Zimbábue, em meio a uma prolongada crise econômica e política.

A notícia continua na BBC Brasil.


Manifestantes decidem deixar aeroportos na Tailândia

Manifestantes de oposição da Tailândia decidiram nesta terça-feira encerrar os protestos que vinham impedindo o funcionamento dos dois aeroportos de Bangcoc durante mais de uma semana, deixando milhares de turistas sem poder sair do país.

A decisão foi tomada depois que a Corte Constitucional do país determinou que o partido governista seja dissolvido e o primeiro-ministro, Somchai Wongsawat, seja afastado do poder e banido da política por cinco anos, devido a acusações de fraude eleitoral.

Mais na BBC Brasil.


Atividade em SP celebra os 50 anos da Revolução Cubana


Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba realiza atividade político-cultural para celebrar a data e arrecar recursos em solidariedade ao povo cubano

Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba realiza atividade político-cultural para celebrar a data e arrecar recursos em solidariedade ao povo cubano
Em 1º de janeiro de 2009, a Revolução encabeçada por Fidel Castro e Che Guevara completará meio século de resistência. Porém, o acontecimento que mereceria todas as atenções da agenda cubana, divide espaço hoje com a preocupação de reerguer o país após a devastadora passagem de dois furacões.


Vejam mais no Brasil de Fato

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Justiça condena Daniel Dantas a 10 anos de prisao e multa de 12 milhoes

A Justiça de Sao Paulo condenou hoje o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de prisao por corrupçao ativa. Foi ainda multado em R$ 12 milhoes. O juiz Fausto de Sanctis, no entanto, nao decretou a prisao imediata de Dantas em sua sentença. Dantas é acusado de tentar subornar um agente policial com US$ 1 milhao para se livrar das investigaçoes da Operaçao Satiagraha. A defesa do banqueiro nega as acusaçoes.

LEIA MAIS AQUI.

MPF analisa pedir pena maior para Daniel Dantas

O Ministério Público Federal afirmou em nota que analisa se recorrerá da decisão do juiz federal Fausto de Sanctis que condenou o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de reclusão por corrupção ativa e a pagar uma multa de R$ 1,4 milhão. Segundo o órgão, o procurador Rodrigo de Grandis discorda da decisão e pode apresentar o pedido para o aumento da pena.

LEIA MAIS AQUI.

'Plan de rescate' y 'socialismo', palabras del año en Estados Unidos

Los términos más consultados en el diccionario en línea durante 2008 hacen referencia a la crisis económica y las elecciones presidenciales

Plan de rescate, verificar y socialismo. Son las tres palabras más buscadas este año en Estados Unidos en el diccionario en línea Merrian-Webster, reflejo claro de las preocupaciones de los ciudadanos en un periodo marcado por la crisis económica y las elecciones presidenciales.
Bailout, término utilizado para denominar el plan de rescate votado por el Congreso estadounidense, ha sido sin duda la palabra del año y la que ha sido más veces consultada a lo largo de 2008.



Vejam o texto completo no ELPAIS.COM

Soldados protestam no Zimbábue por falta de pagamento

Cerca de 40 soldados do Exército iniciaram um tumulto que teve que ser dispersado pela tropa de choque da polícia em Harare, capital do Zimbábue.

Os soldados começaram a saquear lojas depois de esperar um dia inteiro em uma fila de banco. O protesto começou após o banco informar que não tinha dinheiro o bastante para pagar os salários.

A tropa de choque precisou utilizar gás lacrimogêneo para dispersar o tumulto criado pelos soldados. Alguns civis também participaram do protesto, a pedido dos militares.

Mais na BBC Brasil.


ONU alerta para aumento de cólera no Zimbábue

A ONU diz que o número de pessoas infectadas pela cólera continua a aumentar no Zimbábue, com quase 9 mil casos confirmados até agora e mais de 360 mortes desde agosto.

Só na terça-feira, 50 novos casos foram registrados.

O presidente do grupo Médicos do Zimbábue por Direitos Humanos, Douglas Gwadziro, disse que tanto o número de infectados como o número de mortes devem ser ainda mais altos, já que, segundo ele, muitas pessoas morrem sem que o caso seja notificado.

Gwadziro disse que a doença pode começar a se espalhar ainda mais rapidamente agora que a estação de chuvas começou.

Mais na BBC Brasil.


Israel barra barco líbio com ajuda para Gaza

A Marinha israelense impediu nesta segunda-feira a entrada na Faixa de Gaza de um barco líbio que tentou romper o bloqueio à região e levar mantimentos para a população local.

De acordo com porta-vozes militares de Israel, o barco pertence a um “país inimigo”, e o fechamento das fronteiras do território palestino “também vale para as fronteiras marítimas”.

Na manhã desta segunda-feira, quando o barco líbio El Marwa se aproximou das águas territoriais da Faixa de Gaza, foi recebido por barcos militares israelenses, que o obrigaram a retornar para o alto-mar.

A notícia continua na BBC Brasil.

Marcelo Itagiba no Instituto Fernando Henrique Cardoso: o homem certo no lugar certo

O Conversa Afiada recebeu o convite que se segue:
DEBATE
Usos e abusos dos grampos telefônicos
Dia 4 de dezembro de 2008, das 15h15 às 17h00
Auditório do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC)
Rua Formosa, 367, 6º andar, Centro, São Paulo, SP, tel. (11) 3359-5000.

Continue lendo no Conversa Afiada.

A política como ficção

A política como ficção

Por Leneide Duarte-Plon

Em "Storytelling", o escritor Christian Salmon demonstra como o marketing político adotou técnicas da narrativa e do cinema

As técnicas da narrativa, tal como utilizadas nos romances, nas novelas e nos filmes, invadiram o marketing político, transformando a vida pública numa extensa ficção. O Poder Executivo, os candidatos presidenciais e outras autoridades passaram a ter as suas vidas "formadas" pelos profissionais de comunicação, a fim de se obter um enredo emocionante, capaz de comover os cidadãos.

Essa é, em resumo, a tese do escritor Christian Salmon no provocativo "Storytelling", livro lançado na França pela editora La Découverte).

Um dos fundadores do Parlamento Internacional dos Escritores, Salmon examina detidamente e com muitos exemplos, como os marqueteiros produzem calculadamente verdadeiros dramas e cenas grandiloquentes para suscitar medo, produzir entusiasmo e guiar o comportamento das pessoas.

. "No comando de um tele-estado que roteiriza a vida pública 24 horas por dia, o Poder Executivo se transforma em um poder de 'execução' e de 'realização” (no sentido cinematográfico) do roteiro presidencial, considerado como um encadeamento de decisões que são objeto de uma montagem permanente", diz o escritor.

O texto continua, com uma entrevista de Christian Salmon, na revista eletrônica Trópico.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Moçambique receberá tecnologia brasileira para produzir medicamentos contra aids

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou hoje (1º) uma parceria que prevê transferência de tecnologia voltada à produção de medicamentos contra a aids para Moçambique. Os anti-retrovirais são produzidos pela Farmanguinhos, unidade da Fiocruz.

Texto completo na Agência Brasil.

Curitibanos contam história da cidade usando as próprias fotos

A história do centro de Curitiba (PR) está sendo contada por quem ajudou a construí-la. Estão em exposição, em diversos bairros da capital paranaense, fotos antigas e atuais do acervo pessoal de moradores da cidade, que retratam momentos vividos por eles na região do Paço Municipal.

Texto completo no G1.

Inscrições para festival de cinema do YouTube vão até dia 14/12

O melhor curta-metragem de 5 minutos ganhará uma viagem aos EUA para participar do Sundance Filme Festival e prêmio de US$ 2.500.



Mais no IDG Now!

Opositores tailandeses deixam a sede do governo em Bancoc

Os manifestantes antigovernamentais da Tailândia começaram a abandonar nesta segunda-feira a sede do governo, que ocupavam desde 26 de agosto, para concentrar suas ações nos aeroportos de Bangcoc.

"Todos começaram a sair, o deslocamento deve terminar à tarde", declarou à AFP a porta-voz da Aliança do Povo pela Democracia (PAD), Anchalee Paireerak, que reúne os opositores ao governo tailandês.

Mais no UOL Notícias. De longe, a oposição tailandesa parece a oposição crucenha boliviana, mas não dá para afirmar taxativamente...

Entrevista: lei do lobby vai dificultar corrupção, diz ministro

BRASÍLIA - O combate à corrupção no Brasil avançou nos últimos anos, mas o ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU), abriu uma ofensiva para erradicar outros três cancros que estão no DNA da rapinagem aos cofres públicos: a regulamentação do lobby nos três poderes, a quarentena de um ano – extensiva a ministros e mais de dois mil servidores que fazem interface com a área privada – e o enterro definitivo da figura do anfíbio, o servidor que usa o período de licença não remunerada para ganhar fortunas vendendo facilidades às empresas em débito com o Fisco.

"O lobista vai usar crachá pregado no peito", avisa o ministro, em entrevista ao JB. Ele também revela a caixa preta que os órgãos de controle não conseguem abrir: o sigilo imposto por instituições financeiras – como Banco do Brasil, BNDES, Caixa e outros – que emprestam dinheiro público ao setor privado.


Vejam a íntegra da entrevista no JB Online

domingo, 30 de novembro de 2008

Doha dá sinal positivo com críticas à ordem econômica mundial


Doha, 30 nov (Prensa Latina) O compromisso de países emergentes de se unirem para combater problemas comuns derivados da crise global e o chamado da França a fazer com que a ordem econômica seja mais inclusiva, deram hoje daqui um sinal positivo ao mundo.

De acordo com porta-vozes da Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, na reunião prevalece a vontade de encontrar uma resposta globalmente coordenada à débâcle econômica, buscando proteger aos países em desenvolvimento.



Vejam o texto completo na PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Saldo de mortos em confrontos na Nigéria sobe para cerca de 400

JOS, Nigéria (Reuters) - Os moradores da cidade de Jos, no centro da Nigéria, levaram mais corpos à principal mesquita local neste domingo, elevando o saldo de mortes em dois dias de confrontos entre muçulmanos e grupos cristãos para cerca de 400 pessoas.

Grupos rivais étnicos e religiosos queimaram casas, lojas, mesquitas e igrejas. A luta foi motivada por uma disputada eleição na cidade, que fica na encruzilhada do norte muçulmano e do sul cristão do país. É o pior distúrbio na Nigéria em anos.

Mais no UOL Notícias. Lamentável!...

ENCHENTES EM SANTA CATARINA


A imagem de Ana Maria Braga vestindo um uniforme camuflado ao apresentar, na sexta-feira (28/11), seu programa desde Blumenau, não foi apenas um escorregão de mau gosto dos produtores do Mais Você. No meio de toda esta tragédia, ficou claro mais uma vez, que a mídia convencional não consegue livrar-se da obsessão pelo espetáculo.

Preocupação similar mostrou o repórter José Luiz Datena, da Rede Bandeirantes, que estava mais preocupado em destacar a ação dos helicópteros da FAB na ajuda aos desabrigados do que com as histórias dos desabrigados. Datena chegou ao absurdo de classificar como "linda" a cena de uma mulher grávida sendo carregada para um helicóptero militar.

Vejam o texto completo no Observatório da Imprensa

Balanço do governo Bush: o pior presidente da História?

NOVA YORK - Na quarta-feira, 26, George Bush concedeu o perdão presidencial ao peru Pumpkin and Pecan. Foi a oitava e última ave a receber a graça oficial, numa tradição folclórica que antecede o feriado de Tanksgiving Day. O animal safou-se, deste modo, da forma e do forno. Seus familiares compõem o prato de resistência nos jantares que celebram a data laica.

Vejam o texto completo no JB Online

UCRANIA Y EL VANDALISMO ESTATAL


En Ucrania, donde sus autoridades hacen gárgaras con la entrada en la familia europea de pueblos civilizados, están revisando febrilmente la historia de la II Guerra Mundial. En la ciudad de Komarni, de la región de Lvov, fue desmontado el monumento al Soldado Soviético, que pereció por la liberación de Ucrania del ocupante nazi.
El permiso para tal vandalismo, como definen esa decisión las organizaciones de veteranos fue extendido por la Comisión estatal para la perpetuación de la memoria de las víctimas de la guerra y de las represiones políticas y, además, por el Servicio estatal del patrimonio nacional cultural. Nadie acudió a la embajada de Rusia en Kiev por tal autorización. Es mas, los diplomáticos rusos se enteraron de ese acto de barbarie por los periódicos.


Vejam o texto completo na RUVR-The Voice of Russia