sábado, 13 de dezembro de 2008

Gilmar Mendes no Roda Viva



A imagem acima ilustra o final do texto no Conversa Afiada, que anuncia a presença do ministro Gilmar Mendes, no programa Roda Viva da TV Cultura, na próxima segunda-feira.

AI-5 : 40 anos

Capa do O Globo, família Marinho, histórica:Capa de Zero Hora, já com o novo dono Maurício Sirotsky Sobrinho:

Leia mais aqui e aqui.

22% das adolescentes já se mostraram nuas ou seminuas na web

22% das garotas adolescentes disseram que já enviaram pela internet ou publicaram na web imagens de si mesmas nuas ou seminuas. É o que diz uma pesquisa divulgada nos EUA esta semana pelo The National Campaign to Prevent Teen and Unplanned Pregnancy e pelo site CosmoGirl.com.

Do Blue Bus.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

RS dos escândalos sem fim



Nomeação do Coronel Mendes para o TJM será contestada na justiça

Na sessão plenária desta quinta-feira (11), o deputado Dionilso Marcon (PT) anunciou que recorrerá ao Ministério Público Estadual (MPE) contra a nomeação do Coronel Mendes (foto) no Tribunal da Justiça Militar com salário de 20 mil. No mesmo dia em que o Diário Oficial do Estado publicou a saída do coronel Mendes do comando da Brigada Militar e o seu ingresso no outro posto, matéria do jornal Zero Hora revelou uma articulação de Mendes com o secretário-geral do governo de Canoas, Chico Fraga, para ser alçado ao comandante-geral da BM.

Uma gravação da Polícia Federal com a autorização da justiça, feita durante investigação da Operação Solidária, envolvendo fraudes em contratos de fornecimento de merenda escolar e de obras rodoviárias, captou conversa onde o coronel Mendes pedia a Chico Fraga que intercedesse por ele junto ao governo Yeda Crusius para garantir a sua nomeação no comando-geral do BM. “Fomos pegos de surpresa. Achávamos que ele tinha assumido o cargo por mérito e pelos anos de corporação, mas foi em decorrência de uma forte articulação com Chico Fraga, personagem da quadrilha que roubou merenda escolar de crianças”, frisou Marcon, ao salientar a influência do secretário-geral da prefeitura de Canoas junto ao Palácio Piratini. (...)

*Leia a íntegra da matéria produzida pela jornalista Stella Máris Valenzuella no Blog http://jcsgarcia.blogspot.com/

Desconfiança de pirataria de Linux faz professora colocar alunos na detenção

“Uma professora - obviamente mal-informada - encontrou alguns dos alunos dela demonstrando e distribuindo o HeliOS Linux, e, entendendo se tratar de ação ilegal (como ela diz na carta que enviou ao HeliOS, “nenhum software é gratuito/livre”), ameaçou denunciar o HeliOS por fraudes. Veja a carta e a resposta da equipe do linux no link.”


Vejam no BR-Linux. A carta da professora e a resposta da HeliOS estão aqui.

Ocupação de fábrica nos EUA termina com vitória

11-Dez-2008
Manifestação dos trabalhadores da Republic Windows frente ao Bank of America. Foto de Jobs with Justice, FlickR Os trabalhadores da Republic Windows and Doors, que ocupavam a fábrica há seis dias numa luta inédita nos Estados Unidos desde os anos 30, decidiram na quarta-feira pôr fim ao movimento, depois de obterem garantias de que lhes serão integralmente pagas as indemnizações, as férias e os seguros de saúde. "Isto mostra que se pode lutar - e que é preciso lutar", disse Melvin Maclin, vice-presidente do sindicato local.

Depois de se ter recusado a renovar o crédito à empresa, o Bank of America retrocedeu e decidiu emprestar à Republic Windows and Doors 1,35 milhão de dólares, a que se juntaram 400 mil dólares do JPMorgann Chase, que é proprietário de 40% da empresa, para que sejam integralmente pagas aos trabalhadores todas as dívidas e indemnizações pendentes.

"Yes we did!" (sim, conseguimos!), gritaram os trabalhadores, em assembleia, ao decidirem terminar a ocupação, inspirando-se no lema de Barack Obama "Yes we can".


Vejam mais no Esquerda.Net

¿Está por llegar lo peor de la crisis?

Por Leonardo Boff *

En un artículo anterior afirmábamos que la crisis actual, más que económico-financiera, es una crisis de humanidad. Se han visto afectados los cimientos que sustentan la sociabilidad humana –la confianza, la verdad y la cooperación–, destruidos por la voracidad del capital. Sin ellos es imposible la política y la economía. Irrumpe la barbarie. Queremos presentar esta reflexión de sentido filosófico inspirados en dos notables pensadores: Karl Marx y Max Horkheimer. Este último fue prominente figura de la escuela de Frankfurt, al lado de Adorno y Habermas. Antes incluso del final de la guerra, en 1944, tuvo el valor de decir en unas conferencias en la Universidad de Columbia (USA), publicadas bajo el título Eclipse de la Razón, que la victoria inminente de los aliados iba a servir de poco. El motivo principal que había generado la guerra seguía estando activo en el núcleo de la cultura dominante. Era el secuestro de la razón para el mundo de la técnica y de la producción, por lo tanto, para el mundo de los medios, olvidando totalmente la discusión sobre los fines. Es decir, el ser humano ya no se preguntaba por un sentido más alto de la vida. Vivir es producir sin fin y consumir todo lo que se pueda. Es un propósito meramente material, sin ninguna grandeza. La razón fue usada para hacer operativa esta voracidad. Al someterse, se oscureció, dejando de hacerse las preguntas que siempre había planteado: ¿qué sentido tiene la vida y el universo?, ¿cuál es nuestro lugar? Sin respuestas a estas preguntas, sólo nos queda la voluntad de poder que lleva a la guerra como en la Europa de Hitler.


Vejam o texto completo na Página/12

Ajuda a montadoras entra em 'colapso' no Senado dos EUA

As negociações sobre um pacote de US$ 14 bilhões de auxílio às três maiores montadoras de automóveis dos EUA entraram em colapso no Senado americano nas primeiras horas desta sexta-feira, horário de Brasília.
...
Os republicanos defendiam que a ajuda só deveria ser concedida às montadoras caso os trabalhadores concordassem com cortes de salários no próximo ano, para que eles se equiparassem com os das montadoras japonesas.

bbc

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Gilmar Mendes no Roda Viva da próxima segunda, dia 15

(...)

Na bancada de entrevistadores estarão presentes Márcio Chaer, editor do site Consultor Jurídico; Reinaldo Azevedo, articulista da revista Veja e do blog Reinaldo Azevedo; Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Folha de S. Paulo; e Carlos Marchi, repórter e analista de política do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentário

Um belo feito jornalístico do Paulo Markun. Garanto que a bancada colocará à prova todo o saber jurídico do presidente do STF e fará todos os questionamentos que precisarem ser feitos a ele, tudo aquilo que os telespectadores gostariam de perguntar.

Parte do texto que está completo no Projeto BR, do Luís Nassif. Esta bancada é, como diriam os gringos de colônia, aqui do RS, “tutti buona genti”...


A "receita" do Estado fraco era só para a periferia do mundo

A vigorosa intervenção estatal no enfrentamento da crise financeira nos países centrais deu lugar a avaliações de que o chamado neoliberalismo estaria derrotado. Não é assim. O que se convencionou chamar de neoliberalismo nunca pressupôs Estado fraco nos países centrais e nunca o enfraqueceu. A receita era para as periferias do mundo, onde encontrou adeptos fervorosos, com resultados quase sempre muito negativos.

Nos países centrais, a onda neoliberal desencadeada 30 anos atrás buscou e conseguiu ampliar a capacidade de intervenção discricionária do Estado, e não o oposto. Tratava-se de liberar o Estado de compromissos com a democracia e com os direitos sociais e econômicos da maioria dos cidadãos. Nada de Estado fraco! Ao contrário, Estado ainda mais forte e mais ágil para cuidar dos interesses da grande finança, do grande capital.

Veja o texto completo, de Carlos Eduardo Carvalho, publicado originalmente no Valor Econômico, no Conversa Afiada.

MinC lança edital para teledramaturgia seriada

O Ministério da Cultura vai divulgar nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, o edital de seleção de projetos de desenvolvimento e produção de teledramaturgia seriada para TVs Públicas. O evento será realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Haverá uma entrevista coletiva à imprensa, às 19h, precedendo o lançamento do edital, às 20h. O edital é voltado para projetos de produção de minisséries, com 13 episódios de 26 minutos de duração cada, que proponham uma visão original sobre a juventude brasileira das classes C, D e E. As minisséries serão exibidas nas emissoras da Rede Pública de Televisão. Do sítio ARTISTAS GAÚCHOS.

Sem consenso, começa etapa decisiva de conferência sobre clima

Começa nesta quinta-feira em Poznan, na Polônia, a etapa ministerial da reunião sobre mudanças climáticas das Nações Unidas, mas os 189 países que participam do encontro ainda não chegaram a um consenso sobre questões importantes para um acordo pós-Kyoto.

leia AQUI

Avança desapropriação inédita de terra por interesse social

Juiz confirmou a concessão de posse da Fazenda Cabaceiras ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Fiscalização flagrou trabalho escravo por três vezes na área que pertencia à família Mutran.

Vejam mais no Vermelho

Laicidade ameaçada, democracia desprezada: Acordo Brasil-Vaticano, artigo de Roseli Fischmann

“Ratificar o acordo significará o Congresso Nacional alçar a Igreja Católica, por meio de um acordo internacional, a um patamar oficialmente diferenciado das demais religiões, denominações e formas de não-crer ou descrer”

Roseli Fischmann é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, onde é coordenadora da área Filosofia e Educação. Artigo escrito para o “JC e-mail”:

As concordatas entre o Vaticano, ou mais apropriadamente, a Santa Sé e governantes de países ocorreram em diferentes momentos da história, sendo marca de processos políticos arcaicos de união da esfera religiosa com a esfera estatal, avessa ao princípio da laicidade, característica dos Estados democráticos modernos.

Dentre os exemplos mais recentes, a primeira metade do século XX registra concordatas que a Santa Sé assinou com Salazar, Mussolini e Hitler, cada qual quando se iniciava à frente de regime totalitário, de conseqüências nefastas conhecidas por todos.


Vejam o texto completo no Jornal da Ciência(SBPC)

Maria do Rosário denuncia ataque a quilombolas no RS

Nesta quarta-feira (10), dia em que se comemora os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados para fazer um protesto. Ela denunciou o ataque a três membros da Comunidade Remanescente de Quilombo dos Alpes, em Porto Alegre (RS), que resultou na morte de duas pessoas na última quinta-feira (4). Segundo a deputada, o racismo motivou o crime. Foi solicitada uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados para acompanhar o caso. Os parlamentares devem fazer uma diligência em Porto Alegre na próxima semana.


Vejam mais no Informes::PT na Câmara

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Jackson reage e denuncia para o Brasil inteiro a trama de Sarney

O governador Jackson Lago (PDT) resolveu ontem sair da defensiva e partiu para o contra-ataque, divulgando no Brasil inteiro, através da internet, uma carta aberta contra o golpe que o grupo Sarney trama praticar contra o Maranhão. Na carta, Jackson denuncia a tentativa de golpe utilizada com o propósito de cassar-lhe, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mandato de governador.
...
O duro teor da carta ganhou rápida repercussão, sendo colocado em diversos saites, para que o povo brasileiro tome conhecimento das artimanhas utilizadas pelo senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), que quer a qualquer custo colocar a sua filha Roseana, pela terceira vez, e de forma ilegítima, no Palácio dos Leões. Leia a íntegra da carta do governador Jackson Lago AQUI.

CNBB e Unesco: Brasil viola direitos humanos

O Brasil ainda está muito distante de conseguir cumprir os preceitos impostos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, embora tenha conseguido avanços na área nos últimos anos. A avaliação é de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Problemas no sistema prisional, tortura e práticas de escravidão são alguns dos motivos citados pelas entidades.

LEIA MAIS AQUI.

Hallan huesos humanos y un paredón de fusilamiento en lo que fue el "Pozo de Arana"

El Equipo Argentino de Antropología Forense (EAAF) confirmó hoy el hallazgo de restos humanos cremados en el predio donde funcionó el "Pozo de Arana", un centro de detención clandestino que operó durante la última dictadura militar.

En una conferencia de prensa realizada esta tarde, la secretaria de Derechos Humanos bonaerense, Sara Derotier de Cobacho, reveló que además de "más de diez mil fragmentos de huesos humanos calcinados" se encontró un paredón con huellas de haber sido usado para fusilamientos, ya que tenía mas de 200 impactos de balas.


Vejam mais no Clarín.com

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Petistas defendem demarcação contínua de Raposa Serra do Sol


Deputados do PT defenderam nesta terça-feira que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirme o voto do ministro relator Carlos Ayres Britto no julgamento sobre a terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ele votou pela manutenção da portaria do Ministério da Justiça, que definiu a demarcação da área indígena de forma contínua.

Vejam mais nos Informes::PT na Câmara

Gilberto Maringoni: No meio da crise, inverter a lógica

A economia brasileira está diante de um cenário de incertezas em meio à crise mundial. Cresce, especialmente no Banco Central, a idéia de que não se devem alterar os fundamentos da política econômica ultra-ortodoxa, até aqui adotada. Vigora a máxima de que ''não é hora de mudar o que está dando certo''. A frase é para lá de duvidosa. Antes de examiná-la, vale a pena contar uma pequena história.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

El brasileño Ziraldo Alves gana el Premio Quevedos


El galardón, el más importante del humor gráfico en Latinoamérica, está dotado con 30.000 euros

El dibujante gráfico Ziraldo Alves Pinto, ha resultado ganador de la sexta edición del Premio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, que convocan los ministerios de Cultura, Asuntos Exteriores y Cooperación y está promovido por la Fundación General de la Universidad de Alcalá.

Vejam mais no ELPAIS.COM



Opinião: O Piso Salarial Nacional é uma questão de justiça

Por CNTE [Terça-Feira, 9 de Dezembro de 2008 às 10:25hs]

A mobilização em defesa do Piso Salarial Nacional Profissional está mantida. A categoria marchou em Brasília pelo piso e agora aguarda o resultado do julgamento no Supremo Tribunal Federal da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) nº 4167 -impetrada pelos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará - para tomar uma posição sobre o próximo ano letivo. Já existe, inclusive, a possibilidade de ser deflagrada uma greve nacional no retorno das aulas.

É inadmissível que, justamente, os governadores dos estados onde a arrecadação de tributos é maior, protestem contra o pagamento de um piso de R$ 950. Se estados mais pobres têm condições de honrar com o pagamento do Piso é evidente que o mais ricos também têm. É lamentável que, ainda nos dias de hoje, o Brasil tenha dívidas educacionais que não condizem com um projeto de desenvolvimento socialmente justo, uma vez que muitos professores sequer recebem um salário mínimo por mês. Está passando da hora de valorizar o profissional de educação.


Vejam o texto completo na Revista Fórum
Manifesto da RSF sobre 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos critica órgão da ONU

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou nesta segunda-feira (8) um balanço do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas - principal órgão resposável por esta questão -, por conta do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado na próxima quarta-feira (10).



Militares norte-americanos se negam a libertar fotógrafo da Reuters preso no Iraque

Autoridades militares norte-americanas afirmaram que não irão acatar a ordem imposta pela justiça do Iraque, que prevê a libertação de um fotógrafo da agência Reuters, Ibrahim Jassam Mohammed, preso em setembro de 2008. De acordo com o porta voz de operações dos EUA no país, major Neal Fischer, o profissional representaria uma ameaça à segurança e estabilidade do Iraque, o que motiva o cárcere até 2009.



Vejam mais no Portal IMPRENSA e aproveitem para saborear a hipocrisia dos ianques quando se trata esbravejar pelos direitos humanos.

PIB cresce 6,8% no terceiro trimestre, segundo o IBGE

Rio de Janeiro - O Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todos os bens bens e serviços produzidos no país durante o ano – apresentou crescimento de 6,8% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com igual período de 2007. A informação consta das Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).


Vejam mais no Jornal da Mídia

Bush, Cheney e os crimes de guerra

O pouco dotado presidente George W. Bush e seu vice todo poderoso, Dick Cheney, preparam-se para festejar o Natal e, a 20 de janeiro, tomar outro rumo. O governo deles desceu a um nível de aprovação mais baixo do que qualquer outro nos 232 anos de história do país. Avaliado e julgado com rigor dentro e fora de casa, sai quase escorraçado. Passa o poder depois de sofrer repúdio esmagador na eleição.

Pior ainda: dificilmente Bush e Cheney conseguirão descansar do pesadelo que legaram ao país. Continuarão a ser execrados em relatos contundentes como o do livro "The Dark Side - The Inside Story of How the War on Terror Turned into a War on American Ideals", lançado em julho pela jornalista Jane Mayer. Ela expôs o lado mais sinistro e repulsivo da dupla: a guerra aos próprios ideais americanos.

Vejam o restante do texto do Argemiro Ferreira na Tribuna da Imprensa Online

John Kennedy pidió ayuda bélica a Brasil en una posible guerra contra la URSS


Moscú, 8 de diciembre, RIA Novosti. El presidente de Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, pidió en 1962 a su homólogo brasileño, Joao Goulart, que este país respaldara militarmente a Washington en una posible guerra contra la Unión Soviética. Lo evidencian documentos confidenciales, revelados estos días por la prensa brasileña, comunica la agencia argentina Telam.

La solicitud de Kennedy está incluida en una carta que el inquilino de la Casa Blanca envió el 22 de octubre de 1962, en pleno auge de la crisis de los misiles entre Estados Unidos y la Unión Soviética, surgida a raíz del emplazamiento de cohetes rusos en Cuba.

El archivo fue puesto a disposición del público por el Centro de Documentación de la Fundación Getulio Vargas, que recibió en 1990 documentos de la presidencia Goulart, derrocado en 1964 por un golpe mlitar y muerto en 1976 en el exilio, en Argentina.

Según la carta publicada el domingo 7 de diciembre por el diario Folha de Sao Paulo, y reproducida por la agencia de noticias ANSA, Kennedy propuso una "acción conjunta que puede incluir la participación (brasileña) en una acción militar".


"La Unión Soviética lanzó un desafío osado y belicoso a todos los pueblos libres", dijo en esa misiva Kennedy, quien un año más tarde fue asesinado en Dallas.

Según los documentos, Goulart se había manifestado en contra de la invasión que durante la gestión de Kennedy la agencia de inteligencia estadounidense, CIA, realizó en abril de 1961 en Playa Girón o Bahía de los Cochinos para derrocar la revolución de Fidel Castro que había triunfado el 1 de enero de 1959.

"Nunca reconoceremos a la guerra como instrumento para resolver conflictos entre los países", escribió Goulart sobre la confrontación Washington-Moscú en la llamada Guerra Fría.

La familia de Goulart responsabiliza a Estados Unidos por el golpe militar de 1964 y la muerte del ex mandatario.
Conforme a RIA Novosti
(Os trechos em negrito são de responsabilidade do editor)

Justiça determina que banco Opportunity indenize juíza em R$ 100 mil

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou o banco Opportunity, de Daniel Dantas, a pagar indenização de R$ 100 mil a juíza da 2ª Vara Empresarial, também do Rio, Márcia Cunha de Carvalho por danos morais. Segundo decisão tomada na última sexta-feira (5), a magistrada foi difamada após proferir sentença contrária ao banco.

Notícia completa no UOL Notícias. É a segunda condenação de Daniel Dantas.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Crise global pode elevar Brasil a 8ª economia do mundo

DO SÁTIRO:

A crise econômica global pode elevar a economia brasileira da décima para a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo, segundo um estudo divulgado nesta semana pela consultoria britânica CEBR (Centro para Pesquisas Econômicas e de Negócios).

De acordo com o estudo, que faz previsões sobre o comportamento das principais economias do mundo neste e no próximo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil ultrapassaria os PIBs de Espanha e Canadá, dois países fortemente atingidos pela crise.

bbc

VITÓRIA DA COMUNIDADE: Prefeito veta Pontal do Estaleiro

O prefeito José Fogaça anunciou na sexta, 5 de dezembro, que vai vetar a decisão da Câmara Municipal, que altera a lei 470/02 e permite edificações residenciais na área do antigo Estaleiro Só, em Porto Alegre.

A BM Par, atual proprietária da área, planejava construir seis edifícios de 12 andares no local - o estudo arquitetônico estava anexado ao documento que foi aprovado na Câmara - mas teve que recuar diante da pressão popular por uma debate mais amplo do tema.

Fogaça já havia anunciado sua preferência pela consulta popular na quinta feira, quando 15 vereadores que votaram a favor do projeto levaram a sugestão ao prefeito, prevendo sua posição contrária ao empreendimento. Leia mais no Jornal Já.

Premiê de Israel compara ataques contra palestinos a 'pogrom'

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, comparou neste domingo a violência usada por colonos judeus contra palestinos em Hebron, na semana passada, à perseguição anti-semita na Europa.

Olmert declarou estar “envergonhado” com as recentes cenas de violência na Cisjordânia e afirmou que elas lembram um “pogrom”, referindo-se às ondas de violência contra judeus na Europa nos séculos 19 e 20.

No final da semana passada, colonos judeus balearam três palestinos e incendiaram casas depois que a polícia os expulsou de um edifício cuja propriedade é alvo de disputas.

bbc

domingo, 7 de dezembro de 2008

Lula lança 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública

Brasília - Mobilizar a sociedade para que participe das discussões para criar um novo modelo de segurança pública no Brasil. Com esse propósito o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança amanhã (8) a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que será realizada em agosto de 2009.


Vejam mais no Jornal da Mídia

Trabalho aprova criação da universidade luso-afro-brasileira

O parecer favorável do deputado Eudes Xavier (PT-CE) ao projeto de lei (PL 3891/08), do Poder Executivo, foi aprovado, por unanimidade na Comissão de Trabalho. A proposta cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB), com o objetivo de formar recursos humanos que possam desenvolver a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os africanos.


Vejam mais nos Informes::PT na Câmara

Febre maculosa, a febre do carrapato, matou engenheiro sul-africano

RIO - O empresário sul-africano Willian Charles Erasmus morreu de febre maculosa. Segundo o Ministério da Saúde foi descartada a hipóteses de morte por arenavírus. A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada por bactéria e transmitida por carrapatos infectados.

A partir deste domingo o monitoramento das 75 pessoas que tiveram contato com o engenheiro está suspenso.

Exames preliminares feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já haviam descartado morte por hepatites virais, hantavirose, dengue, malária e ebola.


Vejam mais no JB Online

Federais terão mais de 35 mil novas vagas para engenharias em 2012, diz Lula

No início da tarde do dia, em Brasília, durante a abertura da World Engineers Convention (WEC 2008), que acontece até sábado (6), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, relatou ações que o governo federal vem realizando para investir na formação de engenheiros

Entre elas, o presidente destacou que o governo federal está trabalhando com o aumento de vagas para as engenharias nas universidades federais. Segundo Lula, em 2006, as universidades federais ofereciam 17 mil vagas nos diferentes cursos de engenharia. “No ano letivo que se iniciará em breve [2009] as vagas já serão mais de 28 mil e trabalhamos com uma estimativa que, em 2012, elas superarão as 35 mil vagas para engenharia.”

Esse aumento representa o dobro da oferta de vagas em apenas seis anos. “Além disso, a Petrobras, via Prominp [Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural], estima a capacidade de 27,5 mil profissionais dos quais 6 mil na área de engenharia.” ]


Vejam o texto completo no Jornal da Ciência (SBPC)

La guerra sucia que oscurece a Colombia


En la región del Bajo Ariari, en el centro de Colombia, estaban acostumbrados a la violencia de paramilitares y guerrilleros, pero no a ésta. Hace dos años, empezaron a desaparecer campesinos y marginados sin motivo alguno. Sus cuerpos fueron encontrados después, a decenas de kilómetros, y el Ejército los contabilizó como insurgentes muertos en combate. En total han sido supuestamente 55 víctimas, aunque las ONG elevan hasta 2.100 los casos de posibles ejecuciones extrajudiciales, cometidas desde 2002 presuntamente por militares, en complicidad con narcotraficantes, paramilitares y delincuentes comunes. Oficialmente, la justicia investiga más de mil desapariciones.

Vejam mais no ELPAIS.com