sábado, 20 de dezembro de 2008

Atriz sul-coreana é condenada a oito meses de prisão por adultério

A atriz sul-coreana Ok So-ri, uma das celebridades mais famosas do país, foi condenada a oito meses de prisão por adultério.

A pena anterior havia sido estabelecida em dois anos de detenção, mas como So-ri admitiu o crime o tribunal decidiu reduzir a pena.

Pois é, adultério é crime na Coréia do Sul. Notícia completa na BBC Brasil.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Coquetel molotov no 13º dia de protestos na Grécia

Mirando o Parlamento da Grécia, estudantes arremessaram coquetéis molotov em Atenas, nesta quinta-feira, 18. Sindicatos pressionaram pelo fechamento de escritórios e cancelamento de vôos no 13º dia de protestos contra o governo, iniciados quando a polícia matou um jovem a tiros.

Mais no Terra Magazine.

GSI conclui em sindicância que Abin não fez escuta

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou em nota que encerrou a sindicância que investigava se servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realizaram escutas telefônicas na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, porque não encontrou qualquer indício do fato. Os trabalhos foram arquivados e a decisão foi acatada pelo ministro-chefe do GSI.

Continue lendo no Terra.

América Latina: Solidariedade contra ações norte-americanas

A Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul) decidiu que seus cinco membros – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – absorverão US$ 30 milhões em exportações bolivianas de têxteis, “em solidariedade com o governo e o povo da Bolívia”.


Vejam mais na Revista Fórum

O espalhamento da desordem, artigo de Rafael Linden

“Horrores como o roubo de donativos de vítimas de enchentes e, provavelmente, crimes mais graves, bem como todo o cenário de desprezo pelo bem público e pelos outros em geral giram em torno de um círculo vicioso”

Rafael Linden é professor do Instituto de Biofísica da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Ciências. Artigo enviado pelo autor ao “JC e-mail”:

(...)
No dia 12 de dezembro, a Science, uma das mais respeitadas revistas científicas do planeta, publicou um artigo escrito por cientistas da Faculdade de Ciências Sociais e Comportamentais de Groningen, chamado "O espalhamento da desordem". Os pesquisadores holandeses demonstraram que sinais de desordem urbana provocam comportamentos anti-sociais que incluem não apenas mais desordem, mas até mesmo roubos.


Vejam o texto completo no Jornal da Ciência(SBPC)

IDH do Brasil cresce puxado por taxa de alfabetização

O crescimento na taxa de alfabetização no Brasil fez com que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país apresentasse crescimento entre 2005 e 2006.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil manteve a 70ª posição no ranking de 179 nações (dois países a mais que no ano anterior).

Leia MAIS.

Rápidos, games exploram ira mundial: dê sua sapatada em Bush

O gesto do jornalista iraquiano Muntadar al Zaidi, que atirou seus sapatos contra o presidente americano, George W. Bush, no domingo (14), não repercutiu só nos veículos de comunicação. Também o mundo dos games rapidamente capitalizou o chamado “beijo de despedida” mais desejado do mundo. Em menos de 24 horas após o ocorrido, diversos sites colocaram à disposição games onde o internauta também pode dar sua sapatada no odiado presidente americano. Confira alguns deles no fim da matéria.

Por Carla Santos

- Blog da revista Wired:
- http://blog.wired.com/underwire/2008/12/bush-shoe-toss.html

- http://bushbash.flashgressive.de/

- http://www.t-enterprise.co.uk/flashgame/playgame.aspx?id=bushbootcamp


Vejam mais no Vermelho




Entrevista com Maria da Conceição Tavares



quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

POSIÇÃO DA FEDERASUL

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2008

Federasul critica pagamento integral

O presidente da Federasul, Paulo Cairoli, enviou ontem ao presidente da Assembléia uma carta protestando contra a aprovação do pagamento do salário integral a grevistas. Na carta, Cairoli diz que, em um momento em que o mundo vive uma crise sem precedentes, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário precisam controlar e, especialmente, qualificar seus gastos. 'Não é possível admitir que o contribuinte pague para quem não trabalhe', escreveu Cairoli.
...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Atualização do Firefox inclui oito correções

A Fundação Mozilla lançou uma nova versão de seu navegador Firefox, que inclui oito correções para falhas de segurança - três delas consideradas graves, com risco de invasão do PC.

As correções vêm logo depois de serem divulgadas vulnerabilidades perigosas no Internet Explorer 7, da Microsoft.

Além disso, o Firefox 3.0.5 traz novas funcionalidades, como gerenciador de senhas, campo de endereços inteligente, zoom completo e aparência integrada ao sistema. Seu desempenho também foi aprimorado para oferecer maior velocidade de navegação.

O navegador Mozilla Firefox 3.0.5 pode ser baixado gratuitamente pelo atalho http://tiny.cc/DEoeT.

TERRA

Cuba é oficialmente o mais novo integrante do Grupo do Rio

COSTA DO SAUÍPE, BA - Uma rápida reunião extraordinária do Grupo do Rio, no começo da noite desta terça-feira, oficializou a entrada de Cuba no Grupo do Rio, aprovada em reunião ministerial no México, no dia 13 de novembro. O país não integra organismos multilaterais regionais desde os anos 60, quando foi expulso da Organização dos Estados Americanos (OEA).
- Não sei o que pensarão vocês, mas para nós é um momento transcendental de nossa história. Em um rápido filme na minha cabeça passam centenas de cenas diferentes, milhares de rostos de companheiros que não estão mais nessa luta - disse o presidente cubano, Raúl Castro, para, sem seguida, fazer um retrospecto de história da revolução cubana, da perseguição americana e do sofrimento do povo cubano com o embargo imposto pelos Estados Unidos há 50 anos.

Vejam mais no JB Online

El Ejército colombiano asesina a un líder indígena

Edwin Legarda, marido de la lideresa Aída Quilcué, viajaba en un vehículo adscrito al Consejo Regional Indígena del Cauca (CRIC) cuando fue disparado por unos militares que viajaban en un coche del Ejército y que, según los testigos, tenían como objetivo a su esposa, máxima autoridad indígena de la zona.


Vejam mais no ELPAIS.COM

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Cheney reconhece que autorizou uso de tortura contra prisioneiros

Washington, 16 dez (Prensa Latina) O vice-presidente estadunidense, Richard Cheney, reconheceu que autorizou o uso do afogamento simulado contra prisioneiros, uma técnica considerada tortura, reportou hoje a televisora ABC.

Em entrevista com a emissora noticiosa, o vice-presidente considerou que esse método é notavelmente exitoso para obter informação.

Os resultados falam por si só, comentou Cheney, um dos principais responsáveis da política belicista do governo de George W. Bush.

Esta é a primeira vez que um alto servidor público da administração republicana admite que aprovou o emprego do afogamento simulado, também conhecido como submarino.

O tema desatou uma onda de críticas nacionais e internacionais, e motivou uma audiência no Senado.


Vejam mais na Agencia Informativa Latinoamericana-PRENSA LATINA

Al-Jazira afirma que al-Zaidi é comunista

Preso há dois dias, depois de arremessar seus sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush — que esquivou-se e não sofreu o impacto de nenhum dos dois sapatos —, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi transformou-se em uma vívida polêmica na Internet, no Iraque e no resto do mundo.

Por Humberto Alencar


Retrato de al-Zaidi, em sua casa

Bush esteve no último fim de semana no Iraque, em uma visita "supresa" que pretendia acertar os últimos detalhes de um acordo com o governo local para a retirada das tropas de ocupação do país.

Em uma coletiva concedida domingo (14), junto com o premiê iraquiano Nouri al-Maliki, Bush foi atacado pelo jornalista, que lançou contra o presidente os seus dois sapatos, um ato considerado humilhante na cultura árabe.


Vejam mais no Vermelho (he!he!he!)

Paraísos fiscais, até quando?

Os paraísos fiscais subsistem como expressão e baluarte dos negócios ocultos, do dinheiro sujo e de um secretismo que impede saber se os fluxos económicos que protegem procedem do tráfico de drogas, do tráfico de pessoas, do tráfico de armas ou da fraudulenta evasão fiscal.

Por Carlos Jiménez Villarejo, Comité de Apoio da Attac Madrid, El Periódico

A cimeira de Washington parece ter encarado o problema dos paraísos fiscais como territórios que apresentam "riscos ou actividades financeiras ilícitas" ou pela sua falta de cooperação, visto que não cumprem as normas internacionais de "sigilo bancário e transparência". As medidas que, respectivamente, sejam postas em prática, pelo seu alcance e pela sua efectiva aplicação no sistema financeiro, serão fundamentais na definição das bases para a resolução desta crise.


Vejam mais na Esquerda.Net

Primeiras famílias chegam na Southall

Domingo, 5 horas da manhã. Escuro, muito escuro. Foi nesse horário que começamos nossa jornada ao acampamento do MST em Nova Santa Rita para acompanhar 3 ônibus que seguiriam à Southall. 3 ônibus cheios de esperanças, de uma certa apreensão, inclusive, de se perceber que aqueles 400 quilômetros seriam os mais longos da vida de muita gente.
Chegamos às 6h no acampamento às margens da BR-386. Todos já estavam prontos. Pertences empacotados, bichos de estimação, porcos, galinhas, mudas de plantas, tudo preparado para a viagem da conquista, do eldorado de pessoas que passaram na lona preta batalhando por 2, 3, 5 anos.
O chimarrão rola de mão em mão, as despedidas são muitas, a rádio-poste faz o chamamento e saúda agora aquelas famílias que deixariam de ser acampadas e passariam a se denominar, então, com um novo substantivo de vida, seriam ASSENTADOS.

A íntegra, com fotos, clicando aqui.

Desembargador nega habeas corpus, e pichadora da Bienal passa aniversário presa

Argumentando falta de documentação necessária, o desembargador Fernando Matallo, da 14ª Câmara de Direito Criminal, indeferiu nesta sexta-feira o pedido de habeas corpus, que possibilitaria que Caroline Pivetta da Mota respondesse em liberdade por ter pichado uma parede da Bienal de Artes de São Paulo.

Como a soltura solicitada pelo advogado Alberto Cancissu foi negada, Caroline, que completa 24 anos nesta sexta, vai chegar a 50 dias como única detida após a ação de grafiteiros no segundo andar do prédio, que estava sem obras e foi chamado de "planta vazia" pelos organizadores.

Mais no UOL Notícias. Mais uma vítima do "estado policial" destacado pelo
ministro Gilmar Mendes. A família da moça devia pedir que o advogado
Nélio Machado levasse um pedido de habeas corpus ao STF, gratuitamente,
pois o que ele ganha do banqueiro Daniel Dantas deve ser mais
que suficiente para o sustento dele.

Tailândia elege terceiro primeiro-ministro em menos de um ano

O líder do opositor Partido Democrata, Abhisit Vejjajiva, foi eleito nesta segunda-feira como novo primeiro-ministro da Tailândia, o terceiro em menos de um ano em meio à grave crise política que afeta o país. Manifestantes favoráveis ao premiê Somchai Wongsawat, deposto em novembro, saíram às ruas para protestar contra a eleição.

Continue lendo sobre a crise política da Tailândia, na Folha Online.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

25 perguntas para o supremista gilmar mendes

Idelber Avelar encaminhou à TV Cultura 25 perguntas a serem feitas ao suprimista maior no programa "Roda Viva" de hoje. As 5 primeiras são as seguintes:

1.O sr. sabe algo sobre o assassinato de Andréa Paula Pedroso Wonsoski, jornalista que denunciou o seu irmão, Chico Mendes, por compra de votos em Diamantino, no Mato Grosso?

2.Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2000, quando o sr. era advogado-geral da União?

3.Qual a natureza da sua participação na campanha eleitoral de Chico Mendes em 2004, quando o sr. já era presidente ministro do Supremo Tribunal Federal?

4.Quantas vezes o sr. acompanhou ministros de Fernando Henrique Cardoso a Diamantino, para inauguração de obras?

5.O sr. tem relações com o Grupo Bertin, condenado em novembro de 2007 por formação de cartel? Qual a natureza dessa relação?

Leia as outras 20 aqui.

Fraude de Bernard Madoff põe europeus em alerta

GENEBRA - A aristocracia das finanças mundiais está em pânico. A revelação da fraude de Bernard Madoff e de seu hedge fund repercute na Europa e alguns países já temem que os efeitos sejam mais prejudiciais do que a quebra do Lehman Brothers para algumas fortunas. França, Inglaterra, Espanha e Suíça foram os mais atingidos. Para o jornal britânico The Times, a fraude pode se consolidar como "a maior da história do setor financeiro". Fontes nos bancos na Europa revelaram ao Estado que grandes fortunas que tinham aplicações no esquema passaram o fim de semana tentando saber quanto perderam.
...
A maior vítima é o grupo americano Fairfiled Greenwich, que administrava recursos de milionários americanos. As perdas seriam de US$ 7,8 bilhões. Mas na Europa, o impacto está sendo substancial. Apenas em Genebra, jornais locais estimam que o prejuízo para bancos e empresas de gestão de fortunas chegue a US$ 5 bilhões. Entidades como Union Bancaire Privêe e o Neue Privat Bank de Zurique estão entre as vítimas. Já o respeitável Banque Bénédict Hentsch afirma que tinha recursos de US$ 47 milhões aplicados no esquema fraudulento.

LEIA MAIS AQUI.

Relatório destaca falhas no processo de reconstrução do Iraque

De acordo com o jornal nova-iorquino "New York Times", o processo de reconstrução do Iraque foi um enorme fracasso. O investimento americano naquele país foi de US$ 100 bilhões. De acordo com um relatório federal publicado pelo jornal neste domingo, o Pentágono chegou a "maquiar" os progressos. A ignorância dos elementos básicos sobre a sociedade iraquiana e a insegurança do país podem ser uma das causas para o fracasso, segundo o texto do Escritório do Inspetor Geral Especial para a reconstrução do Iraque, liderada por Stuart Bowen, e até agora não publicado.

De acordo com a reportagem publicada no site do "New York Times", o relatório oficial possui 513 páginas. O texto revela que o Pentágono teria inflado os progressos para mascarar o fracasso no momento em que os números da reconstrução começaram a ficar estagnados, especialmente na reorganização do Exército e da polícia iraquianos.

LEIA AQUI.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Cúpula de Poznan termina com conflito entre pobres e ricos

Após 12 dias de negociações, nações ricas são criticadas por emergentes e países em desenvolvimento por não aceitarem ampliar o financiamento do Fundo de Adaptação para combater as conseqüências do aquecimento global.

A conferência mundial sobre mudanças climáticas das Nações Unidas chegou ao fim neste sábado (13/12) em Poznan, na Polônia, com um conflito entre países ricos e nações em desenvolvimento.

DEUTSCHE WELLE