terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Capes aumenta número de eventos apoiados

No primeiro bimestre de 2009, a Fundação dará suporte a 30 eventos, contra 26 no mesmo período do ano passado. Essa diferença representa um aumento de 13%

Os dados são do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), que auxilia encontros científicos ligados à pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e à formação de professores para a educação básica.

No total de 2008, a Capes apoiou 842 eventos em todas as áreas do conhecimento, 64 a mais que em 2007. Segundo a coordenadora de desenvolvimento setorial e institucional, Zena Martins, o crescimento é uma tendência e não deve surpreender.

"A pós-graduação está avançando. Prova disso é que o Brasil ocupa o 15º lugar na produção científica mundial. Outro fator que explica o aumento é a necessidade de divulgação das pesquisas", explica.

O Paep concede recursos a eventos de caráter científico, tecnológico e cultural de curta duração, promovidos por associações e sociedades brasileiras. Para concorrer a um apoio, os projetos devem ser encaminhados à Capes com até 120 dias de antecedência, acompanhados da seguinte documentação: carta de encaminhamento com exposição de motivos, formulário de solicitação, programação completa, currículo dos convidados estrangeiros.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes)

Conforme o Jornal da Ciência (SBPC)

Nenhum comentário: