sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Fundação Perseu Abramo lamenta perda de Adão Preto


Nesta quinta-feira (05/2), faleceu o deputado federal do PT Adão Preto, em decorrência de complicações após cirurgia para retirada do pâncreas.
Adão Preto era reconhecido pela sua militância iniciada nas Comunidades Eclesiais de Base e que permeou sua participação na vida sindical e política. Foi um dos fundadores da CUT e do MST no interior do Rio Grande do Sul. Em seu quinto mandato consecutivo como deputado federal, dedicou-se aos projetos relacionados à agricultura familiar, direito à terra, entre outros. Presidiu a Frente Parlamentar da Terra.

O velório será realizado a partir das 9h30, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O sepultamento acontece às 10h da manhã da sexta-feira (06/2), no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre.

Na nota de pesar da Executiva Nacional do PT divulgada hoje, o relato abaixo mostra a trajetória de Adão Preto.


Adão Preto: deputado, agricultor e poeta popular

Adão Pretto nasceu no dia 18 de dezembro de 1945, na cidade de Coronel Bicaco (RS). Criado em Miraguaí (RS), iniciou a militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e na Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Celeiro (RS). Ele ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Sul.



Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário: