segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Intelectuais lançam manifesto em repúdio à 'Folha'

Um grupo de intelectuais lançou, neste sábado (21), um abaixo-assinado na internet (ipetitions) em repúdio à Folha de S.Paulo. O manifesto protesta contra um editorial publicado quatro dias antes pelo jornal, que fez tábula rasa das atrocidades da ditadura militar (1964-1985) e classificou o período como "ditabranda".

O texto condena "o estelionato semântico manifesto pelo neologismo 'ditabranda' e, a rigor, uma fraudulenta revisão histórica forjada por uma minoria que se beneficiou da suspensão das liberdades e direitos democráticos no pos-1964". Segundo os signatários do manifesto, "a direção editorial do jornal insulta e avilta a memória dos muitos brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do pais".

Outra motivação do abaixo-assinado foi prestar solidariedade aos professores acadêmicos Maria Victória de Mesquita Benevides e Fabio Konder Comparato, cuja legítima indignação ao editorial foi tachada de "cínica" e "mentirosa" pela Folha. "Pela luta pertinaz e consequente em defesa dos direitos humanos, Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato merecem o reconhecimento e o respeito de todo o povo brasileiro", diz o texto.

Leiam, assinem e divulguem o manifesto.

Para assinar o manifesto, clique aqui.

Vejam no Vermelho

2 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Assinei o manifesto e repassei.
Porque será que as sincronicidades na vida fizeram que logo depois de eu ter comentado repudio a FSP,em texto anterior daqui, o departamento comercial do dito jornal me ligasse oferecendo Folha Gratis? E eu, tornada paranóica pela dita....dura ao ser chamada ao telefone por uma filha fui tremendo em medo? (recusei, para aparente espanto da "vendedora" - " mas é grátis" )
PS Meus comentarios em carater pessoal, depoimentos, fogem ao trabalho de voces. Sei que o mundo não gira ao redor de mim, mas...vou passar a ler, divulgar e recolher-me ao devido lugar.

Jean Scharlau disse...

Que é isso Dona urtigão? O panorama social é dado pelo constante transcorrer dos inúmeráveis fatos pessoais. Inumeráveis, mas não inenarráveis, felizmente, para proveito do nosso conhecimento. Por gentileza, continue nos brindando com seus comentários personalíssimos.
Jean Scharlau