quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Pesquisadores japoneses identificam área do cérebro ligada à inveja

Uma equipe de cientistas japoneses conseguiu identificar a região do cérebro que controla o sentimento de inveja. A descoberta poderá ajudar os profissionais da área de saúde a lidar melhor com pessoas que sofrem do problema.

"A inveja pode levar uma pessoa a praticar um ato destrutivo e até criminoso para conseguir o que deseja", explicou Hidehiko Takahashi, 37 anos, pesquisador-chefe do Departamento de Neuroimagem Molecular do Instituto Nacional de Ciência Radiológica, localizado no subúrbio da capital japonesa.

(...)

Quando os voluntários sentiam inveja, a parte do córtex dorsal anterior do cérebro era ativada. "Pessoas muito invejosas tendem a ter uma grande atividade nessa região do cérebro, que é responsável pela dor física e também é associada à dor mental", contou o pesquisador.

Os cientistas também perceberam que outra parte do órgão, o corpus striatum, que é associado a sentimento de alegria ao recebermos um prêmio, por exemplo, era também estimulado quando as cobaias liam um capítulo que descrevia problemas com outras personagens.

Segundo os especialistas, isto indica que as pessoas invejosas sentem mais prazer com a desgraça alheia.


Vejam o texto completo na BBC Brasil


Um comentário:

zejustino disse...

Atentem para o último parágrafo na parte do texto postado aqui neste blog:

"Segundo os especialistas, isto indica que as pessoas invejosas sentem mais prazer com a desgraça alheia."

Tá explicada a degenerescência de certos crápulas que torceram para que caissem mais aviões, que a febre amarela matasse algumas centenas de brasileiros e que a tal crise acabasse com nosso país.