quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Relatório sobre direitos humanos causa polêmica

A publicação do informe anual sobre práticas de direitos humanos no mundo, elaborado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, provocou fortes críticas dos países que foram apontados como violadores sistemáticos de direitos humanos. O relatório, divulgado ontem (25), traz dados de 194 países e tece severas críticas aos países que, de alguma forma, fazem oposição aos Estados Unidos e críticas amenas ou até mesmo omissões, como é o caso do ataque de Israel à Gaza, a países aliados.


Vejam o texto completo no Adital

Um comentário:

José Elesbán disse...

Todo ano é isso.
Reconheço a melhor intenção no presidente Jimmy Carter quando lançou esta iniciativa, como uma maneira de melhorar a observação de direitos humanos no mundo.
Mas TODO estado tem algum problema com violações de direitos humanos. E os Estados Unidos, como estado imperial (mesmo não se assumindo como tal), tem mais do que um pequeno estado como, por exemplo, a Islândia.
O Departamento de Estado deveria simplesmente se abster desse relatório anual, e apoiar iniciativas mais idôneas como a Anistia Internacional ou a Human Rights Watch.