quinta-feira, 12 de março de 2009

Tim Berners-Lee criticou a coleta de dados sobre atividades dos usuários

Um dos pais da internet, Tim Berners-Lee, falou ontem em Londres contra a coleta de informaçoes sobre as atividades dos usuarios na web. Criticou a prática no mesmo dia em que o Google anunciou que passará a mostrar publicidade com base nos interesses dos usuarios. "Usamos a internet sem pensar que terceiros vao saber em que nós clicamos" - defendeu. "Os links visitados pelos usuários revelem muito sobre suas vidas, amores, odios e medos. Sao informaçoes muito delicadas" - afirmou. A noticia é da Brand Republic.

12/03 Blue Bus

Um comentário:

Anônimo disse...

Absolutamente TUDO o que se faz no Google é indexado pelos servidores da empresa. Isto significa que cada palavra e cada arquivo em anexo enviados ou recebidos pelo GMail são praticamente abertos.

O mesmo vale para os arquivos armazenados no Google Docs e para todo e qualquer arquivo gerado naquela espécie de Office online que eles oferecem, além de deterem a agenda de contatos e os calendários de atividades de cada assinante que utiliza esses serviços.

Em troca, eles oferecem uma merreca em centavos de dólar em publicidade, que somente uma pequeníssima quantidade de usuários consegue atingir o índice mínimo pra começar a ganhar algum dinheiro e apostam na adesão por comodidade, isto é, pela gratuidade, facilidade de uso, integração entre todos os aplicativos, não precisa instalar nada na máquina, dá pra acessar tudo pela internet de qualquer lugar do mundo e assim por diante.

Já testei todos os serviços, mas só uso Orkut e, pra spam, o GMail, sem trocar arquivos de trabalho nem discussões cabeludas por lá.

Mais um detalhe: minha orientadora Suely Fragoso fez uma pesquisa e descobriu que é muito grande a possibilidade de um usuário do site de buscas encontrar apenas sites que não são de seu interesse nas duas ou três primeiras páginas dos resultados, que são as visitadas em mais de 90% das buscas. Raríssimas pessoas vão além da 3ª página de resultados.

[]'s,
Hélio