terça-feira, 28 de abril de 2009

1º de maio passa a ser 'Dia do Trabalhador e da Trabalhadora'

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (10), projeto de lei (PLS 103/08) do senador Paulo Paim (PT-RS) que altera a denominação do ''Dia do Trabalho'', comemorado em 1º de maio. Paim afirma que essa data deve homenagear o trabalhador, e não o trabalho.

O texto original previa a alteração para ''Dia do Trabalhador'', mas o relator da proposta, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), apresentou uma emenda para acrescentar a expressão ''e da trabalhadora'', mudando a nova denominação para ''Dia do trabalhador e da trabalhadora''.


Vejam mais no Vermelho


3 comentários:

Daniel Pinto disse...

é impressionante como esses inutéis passam o mandato todo ,fazendo absolutamente nada de relevante.

zejustino disse...

Não vejo a mudança como uma inutilidade. Pelo contrário, é preciso reafirmar a data como uma homenagem aos trabalhadores assassinados nos EUA em Chicago.

A data é lembrada pela mídia esgôto, a Rede Globo repete isso à exaustão, como o "Dia do Trabalho". Dia do trabalho e dia de trabalho são praticamente todos os dias ditos "úteis" do ano.

A mudança do nome, portanto, tem caráter ideológico porque recupera o verdadeiro significado dessa data. A mudança de significado foi patrocinada pela chamada burguesia (essa expressão vai assanhar alguns filhotes e viuvas do neoliberalismo) para encobrir um crime e a exploração dos trabalhadores.

"Dia do Trabalho" tem a mesma malandragem implícita do "Dia da Mulher". Neste, os maridões dão uma folga para as "patroas" achando (e quem acha não sabe nada) que estão enganando a metade mais evoluída da Humanidade (agora estarei desagradando os machões e os misóginos. He! He! He!).

zejustino disse...

Esclarecendo o comentário anterior:

Quando me refiro à mudança de nome estou apontando para o projeto do Senador Paulo Paim. Quanto à segunda afirmação sôbre a mudança de significado refiro-me à tentativa de esconder a história (apagar da memória da sociedade) os crimes do capitalismo.