domingo, 31 de maio de 2009

Os malabarismos da Folha

Nos bastidores da política, sabia-se já que outros levantamentos confirmavam: Dilma está em alta nas pesquisas para 2010.
Fiquei a esperar o DataFolha. E hoje (31 de maio de 2009) a família Frias mostrou (de novo) do que será capaz para ajudar Serra a chegar ao Palácio.
Ora, a notícia da pesquisa era o "terceiro mandato" (que divide o país, segundo a "Folha"), ou o crescimento de Dilma na pesquisa? Para a "Folha", era o "terceiro mandato". Foi o que botaram na manchete de primeira página: "Terceiro mandato de Lula divide o país".
O curioso é que o editorial desmentia a manchete: "Assunto encerrado" era o título do editorial escrito pela turma da ditabranda, na página 2. "Esvaem-se os ensaios sobre terceiro mandato, e com eles o risco de dividir o país..." e blá-blá-blá.
Se o assunto está encerrado, pra que botar na primeira página justamente a parte da pesquisa que fala em terceiro mandato? Elementar. O assunto não está encerrado. O terceiro mandato apavora o Partido da Imprensa. Contra Dilma, eles podem usar fichas falsas do DOPS, podem explorar a doença, falar na peruca da ministra. Contra Lula, será mais difícil.

Do blog do Rodrigo Vianna

Nenhum comentário: