terça-feira, 26 de maio de 2009

Simonal dedo-duro

Parece ter desaparecido no espaço o texto de Mário Magalhães, quando era ombudsman na Folha de São Paulo, em 30 de março de 2008:

"A verdade: em 1974, Simonal foi condenado por surra dada em um contador. No processo, levou como testemunha sua um detetive do Departamento de Ordem Política e Social do Estado da Guanabara. Ele assegurou que o cantor era informante do Dops. Outra testemunha de defesa, um oficial do 1o Exército, jurou que o réu colaborava com a unidade. O juiz sentenciou: Simonal era ‘colaborador das Forças Armadas e informante do Dops’. Em 1976, acórdão do Tribunal de Justiça do RJ reafirmou a condição de ‘colaborador do Dops’. Não foram inimigos que inventaram a parceria com o regime, exposta sem reservas pelos amigos de Simonal, que se dizia ameaçado por gente ligada ‘a ações subversivas’ ".

O texto completo no Vi o Mundo.


2 comentários:

José Elesbán disse...

Isto é a propósito da recente cine-biografia do cantor Wilson Simonal obviamente.
No texto citado o pessoal comenta uma digamos "reabilitação" do cantor que poderia estar acontecendo após esta biografia.
Simonal sem dúvida era artista de grande talento, mas o fato de ter pedido a "amigos do DOPS" para dar uma cossa em seu próprio contador (que Simonal acreditava que o lesava) diz algo do seu caráter.

Anônimo disse...

Já viram a página sobre ele na Wikipédia? Merece revisão.