domingo, 24 de maio de 2009

Uma viagem, duas notícias

José de Souza Castro

Jornais desta quarta-feira, 20 de maio: “A China concordou em suspender as restrições às importações de frango brasileiro e permitir mais carne bovina, ampliando ainda mais a crescente parceria comercial entre os dois países” (Financial Times).

“O sucesso da visita do presidente Lula à China na área de investimentos não se repetiu na esfera comercial, revela reportagem da enviada especial, Elaine Oliveira. Apesar dos apelos feitos diretamente ao seu colega chinês, Hu Jintao, não foram resolvidas pendências envolvendo carnes bovina e suína e nos aviões da Embraer, segundo representantes do governo brasileiro e empresários do setor, há má vontade na liberação de licenças de importação para aeronaves, e as autoridades chinesas se negam a dar uma resposta a curto prazo para a abertura do mercado para carnes do Brasil” (O Globo).

Observando mais um pouco: “A estatal Petróleo Brasileiro S/A disse que concluiu um acordo para garantir um empréstimo de US$ 10 bilhões da China em troca de um fornecimento a longo prazo de petróleo, outra vitória para a nova estratégia chinesa de usar seus bancos recheados de dinheiro para ajudar a assegurar recursos naturais. O acordo, porém, não deu a empresas chinesas participação em campos petrolíferos brasileiro ou contratos lucrativos de serviços na área, como se esperava” (The Wall Street Journal)

Vejam o texto completo em NovaE

Nenhum comentário: