sexta-feira, 26 de junho de 2009

Brasil: novas cercas em área do tamanho da França - para poucos!

Com dois vetos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira, a Medida Provisória 458, que regulariza a posse de terras na Amazônia Legal.

Um dos pontos vetados pelo presidente previa a transferência da posse de terras para pessoas que não moram na região e que administram o imóvel por meio de prepostos (empregados ou terceirizados).
...
Lula também vetou o item que estendia a possibilidade de regularização das posses para empresas.
...
O presidente manteve, no entanto, o artigo – também de autoria da Câmara - que permite a venda de propriedades maiores depois de três anos da concessão de posse.

Nota do editor: Viva o novo estado brasileiro(?), o Latifúndio! É MAIOR que a França e tem só uns poucos milhares de 'donos', que em três anos 'venderão' para as grandes empresas, multinacionais e para os Dantas e Mendes da vida. A moça da BBC errou. Na área "regularizada"(ah-ha-ha) cabe a França, Portugal e sobra troco. Abrasileirando, para ficar melhor de entender: uma área do tamanho da Paraíba será distribuida entre centenas de milhares de pequenos posseiros. Uma área do tamanho de Rio Grande do Sul mais Santa Catarina mais Paraná será "vendida a preços de mercado" para uns poucos espertos e bem relacionados pagarem em 20 anos e revenderem em três. Qual é o "preço de mercado" de uma área de terras do tamanho de três Uruguais, do tamanho da região Sul do Brasil? Cheia de madeira nobre em cima...

Nenhum comentário: