segunda-feira, 29 de junho de 2009

Em dez anos, Brasil não avançou em combate à corrupção, diz Bird

Em dez anos de medição, os indicadores brasileiros de combate à corrupção não tiveram "mudança significativa", de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Mundial.

Embora tenha havido uma leve melhora nas estatísticas entre 2007 e 2008, a pequena variação dentro da margem de erro significou que este avanço foi "estatisticamente insignificante", de acordo com o critério do banco.

Mais no UOL Notícias.

2 comentários:

José Elesbán disse...

O BIRD, também conhecido como Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, vulgo Banco Mundial, é parte interessada nas políticas internas de todos os países, pois sempre propõe um viés privatizante a cada projeto de financiamento fornecido. Assim, um relatório a respeito de corrupção deve ser visto com ressalvas, haja visto que pela lógica do banco, quanto menos estado menos corrupção. O Banco também nunca faz referência aos consultores de projeto regiamente pagos com parte dos financiamento providos por ele, mas isto é outro assunto.

Cabe relembrar também que o soltador geral da república, ministro Gilmar Mendes, tem trabalhado no sentido de diminuir o combate à corrupção, quando fala em estado policialesco, pula instâncias para liberar um acusado de corrupção ativa, diz que a fiscalização do ministério público sobre a Polícia Federal é “literário-poética”, afirma que vivemos na república do grampo, e outros que tais.

claudia disse...

Eu tb vejo problemas em tal pesquisa, pois não condiz com a realidade. Desde 2004, a PF desbaratou várias quadrilhas, cuja Oparação Satiagraha é a que mais se destacou. No RS, acompanhamos as operações Rodin e Solidária com enorme interesse!
Então, tem gato nessa tuba.