domingo, 28 de junho de 2009

Militares prendem presidente de Honduras

Militares de Honduras prenderam o presidente do país, Manuel Zelaya, neste domingo, informou seu secretário pessoal, Eduardo Enrique Reina. A casa de Zelaya foi cercada por soldados. Cortes de luz foram registrados em diversos pontos do país.

Reina disse à imprensa local que, "com muita preocupação, a Guarda de Honra informou que o presidente foi detido pelos militares e levado a (instalações da) Força Aérea". Leia no Terra.

Estopim:
O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, prometeu realizar neste domingo um polêmico referendo para decidir se a Constituição pode ser alterada, o que poderia permitir a reeleição presidencial. O plano do presidente foi considerado ilegal pelo Congresso e pela Justiça do país, enfrenta a oposição também do Exército, e está gerando uma crise em Honduras. Ainda no Terra.

N.E. (atualização): Mais detalhes e outros linques na 2ª postagem logo abaixo, publicada pelo Hudson.

3 comentários:

Hudson disse...

Jean, essa notícia do Terra, assim como da CNN, foge aos fatos, tenta por panos quentes: trata-se de golpe de Estado, não de uma simples prisão.

Porque tirar do ar a TV Estatal Canal 8 e suspender a transmissão a cabo da TeleSur apenas para efetuar uma ordem de prisão? Quem teria dado essa ordem?

Jean Scharlau disse...

Sim, claro que é uma tentativa de golpe. O exército prender o presidente é golpe em andamento, galopante. Não tenho conhecimento jurídico, mas acho que única alternativa legal seria o tal impedimento, votado pelo Congresso, o que não ocorreu. Então é golpe, sim.

Hudson disse...

Até agora há pouco a Globo (G1) tentou desinformar: Parlamento de Honduras destitui Zelaya por violar Constituição

Mas depois da rejeição internacional começou a usar o termo "golpe": Após golpe militar, parlamento de Honduras elege novo presidente