segunda-feira, 8 de junho de 2009

Número de mortos em confrontos no Peru sobe para 42

YURIMAGUAS, Peru (Reuters) - O número de mortos subiu neste sábado após forças de segurança peruanas terem enfrentado índios nativos em confrontos que evidenciam a oposição à exploração na Amazônia e pode afetar a política favorável à investimentos do governo peruano.

Ao menos 42 pessoas morreram em protestos crescentes contra a exploração de petróleo e minas na região, que interromperam o fornecimento de alimentos e combustível e representam a pior onda de violência no atual governo do presidente, Alan Garcia.

Milhares de índios com arpões de madeira continuaram a bloquear as estradas da Amazônia peruana, prometendo continuar protestando se a polícia não suspender esforços de interromper as manifestações.

Mais na Reuters.

3 comentários:

José Elesbán disse...

"Os nativos iniciaram seu protesto em abril para exigir a eliminação de leis aprovadas pelo governo do presidente Alan García que buscam maior investimento privado em zonas ricas em recursos naturais, como petróleo e gás.

"Quero responsabilizar o governo do presidente Alan García por ordenar o genocídio. Eles estão atirando balas em nós como animais", disse o líder dos nativos da região, Alberto Pizango, durante coletiva com a imprensa estrangeira.

Pizango afirmou que, segundo informações recebidas da zona de conflito, há 22 nativos mortos por disparos realizados pela polícia a partir de um helicóptero."

Trecho de outro despacho da Reuters.

José Elesbán disse...

Ainda sobre o assunto há notícia na Ansa Latina.

José Elesbán disse...

"Governo peruano decreta toque de recolher na Amazônia peruana", e "Indígenas peruanos tomaram aeroporto de Trompeteros" são manchetes na Agência Bolivariana de Notícias.