terça-feira, 2 de junho de 2009

Sarney comprou castelo em Portugal - ou o feudo fede de Sir Ney

[...]Chamado pela revista inglesa "The Economist", em fevereiro passado, de representante do semifeudalismo na política brasileira, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), adquiriu, no final de sua Presidência, em 1990, um castelo em estilo que lembra o período medieval, na cidade de Sintra, em Portugal (a 20 km de Lisboa). Trata-se da Quinta dos Lagos - imóvel de 23.400 metros quadrados de área total, avaliado atualmente em R$ 30 milhões (10 milhões de euros), sem contar o valor histórico -, que teria pertencido a Sarney pelo menos por 4 anos. A propriedade nunca foi declarada à Justiça Eleitoral nem à Receita brasileira.

De acordo com uma reportagem investigativa publicada na ocasião pela revista portuguesa "Olá", Sarney comprou a Quinta dos Lagos por meio da Almonde Securities S.A., uma offshore com sede no Panamá, mas que tem os fundos geridos na Suíça. Os dois países (Panamá e Suíça) são "paraísos fiscais" (locais que gente endinheirada busca para abrir empresas quando pretende driblar o Fisco).

A reportagem do Jornal Pequeno (Maranhão) esteve em Sintra e Lisboa [...]

Leia mais na Tribuna da Imprensa, jornal do Hélio Fernandes (irmão do Millôr Fernandes), agora no mundo blog. Para comentar lá é preciso usar o navegador Internet Explorer.

3 comentários:

Remindo disse...

Quer saber mais.
No blog Rio das Maças, de Sintra, Portugal tem uma divertida e bem documentada matéria sobre o assunto. O post é de hoje
http://riodasmacas.blogspot.com/

José Elesbán disse...

Interessante. A notícia da quinta em Sintra é velha, acho que do tempo em que Sarney ainda era presidente do Brasil.
Agora, ele não ter declarado à justiça eleitoral é novidade.
Será que é verdade? Se for eu fico pensando o que a justiça eleitoraltem a dizer...

Jean Scharlau disse...

Judiciário Eleitoral e Receita Federal, ZeAlfredo.

Remindo, obrigado pela dica, já publicamos as novidades logo acima.