sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bases militares estadunidenses: do Equador para a Colômbia

EUA finalizam controvertida operação militar em base do Equador
Retirada definitiva de Manta deve acontecer em setembro; país negocia tranferência para Colômbia.

Ver também:
* Estados Unidos inicia retirada de base militar de Manta
* Colombia convertida en peón del imperio: "Principio de acuerdo" para que EU pueda utilizar tres bases castrenses colombianas
* Zelaya on route to Honduras; US pumping up military bases in Colombia
* Washington and Bogotá discuss "transfer" of Manta base

Um comentário:

Hudson disse...

Um acontecimento estranho ocorrido nas proximidades dessa base aérea de Manta foi a morte da ministra de defesa do Equador Guadalupe Larriva, num choque entre helicópteros.

Em 24 de agosto de 2007, há apenas alguns dias no cargo, nomeada pelo também recém-empossado presidente (15/01/2007) Rafael Correa, Guadalupe visitava a base de Manta e foi levada para um passeio sobre o mar numa sexta-feira à noite. O helicóptero em que ela estava se chocou contra outro helicóptero militar, caindo no mar. Ela, sua filha de 17 anos e cinco militares morreram. Os EUA imediatamente ofereceram-se para recolher provas e investigar o acidente.

Em sua campanha presidencial, Rafael Correa prometeu tirar os militares estadunidenses de Manta compromisso que foi também assumido pela ministra, em sua nomeação.

Uma das conquistas do governo Correa foi a reescrita da Constituição, que agora proíbe bases militares estrangeiras em território equatoriano.