domingo, 26 de julho de 2009

O Código de ética petista e a tradição política brasileira, por Tarso Genro

Um partido de esquerda contemporâneo deve enfrentar seriamente o debate a respeito da atual “crise” da democracia, em especial, no que se refere aos limites da representação e ao “desencantamento” da sociedade civil com a política.

O tema da “ética” e da incorporação de princípios republicanos pelos partidos e, além disto, a discussão em torno da renovação moral e geracional dos quadros partidários, deve situar-se no centro de uma estratégia política de esquerda, que tencione promover uma profunda reforma da política e dos partidos políticos no Brasil.

O PT ao aprovar, recentemente, seu código de ética e ao prever, nas eleições internas marcadas para este ano, a substituição dos dirigentes que ocupam há mais de duas gestões a mesma função, oferece uma contribuição inestimável à cultura política brasileira e à renovação da esquerda neste início de século.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

5 comentários:

Unknown disse...

Tomará, ZeJustino!
PT, deve e precisa mudar.Ser mais atuante no RJ(aqui tá morto e faz tempinho). Sei que carioca é criador de caso,na politica.O PT
perdeu a chance de ocupar seu espaço nestes 20 anos.Os politicos cariocas do PT são ridículos,sem brilho e fazem acordos nojentos.

Abrs!

Anônimo disse...

Belo discurso sobre a Ética, mas o Tarso tem que avisar o companheiro Lula, que tem defendido o Sarney. Afinal, qual é a diferença entre essa "esquerda" (PT, PSB, PCdB e outros) e a "direita" (PP, DEM, PSDB e outro)?

zejustino disse...

Ô Anônimo! Preste mais atenção nos fatos. O Lula não defendeu ninguém. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LULA defendeu o respeito ao PRESIDENTE DO SENADO JOSÉ SARNEY. Não cabe ao PRESIDENTE DA REPÚBLICA atacar, acusar, julgar e condenar nenhum representante cidadão brasileiro. Esse tipo de crime de assassinato de reputação é próprio de tucanos e pefelistas com histórico de bandidagens. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA está insinuando também que aqueles que acusam o Sarney AGORA, como Presidente do Senado no governo Lula, não passam de hipócritas e falsos moralistas. TODOS, eu disse TODOS, os que o acusam agora estão com o rabo sujo e fazem coleção de malfeitos.

Ô Anônimo! Se liga, malandro, ou então arranja outro argumento para fazer o joguinho de esgôto da direita porque na rede há muita gente que não nasceu ontem.

zejustino disse...

Prezada Ivy,

Em 1979, estávamos todos na militancia sindical e colhendo assinaturas para a legalização do PT no Rio. Levei a minha militancia para o Rio Grande do Sul, Paraná e Minas mas, infelizmente, o PT parece que nunca deixou de ficar sob a hegemonia dos paulistas. É lamentável mas nem por isso virei um doidivanas e pulei do barco para ajudar a criar outro partido que faz mais oposição ao PT e ao governo Lula que aos crápulas falsos moralistas da direita. Foi muito triste e constrangedor ver antigos companheiros de beijos e abraços (literalmente) com facínoras tucanos e pefelistas naquela CPI corrupta dos Correios.

Unknown disse...

Entendo,ZeJustino no entanto é triste assistir o RJ, des-governado por partidos podres. O tempo é agora.Urge dar atenção ao RJ.De novo,outra vez,novamente encarar Cabral e sua tropa. Me Poupe! É de chorar...

Abrs!