sábado, 18 de julho de 2009

Sete pontos de Arias: Zelaya aceita, Micheletti não

Óscar Arias propôs sete pontos para debate entre as delegações de Zelaya e Micheletti. Zelaya declarou à Radio Globo Honduras aceitar os sete pontos, porém Micheletti está irredutível contra o primeiro ponto, o retorno de Zelaya como presidente.

4 comentários:

Unknown disse...

Atualizando.Leio,releio e não consigo entender o jogo de poder em Honduras.Estou mais alienada do que nunca.Que saco !

Abrs!

Anônimo disse...

É estranho mesmo.

Um membro da direita (PL), latifundiário, vence eleições com menos de 1/3 dos votos (facultativos), prepara um acordo bilateral (TLC) com os EUA... depois vai pedir dinheiro a Washington e lhe é negado... então tenta com Caracas e consegue financiamento com Chávez, e cancela o TLC com os ianques.

Faz coisas como aumentar o salário mínimo em 60%, tornar gratuito o ensino público, convênio médico com Cuba... e ainda por cima resolve que vai tirar os militares gringos da base Soto Cano e transformá-la em um aeroporto (para uso civil). Tudo isso já deve ter irado seus "camaradas".

Aí resolve mudar a Constituição, e busca legitimar a ação com uma pesquisa de opinião. Congresso e Justiça se opõem (devido aos custos, ao que consta), o Congresso aprova lei proibindo consultas populares de 6 meses antes a 6 meses depois das eleições, as Forças Armadas negam-se a realizar o processo, e, pluft! Dão o golpe e instauram uma ditadura com um civil na "presidência", Micheleti, que é do mesmo Partido Liberal.

Há uns dois dias, as bases do Partido Liberal rechaçaram o golpe em Assembléia Geral, e pediram expulsão de Micheletti e do candidato presidencial.

O mais estranho na "relação de poder" é que Zelaya parece estar sozinho, no meio político interno. Com que respaldo ele se insistiu tanto em agir contra os interesses dominantes, enfrentando o Congresso, o Supremo Tribunal e o comando das Forças Armadas?

El Príncipe Da Treta disse...

simples... é guerra intervenção já.
o povo vai sofrer, mas é o jeito para libertar o proprio povo, das garras dos golpistas.

Unknown disse...

Obrigada,entendi ele irritou os brancos de olhos azuis de lá. Ruim fica para o povo.Zelaya numa boa em algum país e o povo...aaaah sempre o povo é que "sifu".
Que porre!

Abrs!