sexta-feira, 31 de julho de 2009

Zelaya regressará a Honduras com ‘exército popular’

Adital -
O golpe de Estado em Honduras já completou mais de um mês e, até agora, o clima de tensão ainda permanece no país. Hoje, Manuel Zelaya, presidente legítimo, anunciou, em coletiva de imprensa, que regressará a Honduras nos próximos dias. Os movimentos sociais e organizações civis também continuam os protestos pacíficos contra o golpe.

De acordo com informações da Telesul, Zelaya disse que entrará em Honduras acompanhado de um "exército popular" pacífico. O presidente legítimo espera retomar o poder que, atualmente, está nas mãos de Roberto Micheletti. Segundo a notícia da Telesul, para isto ocorrer, o presidente legítimo conta com o apoio de Daniel Ortega, mandatário nicaraguense "quem ofereceu o território fronteiriço com Honduras para que Zelaya concretize seu retorno".

(...)

Tudo indica que o golpe não é rechaçado somente pelos movimentos sociais e organizamos internacionais. Honduras em Resistência recebeu, nesta semana, um pronunciamento, via internet, de membros das Forças Armadas contra o golpe. No comunicado, um "Grupo de Oficiais Superiores e Subalternos" não identificado afirma que o Chefe do Estado Maior Conjunto, Gral. Vásquez, "politizou a instituição, transgredindo o mandato constitucional".


Vejam mais em ADITAL

Nenhum comentário: