quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A eleição fraudulenta do Afeganistão

A participação dos eleitores foi mínima. Até mesmo em Cabul, os locais de votação estavam vazios. Durante as eleições parlamentares de 2005, apenas 36% dos eleitores registrados na capital compareceram às urnas. E o comparecimento que eu presenciei na última quinta-feira foi muito menor até do que a modesta percentagem de 2005. Mesmo assim, a Comissão Eleitoral Independente está alegando que o índice de participação eleitoral ficou entre 40% e 50%.

Esses números são uma mera fantasia. Até porque, em um país no qual não existem listas de eleitores, não há sequer números aproximados de quantos leitores existiam de fato. A Comissão Eleitoral Independente pode afirmar confiantemente que foram emitidos cerca de 17 milhões de títulos de eleitor no Afeganistão desde 2004. Mas muitos eleitores possuem vários títulos, ou perderam os velhos e adquiriram títulos substitutos.

Fontes jornalísticas alegam que sete milhões de eleitores votaram na última quinta-feira. O que elas querem dizer de fato é que sete milhões de cédulas foram depositadas nas urnas. São duas coisas bem diferentes.

Veja o texto do The International Herald Tribune, no UOL.

Nenhum comentário: