terça-feira, 25 de agosto de 2009

A guerra da saúde nos Estados Unidos

A minoria americana bem informada, inclusive conservadora, sabe que a saúde do Estados Unidos é pior do que a de qualquer país rico. Na escala da ONU, a qualidade da assistência médica dos EUA aparece em 37º lugar, embora o país gaste o dobro e até três vezes mais por cabeça do que qualquer país europeu e o Japão. Os gringos têm mais doenças e vivem menos do que os outros ricos. Não há como fabricar este número.

E a saúde aqui não mata só a população. O governo freou a indústria americana quando já estava com um pé na cova, mas todas empresas e quem faz seguro individual pagam preços absurdos por qualidade duvidosa.

Mais no blog do Luís Nassif.

Um comentário:

zejustino disse...

Basta ver o documentário do Michael Moore. Aquela ida dos pacientes americanos à Cuba e o tratamento impecável que receberam não tem preço.

Ah! E a gozação sutil dos canadenses? Ha! Ha! Ha!

Depois desse documentário o restinho de dúvida que tinha a respeito da ojeriza dos ianques pelo Estado (deles, é claro) ficou esclarecida para mim. Ficou mais evidente (porque tratava-se de uma prova concreta) a enorme diferença entre plutocracia e democracia.